Mostrar mensagens com a etiqueta Deolinda. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Deolinda. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

0

113ª Entrevista do FLAMES: Deolinda (banda portuguesa)


Deolinda


Os Deolinda são Ana Bacalhau, Luís José Martins, Pedro da Silva Martins e Zé Pedro Leitão. Durante vários anos dominaram os tops de vendas com os multi-platinados “Canção ao Lado” e “Dois Selos e um Carimbo” acumulando diversas distinções tais como 2 Globos de Ouro, um prémio Amália Rodrigues, um Prémio José Afonso e um Songlines Music Award. Depois do grande sucesso “Mundo Pequenino”, produzido pelo britânico Jerry Boys e pela própria banda, regressam aos palcos com o seu mais recente trabalho "Outras Histórias".

(fonte: http://deolinda.com.pt/)

A todos os artistas o FLAMES pergunta... 

Como é que se conheceram e decidiram formar os Deolinda? 
Somos todos família, crescemos juntos. O Pedro e o Luís são irmãos e primos da Ana. E eu sou casado com a Ana. Um dia o Pedro apareceu com umas quatro canções que começámos a tocar e gostámos de como as coisas estavam a correr. Foi assim que começámos, de uma forma não intencional. 

Porque escolheram este nome para a banda?
Tínhamos um concerto agendado e precisávamos de um nome para o grupo com urgência. O Luís lembrou-se de Ivone e eu repliquei “Deolinda”. Gostámos todos e ficou. 

Lembram-se da primeira vez que ensaiaram juntos? Como foi? 
O primeiro ensaio que tivemos foi depois de um almoço num dia quente de Agosto. Estávamos ao ar livre e fomos tocando as músicas que o Pedro nos tinha mostrado.

Quais são os artistas que vos inspiram?
Todos nós temos um grande gosto pela música portuguesa, em geral. O meu primeiro concerto foi do Rui Veloso. E o primeiro concerto a que assisti com os meus amigos foi dos GNR. Portanto as nossas influências são, de uma forma geral, música portuguesa que pode estar mais ou menos ligada à tradição portuguesa. Eu pessoalmente estudei muito jazz, e também ouvi muito rock na minha adolescência e princípio da idade adulta. E continuo a ouvir. Temos um grande misto de influências para a nossa música. 

Quem é normalmente o responsável pela composição das vossas letras?
O Pedro é o responsável pelas nossas letras, quase sempre. 

Há algum local onde gostariam de tocar e ainda não tiveram oportunidade de fazê-lo? 
Sim, ainda não tocámos na Austrália. Aliás, ainda não actuámos em nenhuma parte da Oceânia e gostávamos de o fazer, porque já estivemos em quatro continentes e já só nos falta este. Pode ser que o consigamos com este novo álbum! 

Que cartaz ou mensagem em particular gostariam de ver a ser erguida num concerto vosso? 
Nada assim em específico. E isto porque os nossos fãs são sempre tão originais e as mensagens que partilham são mensagens pessoais, que eles querem que nós leiamos. Portanto, continuem a surpreender-nos! [risos] 

Lembram-se de alguma situação caricata que já vos tenha acontecido concerto? 
Sim, já nos aconteceram diversas situações caricatas. Por exemplo, na nossa primeira tour, tínhamos um candeeiro de tecto que levámos para todos os concertos. Num deles, em Aveiro, as velas estavam acesas e uma delas começou a pingar em cima de mim. A parte mais engraçada é que eu só me apercebi do que estava a acontecer muito mais tarde, tinha já a camisa arruinada. [risos] 

                                        Aos Deolinda o FLAMES pergunta... 

Decidiram chamar “Outras Histórias” ao vosso novo disco. Que histórias são essas que nos vão contar e onde se inspiraram para criá-las?
São sobretudo histórias do nosso dia-a-dia, do quotidiano. Especialmente em Portugal, mas não só. Representam o que é viver em 2016, a nossa vida actual. 

Existe algum fio condutor entre as várias histórias ou são narrativas individuais?
Se tiver de responder sim ou não, diria que não. Mas a verdade é que às vezes as pessoas podem ver pontes de contacto entre várias canções que nós não fizemos de forma intencional. 

