Envie esta página a um amigo!

quinta-feira, 31 de março de 2016

0

Entretenimento: Novidades no panorama musical


The 1975

Novo álbum dos The 1975 lidera tops de vendas nos EUA e Reino Unido
(OPINIÃO NO FLAMES AQUI)
1.º lugar do iTunes em 37 países, incluindo Portugal. Grupo volta a Portugal a 7 de julho, no festival NOS Alive.

O novo álbum dos The 1975, "I like it when you sleep, for you are so beautiful yet so unaware of it", entrou diretamente no primeiro lugar da tabela de vendas do Reino Unido e do top Billboard Hot 200, dos Estados Unidos. O quarteto de Manchester junta-se assim a nomes como os Beatles, Radiohead ou David Bowie, que no passado também lideraram, simultaneamente, os tops de vendas dos dois lados do Atlântico.

Este segundo álbum dos The 1975 também chegou ao 1.º lugar de vendas no Canadá, Austrália e Nova Zelândia, além de liderar os tops do iTunes em 37 países, incluindo o português.

Este tão antecipado disco do grupo de Manchester tem também conquistado a crítica especializada. ANME deu 4 estrelas e definiu-o como "essencial". O The Guardian deu uma pontuação semelhantee escreveu que o álbum está "repleto de canções pop fantásticas e letras inteligentes". O Sunday Times Culture referiu-se ao disco como "assombroso", a GQ como "heroicamente ambicioso", oEvening Standard como "um triunfo extravagante". O The Times, que deu ainda 4 estrelas ao álbum, disse que "este é o ano deles" e a Q descreve os The 1975 como "a jovem banda mais entusiasmante do Reino Unido".

"I like it when you sleep…" segue os passos que o quarteto deu no álbum de estreia, homónimo, que também entrou diretamente em 1.º lugar do top de vendas do Reino Unido na semana de lançamento. 

Os The 1975 embarcam hoje uma esgotada digressão de 15 datas pelo Reino Unido e Irlanda, incluindo uma série de cinco concertos na O2 Brixton Academy, em Londres, e quatro noites no O2 Apollo, em Manchester. A 7 de julho regressam a Portugal, para um concerto no festival NOS Alive.

Rihanna 

Rihanna continua a dominar tops de vendas com "Work" 
O single do álbum "Anti" mantém-se pela quarta semana consecutiva em 1.º lugar do top Billboard Hot 100 

"Work", o mais recente single de Rihanna, em colaboração com o rapper Drake, continua, pela quarta semana consecutiva, líder do top Billboard Hot 100, dos Estados Unidos. Esta é também a quarta semana que o mesmo single se mantém no 1.º lugar no top Streaming Songs, lista das canções com mais streams nos Estados Unidos. Até agora "Work" conta com 36,9 milhões de streams no mercado norte-americano.

   

O primeiro single do álbum "Anti" continua ainda líder da tabela On-Demand Songs e em 3.º lugar do top de Digital Songs (com 109 mil downloads vendidos) e do top Radio Songs. Rihanna é ainda líder do top Billboard Hot RandB/Hip Hop Songs, pela sexta semana (não consecutiva), novamente com "Work". 
 Atualmente, a cantora é a terceira artista com mais canções que alcançaram o 1.º lugar do top Billboard Hot 100, com 14 singles ao longo do seu percurso. Rihanna ultrapassou ainda Michael Jackson, que ao longo da sua carreira teve 13 canções no topo de vendas. 
Rihanna já tinha feito história com "Anti", o seu mais recente álbum de estúdio, alcançando o 1.º lugar do top de vendas nos Estados Unidos pela segunda vez consecutiva, com 166 mil cópias vendidas na primeira semana. "Work" foi ainda n.º 1 do iTunes em 91 países, incluindo Portugal, em menos de 36 horas depois do seu lançamento. Já esta semana a cantora embarcou numa nova digressão mundial, a "The Anti World Tour". Nos EUA e no Canadá a digressão contará com o apoio da PUMA e o rapper Travis Scott será o convidado especial. Já na Europa, os concertos terão como convidados o cantor The Weeknd e o rapper Big Sean.

