Novo álbum "Outras Histórias" é editado a 19 de fevereiro
Chama-se "Outras Histórias" o novo trabalho dos Deolinda. Trata-se do 4.º álbum de estúdio da banda, sucessor de "Mundo Pequenino" (2013), e tem edição prevista para 19 de fevereiro. O primeiro single dele retirado, "Corzinha de Verão" chegou às rádios dia 20 de janeiro, dia em que é editado em todas as plataformas digitais.
"Mundo Pequenino" rendeu à banda mais um disco de platina, mais um Globo de Ouro, um Prémio José Afonso, bem como mais algumas voltas ao Mundo, confirmando assim a importância do trabalho dos Deolinda para a música portuguesa.
O seu novo trabalho, "Outras Histórias", registado em co-produção com João Bessa, traça alguns caminhos que ainda não haviam sido explorados no repertório e estilo da banda.
Para provar que "Outras Histórias" está mesmo repleto de outras histórias, a banda desafiou um leque surpreendente de convidados a enriquecer o repertório, com evidente destaque para a participação de Manel Cruz (Ornatos Violeta), que aparece em dueto com Ana Bacalhau, no tema "Desavindos" e deRiot (Buraka Som Sistema), numa inesperada colaboração em "A Velha e o DJ". A Orquestra Sinfonietta de Lisboa, conduzida pelo Maestro Vasco Pearce de Azevedo, com os arranjos para cordas escritos por Filipe Melo, é outra das presenças no disco.
O tempo é um conceito subjectivo. Aos Deolinda estes últimos três anos passaram a correr, mergulhados nos muitos concertos e projectos que tiveram. Para os fãs, três anos já foi tempo demais.
GIL DO CARMO
ANUNCIA "A UMA VOZ", O NOVO DISCO
"O Teu Cheiro a Café Torrado", o primeiro single de apresentação, acaba de estrear. Pré venda no iTunes já está disponível.
É já a 12 de Fevereiro que Gil do Carmo apresenta o seu novo trabalho: "A Uma Voz" é composto por 12 canções e conta com "O Teu Cheiro a Café Torrado" como cartão-de-visita. A canção fica imediatamente disponível para quem encomendar o disco no iTunes.
Inteiramente escrito por si, este é o quarto trabalho da carreira do cantor, ao lado de músicos que o ajudaram a encontrar um espaço próprio, como Yami, António Serrano, João Frade ou José Manuel Neto.
O brasileiro Ivan Lins descreve o álbum como o mais autêntico de todos os seus lançamentos, por ser "um disco totalmente acústico, utilizando instrumentos ligados à musica popular portuguesa, como violas acústicas, guitarra portuguesa, acordeão, e instrumentos de percussão. O que mais chama a atenção, após tão belas sonoridades e arranjos, é a forma como Gil e seu co-produtor e co-arranjador, o angolano Yami, construíram uma atmosfera sonora, que namora inúmeras tendências dos ritmos que se mesclaram através dos anos dentro do universo da musica portuguesa. O resultado, a serviço de composições simples e belos textos, só prova o amadurecimento de Gil como compositor e ideólogo de seus projetos".
Nascido numa família para quem a música foi raiz e, mais do que uma profissão, um modo de ser, Gil do Carmo tirou o que mais podia das suas experiências e aprendizagens. Aos 19 anos mudou-se para os Estados Unidos e estudou em duas importantes escolas de música em Los Angeles e Boston. Em 1995 regressa a Lisboa e, a partir daí, os seus talentos de compositor, letrista e cantor levam-no a editar “Mil Histórias”, “Nus Teus Olhos” e, em 2008, “Sisal”, um álbum que conta com o apoio de nomes como Bernardo Sassetti, Sara Tavares, Rão Kyao ou a Sinfonietta de Lisboa. Foi também proprietário do Speakeasy em grande parte deste período.
