Mostrar mensagens com a etiqueta Alphabetum. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Alphabetum. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 1 de maio de 2015

0

Deixava de dormir por...: novidades literárias do mês de Abril


Em Portugal diz-se "em Abril águas mil" mas no FLAMES gostamos mais da versão "em Abril livros mil". Porquê? Porque este mês, para não variar, saíram para o nosso mercado mais uma série de livros interessantes que nos tiram o sono!




""O Outro lado da Guerra" de Dora Alexandre é um livro que nos mostra que ainda há muito por contar sobre o conflito português no Ultramar. A autora apresenta-nos uma nova perspectiva, entrevistando mais de 50 militares de carreira, milicianos e também artistas como Rui Mendes, Vítor Norte, Manuela Maria ou Io Apolloni, trazendo-nos histórias insólitas, divertidas ou caricatas, as condições logísticas e o “desenrascanço”, as namoradas e as prostitutas, os acidentes e a vida boémia, as saudades de casa e o convívio com povos e costumes tão diferentes dos portugueses."




""História não Oficial de Portugal" de Luís Almeida Martins. Esta História de Portugal é diferente de todas as outras. Conta os factos de forma informal e divertida, desmistificando ideias feitas e traz muitos episódios que estão por contar: - Viriato não era propriamente português e os Lusitanos não foram os nossos únicos antepassados. - O «eterno» D. Afonso Henriques muito provavelmente não era filho do conde D. Henrique e, de certeza, não batia na mãe. - Os portugueses que em 1385 consolidaram a independência, derrotando os castelhanos em Aljubarrota, não passavam de um grupelho de punks (considerados uns aventureiros pelos bem-pensantes) e o próprio D. João I chegou a ponderar se havia de se mudar para o lado do inimigo. - Não fomos nós que, no início do século XIX, derrotámos os franceses de Napoleão, mas sim os nossos aliados ingleses, que eram mais aliados deles próprios do que nossos. - O 15 de janeiro de 1920 ficará para sempre na História, pois num só dia foram constituídos 3 governos, que caíram consecutivamente, e um deles durou apenas 5 minutos."




""Por quem Choram as Pedras" de Medina da Silva foi lançado no dia 25 de Abril, uma data simbólica, para a história da liberdade em Portugal, que encaixa na perfeição no tema do primeiro título do autor pela Alphabetum, que marca também, apesar dos livros já publicados, a estreia do autor figueirense numa apresentação pública da sua obra literária."




 
 
""A Alquimista das Cores" de Aimee Bendar. Um acontecimento traumático ocorre quando uma rapariga de cabelos dourados aparece num pomar de maçãs; uma mulher põe em prática uma fantasia com o marido e descobre que não consegue regressar à sua antiga vida sexual; uma mulher muito feia casa com um ogre e debate-se com a decisão de o deixar ou não, depois de ele devorar os filhos por acidente; e duas irmãs viajam até ao coração da Malásia, onde uma delas aprende a arte de cerzir tigres cujas listas se rasgam."





""Coração de Mãe Nunca se Engana" de Maria Inês Almeida. A autora deste livro, encontra no seu filho, José, o parceiro ideal para escrever a mais bela das histórias. A história da vida que todos os dias liga uma mãe a um filho. Em textos simples e cheios de sabedoria, percorrem juntos um caminho que os leva a descobrir o mundo, a vida, a amizade e o amor. São momentos sinceros, divertidos, profundos, verdadeiros que não vão deixar o leitor indiferente."





 

""Pablo Esbobar - O Meu Pai" de Juan Pablo Escobar. A vida do narcotraficante mais famoso vista pelo seu filho. Um livro que inclui não só detalhes desconhecidos mas também revelações desconcertantes sobre essa página negra da História da Colombia. Este não é um livro em que um filho procura o perdão para o pai, mas um testemunho ímpar da face oculta de um dos criminosos mais poderosos e sanguinários do século XX."





""À Morte Ninguém Escapa" de M. K. Arlidge". O corpo de um homem é encontrado numa casa vazia. O seu coração foi arrancado e entregue à família. A detetive Helen Grace sabe que esta não será a última vítima de um assassino em série. Os media chamam-lhe Jack, o Estripador, mas ao contrário: este mata homens de família que vivem vidas duplas e enganam as suas mulheres. Helen consegue pressentir a fúria por detrás de cada assassínio. Mas o que ela nunca conseguirá prever é quão volátil na realidade este assassino é. Nem o que a aguarda no final desta caça ao homem."




""Amor por Encomenda" de Catherine McKenzie".  Anne Blythe tem razões para sorrir: acaba de receber uma aliciante proposta para publicar o seu primeiro livro. Mas no que toca a relações amorosas, a situação é muito pouco animadora. Após mais um relacionamento falhado, Anne encontra na rua um cartão de uma empresa que ela julga ser de promoção de encontros românticos. Interpretando-o como um sinal, acaba por guardá-lo. Farta de ver as pessoas à sua volta felizes no amor, Anne decide, num impulso, experimentar a empresa que a poderá ajudar a encontrar, finalmente, o homem da sua vida. Mas esta empresa não é bem o que parecia. Trata-se afinal de um sofisticado — e caro — serviço que proporciona aos seus clientes um casamento arranjado, com tudo incluído. Anne começa por rejeitar a ideia, mas quanto mais pensa no assunto mais entusiasmada fica. Se os casamentos arranjados resultam para milhões de mulheres em todo o mundo, porque não haveria de resultar com ela? Além disso, o serviço afirma que só fracassou em 5 por cento dos casos. Meses depois, Anne encontra-se num resort mexicano pronta para casar com Jack, o seu «par perfeito». E tudo parece correr bem. Mas será possível encomendar o amor verdadeiro? ​​

sábado, 17 de janeiro de 2015

0

144º Passatempo do FLAMES (em parceria com a Alphabetum)



Hoje temos para vos oferecer 1 exemplar do livro "Raquel, a princesa da Lua" de Vasco de Sousa. 
Para participarem já sabem o que precisam de fazer. 
Preencham o formulário (tenham atenção a todos os passos do formulário).. e BOA SORTE!

ATENÇÃO - APENAS quem ainda não está registrado no site da editora poderá participar. Apenas os novos registros do site serão contabilizados para o sorteio
PARA FAZER O REGISTO NO SITE - http://www.alphabetum.pt/index.php?go=registar

Sinopse
Todos nós temos os nossos sonhos. Raquel também tinha o seu: ser princesa. Mas de que reino se ela morava mesmo ali numa rua de uma cidade qualquer? Um dia, depois de uma festa de anos de uma amiga, a Lua acordou-a e convidou-a para ser a sua princesa, para ser a Princesa da Lua. E ela entrou no maravilhoso mundo da Lua, enquanto a noite ia passando...

