Copyright
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
Mostrar mensagens com a etiqueta Alfaguara. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Alfaguara. Mostrar todas as mensagens
sábado, 15 de fevereiro de 2020
sexta-feira, 23 de novembro de 2018
0
Já ouvi falar imenso deste autor, mas vai ser a minha estreia com Javier Marías.
Berta Isla
Javier Marías
ISBN: 9789896655662
Berta Isla é a história de uma mulher que espera e se transforma. A história de um amor imperfeito, como o são todos.
SINOPSE
Viva México
Alexandra Lucas Coelho
ISBN: 9789896656935
[DIVULGAÇÃO]: Livros novos na estante
Tenho 2 meninos novos na estante das quais vos queria muito falar!
Já ouvi falar imenso deste autor, mas vai ser a minha estreia com Javier Marías.
Berta Isla
Javier Marías
ISBN: 9789896655662
Edição ou reimpressão: 10-2018
Editor: Alfaguara Portugal
Idioma: Português
Dimensões: 152 x 235 x 33 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 496
Berta Isla é a história de uma mulher que espera e se transforma. A história de um amor imperfeito, como o são todos.
SINOPSE
Berta casou com Tomás pensando que o conhecia desde sempre mas, na realidade, não sabia nada verdadeiramente importante sobre ele. Tomás escondia-lhe algo que não podia partilhar com ninguém, nem mesmo com ela. Berta Isla é a história de um homem que quer intervir na História, acabando desterrado do mundo.
É a história de uma mulher que espera por uma vida completa e, nessa espera, se transforma. É sobretudo uma história da fragilidade e tenacidade de uma relação condenada ao segredo, ao fingimento, ao desencontro; uma história de amor em que lealdade e ressentimento se entrelaçam.
Viva México
Alexandra Lucas Coelho
ISBN: 9789896656935
Edição ou reimpressão: 11-2018
Editor: Companhia das Letras
Idioma: Português
Dimensões: 146 x 228 x 26 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 392
SINOPSE
SINOPSE
Uma travessia transformadora por um país tão arcaico quanto futuro, que entra na pele e comove desde o primeiro dia. Alexandra Lucas Coelho encontra migrantes clandestinos e crentes na Virgem, sobreviventes dos cartéis e zapatistas, rappers feministas e travestis, operárias e botânicos, arqueólogos e mágicos. Livro Finalista do Prémio Portugal Telecom de Literatura.
Etiquetas:
Alfaguara,
Companhia das letras,
Javier Marías,
Livros
sábado, 8 de setembro de 2018
0
Título: O Corpo Dela e Outras Partes
Autor: Carmen Maria Machado
ISBN: 9789896655976
Livro: O corpo dela e outras partes (Carmen Maria Machado)
Título: O Corpo Dela e Outras Partes
Autor: Carmen Maria Machado
ISBN: 9789896655976
Edição ou reimpressão: 07-2018
Editor: Alfaguara Portugal
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 233 x 19 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 288
Opinião
SINOPSE
Um livro-sensação sobre a condição feminina.
Uma mulher recusa deixar o marido tirar-lhe o misterioso laço verde que ela traz ao pescoço, é um pedaço sagrado, inviolável, de si e ninguém pode tocar-lhe. Outra mulher, isolada numa ilha enquanto uma praga aniquiladora se espalha pela Terra, lista os seus encontros sexuais ao longo da vida, tentando identificar aquele que a condenou. Há ainda uma outra epidemia que torna invisíveis algumas mulheres (sobretudo as jovens e bonitas), que depois reaparecem numa loja de vestidos num centro comercial, assombrando a empregada de balcão.
As narrativas destas páginas misturam géneros, combinam realidade e cultura popular com mito, folclore e fábula, e assim desafiam fronteiras, questionam o género como identidade, e pelo caminho contribuem para mapear a vida das mulheres, a sua força e vulnerabilidade, os seus apetites e compulsões, as suas transgressões e agressões.
Histórias terrenas e surreais, excêntricas e sensuais, alegres e cáusticas, cómicas e profundamente sérias, em que o corpo pode ser inconsequente, os humanos podem ser monstros, e a raiva pode ser erótica. O corpo dela e outras partes é uma visão simultaneamente sombria e luminosa, simples e extravagante, sobre o mundo no feminino, estendendo ao leitor um espelho ligeiramente distorcido do mundo que conhecemos e um convite a repensarmos as escolhas e relações que nos definem.
UM DOS MELHORES LIVROS DO ANO 2017: Barnes & Noble * Book Riot * Boston Globe * Chicago Review of Books * Elle * Huffington Post * Kirkus Reviews * Library Journal * Los Angeles Times * New York Times * Paris Review * Publishers Weekly * Washington Post * Esquire
Opinião
Roberta Frontini
Quando recebi este livro achei que era uma obra totalmente distinta da que encontrei quando comecei a ler as primeiras páginas... sim, porque assim que o livro chegou peguei logo nele. Quando o iniciei e percebi o estilo achei que não tinha absolutamente nada a ver comigo. E depois? Depois devorei-o, porque simplesmente não conseguia parar de o ler. E assim, um livro de uma autora para mim totalmente desconhecia, de um estilo literário que não me atrai, conseguiu transformar-se num dos livros mais surpreendentes que li nestes últimos meses, tanto é que até o apresentei no clube de leitura do FLAMES e, simplesmente, não consegui parar de falar nele por uns bons dias.
O livro é, na verdade, uma série de contos que a autora foi publicando em vários locais, e por isso falarei neles de forma distinta (tentando entrar no menor número de spoilers possíveis como vocês sabem).
Antes de o lerem precisam de compreender que neste livro não há uma clara ligação entre os contos, e que todos estão um pouco desconexos (apesar de haver temas recorrentes em todos eles). Houve contos que adorei, e outros de que gostei menos, mas no geral, este livro valeu muito mas muito a pena.
O ponto do marido - 4*
Este conto, por ter sido o primeiro, surpreendeu-me logo, e deixou-me bastante agarrada à história. A autora vai conseguindo alternar cenas do quotidiano normal, cenas do "macabro", mas de forma encantadora. Lembrou-me bastante a escrita de Bukowski. É verdade que o conto tem algumas cenas de sexo um pouco mais fortes, mas mesmo assim a escrita da autora e a forma como ela nos conta a história deixam-nos agarrados. Conta a história de uma mulher que encontra o seu príncipe encantado. Tudo corre bem, mas o facto de ela usar uma fita verde ao pescoço que não deixa que ninguém desenlace torna-se um mistério...
Inventário - 3*
Num mundo distópico uma doença é propagada, presumivelmente, através de relações sexuais. Uma mulher decide, então, fazer um inventário com todas as pessoas com quem teve encontros. Em cada paragrafo a autora conta um pouco da "relação" que teve com essa pessoa. A premissa pareceu-me muito interessante, mas as descrições de sexo tornaram o conto menos apelativo para mim. Existiu, a meu ver, muita promiscuidade sexual.
Mães - 1*
Este conto foi, para mim, o mais difícil de me conseguir relacionar. Não consigo compreender bem porquê, mas acabei por o achar bastante confuso. Trata-se da história de um casal lésbico que decide ter um bebé. Apesar de inicialmente interessante, achei a escrita confusa.