Oito anos depois, Gil do Carmo volta a focar-se na música a cem por cento, com um disco que é quase como uma impressão digital do seu autor. "A Uma Voz" tem as janelas abertas, uma vista desafogada sobre Lisboa e um claro olhar posto no mundo.
Banda sonora de "Alvin e os Esquilos: A Grande Aventura" nas lojas a 29 de janeiro
Filme chega às salas de cinema portuguesas a 4 de fevereiro
Alvin e os Esquilos estão de volta ao grande ecrã e com isso chega às lojas uma nova banda sonora, onde estas divertidas personagens dão uma nova vida a grandes sucessos como "Uptown Funk", "Turn Down for What", entre outros. A banda sonora chega às lojas já a 29 de janeiro, pouco antes do filme "Alvin e os Esquilos: A Grande Aventura" se estrear nos cinemas portugueses, a 4 de fevereiro.
Esta banda sonora conta ainda com a participação muito especial do músico, dançarino e DJ Redfoo, também conhecido como membro da dupla LMFAO, que se junta a Alvin e os Esquilos na canção "Juicy Wiggle (Munk Remix)". Além deRedfoo, este disco inclui ainda canções como "South Side", originalmente do multiplatinado artista Thomas Rhett, o grande êxito que é "Geronimo", pelosSheppard, e ainda "Oh My Love", do grupo The Score.
Este "Alvin e os Esquilos: A Grande Aventura" foi realizado por Walt Becker. Através de uma série de mal-entendidos, Alvin, Simon e Theodore acreditam que Dave vai para Miami pedir a sua namorada em casamento...e livrar-se deles. Eles têm três dias para impedi-lo, ficando a salvo não só de perder o Dave, mas também de ganhar um terrível meio-irmão.
Nomeados para os Grammys em nova compilação
Chegou às lojas a coletânea "2016 Grammy Nominees", que junta num só disco os principais nomeados aos prémios Grammy deste ano, que serão entregues a 15 de fevereiro, numa cerimónia a ter lugar no Staples Center, em Los Angeles.
A coletânea conta com a presença de 21 artistas, desde as grandes estrelas pop do momento até aos nomes mais emergentes. No alinhamento podemos assim encontrar canções dos nomeados ao prémio de Álbum do Ano, nomeadamente os Alabama Shakes, Kendrick Lamar, Chris Stapleton, Taylor Swift e The Weeknd, bem como os músicos que concorrem à distinção de Artista Revelação, mais precisamente Courtney Barnett, James Bay, Sam Hunt, Tori Kelly e Meghan Trainor, entre outros.
Parte das receitas deste álbum revertem para a Grammy Foundation e a MusiCares Foundation, duas organizações de beneficência ligadas à Recording Academy.
12. WIZ KHALIFA - "See You Again" Feat. Charlie Puth
13. MEGHAN TRAINOR - "Lips Are Movin"
14. TORI KELLY -"Should’ve Been Us"
15. SAM HUNT - "Take Your Time"
16. JAMES BAY - "Hold Back The River"
17. COURTNEY BARNETT - "Pedestrian At Best"
18. CARRIE UNDERWOOD - "Little Toy Guns"
19. CAM - "Burning House"
20. LEE ANN WOMACK - "Chances Are"
21. KEITH URBAN - "John Cougar, John Deere, John 3:16"
PAUS
'Mitra' está disponível em pré-venda
Já se encontra disponível em pré-venda o novo disco dos Paus, "Mitra", previsto editar a 12 de Fevereiro.
Encomendando o disco no iTunes, os fãs encontram-no por um valor mais em conta do que estará depois de editado e recebem ainda imediatamente os temas "Pela Boca", o primeiro single de avanço do álbum, e "Mo People". Quem optar pela versão física pode encomendar o disco no site da Fnac, aqui, também com desconto de pré-venda.
