segunda-feira, 28 de julho de 2014

0

Livro: Ponto Zero (livro de Rita Inzaghi)




Título: Ponto Zero (eBook)
Autora: Rita Inzaghi
Páginas: 204
Editor: Coolbooks
ISBN: 978-989-766-002-3
Idioma: Português

Sinopse:
O retrato de uma geração em busca de si própria, hedonista, desligada da realidade e indiferente ao futuro, que encontra a salvação na amizade e no amor à arte. A vida de Luísa e Miguel sofre uma reviravolta quando os dois irmãos vencem o terceiro prémio do Euromilhões e decidem gozar um ano de férias em Santiago de Compostela, cidade que os atrai pelo seu misticismo. Ela acaba de concluir a licenciatura em Cinema e ambiciona aproveitar o hiato para escrever um romance; ele é baixista de uma banda grunge agora na senda do sucesso na Galiza multicultural. Enquanto o projeto musical de Miguel vai florescendo e competindo com os tempos livres, Luísa procura emoções fortes. Vive uma relação cúmplice com Megan, empregada de uma pizzaria, explora os prazeres do sexo e viaja através do LSD com Lorena, uma universitária de beleza estonteante, e Alfonso, um advogado mulherengo, até que finalmente encontra a sua musa em Lana, uma bela jovem paraplégica. O círculo fecha-se no encantador Gael, um rapaz deprimido viciado em batatas fritas e na série norte-americana Crime, Disse Ela. Uma aventura recheada de surpresas que vão fazer de cada dia uma verdadeira descoberta.

Opinião:
Esta é uma história fora do comum. Fala de uma banda de grunge.. fala de música, drogas, álcool. Fala de Erasmus, Santiago de Compostela e de dois irmãos que ganham um prémio do Euromilhões (sonho de qualquer pessoa nos tempos que correm). Este livro fala de muita coisa, incluindo ódio a pizza (ou não!).
Numa escrita fora do comum, Rita Inzaghi traz-nos uma história original e um retrato dos jovens de hoje em dia. Quem lê pode pensar que retrata os jovens de forma algo negativa. A mim parece-me que dá a conhecer uma outra realidade, com um cheirinho de esperança no poder do amor e da amizade.
De forma por vezes crua, a autora relembra-nos que vivemos numa era complexa, ligada muitas vezes a prazeres efémeros.
Penso que foi isto que me abalou neste livro. Dei por mim a ter várias reacções emocionais enquanto o lia, e esta é das coisas que considero serem mais importantes quando leio.

Um outro aspecto interessante é a rudeza das personagens. Desengane-se o leitor que achar que encontrará aqui a típica personagem principal perfeita e sem falhar, ou a personagem secundária típica. Nesta obra as personagens são bastante reais e humanas, característica que me agrada nas obras que leio. É possível encontrarmos uma Lana, uma Megan ou um Miguel algures por aí...

É também um livro que fala muito em Santiago de Compostela, fruto talvez da experiência de Erasmus da autora lá. A verdade é que, no entanto, Rita Inzaghi não se esquece de enaltecer algumas das beldades do nosso país! O que é sempre louvável.

Enfim, achei que o livro é bastante mais complexo do que se poderia esperar à primeira vista. De facto, se inicialmente o achei descontraído e divertido, com o avançar da leitura fui-me apercebendo da profundidade das passagens, das temáticas e das personagens!

Amantes de e-books.. não percam este!


Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%