Especialmente abominável- 3*
Se, no início, este conto me pareceu bizarro, com o tempo consegui ficar agarrada a ele e foi-se tornando cada vez mais interessante. Conta a história de um "casal" de detectives que tem de resolver casos de homicídio etc. Mas a perspectiva é muito diferente... Para além do mais existem 2 personagens que são fisicamente iguais às personagens principais mas que são mais perfeitas. Sim, parece confuso, mas vale a pena ler o conto até ao fim. Continuará a ser confuso, mas mesmo assim fez-me soltar umas boas gargalhadas. No início parecem apenas histórias desgarradas, mas estas vão ganhando coerência à medida que o conto vai avançando.
As mulheres de verdade têm corpo - 4*
Esta história está muito interessante. No mundo aparece um vírus que faz com que as mulheres, aos poucos, vão desaparecendo. Ou seja, começam aos poucos a tornar-se transparentes e a perder consistência. Através desta história a autora abre-nos os olhos para algumas questões mais relacionadas com o consumismo e o papel da mulher (por exemplo).
Oito dentadas - 4*
Mais um conto que nos faz reflectir sobre a importância que o corpo, por exemplo, pode ter na vida de uma mulher. Trata-se da história de uma mulher que decide seguir os passos das 3 irmãs e fazer uma cirurgia que fará com que ela tenha um copo mais bonito e não consiga mais ter fome para comer. Assim ela será, certamente, mais feliz. Mas com o tempo, em casa dela, aparece uma "forma" estranha com a qual ela terá de aprender a conviver... Achei um conto mesmo muito interessante.
A residente - 4,5*
Foi talvez um dos meus contos preferidos. Daqueles contos que, no final, dá vontade de ligar para a autora e discutir sobre ele. Conta a história de uma senhora que vai para uma casa/refúgio que serve um pouco como um "retiro" para artistas. Nessa casa a nossa personagem principal irá tentar escrever um livro e, talvez, enfrentar alguns fantasmas do passado...
Um feitio difícil em festas - 4,5*
A par com o outro conto, este foi talvez um dos meus favoritos. Por vezes parecia confuso, mas o final vale imenso a pena e quando se percebem algumas coisas, o leitor de certo que irá ficar surpreendido e contente por ter dado uma oportunidade a esta autora.
Eu fiquei extremamente agradada com a criatividade da autora, e vou sem dúvida ficar atenta para saber mais sobre alguns dos seus próximos trabalhos.
Em breve vou também fazer um vídeo sobre o livro... isto para verem como eu o achei interessante. Se já leram o livro ou estão a pensar ler, digam alguma coisa.
Etiquetas:
Alfaguara,
Carmen Maria Machado,
Livro,
Livros,
Roberta
sábado, 21 de julho de 2018
0
Fiquem com o vídeo onde vos mostro os livros que chegaram cá a casa em Junho :)
Link para o Youtube: https://youtu.be/eyiHFSYB1KE
Vídeo: BookHaul Junho 2018
Fiquem com o vídeo onde vos mostro os livros que chegaram cá a casa em Junho :)
Link para o Youtube: https://youtu.be/eyiHFSYB1KE
Etiquetas:
Alfaguara,
Canal Youtube,
Jacarandá,
Livros Horizonte,
Presença,
Roberta,
Suma,
Suma de Letras,
Vídeos,
Youtube
quarta-feira, 18 de julho de 2018
0
Título: Laços
Autor: Domenico Starnone
Editor: Alfaguara
Um romance magistral sobre as forças subterrâneas do amor.
De um dos mais destacados autores italianos, vencedor dos Prémios Strega, Bridge, Castiglioncello e Comisso.
Eleito um dos melhores livros do ano
The New York Times * Kirkus Reviews * The Sunday Times
[OPINIÃO] Livro: Laços (Domenico Starnone)
Título: Laços
Autor: Domenico Starnone
Editor: Alfaguara
Um romance magistral sobre as forças subterrâneas do amor.
De um dos mais destacados autores italianos, vencedor dos Prémios Strega, Bridge, Castiglioncello e Comisso.
Eleito um dos melhores livros do ano
The New York Times * Kirkus Reviews * The Sunday Times
SINOPSE
«Aprendemos os dois que, para vivermos juntos, devemos dizer um ao outro muito menos do que aquilo que calamos.»
O amor é um jogo sublime. E uma perigosa armadilha.
Como muitos casamentos, o de Vanda e Aldo foi sendo desgastado pelo tempo, a tensão, o atrito, a rotina, a infidelidade. Mas sobreviveu ileso. Ou talvez não.
Olhando de perto, com atenção, é possível ver as finas fissuras que podem estilhaçar o casamento, como uma pequena jarra que se toca ao de leve e se desfaz em mil pedaços.
O que deixamos para trás quando deixamos alguém? Uma casa, uma família, um passado, uma ideia de futuro?
Quão fortes são os laços que nos unem aos que amamos? E quão livres nos permitem ser?
Domenico Starnone oferece-nos um olhar incisivo e terno sobre o amor, o casamento, a família, o legado que deixamos aos nossos filhos e o lugar que a liberdade individual pode ter no meio de tudo isso. Um romance provocador, intensíssimo e verdadeiro, pela mão de um dos maiores nomes da literatura italiana contemporânea.
Os elogios da crítica:
«Um livro de enorme inteligência e impacto emocional.»
The New York Times
«O relato agudo de um casal em crise. (...) Uma história brilhante e cortante como um pedaço de vidro.»
The Guardian
«Um romance superlativo. A radiografia de um amor que de amor apenas tinha o nome. A escrita brilhante de Starnone é como um tornado.»
Il Giornale
«Um estudo magistral sobre a passagem do tempo.»
National Post
«Delicado e viciante.»
Il Corriere della Sera
«A autópsia complexa e devastadora de uma relação.»
The Times
«Cada detalhe faz sentido, desde o nome do gato da família à forma particular de Aldo atar os sapatos. Laçosé uma joia literária, que se destaca pelas personagens singulares e pela clareza do estilo.»
BBC
«Um dos romancistas mais destacados de Itália, embora menos conhecido. Um pós-modernista ao estilo de Italo Calvino.»
The New York Times
«Um escritor atípico, um lobo solitário que vive a literatura através da experiência pessoal. (...) Sempre original.»
La Stampa
«Uma corajosa anatomia de um casal em crise.»
Il Messaggero
OPINIÃO
(Roberta)
Por vezes há livros que sabemos que temos de ler, porque um autor ou a sinopse nos chama à atenção. Há outros que partimos para a leitura totalmente desprovidos de qualquer ideia, e de repente encontramo-nos totalmente embrenhados numa história que mexe com a nossa cabeça.. uma história que não conseguimos largar. Outras vezes há uma mistura dos dois...