Mais detalhes sobre o livro aqui - http://www.alphabetum.pt/index.php?go=detalhelivro&livro=23

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

0

Livro: H2O



Título: H2O
Editora: Alphabetum
Autoras: Elza Mesquita e Ana Pereira
Ilustrações: Elza Mesquita e Ana Pereira

Como já devem ter reparado, por vezes gostamos de publicar a nossa opinião sobre livros infantis porque, na verdade, acreditamos na máxima que "de pequenino se torce o pepino". Ambas líamos imenso quando éramos pequenas, e acreditamos que essas leituras nos ajudaram a fomentar o gosto pelos livros que temos hoje.
Fiquei muito surpreendida quando recebi este livro em casa. É enorme e lindíssimo. As cores são muito vivas e existe muito cuidado e rigor na criação do mesmo. Foi dos livros que "fisicamente" mais me surpreendeu.
A história também é interessante e pretende, de certa forma, convidar as crianças a entender melhor o ciclo da água.
Fiquem aqui com a sinopse da obra, um excerto da mesma, e vejam ainda a ficha de apresentação do livro que vale a pena!


SINOPSE:
A expressão "Algures... no céu... bem longe da terra", com a qual se inicia este conto, transporta a criança desde o mundo terreno para um mundo imaginado, onde descobre discursos mágicos. As palavras e as imagens dão cor e vida a dois mundos antagónicos, mas que precisam um do outro para sobreviverem. Os meninos brancos que abandonam o seu mundo, aterrorizados por uma figura arrogante, antipática, gélida, grande e molhada, chegam à terra para dar vida, alegria e cor a outros seres. O percurso que realizam de cima para baixo e, depois, de baixo para cima, dá-nos a explicação metafórica sobre o ciclo da água. O leitor experimenta a sensação do final feliz e o suspense de um novo ciclo.

Excerto:
"Nebty passeava, passeava, passeava de um lado para o outro sem ver ninguém. A solidão enfureceu-o. Gritos raivosos e flamejantes ecoavam… A terra sentiu e viu luzes ardentes que iluminavam a noite. Nebty, figura cinzenta, arrogante, antipática, gélida, grande e molhada resolveu divertir-se ao faz de conta. Quando estava rodeado por todos os meninos brancos soltou um gigante e gélido sopro."

Vejam a ficha do livro: http://www.alphabetum.pt/pdf/2013040514230985.pdf

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

3

Passatempo: 116º Passatempo do FLAMES (em parceria com a Alphabetum)





Em parceria com a Alphabetum temos para vos oferecer 1 EXEMPLAR do livro Artur a duas mãos e outros contos de Paulo Pinto.

SINOPSE 
"O conto «Artur a duas mãos» viu a luz do dia de forma inesperada. Nasceu de um só fôlego num, pelo menos agora considerado, feliz fim de tarde. Algo já latente algures e necessitando apenas que fosse aprisionado na matéria. Como quem se senta ao piano para executar um monótono e rotineiro exercício e acaba por descobrir inauditos acordes e retirar uma surpreendente harmonia desses elementos. O seu núcleo, ou por outra, a sua história, é bastante simples. Tudo se resolve e desenvolve por nuances, com declives suaves e delicados, numa atmosfera de alegre ironia. Os outros contos do livro remetem para existências e emoções humanas ainda muito ligadas à experiência africana do autor, nomeadamente em Moçambique. Neste livro, cada conto vale por si mesmo. 
E cada conto é como uma cereja. E já se sabe como é com as cerejas…".
Têm até ao dia 31 de Agosto para participar. Podem inscrever-se uma vez por dia!

TERMINADO

Notas:
- O FLAMES não se responsabiliza por extravios ou qualquer dano que o prémio sofra durante a sua entrega. Esta será feita, gentilmente, pela editora;
- Após o anúncio do vencedor, este tem 4 dias úteis para responder ao nosso e-mail enviando-nos os seus dados; findo esse prazo, na ausência de uma resposta, o FLAMES sorteará um novo vencedor;
- Caso não vos apareça a setinha para descerem (no formulário), cliquem nele e desçam usando a seta do teclado.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

2

Livro: Os senhores do Universo e o milagre de Fátima



Título: Os senhores do Universo e o milagre de Fátima
Autor: Fernando Alagoa
Ilustrações: Paulo Teixeira
Editora: Alphaethum 
Páginas: 122

Gosto sempre de justificar o que me levou a ler determinado livro. Apesar de já conhecer "Os senhores do Universo e o milagre de Fátima" por constar no catálogo da Alphabethum, a minha vontade partiu de um encontro que tive com o autor Fernando Alagoa em Janeiro de 2014. A sua simpatia bem como a da sua esposa fez-me ter muita vontade de ler um livro seu.
Tal como outras pessoas, presumo que o título "Milagre de Fátima" vos remeta para essa zona e não para Coimbra local onde, na verdade, se desenrola grande parte do livro. No final do livro garanto-vos que entenderão a ligação mas, efectivamente, o título desviou-me inicialmente.

Este é um livro de ficção científica, escrito de uma forma muito cinematográfica. De facto, ao longo de todas as páginas nota-se a vontade que o autor tem de nos contar a história. Não é por acaso que na sua apresentação do livro, o escritor refira "o que verdadeiramente me fascina é a tela amarelecida pela projecção das grandes imagens".

Assim, aconselho a leitura deste livro a um público mais jovem e que aprecie ficção científica ou histórias que envolvam outros "povos". Apesar de este não ser o meu caso, o que mais gostei no livro foi a descrição das zonas de Coimbra (local onde vivo há alguns anos), bem como a descrição histórica, detalhada e rigorosa da história da cidade. Sem dúvida que isto foi o que mais me cativou na leitura e que penso que vos possa cativar também!

O autor tem ainda uma continuação deste livro "Os senhores do Universo e a Princesa Demónio", que aconselho a lerem depois do "Os senhores do Universo e o milagre de Fátima". Conto colocar aqui no blogue também a minha opinião.

De refrir que as ilustrações são belissimas! Muitos parabéns ao ilustrador também, e obrigada ao autor por escrever sobre os lindos monumentos e zonas de Portugal!


As administradoras do FLAMES com o autor Fernando Alagoa.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

0

Livro: O mistério das coisas erradas



Título: O mistério das coisas erradas
Autora: Fátima Marinho
Editora: Alphabethum 
Nº de Páginas: 140
Contem audiobook com 2 CD's

Sinopse 
A crónica serve de âncora a relatos sobre a infância. Relatos fiéis cuja crueldade e a ternura ferem até as palavras. São memórias da infância captadas pela surpresa de quem guarda muitas crianças por dentro e à flor da pele. O quotidiano escolar serve de chão ao desafio de espreitar o mundo infinitamente sábio da meninice.