Neste álbum convergem influências de vários géneros musicais. Isso é consequência natural das vossas diferentes origens enquanto músicos ou era um objectivo propositado para este 4º disco? 
Não foi propositado. Depois de ouvirmos as músicas fomo-nos lembrando de artistas que podiam trabalhar connosco que, de alguma forma, pudessem enriquecer o álbum. Por exemplo, achámos que o Riot dos Buraka Som Sistema se encaixaria perfeitamente na música “A velha e o DJ”. Foi algo que foi acontecendo assim com os outros artistas que trabalharam connosco também. 

Qual é o vosso critério na escolha desses nomes e com que outros artistas gostariam de trabalhar no futuro?
São artistas dos quais somos fãs, cujo trabalho nós gostamos e que façam sentido no nosso trabalho, pelo menos para nós. E têm de ser artistas que percebam o nosso trabalho também. Estamos muito felizes com as colaborações que fizemos neste álbum. 

O vídeo do primeiro single foi gravado no Museu de Arte Moderna. Porque optaram por este cenário para apresentar o tema “Corzinha de Verão”?
Este videoclip representa o eterno problema que enfrentamos quando estamos de férias ou temos um dia de folga e queremos, obviamente, ir para a praia, mas o tempo não ajuda. Lembramo-nos assim desta ideia, de levarmos a praia para o Museu de Arte Moderna que tem peças que marcam a cultura portuguesa e não só. E estamos muito gratos por eles terem aceite esta proposta! 

O “Outras Histórias” vem celebrar uma década de existência dos Deolinda. No início imaginaram que viriam a ter todo este reconhecimento e sucesso?
A nossa expectativa inicial era só fazermos música juntos. Mas depressa percebemos que os nossos concertos estavam a ter uma afluência considerável. O que é formidável! Eu próprio já toquei em bandas que não tinham muito público, portanto consigo perceber o quão bom é quando as pessoas reconhecem o nosso trabalho e gostam de nos ver actuar. 

Nestes 10 anos vocês conquistaram imensos prémios e um grande e merecido reconhecimento. O que é que ainda vos falta alcançar? 
O desafio é sempre ultrapassar os nossos próprios limites, dar sempre o máximo que conseguimos e superarmo-nos a nós próprios. E nós olhamos à volta e vemos que o mundo tem tantos países e tantas histórias para contar! Queremos continuar a fazer o que fazemos, porque sentimos que ainda há caminho a percorrer.

Obrigada Zé Pedro pela disponibilidade e Cátia pela ajuda na realização da entrevista!
0

Entretenimento: CD Deolinda - Outras Histórias



Trata-se do quarto álbum de originais dos Deolinda e chama-se "Outras histórias", um álbum que veio re-afirmar o papel que o grupo tem no panorama nacional e que é lançado numa altura importante (10 anos de carreira). 

É um álbum dos Deolinda, mas que encerra grandes participações, como é o caso de Manel Cruz, dos Ornatos Violeta que aparece a fazer um dueto com Ana Bacalhau em "Desavindos". Também conta com a participação de Riot (Buraka Som Sistema), na música "A velha e o DJ".


Não preciso de ser eu a falar-vos da qualidade do álbum, basta verem que este entrou directamente para o Nº1 do "iTunes" e tem já digressão marcada com 25 concertos agendados!
É interessante que como CD é, a meu ver, um re-encontrar dos Deolinda, uma vez que não se afasta do estilos que lhes é próprio, ao mesmo tempo que se afasta explorando outros caminhos não antes trilhados. Confusos? A verdade é que algumas músicas são diferentes do habitual, no entanto, assim que a música começa, facilmente conseguimos perceber que está música só pode ser dos Deolinda. A identidade musical está lá.. muda apenas um pouco a roupagem. 

E depois claro, temos a voz inconfundível de Ana Bacalhau que, no entanto, se apresenta neste álbum mais madura. 


A crítica mas, sobretudo, a ironia e os inúmeros retratos societais que traçam também estão presentes nas músicas.