Eric Clapton

Eric Clapton anuncia novo álbum, "I Still Do", para 20 de maio
Músico juntou-se ao célebre produtor Glyn Johns no novo disco

A 20 de maio chega às lojas o 23.º álbum de estúdio de Eric Clapton, "I Still Do", no qual o lendário músico contou com a colaboração do célebre produtor Glyn Johns. Clapton e Johns (que no passado produziu nomes como The Eagles, The Rolling Stones, Led Zeppelin ou The Who), já tinham trabalhado juntos, nomeadamente no icónico álbum "Slowhand", que foi tripla platina no mercado norte-americano, além de ter alcançado o topo das listas de vendas em todo o mundo. Esta nova colecção de 12 temas conta com várias canções originais escritas por Clapton. O álbum sucede a "Eric Clapton & Friends: The Breeze, An Appreciation of JJ Cale", também ele um sucesso de vendas.

"Foi uma grande oportunidade poder trabalhar uma vez mais com Glyn Johns, acidentalmente no 40.º aniversário de 'Slowhand'", disse Eric Clapton.

O artwork deste "I Still Do", uma cuidadosa ilustração de Clapton, é da autoria do reconhecido artista Sir Peter Blake, cujos trabalhos artísticos incluem o co-design das capas de "Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band", bem como do single "Do They Know It's Christmas?", de "Stanley Road", de Paul Weller, e ainda do álbum "Face Dances", dos The Who. "I Still Do" conta com a assinatura de Blake no canto inferior direito da capa.

Depois de ter formado os Yardbirs, em 1963, Clapton iniciou o seu percurso como músico profissional, tendo pertencido a diversas bandas antes de se ter aventurado a solo, além de, desde então, ter lançado muitos álbuns de sucesso, feito digressões esgotadas em todo o mundo, recebido aclamação da crítica especializada e do público pelo seu trabalho único enquanto guitarrista. Ao longo da sua carreira Eric Clapton venceu 18 prémios Grammy, além de ser o único músico a ter sido induzido três vezes ao Rock & Roll Hall of Fame.

Rui Massena
(entrevista ao Rui Massena no FLAMES AQUI)

Rui Massena tem novo álbum pronto a sair: "Ensemble"
O maestro vai apresentar este disco a 30 de abril no CCB e a 2 de maio na Casa da Música

Foi com enorme sucesso que o pianista, maestro e compositor Rui Massena se estreou nos discos, há sensivelmente um ano, com "Solo", uma obra intimista, centrada no seu piano. Agora o maestro prepara-se para lançar um novo trabalho discográfico, intitulado "Ensemble", e desta vez leva o seu piano para outros mundos, tendo-se feito acompanhar da Czech National Symphonic Orchestra. O álbum será editado a 15 de abril.

Neste "Ensemble", Rui Massena mantém a "tranquilidade" que já caracterizava o seu primeiro disco de originais, mas agora dá-lhe toda uma envolvência orquestral, que traz também uma nova luz às composições do pianista e maestro.

"Abraço, Estrada, Alento, Liberdade, Dúvida, Borboleta, Amanhecer, Meditação, e o Renascer, são algumas das emoções traduzidas em sons", descreve o músico. As novas composições assinadas por Massena são muito inspiradas pelo espírito que se vive em Sintra, local onde estas foram compostas e maioritariamente gravadas.

Para apresentar este "Ensemble", Rui Massena já tem marcado o seu regresso a dois palcos que conhece bem: a 30 de abril atuará no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, seguindo no dia 2 de maio até à Casa da Música, no Porto. Nestas viagens o seu piano estará também acompanhado de uma orquestra de cordas, prometendo o músico uma constante partilha com o público que tanto o acarinha. 


Carlão 

Carlão com novo EP "Na Batalha" 
Carlão lança o seu novo EP "Na Batalha", numa edição exclusivamente digital. Chega um ano depois de "Quarenta", o álbum que marcou o regresso de Carlão à rima, e aprofunda temáticas, como as questões existenciais e as minudências do quotidiano. 

São quatro temas num registo reflexivo, pessoal e autobiográfico, com a produção de Branko and Dotorado no tema-título, "Na Batalha", Moullinex, em "Hardcore" (feat. Bruno Ribeiro), King Kong and Here’s Johnny em "Uma Vez é Demais" (feat. Bruno Ribeiro) e Here's Johnny em "A Minha Cena". "Na Batalha" é o segundo single retirado deste EP - depois de "A Minha Cena", lançado no fim de 2015 que foi acompanhado por um vídeo notável realizado por Vhils - e já se faz ouvir nas rádios nacionais. 
O vídeo, que foi dado a conhecer, é uma experiência cinematográfica assinada pelo realizador Filipe C. Monteiro, que capta um intenso e físico exercício de expressão dramática protagonizado pelo ator Miguel Borges. 


