segunda-feira, 25 de agosto de 2014

0

Livro: H2O



Título: H2O
Editora: Alphabetum
Autoras: Elza Mesquita e Ana Pereira
Ilustrações: Elza Mesquita e Ana Pereira

Como já devem ter reparado, por vezes gostamos de publicar a nossa opinião sobre livros infantis porque, na verdade, acreditamos na máxima que "de pequenino se torce o pepino". Ambas líamos imenso quando éramos pequenas, e acreditamos que essas leituras nos ajudaram a fomentar o gosto pelos livros que temos hoje.
Fiquei muito surpreendida quando recebi este livro em casa. É enorme e lindíssimo. As cores são muito vivas e existe muito cuidado e rigor na criação do mesmo. Foi dos livros que "fisicamente" mais me surpreendeu.
A história também é interessante e pretende, de certa forma, convidar as crianças a entender melhor o ciclo da água.
Fiquem aqui com a sinopse da obra, um excerto da mesma, e vejam ainda a ficha de apresentação do livro que vale a pena!


SINOPSE:
A expressão "Algures... no céu... bem longe da terra", com a qual se inicia este conto, transporta a criança desde o mundo terreno para um mundo imaginado, onde descobre discursos mágicos. As palavras e as imagens dão cor e vida a dois mundos antagónicos, mas que precisam um do outro para sobreviverem. Os meninos brancos que abandonam o seu mundo, aterrorizados por uma figura arrogante, antipática, gélida, grande e molhada, chegam à terra para dar vida, alegria e cor a outros seres. O percurso que realizam de cima para baixo e, depois, de baixo para cima, dá-nos a explicação metafórica sobre o ciclo da água. O leitor experimenta a sensação do final feliz e o suspense de um novo ciclo.

Excerto:
"Nebty passeava, passeava, passeava de um lado para o outro sem ver ninguém. A solidão enfureceu-o. Gritos raivosos e flamejantes ecoavam… A terra sentiu e viu luzes ardentes que iluminavam a noite. Nebty, figura cinzenta, arrogante, antipática, gélida, grande e molhada resolveu divertir-se ao faz de conta. Quando estava rodeado por todos os meninos brancos soltou um gigante e gélido sopro."

Vejam a ficha do livro: http://www.alphabetum.pt/pdf/2013040514230985.pdf

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%