Um album para ouvir e ouvir e ouvir... e prometo que as músicas não vos vão sair da cabeça :)

As 3 palavras que melhor descrevem este álbum são:
Alegre
Jovial
Inteligente

domingo, 31 de janeiro de 2016

0

Novidades no panorama Musical :)


Deolinda
Novo álbum "Outras Histórias" é editado a 19 de fevereiro

Chama-se "Outras Histórias" o novo trabalho dos Deolinda. Trata-se do 4.º álbum de estúdio da banda, sucessor de "Mundo Pequenino" (2013), e tem edição prevista para 19 de fevereiro. O primeiro single dele retirado, "Corzinha de Verão" chegou às rádios dia 20 de janeiro, dia em que é editado em todas as plataformas digitais. 
"Mundo Pequenino" rendeu à banda mais um disco de platina, mais um Globo de Ouro, um Prémio José Afonso, bem como mais algumas voltas ao Mundo, confirmando assim a importância do trabalho dos Deolinda para a música portuguesa. 

O seu novo trabalho, "Outras Histórias", registado em co-produção com João Bessa, traça alguns caminhos que ainda não haviam sido explorados no repertório e estilo da banda.

Para provar que "Outras Histórias" está mesmo repleto de outras histórias, a banda desafiou um leque surpreendente de convidados a enriquecer o repertório, com evidente destaque para a participação de Manel Cruz (Ornatos Violeta), que aparece em dueto com Ana Bacalhau, no tema "Desavindos" e deRiot (Buraka Som Sistema), numa inesperada colaboração em "A Velha e o DJ". A Orquestra Sinfonietta de Lisboa, conduzida pelo Maestro Vasco Pearce de Azevedo, com os arranjos para cordas escritos por Filipe Melo, é outra das presenças no disco.

O tempo é um conceito subjectivo. Aos Deolinda estes últimos três anos passaram a correr, mergulhados nos muitos concertos e projectos que tiveram. Para os fãs, três anos já foi tempo demais.

GIL DO CARMO
ANUNCIA "A UMA VOZ", O NOVO DISCO

"O Teu Cheiro a Café Torrado", o primeiro single de apresentação, acaba de estrear. Pré venda no iTunes já está disponível.


É já a 12 de Fevereiro que Gil do Carmo apresenta o seu novo trabalho: "A Uma Voz" é composto por 12 canções e conta com "O Teu Cheiro a Café Torrado" como cartão-de-visita. A canção fica imediatamente disponível para quem encomendar o disco no iTunes.

Inteiramente escrito por si, este é o quarto trabalho da carreira do cantor, ao lado de músicos que o ajudaram a encontrar um espaço próprio, como Yami, António Serrano, João Frade ou José Manuel Neto.

O brasileiro Ivan Lins descreve o álbum como o mais autêntico de todos os seus lançamentos, por ser "um disco totalmente acústico, utilizando instrumentos ligados à musica popular portuguesa, como violas acústicas, guitarra portuguesa, acordeão, e instrumentos de percussão. O que mais chama a atenção, após tão belas sonoridades e arranjos, é a forma como Gil e seu co-produtor e co-arranjador, o angolano Yami, construíram uma atmosfera sonora, que namora inúmeras tendências dos ritmos que se mesclaram através dos anos dentro do universo da musica portuguesa. O resultado, a serviço de composições simples e belos textos, só prova o amadurecimento de Gil como compositor e ideólogo de seus projetos".

Nascido numa família para quem a música foi raiz e, mais do que uma profissão, um modo de ser, Gil do Carmo tirou o que mais podia das suas experiências e aprendizagens. Aos 19 anos mudou-se para os Estados Unidos e estudou em duas importantes escolas de música em Los Angeles e Boston. Em 1995 regressa a Lisboa e, a partir daí, os seus talentos de compositor, letrista e cantor levam-no a editar “Mil Histórias”, “Nus Teus Olhos” e, em 2008, “Sisal”, um álbum que conta com o apoio de nomes como Bernardo Sassetti, Sara Tavares, Rão Kyao ou a Sinfonietta de Lisboa. Foi também proprietário do Speakeasy em grande parte deste período.

Oito anos depois, Gil do Carmo volta a focar-se na música a cem por cento, com um disco que é quase como uma impressão digital do seu autor. "A Uma Voz" tem as janelas abertas, uma vista desafogada sobre Lisboa e um claro olhar posto no mundo.