Opinião
Este foi o 3º livro da autora Fátima Marinho que li. O 1º foi o livro "À Procura de um lugar" que é um MIMO de livro! O 2º foi o "Ama-me sem me suportares", mas uma vez que não percebo nada de poesia e não a sei apreciar, preferi abster-me de tecer comentários. Posso só dizer que o conto final é uma delícia. Adorei-o.
Este "O mistério das coisas erradas" surpreendeu-me novamente. Não se trata de um livro com uma história única. Em vez disso, cada capítulo apresenta-nos uma personagem com características especiais: a menina com mutismo seletivo, a pessoa com epilepsia, o menino agredido pelo pai... tudo histórias "verdadeiras" que são contadas através dos olhos de uma professora muito especial.
Infelizmente, contrariamente à autora, não tenho o dom da palavra e portanto duvido que vos consiga explicar o rol de emoções que senti de cada vez que uma história era contada e uma nova personagem apresentada...
Talvez o meu percurso profissional me tenha tornado mais sensível a estas questões, mas duvido que alguém ficará indiferente às histórias que nos são relatadas nesta obra.

Existem realmente "coisas" erradas neste mundo, mas é com pessoas como Fátima Marinho que podemos ter esperanças num mundo melhor...

segunda-feira, 31 de março de 2014

2

Deixava de dormir por...: Novidades editoriais de Março 2014


Março não desiludiu no que a novidades editoriais diz respeito. Foram tantas as obras novas a enfeitar as livrarias nos últimos 30 dias que o difícil mesmo foi apenas algumas para fazer parte da nossa lista.


Vamos então ver por causa de que obras é que nós deixaríamos de dormir:

  

Editorial Presença - Que esta é editora é conhecida pelas suas novidades constantes não é novidade nenhuma. Este mês, houve uma história misteriosa que nos chamou a atenção, a obra "Half Bad - Entre o Bem e o Mal" de Sally Green.

Sinopse: Na Inglaterra dos nossos dias, bruxos e humanos vivem aparentemente integrados. Na realidade, os bruxos têm a sua própria sociedade secreta, as suas regras e a sua guerra, que divide os Bruxos Brancos, considerados «bons», e os Bruxos Negros, odiados e perseguidos pelos Brancos. O herói, Nathan, é filho de uma Bruxa Branca e de um Bruxo Negro e, portanto, considerado perigoso. Nathan é constantemente vigiado pelo Conselho dos Bruxos Brancos desde que nasceu e aos 16 anos é encarcerado e treinado para matar. Mas Nathan sabe que tem de fugir antes de completar 17 anos e a sua determinação é inabalável.




Quinta Essência -   Sandra Brown já não é novidade para nós. Por isso mesmo,  o seu novo livro "Tornado" não podia passar despercebido.

 Sinopse: Bellamy Lyston tinha apenas doze anos quando a irmã mais velha, Susan, foi morta num dia de feriado tempestuoso em finais de Maio. Atualmente, dezoito anos mais tarde, Bellamy escreveu um livro de grande sucesso que se baseia no assassínio de Susan (...) Mas quando um repórter oportunista descobre que o livro é baseado em factos verídicos, a identidade de Bellamy é revelada a par do escândalo da família. Além disso, Bellamy torna-se alvo de alguém sem escrúpulos que, ou por querer que a verdade subjacente ao assassinato de Susan continue por desvendar ou, ainda mais ameaçador, por estar determinado a vingar-se por um homem acusado e condenado injustamente. Para poder identificar quem anda a assediá-la, Bellamy vê-se confrontada com os fantasmas do seu passado. Enquanto Bellamy aprofunda cada vez mais o mistério que envolve o assassínio de Susan, põe a descoberto elementos perturbadores do crime que colocam em questão o caráter daqueles que lhe são mais queridos (...) está determinada a não parar até descobrir quem assassinou Susan. Isto é, a menos que o assassino ataque primeiro...

 
 

 Chiado Editora - Sempre a dar cartas no que à edição de novos escritores portugueses diz respeito, a Chiado Editora publicou este mês a segunda obra da escritora Susana Esteves Nunes, "Caminho Traído".  
 
Sinopse: Habituada a uma vida árdua e com uma grande falência de amigos e família, Amélia tenta, uma vez mais, superar e seguir aquele que é o seu destino. Embora tivesse sido abandonada, quando ainda um bebé recém-nascido, não vive obstinada por explicações sobre os motivos do seu abandono. Depois de deixar o orfanato, onde cresceu e foi criada até a maioridade, tem como objetivo conseguir independência financeira, através de um trabalho digno. Será esse emprego a sua salvação ou o seu calvário? Quando por fim, os amigos e o amor brotam na sua vida, e quando, finalmente, parece ter encontrado o seu caminho, Amélia depara-se com mais contrariedades. Conhecer o preconceito social, a traição e um amor perdido, não será fácil para esta jovem. Será ela capaz de superar mais esta adversidade? Poderá um amor resistir a tantos obstáculos? Um romance repleto de adversidades e traições. Onde o amor é a peça fundamental para um enlace feliz, ou será?
 

 
Babel -  Nostálgicas incuráveis, não poderíamos deixar de reparar na reedição de 4 livros da conhecida coleção "O Clube das Chaves" das autoras Maria Teresa Maia Gonzalez e Maria do Rosário Pedreira.
 
 
Os títulos "O Clube das Chaves Cumpre a Missão", ""O Clube das Chaves E a Nova Ordem", "O Clube das Chaves Entre Barreiras" e "O Clube das Chaves Mergulha nos Oceanos" foram editados com novas capas e com revisão de textos.
 
 

 
Esfera dos Livros -  O conhecido ator Virgílio Castelo sabe encantar-nos com as suas palavras e já foi editado o seu mais recente livro "Despedida de Casado".


Sinopse: Morrer por amor. Numa fria madrugada, num ato de loucura, João e Beatriz decidem suicidar-se para eternizar o seu amor, tornando-o assim perfeito. Imortal. Na escuridão da planície alentejana entram nos seus carros e aceleram vertiginosamente um contra o outro. Mas João, no último momento, decide reescrever o seu destino. Para isso será necessário uma despedida. Do casamento, de Beatriz, de uma relação perigosa, baseada na obsessão e no ciúme descontrolado. Despedir-se sem olhar para trás e partir numa longa viagem em busca de si próprio, da sua essência e de uma nova forma de amar, até agora desconhecida. Um amor puro, sem sofrimento, nem ameaças, capaz, quem sabe, de o fazer verdadeiramente e apenas feliz. Até onde podemos ir quando nos apaixonamos? Ao longo destas páginas somos questionados e impelidos a descobrir diferentes formas de amar. Do amor obsessivo e doentio, capaz de nos arrastar para o lado mais obscuro e desconhecido do nosso ser, capaz de nos levar à loucura e até à morte, ao amor são, onde a entrega, a esperança e a paixão, dão novos significados à palavra amar.



