Envie esta página a um amigo!

segunda-feira, 7 de março de 2016

0

Livro: A menina e o coração (Wania Pinto)


Ficha Técnica
Título: A menina e o coração
Autora: Wania Pinto
Ilustrações: Tânia Bailão Lopes
1ª Edição: Maio 2015
Editor: Alfarroba
Coleção: Infantil
ISBN: 978-989-8745-31-6
Formato: 21 x 21 cm
Páginas: 24
Sinopse

O livro conta a história de uma menina e dos muitos pensamentos que iam diretos para o seu coração, fazendo uma barulheira danada, exigentes e desobedientes. A menina, então, pegando numa chave, resolve trancar todos os sentimentos dentro do coração. Até que um dia, algo inesperado acontece e a menina, distraída, esquece-se de trancar a porta.
É aí, aproveitando a desatenção, que os sentimentos se transformam em palavras e saem correndo pela boca da menina, até chegarem à porta do quarto de sua mãe, dando-se uma reviravolta com um final especial.
Opinião

Recentemente estive no Porto onde tirei um curso de curta duração sobre terapia através dos livros em crianças e adolescentes. Tenho pena de o ter terminado sem ter mostrado às minhas colegas este livro.
De facto achei-o muito bom para se tratar algumas questões de sentimentos e afectos com as crianças. Não é, no entanto, um livro de leitura muito fácil se a criança o for ler sozinha. Por isso eu aconselho que a leitura seja feita com um adulto, essencialmente por 2 motivos. 

1º o livro está escrito em português do Brasil, o que pode dificultar a compreensão da história por parte de uma criança que o lê sozinha. 
2º porque há muito para se conversar enquanto se lê a obra. Há muito que pode ser trabalhado com a criança e é isso mesmo que encerra a riqueza da obra.

De facto Wania Pinto fala-nos da importância dos sentimentos e das emoções e da perigosidade de os tentarmos fechar apenas no nosso coração. Assim, ensina-nos a importância de libertarmos o coração de sentimentos e emoções mais negativas, para darmos espaço às mais positivas e ao que é mais importante na nossa vida. 
As ilustrações são da inconfundível Tânia Baião Lopes e complementam de forma singular o enredo do livro. 
Parabéns à Alfarroba por mais uma boa aposta. 



Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

Ocorreu um erro neste dispositivo

1%

1%