quinta-feira, 11 de setembro de 2014

0

Anime: Campeões Oliver e Benji




Nome Original: Kyaputen Tsubasa
Ano de estreia: 1983
Género: Desportivo, Drama
Produtor: Isamu Imakake
Nº Episódios: 128

Existem animes sobre variadíssimos temas, mas quando alguém decidiu criar um baseado no desporto rei parecia óbvio, logo à partida, que a receita para o sucesso estava encontrada!

Sinopse
A história acompanha o jovem e promissor jogador de futebol Oliver Tsubasa que entra para a medíocre equipa escolar de futebol chamada Newpi. A grande rival é a equipa S. Francis, que tem o incrível Benji a proteger as suas redes. Benji é o guarda-redes mais conceituado do campeonato juvenil, mas quando Oliver consegue ser o primeiro jogador a alguma vez marcar-lhe um golo começa uma grande rivalidade a par de uma profunda amizade. Mal imaginavam estes dois o que o futuro lhes reservava, pois passado pouco tempo foram ambos integrados numa nova equipa, a New Team. É aí que a competição verdadeiramente começa quando a Oliver e Benji percebem que terão de enfrentar os adversários mais dotados e as equipas mais eficientes a fim de poderem vencer o campeonato. Quem levantará o troféu no final?

Ver “Campeões Oliver e Benji” à luz dos animes actuais poderá não ser a melhor das experiências: tendo estreado há mais de 30 anos, é evidente a fraca qualidade da imagem e som do anime. Contudo, olhando para esta produção japonesa contextualizando-a nos seus anos de ouro, torna-se evidente o porquê do seu grande sucesso um pouco por todo o mundo. O futebol é o desporto mais popular do planeta, por isso um anime à volta de equipas de futebol e de um campeonato extremamente competitivo só podia ter resultado no sucesso que realmente foi.
Para mim, este foi dos meus animes preferidos na minha infância: com personagens carismáticas, momentos cómicos e situações de alta tensão; nada faltava para cativar qualquer criança dos anos 90. No entanto, houve alguns problemas que, se na altura não faziam qualquer diferença aos olhos de alguém com menos de 2 dígitos de idade, agora analisados denunciam alguns pormenores que simplesmente não “encaixam” num anime cuja história pretende retratar um mundo real. Destaco três questões que, a meu ver, são um dos principais motivos de piada de que “Campeões Oliver e Benji” é actualmente alvo:

- Os jogadores demoravam quase 10 minutos a atravessar o campo de futebol. Durante esse trajecto, tinham tempo para pensar nos mais variados episódios da sua vida sem prestarem a mínima atenção ao que estava a acontecer em campo;

- Qualquer jogador tinha a incrível capacidade de saltar mais de 5 metros na vertical para alcançar qualquer bola que se estivesse a afastar a grande velocidade em direcção à estratosfera;

- Invariavelmente, mas mesmo invariavelmente, todos os jogadores da New Team acabavam por passar a bola ao protagonista, Oliver Tsubasa, para que este desse o seu toque especial à jogada. Não me recordo de uma única jogada em que Oliver não tivesse o papel principal.

Apesar destas situações aberrantes, “Campeões Oliver e Benji” foi um anime que marcou uma geração e que ainda hoje é recordado com especial carinho (a sua música inicial incluída!) por todos aqueles que acompanharam diariamente esta história.

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%