"Mitra", o novo álbum dos Paus, foi gravado na residência e estúdio da banda, o HAUS. A banda tem a apresentação do disco ao vivo marcada para o dia do lançamento do disco no Cinema S. Jorge, em Lisboa. A primeira parte deste e de todos os espetáculos em Portugal fica a cargo de Cachupa Psicadélica.
A digressão de "Mitra" começa em Lisboa e segue por vários pontos do país.Coimbra (Teatro Gil Vicente), Guimarães (Centro Cultural Vila Flor), Castelo-Branco (Cine-Teatro Avenida), Ilhavo (Centro Cultural), Faro (Teatro Municipal das Figuras) e Ovar (Escola de Artes e Oficios) são as primeiras cidades a receberem o mais recente trabalho do grupo português.
Todas as noites ficam completas com after parties em locais a anunciar em que são os próprios PAUS os DJs de uma noite de comunhão e festa agendadas para o início do próximo ano.
O tema "Pela Boca", foi o primeiro single de avanço do novo álbum. O vídeo, realizado por João Pedro Moreira (Buraka Som Sistema, Regula, Ana Moura,entre outros), conta com a colaboração na captação de André Leal. O vídeo foi filmado no Musicbox, em Lisboa, no passado dia 24 de Outubro.
"Family Dinner – Volume Two" chega às lojas a 12 de Fevereiro.
Referenciados como um dos nomes em destaque na produção jazz dos últimos anos, os Snarky Puppy lançam "Family Dinner – Volume Two", um disco gravado em Nova Orleães e que nasceu da “vontade de trabalhar com vocalistas e compositores que admiramos”, como explica Michael League.
O resultado é um conjunto de oito faixas com a participação de David Crosby, Becca Stevens, Susana Baca, Charlie Hunter, Salif Keita, Laura Mvula e Jacob Collier, entre muitos outros. O trailer do projecto pode ser visto em baixo.
O conceito começou como uma série de concertos em Nova Iorque e evoluiu depois para um disco, "Family Dinner – Volume One", que venceu um Grammy em 2014. Depois, em 2015, a banda editou "Sylva", com a participação da Metropole Orkest. Os Snarky Puppy têm colhido elogios dos críticos e leitores das aclamadas revistas de jazz Downbeat e Jazz Times, que os premiaram como "Melhor Grupo de Jazz" e "Melhor Novo Projecto" respectivamente.
Como o DVD que vai acompanhar o disco é uma das formas mais interessantes de descobrir este trabalho, a banda está agora a exibi-lo em cinemas europeus, em sessões especiais, que contam com a presença do próprio líder dos Snarky Puppy.
ANA MOURA
Anuncia concertos extra da tour Moura
Após esgotar o segundo concerto em Faro, Ana Moura anuncia o terceiro espetáculo no Teatro das Figuras, dia 4 de Abril. O Coliseu do Porto vai também receber a artista por duas noites: com os bilhetes quase esgotados para o concerto de 16 de Abril, é hoje anunciada uma segunda data, a 15 de Abril. Ana Moura passa ainda pelo Pavilhão Multiusos de Guimarães no dia 12 de Março, a Arena de Évora a 1 de Abril, que também se encontra quase esgotada, e a MEO Arena, em Lisboa, no dia 9 de Abril, que está prestes a preencher metade da sua lotação.
Neste primeiro semestre de 2016 a digressão mundial de "Moura" percorre a Europa e a América do Norte. O primeiro espectáculo além-fronteiras decorre em Paris, no Olympia, e encontra-se quase esgotado. Ana Moura segue depois para dois concertos no Luxemburgo, o primeiro dos quais já esgotado. Passa ainda pela Alemanha, Suíça, Áustria, Roménia e Estados Unidos, tendo concertos marcados em cidades como Boston e Nova Iorque, onde actua no Carnegie Hall.
