segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

0

Livro: Gilgamesh - Na demanda da imortalidade (Artur Pais)





Ficha Técnica

Título: Gilgamesh - Na demanda da imortalidade
Autor: Artur Pais
1ª Edição: Maio 2015
Editor: Alfarroba
Coleção: Infanto-Juvenil
ISBN: 978-989-8745-35-4
Páginas: 44



Sinopse

Gilgamesh, um herói, um rei que reinou em tempos a cidade de Uruk. Dotado de uma grande beleza e de uma força sobre-humana, pelo facto de ser um semideus, tornou-se invencível, implacável com os seus adversários e inimigos. Nunca conhecera uma derrota ou submissão em qualquer luta, o que o levava a abusar do poder.
O seu povo, perante tal tirania, rogava com muita fé aos deuses.
Todos esperavam ser ouvidos, para que o rei todo-poderoso se tornasse mais humano.
Com tantas preces, os céus, pelo poder de Aruru, tiveram a seu cargo a missão de alterar o rumo da História e a atitude de Gilgamesh.
A deusa moldou então na Terra uma forma, que se transformou num poderoso ser, Enkidu, que aos poucos se tornou humano. Sete anos, sete meses e sete dias foram o tempo necessário para tal ser enfrentar o rei Gilgamesh, tirando-lhe a arrogância, a injustiça e a tirania.
Depois de uma luta titânica, tornaram-se amigos e tudo mudou no reino da Suméria. Embarcaram em muitas e tamanhas aventuras, com outras forças existentes que incomodavam a humanidade.



Opinião

Este livro foi uma agradável surpresa.
Trata-se de um livro infanto-juvenil, editado pela editora Alfarroba e com ilustrações belíssimas de Susana Matos. 
Levei-o comigo e pensei que o leria em alguns dias, mas o tempo passou a voar assim que o abri, e as 44 páginas que o compões souberam-me a pouco. 
Inspirado na mitologia Suméria e no rei semi-Deus Gilgamesh, Artur Pais teceu uma história muito bem complementada pelas fantásticas ilustrações de Susana Matos. 
O livro pareceu-me quase dividido em 3 partes, sendo que a que eu consideraria de primeira parte foi a que mais me deixou agarrada. Essa primeira parte é a que corresponde à criação de Enkidu e à defronta com Gilgamesh.
Nesta obra infanto-juvenil (que no entanto também é perfeita para os mais grandinhos), vamos passar a saber mais sobre a religião politeísta Suméria. De forma não forçada e criativa, ficamos a conhecer alguns dos Deuses mais importantes e vamos aprender muito sobre a mitologia Suméria (confesso-vos que eu não sabia nada sobre isto e aprendi imenso). Também fiquei a saber que alguma desta mitologia é muito parecida com a religião cristã, e esse facto é deveras interessante. 

As ilustrações do livro, como já disse, são absolutamente divinais, e uma pessoa fica vários minutos a olhar para elas porque valem muito a pena! O detalhe das ilustrações está mesmo muito bem conseguido.

Mas não só de mitologia fala o livro. Vários são os temas principais desta obra, tal como o poder da amizade e o perigo do poder.

Ofereçam este livro a uma criança, mas parem para o ler antes, pois vale mesmo a pena!

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%