segunda-feira, 2 de novembro de 2015

0

Livro: Pura Coincidência (Opinião dupla)



 Título Original: Disclaimer
Género: Mistério
Ano de Edição: 2015
Autora: Renée Knight
Editora: Suma de Letras


Sinopse
"E se de repente se apercebesse de que é a protagonista do aterrador romance que está a ler? Catherine tem uma boa vida: goza de grande sucesso na profissão, é casada e tem um filho. Certa noite, encontra na sua mesa de cabeceira um livro com o título O perfeito desconhecido. Não sabe como terá ido parar ao seu quarto ou quem o terá ali posto. Ainda assim, começa a lê-lo e rapidamente fica agarrada à história de suspense. Até que, depois de ler várias páginas, chega a uma conclusão aterradora. NÃO É FICÇÃO. O perfeito desconhecido recria vividamente, sem esquecer o mais ínfimo detalhe, o fatídico dia em que Catherine ficou prisioneira de um segredo terrível. Um segredo que só mais uma pessoa conhecia. E essa pessoa está morta."


Opinião da Roberta:
Este livro foi para mim uma enorme surpresa. 
Como alguns leitores sabem, não tenho o hábito, nem gosto, de ler sinopses. Ou então começo a ler, mas termino na primeira linha. 

Este livro, a meu ver, é feito de "Impossíveis":
Impossível não ler a sinopse até ao fim...
Impossível não se ficar curioso para se ler o livro. 
Impossível não o começar a ler assim que o pegamos.
Impossível não ficarmos indiferentes a esta história...
Impossível pousá-lo ou dormir sem lermos "mais um capítulo... só mais um capítulo". 
Impossível não ficarmos chocados com todas as reviravoltas que o livro dá e... por fim...
Impossível não o querer recomendar a todos. 

E foi isso mesmo que fiz assim que o terminei... recomendar a todos e bradar ao mundo que este livro tem de ler lido pela fantástica história que encerra! Com urgência! De tão bom que é. 
Uma história sufocante, que tenho a certeza que vos deixará de boca aberta. Não é por acaso que esta obra é a mais recente a chegar ao topo do The New York Times Best Seller List.

Nota-se claramente durante toda a obra o percurso cinematográfico da autora, e a meu ver seria uma pena não o adaptarem para filme/série. 

É estranho como tenho tanto pouco para escrever quando falo nesta obra... mas a verdade é que me faltam as palavras. Tenho tanta vontade que todos o leiam, e no fundo falta-me a capacidade para descrever um dos melhores livros que li em 2015, sem dúvida alguma.

Opinião da Mariana:

"Pura Coincidência" foi, muito provavelmente, uma das minhas leituras mais viciantes deste ano. À custa de horas de sono perdidas, dei por mim agarrada ao livro desesperada por descobrir o seu final.

A receita da autora é simples mas maquiavelicamente inteligente: através de uma escrita simples e sem grandes floreados, Renée Knight cria uma trama repleta de reviravoltas que nos deixa em suspenso até à última página. Afinal de contas, não é todos os dias que um autor decide, literalmente, brincar com os seus leitores e deixar armadilhas ao longo do seu livro. Do que estou a falar? Dos enganos que a escritora planta na história. Quando achamos que já estamos a perceber o que se passou, eis que ela despeja um balde de água gelada sobre nós e nos mostra o quão errados estávamos. Tudo isto aliado a capítulos curtos torna-se num verdadeiro vício e, quando damos por nós, estamos enredados numa história da qual só queremos sair depois de lermos a última frase.

Com esta sua obra de estreia, Renée Knight mostra que não é preciso escrever-se de uma forma elaborada utilizando os mais complexos recursos estilísticos, é preciso sim ter-se uma boa ideia e descolar, a partir daí, para uma viagem que nos conduz a uma história intensa, repleta de mistério, reviravoltas, personagens dúbias e um final absolutamente surpreendente.

"Pura Coindidência" foi, para mim, uma lufada de ar fresco dentro deste género literário. Não me parece possível que alguém consiga ler esta obra e ficar indiferente à sua atmosfera electrizante e ritmo incansável. Uma obra que aconselho aos amantes deste género sem hesitar!


Comprar livro:
Em Português
Em Inglês

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%