Oficial
Facebook

Banda sonora de "Alvin e os Esquilos: A Grande Aventura" nas lojas a 29 de janeiro

Filme chega às salas de cinema portuguesas a 4 de fevereiro


Alvin e os Esquilos estão de volta ao grande ecrã e com isso chega às lojas uma nova banda sonora, onde estas divertidas personagens dão uma nova vida a grandes sucessos como "Uptown Funk", "Turn Down for What", entre outros. A banda sonora chega às lojas já a 29 de janeiro, pouco antes do filme "Alvin e os Esquilos: A Grande Aventura" se estrear nos cinemas portugueses, a 4 de fevereiro.

Esta banda sonora conta ainda com a participação muito especial do músico, dançarino e DJ Redfoo, também conhecido como membro da dupla LMFAO, que se junta a Alvin e os Esquilos na canção "Juicy Wiggle (Munk Remix)". Além deRedfoo, este disco inclui ainda canções como "South Side", originalmente do multiplatinado artista Thomas Rhett, o grande êxito que é "Geronimo", pelosSheppard, e ainda "Oh My Love", do grupo The Score.

Este "Alvin e os Esquilos: A Grande Aventura" foi realizado por Walt Becker. Através de uma série de mal-entendidos, Alvin, Simon e Theodore acreditam que Dave vai para Miami pedir a sua namorada em casamento...e livrar-se deles. Eles têm três dias para impedi-lo, ficando a salvo não só de perder o Dave, mas também de ganhar um terrível meio-irmão.

Nomeados para os Grammys em nova compilação

Chegou às lojas a coletânea "2016 Grammy Nominees", que junta num só disco os principais nomeados aos prémios Grammy deste ano, que serão entregues a 15 de fevereiro, numa cerimónia a ter lugar no Staples Center, em Los Angeles. 

A coletânea conta com a presença de 21 artistas, desde as grandes estrelas pop do momento até aos nomes mais emergentes. No alinhamento podemos assim encontrar canções dos nomeados ao prémio de Álbum do Ano, nomeadamente os Alabama Shakes, Kendrick Lamar, Chris Stapleton, Taylor Swift e The Weeknd, bem como os músicos que concorrem à distinção de Artista Revelação, mais precisamente Courtney Barnett, James Bay, Sam Hunt, Tori Kelly e Meghan Trainor, entre outros. 

Parte das receitas deste álbum revertem para a Grammy Foundation e a MusiCares Foundation, duas organizações de beneficência ligadas à Recording Academy.

2016 Grammy Nominees

1. MARK RONSON - "Uptown Funk" Feat. Bruno Mars
2. TAYLOR SWIFT - "Blank Space"
3. THE WEEKND - "Can’t Feel My Face"
4. ED SHEERAN - "Thinking Out Loud"
5. MAROON 5 - "Sugar"
6. FLORENCE + THE MACHINE - "Ship To Wreck"
7. ALABAMA SHAKES - "Don’t Wanna Fight"
8. D’ANGELO AND THE VANGUARD - "Really Love"
9. KENDRICK LAMAR - "Alright"
10. CHRIS STAPLETON - "Traveller"
11. LITTLE BIG TOWN -"Girl Crush"
12. WIZ KHALIFA - "See You Again" Feat. Charlie Puth 
13. MEGHAN TRAINOR - "Lips Are Movin"
14. TORI KELLY -"Should’ve Been Us"
15. SAM HUNT - "Take Your Time"
16. JAMES BAY - "Hold Back The River"
17. COURTNEY BARNETT - "Pedestrian At Best"
18. CARRIE UNDERWOOD - "Little Toy Guns"
19. CAM - "Burning House"
20. LEE ANN WOMACK - "Chances Are"
21. KEITH URBAN - "John Cougar, John Deere, John 3:16"
PAUS
'Mitra' está disponível em pré-venda

Já se encontra disponível em pré-venda o novo disco dos Paus, "Mitra", previsto editar a 12 de Fevereiro.