Assim que recebi este livro soube que tinha de o ler. Primeiro porque qualquer livro da Alfaguara tende a chamar por mim. É como ter um selo/marca de qualidade per se. Mas neste livro houve outras coisas que me impelriam a agarrá-lo. Primeiro o facto de o autor ser italiano (ainda para mais do sul - Nápoles) e eu nunca ter lido nada dele. Depois uma frase que se encontrava na sinopse: "(...) Aprendemos os dois que, para vivermos juntos, devemos dizer um ao outro muito menos do que aquilo que calamos". Ora esta frase tocou-me logo porque não concordo com ela. De todo. Faço parte daquele conjunto de pessoas que prefere levar com uma verdade tão poderosa que é sentida como uma facada real do que lidar com mentiras ou omissões que, momentanea- e ilusoriamente, nos tirem a mente de preocupações. Por isso sabia que teria de ler este livro para conseguir compreender melhor o porquê desta afirmação. Não é por não concordar com uma frase que isso vai comprometer a minha leitura. Aliás, este livro está cheio de personagens que têm acções que eu condeno totalmente, que não compreendo, que não compartilho, e no entanto este tornou-se num dos melhores livros que li nos últimos tempos. Porque para além de uma história ou de personagens com as quais nos conseguimos identificar, uma das melhores coisas que se pode ter é uma experiência de leitura fora do comum. Uma experiência de leitura que nos arrebata e que mexa connosco e com os nossos pensamentos.. que reaviva memórias, que nos permita construir cenários.. enfim... uma história que mexe, literalmente, connosco e nos ajude a soltar a imaginação. E foi isso mesmo que este livro me proporcionou.
Não se deixem enganar, este não é um livro sobre o amor... ou talvez seja um livro sobre o que é o conceito de amor para algumas pessoas, e se assim for só me resta dizer que me parece ser um livro, infelizmente, realista.
Mas é um livro sobre a vida em casal, um livro sobre casamento, sobre infidelidade, sobre a capacidade de perdoar, sobre crescer e envelhecer, sobre viver a vida e sobre a consequência dos nossos actos. É um livro que se devora... que não nos deixa sossegados ao longo do dia, porque Domenico Starnone conseguiu fazer uma coisa absolutamente fantástica: criou uma história interessante, um enredo giro, com a capacidade de reflexão e uma boa escrita. Aconselho-o vivamente.
Etiquetas:
Alfaguara,
Domenico Starnone,
Livro,
Livros,
Roberta
domingo, 1 de julho de 2018
0
Título: O desaparecimento de Stephanie Mailer
Autor: Joël Dicker
Chancela: ALFAGUARA
Data de publicação: 07/2018
Título: O céu é nosso
Autor: Luke Allnutt
Chancela: SUMA DE LETRAS
Data de publicação: 07/2018
[DIVULGAÇÃO]: Livros: O desaparecimento de Stephanie Mailer & O céu é nosso
Autor: Joël Dicker
Chancela: ALFAGUARA
Data de publicação: 07/2018
SINOPSE
Na noite de 30 de Julho de 1994, a pacata vila de Orphea, na costa leste dos Estados Unidos, assiste ao grande espectáculo de abertura do festival de teatro. Mas o presidente da Câmara está atrasado para a cerimónia# Ao mesmo tempo, Samuel Paladin percorre as ruas desertas da vila à procura da mulher, que saiu para correr e não voltou. Só pára quando encontra o seu corpo em frente à casa do presidente da Câmara. Dentro da casa, toda a família do presidente está morta.
A investigação é entregue a Jesse Rosenberg e Derek Scott, dois jovens polícias do estado de Nova Iorque. Ambiciosos e tenazes, conseguem cercar o assassino e são condecorados por isso. Vinte anos mais tarde, na cerimónia de despedida de Rosenberg da Polícia, a jornalista Stephanie Mailer confronta-o com uma revelação inesperada: o assassino não é quem eles pensavam, e a jornalista reclama ter informações-chave para encontrar o verdadeiro culpado.
Dias depois, Stephanie desaparece.
Assim começa este thriller colossal, de ritmo vertiginoso, entrelaçando tramas, personagens, surpresas e volte-faces, sacudindo o leitor e impelindo-o, sem possibilidade de parar, até ao inesperado e inesquecível desenlace.
O que aconteceu a Stephanie Mailer?
E o que aconteceu realmente no Verão de 1994?
Mal posso esperar para ler este livro. Joël Dicker escreveu um dos meus livros favoritos da vida. Já obriguei imensa gente a lê-lo, e nunca ninguém se arrependeu :p
Podem ver a minha opinião aqui - http://flamesmr.blogspot.com/2016/09/livros-verdade-sobre-o-caso-harry.html
Título: O céu é nosso
Autor: Luke Allnutt
Chancela: SUMA DE LETRAS
Data de publicação: 07/2018
SINOPSE
Rob Coates não acredita na sua sorte. Tem Anna, a sua incrível mulher e, o mais precioso de tudo, Jack, o filho, que faz de todos os dias uma aventura extraordinária. Rob sente que ganhou a lotaria da vida. Até o dia em que tudo muda, quando Anna se apercebe de que há algo errado com Jack.
É então que o mundo de Rob começa a desmoronar-se. De repente, encontra-se sozinho, procura consolo em fotografar os arranha-céus e os penhascos que ele e Jack costumavam visitar. E quando parece que toda a esperança está perdida, Rob embarca na mais inesquecível das jornadas para encontrar o caminho de volta à vida e ao perdão.
O Céu É Nosso é um romance terno e comovente sobre o amor. A estreia literária de Luke Allnutt é um estímulo e um convite à reflexão, que nos mostra, através do despertar do protagonista, que, quando tudo está perdido, o que resta é o amor.
Etiquetas:
Alfaguara,
Joël Dicker,
Livro,
Livros,
Luke Allnutt,
Suma de Letras
quinta-feira, 7 de junho de 2018
0
Chegaram cá a casa estes novos meninos, e eu venho mostrá-los!
Título: O que Fica Somos Nós
Autor: Jill Santopolo
ISBN: 9789896655488
Título: As três vidas
Autor: João Tordo
Chancela: COMPANHIA DAS LETRAS
Data de publicação: 05/2018
ISBN: 9789896656126
EAN: 9789896656126
https://www.gostodeler.pt/libros/as-trs-vidas/MPT-001159
[DIVULGAÇÃO]: Livros novos na estante
Chegaram cá a casa estes novos meninos, e eu venho mostrá-los!
O primeiro que me despertou logo o interesse foi este Laços, não só pela sinopse mas pelo autor que é italiano, tal como eu.
Título: Laços
Autor: Domenino Starnone
Chancela: ALFAGUARA
Data de publicação: 06/2018
ISBN: 9789896655938
EAN: 9789896655938
Data de publicação: 06/2018
ISBN: 9789896655938
EAN: 9789896655938
Um romance sobre as forças subterrâneas do amor. De um dos mais destacados autores italianos, vencedor dos prémios Strega, Bridge, Castiglioncello e Comisso.
Conto torná-lo numa das minhas próximas leituras. Não consigo resistir nem a esta capa, nem à descrição dele, e muito menos à editora que me habituou a obras de excelência.
Em seguida vinha este livro, acompanhado por este caderno mega fofinho!!!!