Alphabetum -  Um livro com um título curioso escrito por um ilustre português desconhecido, por enquanto..."Artur a Duas Mãos e outros contos" de Paulo Pinto.

Sinopse: O conto «Artur a duas mãos» viu a luz do dia de forma inesperada. Nasceu de um só fôlego num, pelo menos agora considerado, feliz fim de tarde. Algo já latente algures e necessitando apenas que fosse aprisionado na matéria. Como quem se senta ao piano para executar um monótono e rotineiro exercício e acaba por descobrir inauditos acordes e retirar uma surpreendente harmonia desses elementos.O seu núcleo, ou por outra, a sua história, é bastante simples. Tudo se resolve e desenvolve por nuances, com declives suaves e delicados, numa atmosfera de alegre ironia.Os outros contos do livro remetem para existências e emoções humanas ainda muito ligadas à experiência africana do autor, nomeadamente em Moçambique.Neste livro, cada conto vale por si mesmo. E cada conto é como uma cereja. E já se sabe como é com as cerejas…



Alfarroba - Num país cada vez mais envelhecido, a obra "Nunca Serei Velho - Um elogio à velhice" de Ilídio Carreira com ilustrações de Suzana Nobre não podia ter sido editada em melhor hora.
 

 
 
Sinopse: Para ler de mãos dadas a duas gerações separadas por um comboio de anos mas tão próximas de vontades.
 
 
 







Bizâncio - Há histórias que nos inspiram, e o livro "A Vida é um Presente" de María de Villota parece ter todos os ingredientes para ser uma obra marcante.


Sinopse: María de Villota, ex-piloto de Fórmula 1, relata neste livro a volta que deu a sua vida depois do acidente que sofreu em Inglaterra, a 3 de Julho de 2012, numa sessão de treinos. Nesse trágico dia quase perderia a vida, ficando com graves sequelas. Em lugar de se entregar ao desânimo, a sua tenacidade e coragem foram mais poderosas. A Vida É Um Presente é um testemunho comovente, apaixonante e inspirador de uma mulher decidida a pilotar com mão firme o rumo da sua vida. Apesar desta recuperação espantosa, María de Villota morreria trágica e inesperadamente a 11 de Outubro de 2013, 15 meses depois do seu acidente, na sequência dos muitos traumas sofridos na altura; a dias do lançamento em Espanha desta sua obra. O seu testemunho de coragem e determinação permanece como uma inspiração invulgar para todos os que se deparam com momentos mais duros nas suas vidas.


 Objectiva - Uma pessoa hilariante só podia ter escrito um livro de rir até não poder mais. "Nascido e Criado na Margem Sul" de Rui Unas tornou-se imediatamente num livro a ler para nós.´


Sinopse: Rui Unas vive na Margem Sul há 40 anos e correm rumores de que nunca foi sequer a Lisboa. (Diz-se que sente vertigens ao aproximar-se da ponte e que só de charola aceita pôr os pés num cacilheiro.) Em certas noites de nevoeiro há relatos de avistamentos do nosso herói no braço esquerdo do Cristo Rei – de costas para Lisboa. Pela Margem Sul cresceu, levando uma vida pautada pelo vício e pela transgressão gratuita, tendo conquistado o pleno domínio da sua praceta enquanto criança. É dali que ainda hoje controla o tráfico de ursinhos de goma em toda a Margem Sul e comanda o movimento independentista sectário auto-denominado «A Margem Sul é até Cabo Verde». Há cerca de 20 anos, conquistou o mundo aos microfones da Rádio Seixal, travestindo-se desde então de radialista, apresentador de televisão, fake MC, autor de autobiografias imaginárias, actor e profissionalíssimo professor de kizomba. Don Juan nas horas vagas (e nas outras horas todas), são épicas as histórias das suas conquistas, de Alcochete à Caparica, tendo as suas bravatas inspirado argumentos cinematográficos de uma produtora de renome, sediada numa cave do Barreiro. Marcou gerações, sobretudo a que o viu de maillot de luta greco-romana, e nem com uma vida inteira de psicoterapia conseguirão os margem-sulenses esquecer a primeira vez que dançou o malhão africano em público.


 
Porto Editora - O 25 de Abril aproxima-se e que melhor obra para celebrar essa importante revolução? Fiquem com "Os Rapazes dos Tanques" de Alfredo Cunha e Adelino Gomes.

Sinopse: Os Rapazes dos Tanques oferece-nos imagens e testemunhos exclusivos dos homens que estiveram frente a frente no Terreiro do Paço e no Carmo, no dia 25 de Abril de 1974. As fotografias de Alfredo Cunha e as entrevistas conduzidas por Adelino Gomes levam-nos a (re)viver aquelas horas e a percebermos as dúvidas, os receios, a ansiedade, a tensão, a esperança, as alegrias vividas por cidadãos que, depois desse dia, regressaram, na maior parte dos casos, ao anonimato. E a conhecer, também, o olhar que esses homens têm sobre o país quarenta anos depois. Este livro dá voz, pela primeira vez, a furriéis e cabos que não obedeceram às ordens de fogo do brigadeiro comandante das forças fiéis ao regime - um ato de justiça aos que estando, numa primeira fase, na defesa do regime arriscaram a vida e souberam estar à altura do desafio. Os Rapazes dos Tanques é uma homenagem aos homens da Cavalaria que acabaram com 48 anos de ditadura, em especial, ao capitão Salgueiro Maia.
 
 

2020 Editora -  É importante termos uma alimentação saudável todo o ano, mas é inevitável essa preocupação aumentar com o aproximar do verão. Pois bem, o livro "500 Refeições Saudáveis" poderá ser uma preciosa ajuda.
 
Sinopse: O livro ideal para quem se preocupa com o consumo calórico, mas não pretende sacrificar o sabor nem a apresentação dos pratos. Repleto de receitas deliciosas, claras e fáceis de seguir, inclui um capítulo Introdutório completo sobre alimentação saudável, que explica quando e como reduzir a gordura, o açúcar e as calorias sem perder o sabor dos ingredientes. Não só tem receitas pouco calóricas, como também opções sem laticínios ou glúten, vegetarianas, adequadas para o coração, pobres em hidratos de carbono e ricas em vitaminas e minerais essenciais para uma boa saúde. Este é o único livro de cozinha saudável de que vai precisar!