Recorde-se que "Desfado", o álbum anterior de Ana Moura, atingiu a quíntupla platina, tornando-se no álbum mais vendido desta década, em Portugal. O mais recente álbum de originais "Moura" foi lançado a 27 de Novembro de 2015 e chegou à platina em apenas duas semanas, mantendo-se nos lugares cimeiros do top nacional de vendas desde então.
"Fantom" é um reprodutor sensorial de música através do qual é possível remisturar e reconstruir novas canções dos Massive Attack, usando uma série de variáveis ambientais incluindo localização, movimento, hora do dia, batimento cardíaco e o movimento da câmara do dispositivo móvel.
Além de permitir uma experiência sonora que está em constante evolução,"Fantom" também permite aos seus utilizadores criar e gravar pequenos trechos audiovisuais que podem depois ser guardados e partilhados através das redes sociais, SMS e canais peer-to-peer.
"Fantom" já está disponível gratuitamente na App Store do iTunes, aqui.
Para mais informações sobre “Fantom” consulte o site.
Banda sonora de 'Zootrópolis' com canção de Shakira
Disco é editado digitalmente a 12 de fevereiro e em formato físico a 4 de março
"Zootrópolis" é o mais recente filme dos estúdios Walt Disney e conta com a presença de Shakira, não só na voz da personagem Gazelle, mas também como intérprete da principal canção da banda sonora, "Try Everything", single composto em parceria com a célebre Sia e a dupla de produtores Stargate. A banda sonora conta ainda com música original do compositor Michael Giacchino, interpretada por uma orquestra de 80 elementos que foi dirigida pelo maestro Tim Simonec. A banda sonora chega às lojas digitais a 12 de fevereiro e em CD a 4 de março.
Distinguido com um Óscar pela banda sonora do filme "Up – Altamente", Michael Giacchino colabora agora pela primeira vez com os estúdios de animação Walt Disney para esta grande aventura que é "Zootrópolis", que chegará às salas de cinema portuguesas a 25 de fevereiro.
De acordo com o próprio compositor, a banda sonora é, a nível instrumental, muito heterogénea. "Existem toques de world music espalhados um pouco por todo o lado. Mas, na sua essência, a música segue sempre a viagem emocional de Hopps e Nick."
Nos últimos anos Giacchino tem trabalhado em vários filmes dos estúdios Pixar, como "Divertida-Mente", "The Incredibles – Os Super Heróis" ou"Ratatui". Compôs ainda música para os filmes "Mundo Jurássico", "Missão Impossível: Operação Fantasma" ou "Planeta dos Macacos: A Revolta". Além de ter vencido o Óscar de melhor a banda sonora com"Up – Altamente", foi ainda distinguido com um Globo de Ouro, dois prémiosGrammy, um BAFTA e o Broadcast Film Critics’ Choice Award.
"Zootrópolis" estreia-se em Portugal a 25 de fevereiro e centra-se na cidade com o mesmo nome, onde todos os animais vivem juntos em harmonia e podem ser o que quiserem. No entanto, quando a novata tenente coelha Juddy Hopps chega à cidade descobre que ser a primeira coelha a fazer parte da polícia num mundo de animais grandes e duros não é tarefa fácil. Determinada a provar o que vale, agarra a oportunidade de resolver um caso muito misterioso, mesmo que para isso se tenha de aliar a Nick Wilde, uma raposa matreira. O filme é realizado por Byron Howard ("Entrelaçados", "Bolt") e Rich Moore ("Força Ralph") e corealizado por Jared Bush ("Penn Zero: Part-Time Hero").
O filme de terror The Canal - Entidade Sinistra, um thriller psicológico intenso e aterrador estreou a 21 de Janeiro 2016
Sentado numa sala de cinema vazia, um arquivista de cinema vê as filmagens granuladas que serão a sua destruição. David e a sua mulher são um casal perfeitamente feliz – ou ele assim acredita. Quando ele descobre que a casa que partilha com a mulher e o filho foi o cenário de um horrível homicídio no virar do século, David considera tudo uma história antiga. Isto até a sinistra história se repetir no presente e lançar uma sombra sobre a vida como ele a conhece. E quando um segredo iminente destrói o seu casamento, David não consegue evitar suspeitar que os sombrios espíritos da casa estão de alguma forma envolvidos. Na sua tentativa de desvendar as sombras escondidas nas paredes, David começa uma descida até à insanidade, ameaçando as vidas de todos à sua volta.