Título: O que Fica Somos Nós
Autor: Jill Santopolo
ISBN: 9789896655488
Edição ou reimpressão: 06-2018
Editor: Suma de Letras
SINOPSE
Numa luminosa manhã de fim de Verão, Lucy e Gabe encontram-se na universidade, em Nova Iorque, e apaixonam-se. Parece o começo de uma história como muitas outras, mas estamos a 11 de setembro de 2001 e, enquanto a cidade está envolta em poeira e detritos, eles beijam-se e trocam promessas. Assumem que têm de encontrar um significado para as suas vidas, tirar proveito dela, deixar uma marca. Jovens e apaixonados, pareciam ter o mundo a seus pés. Não esperavam que os seus próprios sonhos os separassem. Mas Gabe aceita trabalhar como fotógrafo de imprensa no Médio Oriente e Lucy decide continuar a sua carreira em Nova Iorque.
Treze anos depois, Lucy está numa encruzilhada. Sente a necessidade de revisitar as épocas fundamentais do seu relacionamento com Gabe, marcado por escolhas que os conduziram por diferentes caminhos, ao longo de diferentes vidas. Escolhas que, no entanto, nunca romperam o vínculo profundo que os une. Então, é chegado o momento, naquele dia... Lucy mantém um último segredo, e é hora de o revelar a Gabe. Todas as suas escolhas os conduziram até ali. Agora, uma última escolha decidirá o seu futuro.
Um romance comovente sobre o poder imperecível do primeiro amor com um final inesquecível.
E finalmente, chegou a re-edição do livro "As três vidas" de João Tordo!!!!! Vai ser a minha estreia com o autor.
Título: As três vidas
Autor: João Tordo
Chancela: COMPANHIA DAS LETRAS
Data de publicação: 05/2018
ISBN: 9789896656126
EAN: 9789896656126
SINOPSE
António Augusto Millhouse Pascal vive longe do mundo, num velho casarão alentejano, com os três netos pouco dados a regras e um jardineiro taciturno. O isolamento é quebrado pelas visitas de clientes abastados que procuram a ajuda do velho patriarca, em tempos um importante espião e contra-espião, testemunha activa das grandes guerras do século XX.
O nosso narrador - um lisboeta de origens modestas - entra na história quando Millhouse Pascal o contrata como arquivista dos segredos que envolvem os seus clientes. Não poderia adivinhar o rapaz, ao aceitar o trabalho, que este acabaria por consumir a sua própria vida.
A partir do momento em que se apaixona por Camila, neta do patrão com sonhos de ser funambulista, desaparecida após uma viagem a Nova Iorque, o destino do narrador enreda-se irreversivelmente nos mistérios da família, partindo a sua existência em três.
Etiquetas:
Alfaguara,
Companhia das letras,
Deixava de dormir por...,
Novidades,
Suma,
Suma de Letras
sábado, 11 de novembro de 2017
sexta-feira, 3 de novembro de 2017
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017
0
Título: Cheio de Vida
Autor: John Fante
Editor: Alfaguara Portugal
Edição ou reimpressão: 2016
ISBN: 9789896651374
Livro: Cheio de Vida (John Fante)
Título: Cheio de Vida
Autor: John Fante
Editor: Alfaguara Portugal
Edição ou reimpressão: 2016
ISBN: 9789896651374
SINOPSE
Entre a ficção e a autobiografia, Cheio de Vida é contado na primeira pessoa por uma personagem chamada John Fante. É um livro cheio de vida: uma mistura de comédia e drama povoado por personagens fortíssimos, como Nick Fante, o pai, teimoso e terno, dedicado à família e ao seu ofício. E é ainda uma história forte e comovente sobre laços familiares que contribui de forma notável para a herança literária multiétnica dos Estados Unidos.
OPINIÃO
(Roberta Frontini)
Este foi dos livros mais engraçados que li em 2016. Talvez não seja aquele tipo de humor a que estejamos habituados, mas sem dúvida que John Fante me conseguiu fazer rir em várias partes, transformando-se assim numa das leituras mais agradáveis que fiz o ano passado. Neste livro John Fante mistura ficção com realidade, e isso torna o livro ainda mais interessante. O que mais curiosidade me suscitou foi quando vi que Charles Bukowski aponta John Fante como seu mentor/ídolo na escrita. E é fácil de compreender o porquê. A realidade é também aqui apontada de forma crua e sem rodeios, apesar de esta ser um pouco mais amenizada neste livro do que em comparação ao que conheço da escrita de Bukowski.
Esta é então a história do autor (?) e da sua mulher (Joyce) que engravida. Ambos têm então de ajustar-se a esta nova realidade à medida que lutam pelo sonho americano (e contra uma praga de térmitas). A forma como a relação entre as duas personagens evolui graças ao filho que vai nascer é, a meu ver, o ponto crucial da obra. A relação entre as personagens fica então situada entre o drama e a comédia e a forma como ambas lidam com o absurdo do quotidiano vai sendo mostrado ao longo das páginas.
Não é só a transição para a parentalidade e as emoções que esta provoca que é discutida aqui. A importância da família e o fosso intergeracional também têm aqui uma aparição especial e tornam toda a trama mais interessante e humana. As tradições, a religião e as superstições também são motivo de análise (e chacota) por parte do autor e transformam este livro rápido de se ler, em algo extraordinário. No final, fica uma sensação de boa disposição e uma vontade enorme de ir ler mais obras do autor.
Um livro a ler! Por todos!
Um livro a ler! Por todos!
Etiquetas:
Alfaguara,
Livro,
Livros,
Penguin Random House,
Roberta
sábado, 24 de dezembro de 2016
quinta-feira, 22 de dezembro de 2016
0
Livro: A Sul de nenhum Norte
Título Original: South of No North
Ano de edição: 2016
Género: Drama
Autor: Charles Bukowski
Editora: Alfaguara
* Por Mariana Oliveira *
Em determinadas obras opto por lê-las sem saber nenhuma informação prévia. Sinopses ou críticas ficam completamente de parte quando decido mergulhar numa história sabendo o mínimo possível. Foi precisamente isso que decidi fazer com um dos títulos mais chamativos que me passaram pelas mãos nos últimos tempos: A Sul de nenhum Norte.
Sinopse:
"Uma colectânea de 27 contos. Um homem compra um manequim feminino pelo qual se apaixona perdidamente. Um escritor alcoólico e frustrado alcança o sucesso mas não se liberta do vício. Dois vagabundos partem para um assalto nocturno e acabam transformados em assassinos. Bêbedos, escritores falhados, prostitutas, ladrões, pugilistas, bandidos: os personagens que povoam as páginas destes contos são velhos conhecidos do mundo narrativo de Bukowski. Um mundo pobre, sujo e feio, retratado com absoluta lucidez mas também com uma profunda compreensão e empatia. A América das ruas, dos bordéis, das salas de jogo, dos bares mais esquálidos e das pessoas mais esquecidas. A América que não conheceu o Grande Sonho e de que Bukowski foi sempre, talvez, a voz mais autêntica. Considerado por muitos como o melhor livro de Bukowski, "A Sul de Nenhum Norte" é o retracto cru e fulgurante dos americanos que desistiram da sociedade e até de si mesmos. Uma reflexão que Bukowski faz com particular genialidade e domínio literário na economia e alvos das suas palavras.
Opinião:
Há vários anos que sentia uma imensa curiosidade em ler algo de Bukowski mas até agora a oportunidade nunca se tinha proporcionado. Por isso mesmo, foi com um misto de histerismo e expectativa que iniciei esta leitura.
