Mostrar mensagens com a etiqueta Fátima Marinho. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Fátima Marinho. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 7 de abril de 2014

0

Livro: O mistério das coisas erradas



Título: O mistério das coisas erradas
Autora: Fátima Marinho
Editora: Alphabethum 
Nº de Páginas: 140
Contem audiobook com 2 CD's

Sinopse 
A crónica serve de âncora a relatos sobre a infância. Relatos fiéis cuja crueldade e a ternura ferem até as palavras. São memórias da infância captadas pela surpresa de quem guarda muitas crianças por dentro e à flor da pele. O quotidiano escolar serve de chão ao desafio de espreitar o mundo infinitamente sábio da meninice.

Opinião
Este foi o 3º livro da autora Fátima Marinho que li. O 1º foi o livro "À Procura de um lugar" que é um MIMO de livro! O 2º foi o "Ama-me sem me suportares", mas uma vez que não percebo nada de poesia e não a sei apreciar, preferi abster-me de tecer comentários. Posso só dizer que o conto final é uma delícia. Adorei-o.
Este "O mistério das coisas erradas" surpreendeu-me novamente. Não se trata de um livro com uma história única. Em vez disso, cada capítulo apresenta-nos uma personagem com características especiais: a menina com mutismo seletivo, a pessoa com epilepsia, o menino agredido pelo pai... tudo histórias "verdadeiras" que são contadas através dos olhos de uma professora muito especial.
Infelizmente, contrariamente à autora, não tenho o dom da palavra e portanto duvido que vos consiga explicar o rol de emoções que senti de cada vez que uma história era contada e uma nova personagem apresentada...
Talvez o meu percurso profissional me tenha tornado mais sensível a estas questões, mas duvido que alguém ficará indiferente às histórias que nos são relatadas nesta obra.

Existem realmente "coisas" erradas neste mundo, mas é com pessoas como Fátima Marinho que podemos ter esperanças num mundo melhor...

quinta-feira, 6 de março de 2014

0

Livro: À Procura de um lugar




Autora: Fátima Marino
Nº de Páginas: 95
Editora: Alphabetum
Tem audiobook

Este foi o primeiro livro da autora que li. Estava desejosa por o fazer. Fátima Marinho já escreveu vários livros e tem um CV invejável, mas só agora me deparei com esta obra e me apercebi que ela escreve extraordinariamente bem.

A história é deliciosa pois é narrada por Vicente, um bebé que nasce com trissomia 21 e que vai narrando a aventura em que a própria família embarcou com o seu nascimento. Através dos olhos desta criança conseguimos perceber como todo o sistema familiar se alterou com a chegada de um bebé que vem, de certa forma, esmagar os sonhos dos pais. Todos os pais idealizam um bebé bonito e saudável, não esperam que apareça um Vicente nas suas vidas. É esta visão que torna esta obra tão especial. O facto de lermos uma história de um bebé que a narra pelos seus próprios olhos é extraordinário.
Mas, no livro, não encontramos apenas personagens bonitas como Vicente e os seus pais (e não nos esqueçamos do irmão Francisco pela qual estou terrivelmente "apaixonada" de tão delicioso que é). No livro aparecem pessoas que não lidam com a doença da melhor forma e que dificultam um pouco a vida a esta criança e à sua família.

Um livro que faz referência a muitas outras obras, especialmente poetas, e que deve ser lido por qualquer pessoa que goste de um livro surpreendentemente delicioso, tenro e bem escrito.

O CD também já me acompanha no carro. É tão bom ir a conduzir e ouvir algumas das passagens da autora...

1%

1%