Marcador -  Um livro traduzido por João Tordo? Que curiosidade! A obra de estreia de Auður Ava Ólafsdóttir, "Rosa Cândida", promete.

Sinopse: Um jovem decide deixar a casa da sua infância, o irmão autista, o pai octogenário e as paisagens familiares de campos de lava cobertos de musgo, em busca de um futuro desconhecido. Pouco antes da sua partida recebe um terrível telefonema: a mãe falecera num acidente de carro. As suas últimas palavras tinham sido de doce conselho ao filho, incitando-o a continuar o trabalho que partilhavam na estufa, mais especificamente o cultivo de uma variedade de rosa rara, a Rosa Candida. Antes da morte da mãe, naquela mesma estufa, vivera um breve encontro de amor. Foi quando já preparava a sua partida que soube que, nessa noite, concebera inocentemente uma criança. Atordoado com todos estes súbitos acontecimentos, procura refúgio, recolhendo-se num majestoso jardim abandonado de um antigo mosteiro europeu. É aí que se vai dedicar a fazer florescer aquela rosa rara de oito pétalas. Ao concentrar a sua energia no seu cultivo, aprende também, sem dar por isso, a cultivar o amor.


Planeta - Com este livro nunca mais ninguém poderá dizer que não entendeu o que lhe gritaram durante uma discussão. Um livro, no mínimo, curioso. Fiquem com "O Dicionário de Insultos" de Sérgio Luís de Carvalho.



 Sinopse: O primeiro dicionário do género que dá a conhecer a história e a origem de mais de quinhentos insultos que todos nós conhecemos, melhor ou pior. A vida não anda fácil e a vontade de insultar é muita? Pois faça-o com estilo, faça-o com arte e conhecimento. Porque insultar bem...





 

sábado, 29 de março de 2014

0

35ª Entrevista: Beatriz Lima (escritora)

Beatriz Lima

Beatriz Lima nasceu em Lisboa em 1997. Escreveu o seu primeiro romance, “Anjo de Cristal” com apenas 13 anos e publicou-o em Dezembro de 2011 (com 14 anos). Em Fevereiro de 2013 lançou a 2ª edição de “Anjo de Cristal”. Agora edita o seu segundo romance, “Dependo de Ti”, também editado pela Alphabetum Edições Literárias. Vamos, então, saber mais um pouco sobre ela e o seu trabalho.
 Qual é a sua nacionalidade: Portuguesa
O seu Filme favorito:  A Vida é Bela de Roberto Benigni
O seu Livro favorito: O Evangelho Segundo Jesus Cristo de José Saramago
O seu Anime favorito:  As Navegantes da Lua
O seu Manga favorito: Não tenho.
O seu Espetáculo favorito: Espetáculos de Ballet e musicais realizados por Filipe La Féria
A sua Série de televisão favorita: Anatomia de Grey


Quando percebeu que ser escritora não era uma opção para si mas antes uma necessidade?
 Não sou escritora, sou apenas… uma contadora de histórias.
Percebi que a escrita era uma necessidade quando descobri que me sentia completa ao fazê-lo. É através das palavras que expresso a minha opinião, imortalizo momentos e pensamentos, vivo e conheço novos mundos. As palavras permitem-me explorar o meu interior e o mundo.
É algo que está gravado na minha alma, a necessidade de escrever.

Editar o seu primeiro livro com apenas 14 anos facilitou-lhe a entrada no mundo literário português por ser um caso raro no nosso país ou, pelo contrário, causou alguma desconfiança no mundo editorial?
Quando editei Anjo de Cristal era uma adolescente de catorze anos a viver um sonho, por isso não achei imperativo preocupar-me com a suposta desconfiança de quem está no mercado literário. Limitei-me a aproveitar cada momento, cada apresentação. Ao editar o meu primeiro livro tive oportunidade de percorrer várias escolas e bibliotecas, encontrar-me com jovens e incentivá-los a seguirem os seus sonhos. Acima de tudo, revelei ao mundo uma das minhas grandes paixões: contar histórias.
Como foi a reação do público ao seu primeiro romance?
Na minha opinião, Anjo de Cristal foi muito bem recebido pelo público. Foi uma surpresa para mim, pois agradou a diferentes pessoas de diversas faixas etárias: desde meninos de 10, 11 anos até adultos, passando por adolescentes e jovens adultos.
O que sentiu quando apresentou o seu próprio livro na sua escola?
 Foi o local perfeito para apresentar, pela primeira vez, Anjo de Cristal. Estava em casa.
 Era o concretizar de um sonho e estava rodeada de livros e amigos… O ambiente era íntimo, acolhedor. Estava rodeada de caras familiares. As emoções acabaram por vir ao de cima… Foi um momento muito especial.
Guardo com um carinho especial esse dia.

Em “Anjo de Cristal” a protagonista é uma jovem que parte para a guerra em busca do seu amor, já “Dependo de Ti” é uma história sobre a relação de duas irmãs gémeas. Onde foi buscar inspiração para escrever duas obras tão diferentes?
 A inspiração para escrever Anjo de Cristal surgiu após ver a Missa pela Paz de Karl Jenkins. A missa era constituída por uma orquestra, coros e foram projetados vídeos da 2ª guerra mundial. Foi algo marcante. Saí de lá totalmente inspirada. Quando cheguei a casa, depois das férias de verão, comecei a escrever… à mão, num caderno de capa azul, a história de Anne
Marie.
Quanto ao Dependo de ti, a inspiração não surgiu de algo concreto como a Missa pela Paz, mas existe um episódio que, para mim, marca o início do Dependo de ti: lembro-me de passar por uma loja de doces e ocorrer-me a “visão” de duas raparigas a viverem mil e uma aventuras rodeadas de guloseimas. Foi essa (doce!) “visão” que deu início à história de Alex e Mia…



Qual a diferença entre a Beatriz Lima de “Anjo de Cristal” e a de “Dependo de ti”?
 Acho que a principal diferença foi o ter crescido: escutei, observei, aprendi, vivi… Cresci como mulher, cidadã, contadora de histórias. Apesar disso, a Beatriz de Dependo de ti e a de Anjo de Cristal continuam a ter a mesma essência.
 Quais são os seus planos para o futuro? Quais os próximos caminhos a desbravar?
 A nível escolar, quero continuar a estudar e tirar um curso superior em política internacional. Tenho como objetivo trabalhar numa organização não lucrativa para ajudar crianças.
Quanto aos livros, quero continuar a escrever… Tenho dezenas de histórias a dançar na minha mente à espera de serem passadas para o papel!... Esta contadora de histórias ainda tem muito para contar.

