Mostrar mensagens com a etiqueta Gabriel Garcia Marquez. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Gabriel Garcia Marquez. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

4

Livro: Contos Completos


 
Ano: 2011
Género: Realismo Mágico
Autor: Gabriel García Márquez


* Por Mariana Oliveira *

A minha estreia com o génio de Gabriel García Márquez foi com a incrível obra "Crónica de Uma Morte Anunciada". Não foram necessárias muitas páginas para eu perceber que estava perante um escritor ímpar para quem dezenas de prémios literários nunca seriam suficientes.
Contudo, alguns anos passaram até que finalmente pudesse voltar a ler algo do escritor...
Assim, a minha recente paixão por livros de contos foi a desculpa perfeita para ler um novo livro do autor - "Contos Completos"


Sinopse:
"Este volume reúne os contos escritos por Gabriel García Márquez desde os finais dos anos 1940, até meados dos anos 1990. Um conjunto de 41 histórias que nos permite desfrutar de todo o encanto e mestria do genial escritor colombiano, e que nos leva a um mundo inesquecível cuja realidade se expressa mediante fórmulas mágicas e lendárias. Histórias fantásticas que reflectem a cultura sul-americana, misturando acontecimentos surreais e detalhes do quotidiano, escritas com o estilo que caracteriza a obra de García Márquez, em que os milagres se inserem na vida quotidiana e a prosa se aproxima inevitavelmente do seu destino fatal: a poesia."


Opinião: 
Aquilo que mais me surpreendeu foi a variedade de estilos utilizada pelo autor nos diferentes contos. Por vezes tinha mesmo a sensação de que não podia ser a mesma pessoa a escrever todo o livro.
Fiquei igualmente admirada pela imaginação de Gabriel García Márquez que aqui nos surpreende com histórias tão diversas que seria preciso a muitos outros escritores viver muitas vidas para conseguir criar algo tão rico e variado.

Enquanto alguns contos são medianos, a grande maioria do livro está repleta de histórias que me conquistaram pelo seu misticismo, sentido de humor e magia.
Adorei o facto de o autor, fosse qual fosse a premissa do conto, conseguir sempre apresentar-nos o seu país, a Colômbia, através das suas descrições dos costumes, mitos, rituais e referências históricas dessa pátria. Após esta leitura fiquei cheia de vontade de viajar até ao continente sul-americano e ver com os meus olhos essas paisagens áridas e as aldeias paradas no tempo onde as tradições ainda conseguem resistir ao avançar dos tempos.
Após esta leitura tão completa e mágica fiquei com uma certeza: Gabriel García Márquez é um escritor que me enche as medidas e quero ler muito mais dele para continuar a ter o privilégio de desfrutar da sua escrita maravilhosa e da sua imaginação e originalidade sem par!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

11

Livro: Crónica de uma morte anunciada

Autor: Gabriel Garcia Marquez
Título Original: Crónica de una muerte anunciada
Publicação: 1981
________________________________________

Este livro supreendeu-me imenso pela positiva. Achei que ía ser chato, no entanto, este é sem dúvida um adjectivo que não pode ser utilizado para descrever este livro magnificamente escrito.
Em geral, procuro nos livros suspense e imprevisibilidade: duas coisas que não se encontram aqui.
De facto, desde o início que nos é dito que a personagem principal morre…basta ler o título e, caso o leitor seja um pouco distraído e não o tenha entendido, o autor do livro volta a repeti-lo iniciando o livro exactamente por referir isso.
O interessante é que o leitor irá ficar ainda mais preso com esta revelação. Vai morrer? Como? Porquê? E garanto-vos: apesar de saber que o homenzinho vai morrer, vai passar o tempo todo a gritar mentalmente “Não vás praí”; “volta para trás”; “Nãaaaao”.

É no interior da Colômbia que vamos encontrar as nossas personagens que arduamente preparam o casamento de Bayardo San Roman com Ângela Vicário no entanto…
Haveria mais a dizer, mas não quero estragar a surpresa aos meus queridos leitores..
Portanto, recomendo a todos este livro que, para além da história em si, ainda nos fala sobre os costumes da zona, os valores dos membros da comunidade e tenta desvendar um pouco da mente humana.
Ahhh, então mas quem é que vai morrer? Bem, já que vos contei que alguém morre, deixo a descoberta do “quem” a vocês…

P.S.- Já leste este livro? Estás a pensar ler? Dá-nos a tua opinião..

1%

1%