Envie esta página a um amigo!

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

0

Livro: Viagem ao Fim do Coração





Ano: 2014
Género: Romance
Autor: Ana Casaca 
Editora: Guerra & Paz
 
Mal tive este livro nas mãos a minha ideia inicial foi lê-lo num ápice para poder publicar este post no dia em que chegasse às livrarias. Não imaginava eu o quão equivocada estava…

Sinopse
“Num romance toda a nossa vida: como a queremos, como às vezes não a queremos. Luísa ainda era uma adolescente. Tiago já era um jovem adulto. Conheceram-se na solidão de uma pequena praia, na margem de um rio. Tinham em comum uma relação familiar traumática. Num caso, o trauma do amor dos pais. No outro, o trauma do ódio dos pais. Conheceram-se num dia que pareceu conter uma vida inteira. Mas teriam ficado separados para sempre, se a invisível linha de uma doença que rói o corpo e anuncia a morte não os tivesse voltado a ligar, dezasseis anos depois. Luísa e Tiago podem até redescobrir o amor, mas apenas se a silenciosa presença das metástases não se alastrar aos seus corações. "Viagem ao Fim do Coração" é mais do que uma comovente história de amor. É a recriação de um admirável mundo de pais e mães, filhos e irmãos, ódios e amores. Revela os pesadelos de um cancro injusto, mas não abdica do que é humano e essencial, o sonho.”

“Viagem ao fim do coração” é uma história desprovida de um enredo complexo, de teias de conspiração, de batalhas épicas e de super-heróis surpreendentes. É, tal como a sinopse deixa antever, uma história com contornos tão reais que poderia ser a história de qualquer pessoa.
Se é verdade que fica bastante evidente, finda a leitura da contracapa da obra, os contornos principais desta história, não é menos verdade que esta obra não deixa de surpreender, tudo graças à mestria de Ana Casaca no que à escrita diz respeito.
É precisamente esse o motivo que fez com que a minha leitura se prolongasse para além daquilo que eu tinha decidido inicialmente. Bastou a leitura dos primeiros capítulos para eu perceber que tinha em mãos um livro que, muito mais do que ser lido, deve ser apreciado e saboreado pois a autora presenteia o leitor com parágrafos excepcionais, com frases de uma beleza ímpar e com descrições de uma qualidade impossível.
Para mim, “Viagem ao fim do coração” vale muito mais do que pela sua história simples. Vale pela sua autora que decidiu não poupar o leitor apresentando-lhe o íntimo de cada uma das personagens, para o bem e para o mal. Uma autora que prova porque é que as palavras são o seu sustento há vários anos. Uma autora que não hesita em mexer connosco ao apresentar-nos a mais plena felicidade de mãos dadas com a desgraça, pois é isso que a vida é: uma sucessão de momentos felizes a par de acontecimentos tristes que, tal como Ana Casaca destaca, têm o poder de fazer connosco aquilo que lhes permitirmos.

Em conclusão, esta é uma história simples contada de uma forma sublime e que aborda aquilo que a vida tem de melhor e de pior para nos oferecer. Uma obra que recomendo!

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

Ocorreu um erro neste dispositivo

1%

1%