Muito obrigada Beatriz Lima pela disponibilidade e simpatia!

quinta-feira, 6 de março de 2014

0

Livro: À Procura de um lugar




Autora: Fátima Marino
Nº de Páginas: 95
Editora: Alphabetum
Tem audiobook

Este foi o primeiro livro da autora que li. Estava desejosa por o fazer. Fátima Marinho já escreveu vários livros e tem um CV invejável, mas só agora me deparei com esta obra e me apercebi que ela escreve extraordinariamente bem.

A história é deliciosa pois é narrada por Vicente, um bebé que nasce com trissomia 21 e que vai narrando a aventura em que a própria família embarcou com o seu nascimento. Através dos olhos desta criança conseguimos perceber como todo o sistema familiar se alterou com a chegada de um bebé que vem, de certa forma, esmagar os sonhos dos pais. Todos os pais idealizam um bebé bonito e saudável, não esperam que apareça um Vicente nas suas vidas. É esta visão que torna esta obra tão especial. O facto de lermos uma história de um bebé que a narra pelos seus próprios olhos é extraordinário.
Mas, no livro, não encontramos apenas personagens bonitas como Vicente e os seus pais (e não nos esqueçamos do irmão Francisco pela qual estou terrivelmente "apaixonada" de tão delicioso que é). No livro aparecem pessoas que não lidam com a doença da melhor forma e que dificultam um pouco a vida a esta criança e à sua família.

Um livro que faz referência a muitas outras obras, especialmente poetas, e que deve ser lido por qualquer pessoa que goste de um livro surpreendentemente delicioso, tenro e bem escrito.

O CD também já me acompanha no carro. É tão bom ir a conduzir e ouvir algumas das passagens da autora...

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

2

Deixava de dormir por... : Novidades editoriais de 2014


2014 ainda agora começou e trouxe consigo algumas novidades literárias interessantes que por certo não nos deixariam pregar olho. 
Nesta secção, escolhemos 1 livro das novidades de diferentes editoras que fariam, certamente, as nossas estantes ficarem mais felizes.
Leram ou estão a pensar adquirir algum? Contem-nos tudo!
(Cliquem nos títulos para mais informação)

Alphabetum - A nossa parceira Alphabethum lançou, este mês, o segundo romance da escritora Beatriz Lima "Dependo de ti".

SinopseMia e Alex são duas gémeas de 17 anos que vivem a vida com uma intensidade colorida, doce e divertida. Extrovertidas, simpáticas e aventureiras, decidem aproveitar os 17 anos ao máximo e comprometem-se a viver todas as experiências que esta idade promete. Cada momento é vivido intensa e docemente; as paixões são sentidas, mágicas e verdadeiras. Contudo, acontece algo a Alex… uma descoberta grave e dolorosa que estilhaça o mundo «doce e cor-de-rosa» das duas irmãs. Agora, tudo recai sobre Mia. “Dependo de ti” é um livro que nos mostra que devemos lutar por aquilo em que acreditamos e que nos desvenda um modo de viver em que os sentimentos se opõem à razão. 

 

Babel - Mais uma editora parceira que editou um livro sobre um dos nossos escritores portugueses favoritos. Neste caso, Os Livros de Fernando Pessoa de Pedro Sepúlveda.

Sinopse: Pessoa não concebeu um, mas uma pluralidade de livros. Atribuídos a diferentes nomes de
autor e obedecendo a um mesmo desejo de totalidade, estes livros eram definidos enquanto expressão de concepções específicas e diferentes entre si e que, no seu conjunto, deveriam realizar o desejo de expressão total da experiência. […] O pensamento editorial de Pessoa, que tem como horizonte a publicação da obra em livro, é determinante na criação de autores e editores ficcionais para as obras a publicar. (...)




Bizâncio - Esta editora também não esteve parada e publicou este livro que.. promete.. A minha segunda Vida de F. Christiane.

Sinopse: A vida de Christiane F. deu a volta ao mundo. Milhões de jovens cresceram com as confissões trágicas desta adolescente alemã, de 13 anos, drogada, prostituta. E depois? Qual foi o seu destino? Trinta e cinco anos mais tarde, Christiane F., hoje com 51 anos, fala-nos dos tempos que se seguiram à publicação do livro Os Filhos da Droga e das diferentes etapas da sua vida até aos dias de hoje: os anos felizes na Grécia, depois de ter estado presa, o combate constante contra a dependência, o convívio com os seus ídolos do rock and roll e os momentos de felicidade com o seu filho, Phillip. Sem subterfúgios, tendo como pano de fundo o mundo da droga e as relações que se estabelecem, aquela que o mundo conhece como Christiane F. conta tudo neste livro, com uma franqueza surpreendente.


Caminho - A Caminho também tem novidades. É realmente uma editora versátil! A Criança como Recurso Terapêutico de Maurizio Andolfi. 

Sinopse:  Este livro nasce a partir de um seminário intensivo conduzido por Maurizio Andolfi no outono de 2006 para um vasto grupo de especialistas em terapia familiar, provenientes de muitas regiões de Itália. O seminário centrou-se em A criança como recurso na terapia familiar, um tema tratado quer a nível teórico, numa perspetiva sistémico-relacional, quer ao nível concreto da intervenção com crianças com dificuldades. A ideia central que acompanhou todo o seminário e que está presente ao longo deste volume é que o problema de uma criança é sempre um problema familiar. Daí resulta inevitavelmente que não se pode observar uma criança como uma ilha, isolada das suas ligações afetivas fundamentais. Isto significa que não é assim tão necessária a existência de «especialistas da criança» mas sim de terapeutas especialistas da família e dos seus processos de desenvolvimento. (...)

Civilização - Este já não é novidade, mas foi reeditado há pouco tempo com esta capa maravilhosa, um livro fabuloso de uma das nossas escritoras favoritas! Quem não o quereria na sua estante? Persuasão de Jane Austen.

Sinopse: Aos vinte e sete anos, Anne Elliot já não é uma jovem, e tem poucas perspetivas românticas. Oito anos antes, foi persuadida pela sua amiga, Lady Russell, a terminar o noivado com Frederick Wentworth, um comandante naval bem-parecido mas sem fortuna nem posição social. Aquilo que acontece quando os dois se voltam a encontrar é narrado de forma comovente no último romance que Jane Austen deixou completo. Persuasão é uma sátira brilhante sobre vaidade e pretensão mas, acima de tudo, é uma história de amor onde se sente a mágoa das oportunidades perdidas.




Esfera dos Livros - Mais uma editora que arregaçou as mangas e trouxe novidades. Uma novidade fantástica. Cuidar da casa de Filipa Brandão Mira.

