sábado, 8 de setembro de 2018

0

Livro: O corpo dela e outras partes (Carmen Maria Machado)



Título: O Corpo Dela e Outras Partes
Autor: Carmen Maria Machado
ISBN: 9789896655976

Edição ou reimpressão: 07-2018
Editor: Alfaguara Portugal
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 233 x 19 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 288

SINOPSE

Um livro-sensação sobre a condição feminina.
Uma mulher recusa deixar o marido tirar-lhe o misterioso laço verde que ela traz ao pescoço, é um pedaço sagrado, inviolável, de si e ninguém pode tocar-lhe. Outra mulher, isolada numa ilha enquanto uma praga aniquiladora se espalha pela Terra, lista os seus encontros sexuais ao longo da vida, tentando identificar aquele que a condenou. Há ainda uma outra epidemia que torna invisíveis algumas mulheres (sobretudo as jovens e bonitas), que depois reaparecem numa loja de vestidos num centro comercial, assombrando a empregada de balcão.

As narrativas destas páginas misturam géneros, combinam realidade e cultura popular com mito, folclore e fábula, e assim desafiam fronteiras, questionam o género como identidade, e pelo caminho contribuem para mapear a vida das mulheres, a sua força e vulnerabilidade, os seus apetites e compulsões, as suas transgressões e agressões.

Histórias terrenas e surreais, excêntricas e sensuais, alegres e cáusticas, cómicas e profundamente sérias, em que o corpo pode ser inconsequente, os humanos podem ser monstros, e a raiva pode ser erótica. O corpo dela e outras partes é uma visão simultaneamente sombria e luminosa, simples e extravagante, sobre o mundo no feminino, estendendo ao leitor um espelho ligeiramente distorcido do mundo que conhecemos e um convite a repensarmos as escolhas e relações que nos definem.

UM DOS MELHORES LIVROS DO ANO 2017: Barnes & Noble * Book Riot * Boston Globe * Chicago Review of Books * Elle * Huffington Post * Kirkus Reviews * Library Journal * Los Angeles Times * New York Times * Paris Review * Publishers Weekly * Washington Post * Esquire



Opinião 
Roberta Frontini

Quando recebi este livro achei que era uma obra totalmente distinta da que encontrei quando comecei a ler as primeiras páginas... sim, porque assim que o livro chegou peguei logo nele. Quando o iniciei e percebi o estilo achei que não tinha absolutamente nada a ver comigo. E depois? Depois devorei-o, porque simplesmente não conseguia parar de o ler. E assim, um livro de uma autora para mim totalmente desconhecia, de um estilo literário que não me atrai, conseguiu transformar-se num dos livros mais surpreendentes que li nestes últimos meses, tanto é que até o apresentei no clube de leitura do FLAMES e, simplesmente, não consegui parar de falar nele por uns bons dias. 


O livro é, na verdade, uma série de contos que a autora foi publicando em vários locais, e por isso falarei neles de forma distinta (tentando entrar no menor número de spoilers possíveis como vocês sabem). 

Antes de o lerem precisam de compreender que neste livro não há uma clara ligação entre os contos, e que todos estão um pouco desconexos (apesar de haver temas recorrentes em todos eles). Houve contos que adorei, e outros de que gostei menos, mas no geral, este livro valeu muito mas muito a pena.

O ponto do marido - 4*
Este conto, por ter sido o primeiro, surpreendeu-me logo, e deixou-me bastante agarrada à história. A autora vai conseguindo alternar cenas do quotidiano normal,  cenas do "macabro", mas de forma encantadora. Lembrou-me bastante a escrita de Bukowski. É verdade que o conto tem algumas cenas de sexo um pouco mais fortes, mas mesmo assim a escrita da autora e a forma como ela nos conta a história deixam-nos agarrados. Conta a história de uma mulher que encontra o seu príncipe encantado. Tudo corre bem, mas o facto de ela usar uma fita verde ao pescoço que não deixa que ninguém desenlace torna-se um mistério...

Inventário - 3*
Num mundo distópico uma doença é propagada, presumivelmente, através de relações sexuais. Uma mulher decide, então, fazer um inventário com todas as pessoas com quem teve encontros. Em cada paragrafo a autora conta um pouco da "relação" que teve com essa pessoa. A premissa pareceu-me muito interessante, mas as descrições de sexo tornaram o conto menos apelativo para mim. Existiu, a meu ver, muita promiscuidade sexual. 

Mães - 1*
Este conto foi, para mim, o mais difícil de me conseguir relacionar. Não consigo compreender bem porquê, mas acabei por o achar bastante confuso. Trata-se da história de um casal lésbico que decide ter um bebé. Apesar de inicialmente interessante, achei a escrita confusa. 

Especialmente abominável- 3*
Se, no início, este conto me pareceu bizarro, com o tempo consegui ficar agarrada a ele e foi-se tornando cada vez mais interessante. Conta a história de um "casal" de detectives que tem de resolver casos de homicídio etc. Mas a perspectiva é muito diferente... Para além do mais existem 2 personagens que são fisicamente iguais às personagens principais mas que são mais perfeitas. Sim, parece confuso, mas vale a pena ler o conto até ao fim. Continuará a ser confuso, mas mesmo assim fez-me soltar umas boas gargalhadas. No início parecem apenas histórias desgarradas, mas estas vão ganhando coerência à medida que o conto vai avançando. 

As mulheres de verdade têm corpo - 4*
Esta história está muito interessante. No mundo aparece um vírus que faz com que as mulheres, aos poucos, vão desaparecendo. Ou seja, começam aos poucos a tornar-se transparentes e a perder consistência. Através desta história a autora abre-nos os olhos para algumas questões mais relacionadas com o consumismo e o papel da mulher (por exemplo).

Oito dentadas - 4*
Mais um conto que nos faz reflectir sobre a importância que o corpo, por exemplo, pode ter na vida de uma mulher. Trata-se da história de uma mulher que decide seguir os passos das 3 irmãs e fazer uma cirurgia que fará com que ela tenha um copo mais bonito e não consiga mais ter fome para comer. Assim ela será, certamente, mais feliz. Mas com o tempo, em casa dela, aparece uma "forma" estranha com a qual ela terá de aprender a conviver... Achei um conto mesmo muito interessante. 

A residente - 4,5*
Foi talvez um dos meus contos preferidos. Daqueles contos que, no final, dá vontade de ligar para a autora e discutir sobre ele. Conta a história de uma senhora que vai para uma casa/refúgio que serve um pouco como um "retiro" para artistas. Nessa casa a nossa personagem principal irá tentar escrever um livro e, talvez, enfrentar alguns fantasmas do passado...

Um feitio difícil em festas - 4,5*
A par com o outro conto, este foi talvez um dos meus favoritos. Por vezes parecia confuso, mas o final vale imenso a pena e quando se percebem algumas coisas, o leitor de certo que irá ficar surpreendido e contente por ter dado uma oportunidade a esta autora. 

Eu fiquei extremamente agradada com a criatividade da autora, e vou sem dúvida ficar atenta para saber mais sobre alguns dos seus próximos trabalhos.

Em breve vou também fazer um vídeo sobre o livro... isto para verem como eu o achei interessante. Se já leram o livro ou estão a pensar ler, digam alguma coisa. 



Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%