quinta-feira, 26 de maio de 2016

2

Livro: Wonderstruck



Género: Drama
Autor: Brian Selznick



* Por Mariana Oliveira *


Quando li “A Invenção de Hugo Cabret” fiquei surpreendida pela originalidade do autor em decidir contar uma história com ilustrações feitas por ele mesmo que não são apenas um acessório de embelezamento mas que, em conjunto com o texto, contam também elas a história.
Contudo, quando achava que não poderia ficar melhor, eis que leio “Wonderstruck” e fico completamente arrebatada por essa obra!

Aquilo de que mais gostei neste livro e que, a meu ver, o coloca um patamar acima de “A Invenção de Hugo Cabret” é o facto de ter duas histórias que durante grande parte do livro são contadas em separado: uma recorrendo unicamente ao texto e outra apenas a imagens. Adorei esta variação já que tinha algum receio de que depois de ler uma obra de Brian Selznick mais nenhuma criada por ele me pudesse surpreender.

Apesar de, à partida, já estar a contar com uma história comovente, não deixei de me emocionar em vários pontos da história ao mesmo tempo que noutras alturas fiquei em suspenso na expectativa de saber qual a reviravolta que se seguiria. É que embora haja quem acuse o autor de criar histórias muito simples, a verdade é que mesmo sendo uma história com um enredo sem muitas personagens e com poucos focos de acção, “Wonderstruck” consegue prender o leitor do início ao fim.

Relativamente à qualidade das ilustrações, só me resta dizer o quão fantásticas são e o quanto gosto da forma como o autor varia entre planos mais fechados e outros abertos para nos surpreender ao virar de cada página.

Já estou a sonhar com a terceira obra do autor, a “Marvels”, embora confesse que a minha curiosidade está de mãos dadas com um receio persistente de que o autor não consiga voltar a surpreender-me. Espero estar enganada e que Brian Selznick continue a criar verdadeiras obras de arte!

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

2 comentários:

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%