Sinopse: A sua casa merece ser cuidada. Filipa Brandão Mira vai ensinar-lhe todos os truques que você precisa de saber para não perder demasiado tempo nas tarefas domésticas, nem gastar muito dinheiro. Divisão a divisão, a autora dá-lhe conselhos de limpeza para todos os tipos de pavimento, da madeira à tijoleira, como tratar os seus móveis mais antigos, limpar pratas ou bronzes, manter os azulejos da cozinha impecáveis, uma casa de banho a brilhar, um armário sempre cheiroso e arrumado, uma roupa cuidada e sem nódoas ou um hall acolhedor. (...) Primeira dica que vai mudar para sempre a sua vida: ter em casa, limão, bicarbonato de sódio, sal grosso e vinagre. Com estes ingredientes mágicos pode fazer os seus próprios detergentes, mais saudáveis e ecológicos. Depois é seguir os planos de limpeza que encontra neste livro e arregaçar as mangas. (...) Basta vontade e imaginação.

Europa-América - Uma novidade não editada em Fevereiro, mas é impossível não falar nela. A QUEDA DE ARTUR de J. R. R. TOLKIEN. 

Sinopse: INÉDITO EM PORTUGAL EDIÇÃO BÍLINGUE A Queda de Artur, a única incursão de J. R. R. Tolkien nas lendas do rei Artur da Bretanha, pode muito bem ser vista como a sua mais delicada e hábil aventura na métrica aliterativa do inglês antigo, tendo concedido à sua interpretação inovadora das antigas narrativas uma sensação penetrante da natureza grave e determinista de tudo o que é contado: da expedição ultramarina de Artur até às distantes terras pagãs, da fuga de Guinevere de Camelot, do regresso de Artur à Bretanha e da grande batalha naval, no retrato do traidor Mordred, nas dúvidas atormentadas de Lancelot no seu castelo francês. Infelizmente, A Queda de Artur foi um dos seus vários poemas longos inacabados. Há evidências que terá começado a escrevê-lo no início dos anos 30 do século passado e estaria num estado suficientemente avançado para que o enviasse a um amigo perspicaz, que o leu com grande entusiasmo no final de 1934, e o incentivou a concluí-lo com urgência: «Tem mesmo de o terminar!» Contudo, foi em vão. Tolkien abandonou-o, em data desconhecida, ainda que alguns indícios apontem para 1937, o ano de publicação de O Hobbit e das primeiras incursões em O Senhor dos Anéis. (...)

Guerra e Paz - Para além do livro Inferno no Vaticano que tanto sucesso alcançou, esta editora também tem outra novidade.

A MENINA DOS OSSOS DE CRISTAL de Ana Simão.

Sinopse: Inês tem uma doença muitorara, Osteogénese Imperfeita (OI) – mais vulgarmente conhecida como doença dosossos de vidro – e aos 14 anos o seu pequeno corpo já tinha sofrido mais de 100fracturas. A menina cuja história de luta e coragem vamos acompanhar não se deixou vencer pelomedo: nem quando quis dar os primeiros passos e não conseguiu, nem quando todasas crianças corriam e brincavam e ela estava numa cama de hospital, embalando nosseus sonhos Mefibosete, o menino imaginado pelo seu pai. Da perda da inocência nasmãos de um curandeiro, passando pela enorme luta da família para não a perder,até à licenciatura conquistada a pulso, a vida da Meninados Ossos de Cristal transforma-se,diante dos nossos olhos, no triunfo da mulher que, contra todas as expectativas,consegue vencer. Como todos aqui aprenderemos, há apenas uma frase rara que nós, como Inês, nunca devemos esquecer: amor é poder.


Editorial Presença - Uma editora sempre cheia de novidades... esta foi a nossa eleita deste mês para a lista do "must have". UMA HISTÓRIA DE AMOR ETERNO de Sebastian Cole.

Sinopse: Noah Hartman é filho de uma família judia norte-americana, dona de um império empresarial. Cedo se habituou a aceitar a vontade paterna e sempre soube que no dia em que se apaixonasse, a sua escolha teria de passar pelo crivo da família. Mas Noah não se apaixona simplesmente, ele tem a imensa sorte de encontrar a sua alma gémea, Robin, uma mulher com uma alegria exuberante, fiel a si própria, que o faz ver ainda com maior intensidade a existência de fachada que tem sido obrigado a levar. Noah rebela-se contra o jugo familiar e escolhe crescer como ser humano e ser feliz ao lado de Robin. Mas será o facto de duas almas gémeas se encontrarem suficiente para que fiquem juntas para sempre?


Quinta Essência - E aqui está mais uma novidade que parece ser perfeita para se chorar... a rir! TENHO O TEU NÚMERO de Sophie Kinsella.

Sinopse: Às vezes o número errado conduz ao homem certo Dez dias antes do casamento, Poppy perde o anel de noivado. Desesperada, Poppy começa a telefonar a toda a gente para pedir ajuda e alguém lhe arranca o telemóvel da mão! Também o roubaram! Como irão agora avisá-la se encontrarem o anel? E, imediatamente, Poppy vê um telemóvel num caixote do lixo, um telemóvel abandonado de que ela precisa urgentemente. Poppy dá o seu novo número a todos os amigos e também atende as chamadas recebidas e lê as mensagens endereçadas à anterior proprietária, a secretária (que acaba de se demitir) de Sam Roxton, um empresário importante. Enquanto continua à procura do anel, Poppy mantem-se em contacto com Sam Roxton, o novo proprietário do telefone. Sam vai deixá-la ficar com o aparelho, desde que ela lhe reencaminhe todas as mensagens que receber, mas às vezes Poppy responde por Sam em assuntos profissionais e também pessoais. Não se contém. Sam também começa a opinar sobre a vida de Poppy, o seu casamento, sobre os sogros e até sobre o noivo, que talvez, não seja tão maravilhoso como ela pensava.

Saída de Emergência - Publicou uma novidade que foi Vencedora do prémio Pulitzer 2013. VIDA ROUBADA de Adam Johnson.

Sinopse: Jun Do é o filho atormentado de uma cantora misteriosa e de um pai dominante que gere um orfanato. É nesse orfanato que tem as suas primeiras experiências de poder, escolhendo os órfãos que comem primeiro e os que são enviados para trabalhos forçados. Reconhecido pela sua lealdade, Jun Do inicia a ascensão na hierarquia do Estado e envereda por uma estrada da qual não terá retorno. Considerando-se “um cidadão humilde da maior nação do mundo”, Jun Do torna-se raptor profissional e terá de resistir à violência arbitrária dos seus líderes para poder sobreviver. Mas é então que, levado ao limite, ousa assumir o papel do maior rival do Querido Líder Kim Jon Il, numa tentativa de salvar a mulher que ama, a lendária atriz Sun Moon. Em parte thriller, em parte história de amor, Vida Roubada é um retrato cruel de uma Coreia do Norte dominada pela fome, corrupção e violência. Mas onde, estranhamente, também encontramos beleza e amor.