Em 2016 Carlão continua na estrada com um concerto de imagem renovada, onde mistura as músicas do EP "Na Batalha" com as de "Quarenta". Este espectáculo vai percorrer Portugal de Norte a Sul e para Lisboa, Carlão prepara um concerto único, a apresentar no Festival NOS Alive no dia 8 de Julho. Os primeiros concertos da digressão 2016 decorrem ainda este mês e em Abril, respectivamente nas seguintes datas e locais: Dia 26 de Março – Caparica Primavera Surf Fest Dia 2 de Abril – Viana do Castelo Dia 22 de Abril – Beja Dia 24 de Abril – Santiago do Cacém EP "Na Batalha", disponível nas plataformas digitais: https://UniversalMusicPortugal.lnk.to/carlaoepPR

Iggy Azalea 

Iggy Azalea acaba de revelar novo single, "Team" Canção apresenta o próximo álbum da rapper, "Digital Distortion" 
A multiplatinada artista australiana Iggy Azalea anunciou o seu regresso com o lançamento de "Team", primeiro single do seu próximo álbum de estúdio, "Digital Distortion". 

"Team" é também o primeiro single em nome próprio de Iggy Azalea em três anos, tendo sido co-escrito pela artista e produzido por Chordsz e Fuego. O tema conta ainda com coprodução de Omega e produção adicional de Ryan e Lou. A própria Iggy Azalea explicou a mensagem por trás de "Team" através da sua conta de Twitter, num diálogo cru e sem filtros com a sua fiel base de fãs, que se autointitulam de Azaleans. "Eu protejo-me a mim própria", escreveu. "Eu sou a minha própria equipa", salientou ainda. Contando já com uma nomeação para Artista Revelação nos Grammys, além de já ter sido distinguida nos American Music Awards, ASCAP Pop and Rhythm & Soul Music Awards, Billboard Music Awards, MTV VMAs dos Estados Unidos, Europa e Japão, Teen Choice Awards, entre outros, 2014 foi o grande ano de Iggy Azalea, graças a três singles multi-platinados e que conquistaram os tops em todo o mundo, nomeadamente: 

- "Fancy" (com Charli XCX, certificado quíntupla platina no mercado norte-americano e com mais de 700 milhões de visualizações até à data); 
- "Black Widow" (com Rita Ora, tripla platina e mais de 410 milhões de visualizações no YouTube); 
- "Problem" (colaboração com Ariana Grande, seis vezes platina e mais de 772 milhões de visualizações no YouTube até ao momento).


Sérgio Godinho
(entrevista ao FLAMES aqui)

Sérgio Godinho está de regresso à estrada com "Liberdade"
Músico regressa aos concertos depois de ter partilhado os Coliseus de Lisboa e Porto com Jorge Palma a propósito de "JUNTOS", o projecto colectivo criado em 2015 que junta em palco dois nomes maiores da música nacional.

O primeiro dos concertos que Sérgio Godinho dará no mês de Abril, é já no próximo sábado, dia 2, em Vila Franca de Xira numa organização do Ateneu Artístico Vilafranquense em Vila Franca de Xira. Mais para o final do final do mês, no âmbito das comemorações do 25 de Abril, a "Liberdade" irá passar pelos Recreios da Amadora no dia 23; no dia seguinte, a paragem será em Grândola para uma apresentação que se prevê de enorme emoção; e, a 25, mais a norte, no Teatro Stephens, na Marinha Grande.

Ainda a destacar neste mês de Abril, a deslocação até Belgrado para a abertura do Festival "Todo o Mundo", evento anual que junta na Sérvia os mais nomes da música mundial. A participação no festival, que ocorrerá no dia 19, tem ainda a particularidade de ser transmitida ao vivo pela televisão e rádio estatal sérvia.

Ainda em território sérvio para onde viajará dias antes, Sérgio Godinho colaborará ainda no projecto europeu liderado pelo linguista André Cunha, com o título provisório de "Dicionário de Canções", que tem por objectivo a construção de um documento em que se reúnam os nomes e os temas mais importantes na composição deste formato musical desde o início da 2ª metade do século XX.

AGENDA
31 MAR/Participação "Quintas de Leitura"/Teatro do Campo Alegre/Porto
02 ABR/Ateneu Artístico Vilafranquense/Vila Franca de Xira
19 ABR/Festival "Todo o Mundo"/Belgrado/Sérvia
22 ABR/Jorge Palma & Sérgio Godinho – Juntos/Teatro José Lúcio da Silva/Leiria
23 ABR/Recreios da Amadora/Amadora
24 ABR/Comemorações 25 Abril/Grândola
25 ABR/Teatro Stephens/Marinha Grande

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

Ocorreu um erro neste dispositivo

1%

1%