Contudo, qual não foi o meu espanto quando me deparei com contos cujos protagonistas são ladrões, violadores, prisioneiros, caloteiros e alcoólicos. Foi a primeira vez que me confrontei com uma obra assim e a palavra que encontro para melhor descrever o que senti foi: chocada. Não estava à espera que o autor me apresentasse de uma forma tão crua uma América a anos-luz do famoso sonho americano.
Charles Bukowski não poupa nos adjectivos fortes, nos verbos violentos e nas situações repugnantes.
Se a intenção do autor era a de chocar, pois bem comigo conseguiu cumprir o seu propósito por completo!
É evidente a crítica social e até política que o autor pretende fazer com a sua obra, ao denunciar o que de mais degradante existia à época na sociedade americana. Sendo um país comummente retratado como o local onde todos os sonhos se podem concretizar, o autor decidiu demonstrar que também existe uma classe degradada, sem rumo e com dificuldade em se inserir na restante sociedade. Será que os restantes cidadãos podem fazer algo para alterar essa situação? E o que dizer dos governantes?
Se tivesse lido a sinopse antes de embarcar nesta leitura, com certeza que a chapada na cara não teria sido tão violenta. No entanto, da forma como as coisas aconteceram, dei por mim perante a leitura que mais me chocou nos últimos tempos. Confesso que não estava nada à espera desta surpresa e não considero que estivesse preparada.
Serão assim os outros livros de Bukowski? Confesso que fiquei cheia de curiosidade em sabê-lo. Contudo, aprendi a minha lição: na próxima vez leio primeiro a sinopse!
Etiquetas:
Alfaguara,
Charles Bukowski,
Livros,
Mariana
sábado, 5 de novembro de 2016
0
Bookhaul outubro
Se quiserem saber que livros chegaram cá a casa em Outubro, é só clicar ;) - https://www.youtube.com/watch?v=OIzD1UNGiBI
segunda-feira, 24 de outubro de 2016
0
Por constrangimentos de tempo, não pude fazer um post "normal", mas deixo-vos um vídeo no seu lugar.
Falo-vos do livro "Carta à mulher do meu futuro" e se quiserem ler o post escrito podem sempre clicar no link aqui - http://flamesmr.blogspot.pt/2016/04/livro-carta-mulher-do-meu-futuro.html
Cliquem neste link para verem o vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=XUMJWrghTe4
Ou cliquem em baixo :)
Livro: Carta à mulher do meu futuro [Versão VÍDEO]
Por constrangimentos de tempo, não pude fazer um post "normal", mas deixo-vos um vídeo no seu lugar.
Falo-vos do livro "Carta à mulher do meu futuro" e se quiserem ler o post escrito podem sempre clicar no link aqui - http://flamesmr.blogspot.pt/2016/04/livro-carta-mulher-do-meu-futuro.html
Cliquem neste link para verem o vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=XUMJWrghTe4
Ou cliquem em baixo :)
Etiquetas:
Alfaguara,
Livro,
Livros,
Penguin Random House,
Roberta
segunda-feira, 3 de outubro de 2016
0
Título: Casa de Férias com Piscina
Autor: Herman Koch
Editor: Alfaguara Portugal
Edição ou reimpressão: 2016
ISBN: 9789896651114
Uma narrativa em que o mistério e a intriga concorrem para denunciar a hipocrisia e fragilidade da vida contemporânea.
Marcado por uma ironia desarmante, o enredo negro e fortemente psicológico de Casa de férias com piscina proporciona uma leitura ávida, controversa e intrigante que confirma o incrível talento literário de Herman Koch no dissecar da farsa amoral de uma sociedade à deriva.
Livro: Casa de férias com piscina (Herman Koch)
Título: Casa de Férias com Piscina
Autor: Herman Koch
Editor: Alfaguara Portugal
Edição ou reimpressão: 2016
ISBN: 9789896651114
SINOPSE
Uma narrativa em que o mistério e a intriga concorrem para denunciar a hipocrisia e fragilidade da vida contemporânea.
Marcado por uma ironia desarmante, o enredo negro e fortemente psicológico de Casa de férias com piscina proporciona uma leitura ávida, controversa e intrigante que confirma o incrível talento literário de Herman Koch no dissecar da farsa amoral de uma sociedade à deriva.
OPINIÃO
(por Roberta Frontini)
Não.. não se preocupem que não vou dizer, mais uma vez, para olharem para esta capa absolutamente fantástica. Nem me vou repetir dizendo que adoro as obras da Alfaguara e que a qualidade das capas, em geral, se equipara à qualidade dos autores e das histórias que nos são apresentadas. Estaria a ser repetitiva e não pode ser!
Vou-me focar apenas na história e nos sentimentos que esta me suscitou.
Esta é a história de um médico e de um paciente. O paciente é um actor famoso e quando morre, os olhos voltam-se para o médico. Que terá acontecido? Porque está o médico, presumivelmente, em maus lençóis? E, em retrospectiva, é precisamente a história deste médico que vamos conhecer, e a história da relação entre estas duas personagens (ok, talvez mais algumas se lhes juntarão...).
A primeira coisa que me saltou logo à vista, foi o humor do autor. Através de um tipo de humor mais subtil (arriscaria mesmo dizer que é inteligente) estas personagens são-nos apresentadas, bem como as suas redes de conhecimentos, as suas ligações, as suas vidas. A inveja, a hipocrisia, a mentira... o correcto e o errado, o ético e o justo.. tudo questões que são reveladas e discutidas através de um romance, uma história bastante original e escrita de forma magistral. Ao longo das várias páginas o leitor sente-se como no meio de um local com novoeiro, e ao longo das páginas vamos sentindo o nevoeiro a dissipar-se, e a aurea de mistério começa a ser revelada.
Eu adorei este livro, porque o achei original, inteligente (não só pelo uso do humor mas também pela crítica que tece), divertido... Achei-o completamente fora do comum, e senti que o autor me cativava ao longo do tempo. Mesmo tendo eu passado de meio do livro, continuava a sentir que precisava de respostas, que eu própria não conseguia classificá-lo... lá está, a originalidade dele torna-o difícil de definir, mas irresistível de ler.
Estou muito feliz por ter tido a oportunidade de ter conhecido este autor (de certo que quero ler mais coisas dele) e de ter lido este livro no verão (acreditem, é perfeito!).
Não deixem de lhe dar uma vista de olhos e, quem sabe, de mergulhar nas suas páginas e na sua história.
Etiquetas:
Alfaguara,
Herman Koch,
Livro,
Roberta
quinta-feira, 22 de setembro de 2016
4
Título: A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert
Autor: Joël Dicker
Livros: A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert + O livro dos Baltimore
Introdução
Um dia, completamente por acaso, li a sinopse do livro "A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert". Foi verdadeiro amor à primeira vista, e a capa do livro fez logo uma aparição especial na minha wishlist. Um dia comprei-o mas, como muitos livros que compro, acabou por ficar esquecido na estante. Esquecido não é propriamente o que devo dizer dele, porque a verdade é que eu lembrava-me muito dele. No entanto, os livros que chegam cá a casa de parceria acabaram por lhe passar à frente. Não é costume eu recomendar livros que não li a pessoas, mas por algum motivo acabei por o recomendar e nem sequer o facto de me dizerem que o livro era, efectivamente, fabuloso me fez lê-lo.