Objectiva - Uma novidade que promete agitar os fãs do género literário Erótico. VEJO-TE, SINTO-TE, QUERO-TE de Irene Cao.


Sinopse: Se fosse possível capturar o prazer, Elena fá-lo-ia com os olhos. Com vinte e nove anos, de uma beleza inocente mas vistosa, ainda não sabe o que é a paixão. O seu mundo gira à roda do fresco que está a restaurar num palácio em Veneza, a cidade em que nasceu. Mas tudo muda quando conhece Leonardo, um chef de fama internacional, que irrompe na sua vida, arrasando tudo: a recente história de amor com Filippo, a ideia que sempre teve de si própria e, principalmente, a sua forma de viver o sexo.





Porto Editora - Richard Zimler é sinónimo de qualidade, por isso a nova edição de uma das suas obras não podia faltar na nossa lista. A SÉTIMA PORTA de Richard Zimler.

Sinopse: Em 1990, Richard Zimler encontrou, numa cave de Istambul, sete manuscritos do século xvi escritos pelo cabalista Berequias Zarco. Um deles narrava o pogrom de Lisboa e o autor utilizou-o para cenário do seu livro O Último Cabalista de Lisboa. Mas, o que revelavam os outros seis manuscritos? Em Berlim, na década de trinta, Isaac, um descendente de Berequias Zarco e detentor dos manuscritos, está determinado a descobri-lo. Convencido de que o pacto entre Hitler e Estaline anuncia uma profecia apocalíptica prestes a concretizar-se, Isaac Zarco procura arduamente descodificar aqueles textos cabalísticos medievais para assim salvar o mundo (...) A Sétima Porta junta Sophie Riedesel - uma jovem ousada, sonhadora e ambiciosa - a um grupo clandestino de ativistas judeus e antigos artistas de circo liderado por Isaac Zarco, numa luta contra as políticas antissemitas (...) Um romance emocionante carregado de simbolismo e uma verdadeira lição de História e de humanidade sobre as muitas vítimas sem rosto de um dos regimes mais implacáveis de todos os tempos.


Edições ASA - Um livro de contos que nos "enche as medidas" não podia ter sido editado em melhor altura. UM GATO, UM CHAPÉU E UM PEDAÇO DE CORDEL de Joanne Harris.

 Sinopse: «As histórias são como bonecas russas: abrem-se e em cada uma encontra-se uma nova. As histórias neste livro são um pouco assim. Embora ao princípio não pareçam estar relacionadas, os leitores descobrirão que elas estão ligadas de várias maneiras, umas com as outras e também com os meus romances. Para mim, as histórias são como mapas de mundos ainda por descobrir. Espero que estas vos levem a avançar um pouco mais por esse território inexplorado.» Joanne Harris
(…) O universo romântico, místico e sempre especial de Joanne Harris está de volta em dezasseis histórias que são como bombons: deliciosas, tentadoras e irresistíveis.


Planeta - Quem consegue resistir a um grande mistério? O FLAMES não consegue, de certeza! QUANDO A TUA IRA PASSAR de Asa Larsson.

Sinopse: Wilma e Simon são dois jovens apaixonados que decidiram mergulhar no lago gelado de Vittangijärvi, no norte da Suécia, em busca dos destroços de um avião alemão desaparecido em 1943. Enquanto mergulham, alguém corta a corda de segurança de Wilma e tapa o orifício de saída no gelo. Não têm como escapar. Quando a Primavera se aproxima do norte da Suécia, o corpo de Wilma emerge das águas do rio Torneälven. Ao mesmo tempo, uma figura fantasmagórica aparece nos sonhos de Rebecka Martinsson, a reputada advogada de Kiruna. Será o fantasma do corpo que apareceu no rio? Com a inspectora da polícia Anna-Maria Mella, Rebecka envolve-se num enigma que desperta antigos rumores de colaboradores nazis em Kiruna, um lugar onde a vergonha e o segredo controlam as recordações da guerra. Além disso, um assassino está disposto a continuar a matar de modo a manter o passado enterrado para sempre debaixo do gelo e da neve.


2020 Editora - No país de nuestros hermanos há escritores verdadeiramente talentosos. Um deles acabou de publicar este empolgante romance. O ANO EM QUE ME APAIXONEI POR TODAS de Use Lahoz.

Sinopse: Uma homenagem à vida, ao amor e à amizade. Sylvain, um jovem parisiense que está a caminho dos trinta, sofre de um caso grave de síndrome de Peter Pan: recusa-se a entrar na idade adulta (...) A ideia de crescer assusta-o de morte, o que o leva a aceitar um trabalho mal remunerado em Madrid, para estar mais perto de Heike, a antiga namorada que ele não consegue esquecer. Sylvain traz consigo um plano para reconquistar Heike, mas, entre tantas outras pessoas incríveis com quem se cruza, alguém muito especial irá levá-lo a fazer uma escolha. E quando descobre acidentalmente um manuscrito que contém toda a saga da família do seu vizinho Metodio Fournier, revela-se diante dos seus olhos uma história maravilhosa e excitante, cheia de estranhas coincidências, que muda para sempre a sua visão do amor e do mundo (...) Uma história sobre as atribulações e os desafios das relações. Uma ode à beleza da vida, ao amor e à amizade.


Marcador - Um romance histórico escrito por uma portuguesa? Só pode ser espetacular. A FILHA DO BARÃO de Célia Correia Loureiro.


Sinopse: Quando D. João tece a união da sua única filha, Mariana de Albuquerque, com o seu melhor amigo - um inglês que investiga o potencial comercial do vinho do Porto -, não prevê a espiral de desenganos e provações que causará a todos. Mariana tem catorze anos e Daniel Turner vive atormentado pela sua responsabilidade para com a amante. Como se não bastasse, o exército francês está ao virar da esquina, pronto a tomar o Porto e, a partir daí, todo o país. No seu retiro nos socalcos do Douro, Mariana recomeça uma vida de alegrias e liberdade até que um soldado francês, um jovem arrastado para um conflito que desdenha, lhe bate à porta em busca de asilo. Daniel está longe, a combater os franceses, e Gustave está logo ali, com os seus ideais de igualdade e o seu afecto inabalável, disposto a mostrar-lhe que a vida é bem mais do que um leque de obrigações.

1%

1%