TERMINADO VENCEDORES: Ana Moniz Carlos Lopes Carolina Marques Fernando do Carmo Jorge Almeida Luana dos Santos Maria Otto Nuno Barradas Sofia do Carmo Susana Ferreira
"Através de uma viagem frenética por entre os deslumbrantes cenários
reais de Londres, Hong Kong, Macau, Praga, Belize, Moscovo e Lisboa, as
missões multiplicam-se, os disfarces sucedem-se. Questões sobre ética,
moral, família e o valor da vida humana são levantadas. E uma teia de
meias-verdades, ilusões, e complexas relações interpessoais é finalmente
desvendada no capítulo final de uma série que já estabeleceu novos
patamares para a ficção nacional."
Opinião:
"Trilogia.
A famosa palavra que uns temem e que outros adoram.
A verdade é que, inevitavelmente, depois de acompanharmos uma história
ao longo de 3 volumes acabamos por sentir que vivemos a mesma com
outra intensidade. Isto é consequência imediata do maior tempo que
passamos a acompanhar as personagens e as peripécias que estas enfrentam.
Foi precisamente isto que me aconteceu com a trilogia
“Freelancer”. Ao acabar o 3º volume, “A Hora Solene”, não fui imune a um
sentimento agridoce: fiquei feliz pois finalmente tudo foi desvendado e
resolvido mas não consegui evitar uma pontada de tristeza por ter de
dizer adeus ao André e aos seus companheiros.
Ao longo dos 3
livros vivi momentos de pura tensão, reviravoltas surpreendentes,
descobri segredos chocantes e comovi-me com a fragilidade do nosso
protagonista. A história foi muito bem pensada desde o início e a sua
execução não deixou nada a desejar.
Algo que destaquei quando
falei nos 2 primeiros volumes e que também se verificou neste livro foi a
ausência de tempos mortos. O ritmo da acção é elevado e está sempre a
acontecer algo de relevante para a história.
Relativamente ao
último livro, “A Hora Solene”, foi notória a evolução na escrita do
Nuno. Tal como o próprio afirma, começou a escrever o volume “O Espião
Português” há mais de 10 anos e, como tal, a diferença entre os dois
livros é notória.
No que à trama diz respeito, consegui desde
cedo perceber a linha de raciocínio do Nuno e, por isso mesmo, esta 3ª
parte não teve tantas surpresas como as duas primeiras. Algo, contudo,
que esteve mais presente neste livro foi a tensão emocional. Afinal, era
necessário um desfecho e este livro esteve repleto de dilemas morais,
de decisões imperiosas e de resoluções pessoais.
Se para mim não
foi fácil despedir-me destas personagens, imagino que para o Nuno tenha
sido ainda mais difícil terminar este capítulo da sua vida. Contudo, tal
como o próprio autor fez questão de ressalvar, este não é o fim da sua
carreira literária pois o mesmo pretende continuar a escrever. A meu
ver, com um começo tão auspicioso, só podemos esperar projectos de
excelência por parte do escritor.
Numa coisa acredito: vou querer estar na frente da fila para comprar os seus trabalhos futuros.
Vivam
os novos autores portugueses por nos mostrarem que a escrita em
Portugal está boa e recomenda-se! E um viva muito especial para o Nuno
Nepomuceno por, apesar de todas as adversidades que teve de enfrentar ao
longo de tantos anos, nunca ter desistido de perseguir esta sua paixão.