Foi só quando soube que a prequela deste livro ía sair "O livro dos Baltimore", que meti na cabeça que tinha MESMO de o ler, e rapidamente. Assim, para mim, até seria melhor, porque poderia ler a prequela logo seguida (se há coisa que me faz confusão é ter de esperar para poder ler um livro relacionado com o outro). E foi assim, cheia de expectativas, que comecei a ler "A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert".
Não é comum no FLAMES fazer um post com duas obras, mas para livros especiais, medidas especiais.
A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert
Autor: Joël Dicker
Editor: Alfaguara Portugal
Edição ou reimpressão: 2013
ISBN: 9789896721824
Título: O Livro dos Baltimore
Autor: Joël Dicker
Editor: Alfaguara Portugal
Edição ou reimpressão: 2016
ISBN: 9789896650674
Até ao dia do Drama, existiam dois ramos da família Goldman: os de Baltimore e os de Montclair. O ramo de Baltimore, próspero e bafejado pela sorte, mora numa luxuosa mansão e encarna a imagem da elite americana. Já os Goldman de Montclair são uma típica família de classe média e vivem numa casa banal em Nova Jérsia. Tudo isto se transforma com o Drama. Movido pelas memórias felizes dos tempos áureos de Baltimore, Marcus Goldman procura descobrir o que se passou no dia do Drama, que mudaria para sempre o destino da família. O que aconteceu realmente aos Goldman de Baltimore?
Edição ou reimpressão: 2013
ISBN: 9789896721824
Sinopse
Verão de 1975. Nola Kellergan, uma jovem de quinze anos, desaparece misteriosamente da pequena vila costeira de Nova Inglaterra. As investigações da polícia são inconclusivas. Primavera de 2008, Nova Iorque. Marcus Goldman, escritor, vive atormentado por uma crise da página em branco, depois de o seu primeiro romance ter tido um sucesso. Junho de 2008, Aurora. Harry Quebert, um dos escritores mais respeitados do país, é preso e acusado de assassinar Nola, depois de o cadáver da rapariga ser descoberto no seu jardim. Meses antes, Marcus, discípulo de Harry, descobrira que o professor vivera um romance com Nola, pouco tempo antes do seu desaparecimento. Convencido da inocência de Harry, Marcus abandona tudo e parte para Aurora para conduzir a sua própria investigação.
Opinião
Este livro, ainda antes de eu o ter terminado, já fazia parte dos meus livros favoritos da vida. A história é absolutamente viciante. Dava por mim a fechar o livro com esforço hercúleo. Dava por mim a fazer as várias tarefas do dia a dia, sempre a pensar nestas personagens, nas revelações que íam acontecendo. Dava por mim a fazer ligações na minha mente, a criar teorias, enfim... a tentar montar o puzzle que Joël Dicker nos apresenta. Um bom livro não se resume apenas ao que o autor escreve e ao que lemos, mas a todas as sensações que formos experienciando à medida que o formos lendo. E nesse aspecto, Joël Dicker conseguiu não só apresentar-me uma história fantástica, como me proporcionou uma série de emoções indescritíveis. Tudo junto permite-me afirmar que este livro é, sem dúvida, dos melhores que li na vida!
A minha sorte é não existirem no mundo mais livros do autor, senão eu acho que deixava de dormir, de comer, de viver até devorar toda a sua obra. Já perdi a conta às pessoas a quem obriguei a lerem esta obra, e posso-me dizer muito satisfeita com o feedback que esses leitores me têm reportado.
Este livro parece ter de tudo um pouco, mas o mistério é sem dúvida alguma aquele factor com maior presença. Temos romance, temos suspense, temos loucura, temos livros (muitos livros e editoras à mistura) temos um policial fantástico que tenho a certeza que vai deixar muita gente acordada... na expectativa, a querer saber mais.
O aborrecimento é um sentimento que será banido da sua vida assim que o iniciar a ler. Nada é aborrecido, tudo tem um porquê, tudo encaixa.. mas só no final. Até lá, podem tentar virar as peças de todas as formas possíveis, que elas dificilmente conseguirão encaixar facilmente.
Para além da história, o autor usa alguns capítulos de forma interessante, onde um professor mostra, ao seu aluno, como se deve construir um bom livro.
Dava perfeitamente para pegar neste livro e transformá-lo numa mini série! Seria um sucesso.
O Livro dos Baltimore
Autor: Joël Dicker
Editor: Alfaguara Portugal
Edição ou reimpressão: 2016
ISBN: 9789896650674
Sinopse
Opinião
Este livro tem coisas que o distinguem claramente do "A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert" e outras que o aproximam desse mesmo livro. Começo por explicar que esta é a prequela do livro anterior. Portanto, estamos perante um livro que relata acontecimentos que ocorreram antes daqueles descritos no livro anterior.
Em termos de semelhanças, ambos estão bem escritos. Ambos têm aquelas pinceladas de mistérios que acompanham todo o livro e que agarra o leitor à obra. Mas é aqui que começam as diferenças. Se no primeiro temos um homicídio a desvendar, neste caso a apresentação dos factos ocorre de forma inversa à primeira. E isso é pior? De todo. É apenas diferente e demonstra que o autor se encontra à vontade em arriscar e palpar novos territórios. Também é um livro que se centra um pouco mais num romance (tema apresentado também no primeiro livro mas de forma mais secundária).
Mais uma vez o autor nos vai apresentado factos que remetem para o passado, e factos do presente, que no final se interligam e criam a obra.
Esta podia ser a história de qualquer família. Mas não é, é a história dos Baltimore. Muito bem contada, dá-nos vontade de também nós termos uma história familiar tão interessante para podermos transformar em livro.
Roberta Frontini
Etiquetas:
Alfaguara,
Joel Dicker,
Livros,
Penguin Random House,
Roberta
sexta-feira, 9 de setembro de 2016
0
Título: A Factura
Autor: Jonas Karlsson
A felicidade tem um preço? Um homem está prestes a descobrir.
Minimalista, surreal e original, o romance de Jonas Karlsson explora o absurdo da vida e questiona a grande meca dos tempos modernos: numa sociedade em que só o dinheiro conta, o que é, afinal, a felicidade e como a medimos? A factura vai mudar a forma como vê a vida.
Livro: A factura (Jonas Karlsson)
Título: A Factura
Autor: Jonas Karlsson
SINOPSE
A felicidade tem um preço? Um homem está prestes a descobrir.
Minimalista, surreal e original, o romance de Jonas Karlsson explora o absurdo da vida e questiona a grande meca dos tempos modernos: numa sociedade em que só o dinheiro conta, o que é, afinal, a felicidade e como a medimos? A factura vai mudar a forma como vê a vida.
OPINIÃO
(Por Roberta Frontini)
Será preciso eu, mais uma vez, bradar aos céus o quanto amo as capas da Alfaguara e o quanto elas me atraem sempre? Não pois não? Mas como posso falar nesta obra sem referir esta capa absolutamente fantástica? Não posso! Mais uma vez um livro começa logo por me atrair pela capa. As cores, o design, tudo! E então, quando eu recebi este livro em casa, fiz o que normalmente faço sempre que recebo uma obra deles: meti todas as minhas leituras de lado, e comecei a lê-lo!