Encomendando o disco no iTunes, os fãs encontram-no por um valor mais em conta do que estará depois de editado e recebem ainda imediatamente os temas "Pela Boca", o primeiro single de avanço do álbum, e "Mo People". Quem optar pela versão física pode encomendar o disco no site da Fnac, aqui, também com desconto de pré-venda. 

"Mitra", o novo álbum dos Paus, foi gravado na residência e estúdio da banda, o HAUS. A banda tem a apresentação do disco ao vivo marcada para o dia do lançamento do disco no Cinema S. Jorge, em Lisboa. A primeira parte deste e de todos os espetáculos em Portugal fica a cargo de Cachupa Psicadélica.

A digressão de "Mitra" começa em Lisboa e segue por vários pontos do país.Coimbra (Teatro Gil Vicente), Guimarães (Centro Cultural Vila Flor), Castelo-Branco (Cine-Teatro Avenida), Ilhavo (Centro Cultural), Faro (Teatro Municipal das Figuras) e Ovar (Escola de Artes e Oficios) são as primeiras cidades a receberem o mais recente trabalho do grupo português.
Todas as noites ficam completas com after parties em locais a anunciar em que são os próprios PAUS os DJs de uma noite de comunhão e festa agendadas para o início do próximo ano.

O tema "Pela Boca", foi o primeiro single de avanço do novo álbum. O vídeo, realizado por João Pedro Moreira (Buraka Som Sistema, Regula, Ana Moura,entre outros), conta com a colaboração na captação de André Leal. O vídeo foi filmado no Musicbox, em Lisboa, no passado dia 24 de Outubro.



SNARKY PUPPY

"Family Dinner – Volume Two" chega às lojas a 12 de Fevereiro.

Referenciados como um dos nomes em destaque na produção jazz dos últimos anos, os Snarky Puppy lançam "Family Dinner – Volume Two", um disco gravado em Nova Orleães e que nasceu da “vontade de trabalhar com vocalistas e compositores que admiramos”, como explica Michael League.

O resultado é um conjunto de oito faixas com a participação de David Crosby, Becca Stevens, Susana Baca, Charlie Hunter, Salif Keita, Laura Mvula e Jacob Collier, entre muitos outros. O trailer do projecto pode ser visto em baixo.


O conceito começou como uma série de concertos em Nova Iorque e evoluiu depois para um disco, "Family Dinner – Volume One", que venceu um Grammy em 2014. Depois, em 2015, a banda editou "Sylva", com a participação da Metropole Orkest. Os Snarky Puppy têm colhido elogios dos críticos e leitores das aclamadas revistas de jazz Downbeat e Jazz Times, que os premiaram como "Melhor Grupo de Jazz" e "Melhor Novo Projecto" respectivamente.

Como o DVD que vai acompanhar o disco é uma das formas mais interessantes de descobrir este trabalho, a banda está agora a exibi-lo em cinemas europeus, em sessões especiais, que contam com a presença do próprio líder dos Snarky Puppy.

ANA MOURA
Anuncia concertos extra da tour Moura

Após esgotar o segundo concerto em Faro, Ana Moura anuncia o terceiro espetáculo no Teatro das Figuras, dia 4 de Abril. O Coliseu do Porto vai também receber a artista por duas noites: com os bilhetes quase esgotados para o concerto de 16 de Abril, é hoje anunciada uma segunda data, a 15 de Abril. Ana Moura passa ainda pelo Pavilhão Multiusos de Guimarães no dia 12 de Março, a Arena de Évora a 1 de Abril, que também se encontra quase esgotada, e a MEO Arena, em Lisboa, no dia 9 de Abril, que está prestes a preencher metade da sua lotação.

Neste primeiro semestre de 2016 a digressão mundial de "Moura" percorre a Europa e a América do Norte. O primeiro espectáculo além-fronteiras decorre em Paris, no Olympia, e encontra-se quase esgotado. Ana Moura segue depois para dois concertos no Luxemburgo, o primeiro dos quais já esgotado. Passa ainda pela Alemanha, Suíça, Áustria, Roménia e Estados Unidos, tendo concertos marcados em cidades como Boston e Nova Iorque, onde actua no Carnegie Hall. 