Ganhou ele mas, acima de tudo, ganhámos nós, os seus leitores, por termos
tido a oportunidade de viver na primeira pessoa a história do
inesquecível espião português."
Hoje trago um post diferente que se insere num projecto criado pela Jaqueline do Blogue "Histórias Fantásticas" que se chama " #DisneyInUs ". A Mariana já publicou o post dela (aqui) e hoje chegou a minha vez.
Confesso que já tinha visto o filme há alguns anos (precisamente com a Mariana), mas não foi dos filmes que mais me cativou. Não sei se teve a ver com a minha idade, se pela história não me dizer muito, pela música e ambiente envolvente, enfim...
Este projecto trouxe-me no entanto a extraordinária oportunidade de ler o conto base para a obra da Diney.
O Conto
Este conto foi-me disponibilizado pela Jaqueline e encontrava-se no livro "Grimms' Fairy Tales". Fiquei logo curiosa para ver a extensão do mesmo, e fiquei bastante surpreendida quando reparei que o mesmo era muito curto. O inglês é muito acessível e a história era-me desconhecida.
A única coisa que sabia da história era a premissa que todos conhecem do sapo que, ao ser beijado, se transforma em príncipe. Mas o porquê eu não sabia.
A história começou bem, mas a personagem principal (a princesa) irritou-me bastante. Não é a típica princesa a que estamos habituada, e também não me parece que a mensagem por detrás desta história tenha sido bem conseguida, precisamente pela forma como a história se desenrola. De facto, o final é um final feliz, e a princesa com a sua arrogância nada fez para merecer (a meu ver) o final feliz que teve. Foi este o principal ponto negativo da história. E foi por isso também que não gostei muito dele. Por muito que o papel do rei e a sua mensagem tenham sido importantes, não foram transmitidos de forma satisfatória.
A própria premissa do "beijar e transformar em príncipe" não ocorreu e esse ponto também foi para mim a maior desilusão.
Enfim, para mim, não foi um bom começo...
O Filme
Como disse em cima, não gostei muito deste filme. Lembro-me de, a certa altura, ter ficado extremamente entediada e sonolenta, porque o filme simplesmente não me conseguiu cativar.
Sem dúvida que foi muito bom a Disney ter colocado uma princesa de cor negra, mas o resto da história é mesmo entediante e as outras personagens (por exemplo, a outra princesa) são bastante irritantes com traços não muito apelativos.
As próprias músicas são chatas e de um estilo que não aprecio de todo (fico na dúvida se as crianças gostarão).
Em suma, não é de todo um filme que odiei, mas também não me conseguiu captar e duvido que o vá re-ver no futuro.
O FLAMES faz 6 anos! Por isso mesmo, o mês de Janeiro será muito especial... Todos os dias a partir do dia 7 de Janeiro de 2016 (o dia do aniversário) teremos um passatempo a ocorrer. É só preencher o formulário e... BOA SORTE :)
Com o apoio de:
Prémio:
1 Vencedor - Livro "Acordei como acordam os tolos - cheia de felicidades"
Aqui, vais poder encontrar a nossa opinião sobre FILMES, LIVROS, ANIMES, MANGAS, ESPECTÁCULOS, EVENTOS, ENTRETENIMENTO & SÉRIES... Bem como imensos PASSATEMPOS e ENTREVISTAS exclusivas! Entra nesta aventura connosco! Para sugerires algo que aches interessante ou simplesmente para dizer "Olá", podes enviar-nos um e-mail para: flamesmr@gmail.com
Todas as postagens no blog são da inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. O blog pretende ser um veículo de partilha de opiniões pessoais. Todos os textos são originais, se os citar ou utilizar, agradecemos que nos informe e que coloque a devida citação.
Se escreveste um livro e estás a pensar publicá-lo mas pretendes que alguém lhe dê "uma vista de olhos" primeiro contacta-nos: flamesmr@gmail.com ! Clica na imagem e fica a conhecer os livros com os quais já "trabalhámos".