O livro começa logo muito bem. A leitura é muito agradável e prende-nos logo.
A história quase nos leva para um Universo paralelo que, no entanto (e assustadoramente) não se afasta assim tanto do nosso. Um homem recebe em casa uma carta com uma factura absurda para pagar e, através dessa factura, começa a repensar toda a sua vida. O amor, a morte, a vida, a solidão, são algumas das questões que vão sendo abordadas de forma leve e, por vezes, humorística, mas que, no entanto, nos deixa a reflectir.
Não pude deixar de pensar em Kafka enquanto lia esta obra, e até me arrepiei quando na contra-capa leio a opinião do Mail on Sunday "é como se Kafka tivesse decidido olhar para o lado positivo das coisas". No entanto, eu acrescento mais. É como se Kafka nos ajudasse a olhar para o lado positivo da nossa vida e, a questionar quão absurda a sociedade pode vir a ser.
De forma subtil, o autor também nos apresenta um romance... um romance entre uma personagem e uma voz. A voz que, no entanto, lhe consegue ir respondendo a todas as dúvidas da nossa personagem principal. E, como esta mesma personagem trabalha num vídeoclube, temos ainda algumas sugestões cinéfilas ao longo da obra.
Este é um livro que se lê de forma muito rápida e, por esse motivo, não me quero alongar mais sobre ele. Apenas vos quero dizer o seguinte: LEIAM LEIAM LEIAM!!!!!! Estão perante um dos melhores livros de 2016!
Por fim fica um comentário.. será que os senhores que alteraram o coeficiente que avalia a qualidade e o conforto das casas tendo em conta a localização (pelo IMI) leram este livro? Hum..
Fiquem com um bookhaul que fiz em que falo um pouco desta mesma obra aqui:
Etiquetas:
Alfaguara,
Jonas Karlsson,
Livro,
Livros,
Roberta
sábado, 6 de agosto de 2016
0
Passatempo - http://flamesmr.blogspot.pt/2016/07/239-passatempo-do-flames-em-parceria_26.html
Livro: Um Copo de Cólera - http://flamesmr.blogspot.pt/2016/07/livro-um-copo-de-colera.html
Livro: Piu Caganita (versão de texto aumentado, pictogramas, braille impresso e imagens em relevo) - http://flamesmr.blogspot.pt/2016/07/livro-piu-caganita-versao-de-texto.html
http://www.thetravelbook.eu/
♥ ♥ SIGAM O FLAMES! ♥ ♥
♥ BLOGUE - http://www.flamesmr.blogspot.com
♥ FACEBOOK - https://www.facebook.com/FLAMESmr
♥ INSTAGRAM - http://instagram.com/flames_mr
♥ GOODREADS - http://www.goodreads.com/user/show/19759752-flames-mariana-oliveira-roberta-frontini
♥ SPOTIFY - https://open.spotify.com/user/11134298554
♥ YOUTUBE - https://www.youtube.com/user/FLAMESmr
♥ SNAPCHAT - flames_mr
♥♥ e-mail us ♥♥ flamesmr@gmail.com
BookHaul Julho 2016 + GIVEAWAY [BLOGUE FLAMES]
Livro: Um Copo de Cólera - http://flamesmr.blogspot.pt/2016/07/livro-um-copo-de-colera.html
Livro: Piu Caganita (versão de texto aumentado, pictogramas, braille impresso e imagens em relevo) - http://flamesmr.blogspot.pt/2016/07/livro-piu-caganita-versao-de-texto.html
http://www.thetravelbook.eu/
♥ ♥ SIGAM O FLAMES! ♥ ♥
♥ BLOGUE - http://www.flamesmr.blogspot.com
♥ FACEBOOK - https://www.facebook.com/FLAMESmr
♥ INSTAGRAM - http://instagram.com/flames_mr
♥ GOODREADS - http://www.goodreads.com/user/show/19759752-flames-mariana-oliveira-roberta-frontini
♥ SPOTIFY - https://open.spotify.com/user/11134298554
♥ YOUTUBE - https://www.youtube.com/user/FLAMESmr
♥ SNAPCHAT - flames_mr
♥♥ e-mail us ♥♥ flamesmr@gmail.com
segunda-feira, 6 de junho de 2016
0
- Opinião Livro: O clube dos Ténis Vermelhos (Ana Punset) - http://flamesmr.blogspot.pt/2015/11/livro-o-clube-dos-tenis-vermelhor-ana.html
Video: BookHaul Maio 2016
Outras informações:
- Opinião Livro: Aquipélago (Joel Neto) - http://flamesmr.blogspot.pt/2016/02/livro-arquipelago-joel-neto.html
- Opinião Livro: Iluminae - http://flamesmr.blogspot.pt/2016/05/livro-illuminae.html
- O Bibliognosta - Tavares e Pereira - Alfarrabistas
- Discurso J. K Rowling - Harvard - https://www.youtube.com/watch?v=wHGqp8lz36c
quinta-feira, 7 de abril de 2016
0
Título: Carta à Mulher do Meu Futuro
Autor: Péter Gárdos
Edição/reimpressão: 2016
Páginas: 244
Editor: Alfaguara Portugal
ISBN: 9789896650339
Em Julho de 1945, depois de sobreviver ao campo de concentração de Bergen-Belsen, Miklós, um jovem húngaro de vinte e cinco anos, é enviado para um campo de refugiados na Suécia. Pele e osso, desdentado, doente, o médico dá-lhe poucos meses de vida. Mas morrer depois de sobreviver a uma guerra não está nos planos de Miklós.
Ele não se sente sozinho. Sabe que há 117 mulheres da sua terra a viver em campos de refugiados na Suécia. Ignorando a sentença de morte da febre que o atormenta todas as manhãs, envia uma carta a cada uma delas. Alguma haverá de sucumbir à sua veia poética e sedutora caligrafia.
A centena de quilómetros, Lili responde. Assim começa uma história de amor redentora e inesquecível entre dois sobreviventes que eram também sonhadores.
Baseada na história real dos pais do autor e narrada a partir das cartas trocadas entre os dois, o romance de Péter Gárdos relembra-nos que o amor é uma força de vida, capaz de vencer a própria morte.
A Alfaguara não pára de me surpreender. Os autores que publica são sempre fabulosos, e as capas que faz ajudam sempre a enaltecer as suas obras. Por isso mesmo, sempre que sai uma obra nova, fico logo interessada. A primeira coisa que me chamou à atenção foi, sem dúvida, a capa. Ainda antes de ler o título, ainda antes de ler o nome do autor ou de saber o que trata, sabia que o tinha de ter! Colecciono selos, mas independentemente disso acho que qualquer pessoa fica facilmente encantada com a qualidade desta capa. E hoje posso dizer que esta é das capas mais lindas da minha estante. Passada a surpresa inicial pela capa, li o nome do autor, vi o título, li a sinopse e pensei "Sim! Este livro terá de fazer parte da minha estante". Tal como os pais do autor do livro, também o meu avô sobreviveu aos campos de concentração nazi. Depois de ter ido combater por Itália, foi preso precisamente na altura em que Itália e Alemanha deixaram de ser aliados. E assim, sempre cresci a ouvir algumas das histórias que ele contava (apesar de tudo muito poucas, que não era um assunto que lhe interessasse recordar)... Talvez isso tenha aumentado o meu gosto por este género de história. Gosto bastante de ler sobre a Segunda Guerra Mundial.
