segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

0

Livro: Para lá de Bagdad



Título: Para lá de Bagdad
Autor: Alberto S. Santos
ISBN: 978-972-0-04834-9
Edição ou reimpressão: 04-2016
Editor: Porto Editora


SINOPSE



A 21 de junho de 921, Ahmad ibn Fadlan, emissário do califa, parte de Bagdad para uma arriscada missão na Bulgária do Volga, na Rússia atual. Para trás, deixa os mestres e companheiros da Casa da Sabedoria, que ergueram a época dourada do Islão.
Os perigos que encontra ao longo do caminho levam Ahmad a alterar o rumo da viagem e a dirigir-se para as terras nórdicas do sol da meia-noite. Ao longo da jornada, vive um amor proibido com Zobaida, a bela escrava do tio, que o faz repensar toda a sua existência.
Por entre climas adversos, costumes bárbaros de povos não civilizados e inesperados jogos de poder, o emissário do califa descobre um desconcertante mundo novo. Ao mesmo tempo, em Bagdad, assiste-se ao início de uma nova era: os sábios são perseguidos e os livros queimados na praça.
Um romance envolvente sobre um dos momentos mais intrigantes da História da Idade Média, que dá a conhecer os alicerces de uma civilização ainda hoje tão deslumbrante quanto desconhecida.


OPINIÃO
(por Roberta Frontini)

Começo esta opinião dizendo que esta não é a primeira obra do autor que leio. Tal como "A profecia de Istambul" [opinião aqui], este livro foi editado pela Porto Editora. Toda a edição e revisão do livro estão excelentes. Desde a capa aos pequenos detalhes que acompanham o início de cada capítulo. São estes pequenos (grandes) pormenores que fazem a diferença. Este livro conta, tal como revela a sinopse, uma viagem do emissário do califa de Bagdad no século X. É através do seu olhar que vamos descobrindo um mundo novo e que vamos seguir as aventuras das suas personagens, sempre cheio de atribulações (e com toques de romance pelo meio). É um livro carregado de aventura, mistério, mas também surpresa. 

É um livro que acaba por proporcionar mais do que um mero prazer de leitura uma vez que nos ajuda a compreender o porquê de existirem, ainda hoje, algumas desavenças entre alguns povos. De facto ao longo da obra vamos contactando com outras religiões com rituais próprios, chegando mesmo desde o fundamentalismo Islâmico aos Vikings e à sua mitologia.

Ao contrario de algumas obras que nos trazem personagens principais limpinhas e perfeitas, o autor optou por torná-las mais humanas e verossímeis. Mais uma vez, e graças a esta obra, podemos constatar que o autor fez um excelente trabalho de investigação, conseguindo depois enquadrar os factos históricos que encontrou, com uma trama interessante onde romance a a aventura têm destaque. A escrita é cativante o que faz com que o leitor queira ler rapidamente para conseguir chegar ao fim.. as pontas soltas que vai lançando ao longo das páginas e o ritmo que usa na escrita contribuem para isso. Um livro que os amantes do género irão, de certo, apreciar. 

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%