segunda-feira, 14 de julho de 2014

0

Livro: A Profecia de Istambul



Autor: Alberto S. Santos
Páginas: 424
Editora: Porto Editora

Não sou pessoa de grandes misticismos, mas por vezes acontecem-me coisas extraordinárias. Desde que este livro saiu e que o tenho visto deambular pelas redes sociais, que me tem piscado o olho. No entanto, foi apenas quando estive com o autor Alberto S. Santos na feira do livro, que o comprei! Penso que o que me cativou na obra foi a capa que está FABULOSA, o título Istambul (cidade que amava visitar) e o facto de "prometer" uma viagem pelo Mediterrâneo, mar pela qual sou completamente louca.
À medida que ía conversando com o autor, aumentava a minha vontade de ler o livro. Viagens pelos Mediterrâneo? Aventuras? Livro histórico? Tudo coisas que amo...

E depois, veio a revelação.. o livro tinha uma parte que se passava na Sicília! E aí sim, confirmou-se que o ía querer ler o mais rapidamente possível!


A obra não desiludiu. Trata-se claramente de um livro de grande rigor histórico. Pressente-se o trabalho exaustivo que o autor empreendeu, quer em termos de factos, datas, locais e na própria linguagem! Uma linguagem muito cuidada mas fluída, bonita, que facilmente nos transporta para uma outra época... quase parece que Alberto S. Santos usou uma máquina do tempo para conseguir retratar de forma tão fiel os locais por onde as personagens passam.. E quase parece que o autor nos transporta, durante a leitura, nessa mesma máquina.

Uma outra coisa que amei no livro foi o facto de haver imensos capítulos, muito curtos, e com pausas, o que me permitiu ir lendo o livro à medida das minhas possibilidades, usando estas pausas para me orientar na leitura. 

Tudo se passa à volta da misteriosa Lança do Destino. O que é e porque será que tanta gente anda atrás dela? Somos transportados para o século XVI e iremos deambular à volta do mediterrâneo, em cidades exóticas e na companhia de personagens que terão de se ver frente a frente com uma das piores instituições que já foi criada no mundo: a Inquisição. Falam-nos de uma época conturbada, numa altura em que quer Portugal quer Espanha detinham um importante papel económico com repercussões a nível mundial. Gostei bastante do facto deste livro aliar a cultura árabe e falar na Inquisição ao mesmo tempo. É um livro que nos faz pensar e repensar bastante sobre a(s) religião(ões) e que nos faz recordar algumas das piores atrocidades ocorridas no mundo. 
Alberto S. Santos conta-nos histórias, mas que transmite-nos também imensa informação Histórica, e isso para mim é essencial num bom livro. Gosto de aprender sempre que leio, e posso dizer que aprendi imenso com a leitura deste e que relembrei muito do que aprendi nas aulas de história! Com "A Profecia de Istambul" aprendi e viajei... 

Enfim, é um livro que aconselho aos amantes do livros históricos, de aventuras, e de questões ligadas à Inquisição, ao mundo árabe... mas também para quem gosta de uma grande história de amor. 


Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%