Mas não pense o leitor que esta obra é uma mera colecção de cartas. Não. Esta não é uma mera obra epistolar. É uma história, contada pela voz do filho, que usa esta obra para contar o romance dos pais, algumas vivências do pós guerra (algumas durante a própria guerra e a libertação dos judeus dos campos de concentração) acompanhados de alguns trechos de cartas. Essa era a parte interessante, quando sabíamos o que tinha acontecido e depois a informação era complementada pelos trechos das cartas. Muitos podem pensar que com o fim da guerra terminariam as dificuldades para os sobreviventes, e que estes voltariam a casa e tudo seria como antes. Mas é precisamente por isto que obras destas são tão importantes. Para nos lembrar que ainda muitos trabalhos passaram estas pessoas antes de conseguir refazer e recuperar as suas vidas. Uma obra interessante, de grande valor histórico, que se lê rapidamente pela fluidez de escrita e o ritmo que o autor impõe (não fosse ele realizador de cinema). Este livro deveria ser leitura obrigatória nas escolas (por exemplo), especialmente tendo em conta a época em que vivemos.
Livro: Carta à mulher do meu futuro
Título: Carta à Mulher do Meu Futuro
Autor: Péter Gárdos
Edição/reimpressão: 2016
Páginas: 244
Editor: Alfaguara Portugal
ISBN: 9789896650339
Sinopse
Em Julho de 1945, depois de sobreviver ao campo de concentração de Bergen-Belsen, Miklós, um jovem húngaro de vinte e cinco anos, é enviado para um campo de refugiados na Suécia. Pele e osso, desdentado, doente, o médico dá-lhe poucos meses de vida. Mas morrer depois de sobreviver a uma guerra não está nos planos de Miklós.
Ele não se sente sozinho. Sabe que há 117 mulheres da sua terra a viver em campos de refugiados na Suécia. Ignorando a sentença de morte da febre que o atormenta todas as manhãs, envia uma carta a cada uma delas. Alguma haverá de sucumbir à sua veia poética e sedutora caligrafia.
A centena de quilómetros, Lili responde. Assim começa uma história de amor redentora e inesquecível entre dois sobreviventes que eram também sonhadores.
Baseada na história real dos pais do autor e narrada a partir das cartas trocadas entre os dois, o romance de Péter Gárdos relembra-nos que o amor é uma força de vida, capaz de vencer a própria morte.
Opinião (por Roberta Frontini)
A Alfaguara não pára de me surpreender. Os autores que publica são sempre fabulosos, e as capas que faz ajudam sempre a enaltecer as suas obras. Por isso mesmo, sempre que sai uma obra nova, fico logo interessada. A primeira coisa que me chamou à atenção foi, sem dúvida, a capa. Ainda antes de ler o título, ainda antes de ler o nome do autor ou de saber o que trata, sabia que o tinha de ter! Colecciono selos, mas independentemente disso acho que qualquer pessoa fica facilmente encantada com a qualidade desta capa. E hoje posso dizer que esta é das capas mais lindas da minha estante. Passada a surpresa inicial pela capa, li o nome do autor, vi o título, li a sinopse e pensei "Sim! Este livro terá de fazer parte da minha estante". Tal como os pais do autor do livro, também o meu avô sobreviveu aos campos de concentração nazi. Depois de ter ido combater por Itália, foi preso precisamente na altura em que Itália e Alemanha deixaram de ser aliados. E assim, sempre cresci a ouvir algumas das histórias que ele contava (apesar de tudo muito poucas, que não era um assunto que lhe interessasse recordar)... Talvez isso tenha aumentado o meu gosto por este género de história. Gosto bastante de ler sobre a Segunda Guerra Mundial.
No entanto, confesso-vos que ultimamente começo a estar um pouco farta. Isto porque já li tanto, já vi tantos filmes, tantos documentários, que ultimamente começo a achar que a literatura sobre o tema é "mais do mesmo".
Não é o caso deste livro. Posso dizer muito sobre ele, mas não posso dizer que é "mais do mesmo". Primeiro porque estamos perante uma história verdadeira! Depois porque a trama se foca no pós guerra. Sim, é verdade que nos conta alguns episódios que se passam durante a guerra, mas a forma como o autor o faz é diferente e não exaustiva. Neste livro, seguimos a história do pai de Péter Gárdos, Miklós, a quem um médico lhe comunica que tem apenas 6 meses de vida. Sobreviveu, mas o seu estado de saúde não é dos melhores. Então, ele decide escrever cartas a mulheres que sejam da localidade de onde ele era antes da guerra.. e assim escreve 117 cartas a mulheres húngaras sobreviventes.
Mas não pense o leitor que esta obra é uma mera colecção de cartas. Não. Esta não é uma mera obra epistolar. É uma história, contada pela voz do filho, que usa esta obra para contar o romance dos pais, algumas vivências do pós guerra (algumas durante a própria guerra e a libertação dos judeus dos campos de concentração) acompanhados de alguns trechos de cartas. Essa era a parte interessante, quando sabíamos o que tinha acontecido e depois a informação era complementada pelos trechos das cartas. Muitos podem pensar que com o fim da guerra terminariam as dificuldades para os sobreviventes, e que estes voltariam a casa e tudo seria como antes. Mas é precisamente por isto que obras destas são tão importantes. Para nos lembrar que ainda muitos trabalhos passaram estas pessoas antes de conseguir refazer e recuperar as suas vidas. Uma obra interessante, de grande valor histórico, que se lê rapidamente pela fluidez de escrita e o ritmo que o autor impõe (não fosse ele realizador de cinema). Este livro deveria ser leitura obrigatória nas escolas (por exemplo), especialmente tendo em conta a época em que vivemos.
E já agora, precisamente a propósito disso, aproveito este post para me referir a um "outro" assunto. Esta é a história de duas pessoas... dois refugiados da guerra. Uma história de amor belíssima, e real! O romance de dois judeus maltratados por causa de uma nação com lamentáveis ideologias. Que teria acontecido se a Suécia não tivesse acolhido milhares de refugiados como fez? Bom... muito provavelmente Péter Gárdos não existiria, e assim esta obra e todos os filmes de que é realizador, não existiriam! Talvez este livro venha recordar, a algumas pessoas, a importância de se acolher quem mais precisa e que um dia, também nós, poderemos precisar de apoio. De facto, as personagens deste livro são refugiados húngaros. É "interessante" saber isto, tendo em conta a posição que a Húngria está a tomar neste momento, relativamente a outros refugiados de guerra. Este facto apenas aumenta o meu respeito pelo autor, que escreveu esta obra também por este motivo.
Agora, o meu próximo passo é ver o filme, e espero falar-vos dele em breve! A curiosidade é enorme!
Agora, o meu próximo passo é ver o filme, e espero falar-vos dele em breve! A curiosidade é enorme!
Etiquetas:
Alfaguara,
Livros,
Péter Gárdos,
Roberta
Subscrever:
Mensagens (Atom)
1%



