Recorde-se que "Desfado", o álbum anterior de Ana Moura, atingiu a quíntupla platina, tornando-se no álbum mais vendido desta década, em Portugal. O mais recente álbum de originais "Moura" foi lançado a 27 de Novembro de 2015 e chegou à platina em apenas duas semanas, mantendo-se nos lugares cimeiros do top nacional de vendas desde então. 

19 FEV > Paris, Olympia FRA
20 FEV > Luxemburgo, Casino 2000 LUX
21 FEV > Luxemburgo, Casino 2000 LUX
27 FEV > Bucareste, Sala Palatului ROM
28 FEV > Cluj-Napoca, Sala Polivalenta ROM
02 ABR > Faro, Teatro das Figuras ESGOTADO
03 ABR > Faro, Teatro das Figuras ESGOTADO
15 ABR > Porto, Coliseu
16 ABR > Porto, Coliseu

MASSIVE ATTACK

Lançam aplicação "Fantom"
Disponível na App Store do iTunes gratuitamente

"Fantom" é um reprodutor sensorial de música através do qual é possível remisturar e reconstruir novas canções dos Massive Attack, usando uma série de variáveis ambientais incluindo localização, movimento, hora do dia, batimento cardíaco e o movimento da câmara do dispositivo móvel.
Além de permitir uma experiência sonora que está em constante evolução,"Fantom" também permite aos seus utilizadores criar e gravar pequenos trechos audiovisuais que podem depois ser guardados e partilhados através das redes sociais, SMS e canais peer-to-peer.
"Fantom" já está disponível gratuitamente na App Store do iTunes, aqui.
Para mais informações sobre “Fantom” consulte o site.

Massive Attack Online:

Banda sonora de 'Zootrópolis' com canção de Shakira
Disco é editado digitalmente a 12 de fevereiro e em formato físico a 4 de março

"Zootrópolis" é o mais recente filme dos estúdios Walt Disney e conta com a presença de Shakira, não só na voz da personagem Gazelle, mas também como intérprete da principal canção da banda sonora, "Try Everything", single composto em parceria com a célebre Sia e a dupla de produtores Stargate. A banda sonora conta ainda com música original do compositor Michael Giacchino, interpretada por uma orquestra de 80 elementos que foi dirigida pelo maestro Tim Simonec. A banda sonora chega às lojas digitais a 12 de fevereiro e em CD a 4 de março.

Distinguido com um Óscar pela banda sonora do filme "Up – Altamente", Michael Giacchino colabora agora pela primeira vez com os estúdios de animação Walt Disney para esta grande aventura que é "Zootrópolis", que chegará às salas de cinema portuguesas a 25 de fevereiro. 

De acordo com o próprio compositor, a banda sonora é, a nível instrumental, muito heterogénea. "Existem toques de world music espalhados um pouco por todo o lado. Mas, na sua essência, a música segue sempre a viagem emocional de Hopps e Nick."

Nos últimos anos Giacchino tem trabalhado em vários filmes dos estúdios Pixar, como "Divertida-Mente", "The Incredibles – Os Super Heróis" ou"Ratatui". Compôs ainda música para os filmes "Mundo Jurássico", "Missão Impossível: Operação Fantasma" ou "Planeta dos Macacos: A Revolta". Além de ter vencido o Óscar de melhor a banda sonora com"Up – Altamente", foi ainda distinguido com um Globo de Ouro, dois prémiosGrammy, um BAFTA e o Broadcast Film Critics’ Choice Award.

"Zootrópolis" estreia-se em Portugal a 25 de fevereiro e centra-se na cidade com o mesmo nome, onde todos os animais vivem juntos em harmonia e podem ser o que quiserem. No entanto, quando a novata tenente coelha Juddy Hopps chega à cidade descobre que ser a primeira coelha a fazer parte da polícia num mundo de animais grandes e duros não é tarefa fácil. Determinada a provar o que vale, agarra a oportunidade de resolver um caso muito misterioso, mesmo que para isso se tenha de aliar a Nick Wilde, uma raposa matreira. O filme é realizado por Byron Howard ("Entrelaçados", "Bolt") e Rich Moore ("Força Ralph") e corealizado por Jared Bush ("Penn Zero: Part-Time Hero").



1%

1%