Mostrar mensagens com a etiqueta 2020 Editora. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta 2020 Editora. Mostrar todas as mensagens

domingo, 2 de fevereiro de 2020

0

Livro: Franklin e Luna e o Livro de Contos de Fadas




Título: Franklin e Luna e o Livro de Contos de Fadas
Autor: Jen Campbell
ISBN: 9789897079504
Edição ou reimpressão: 10-2019
Editor: Fábula
Idioma: Português
Dimensões: 281 x 290 x 8 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 40



Sinopse

Uma obra de duas autoras premiadas que celebra o amor pelos livros!

É o aniversário do Franklin, o dragão, e toda a aldeia está a planear uma festa surpresa. Para manter tudo em segredo e afastar o Franklin dos preparativos, Luna, a sua melhor amiga, leva-o à livraria local. Lá descobrem um estranho livro de contos de fadas que faz desaparecer misteriosamente a tartaruga de estimação da Luna.

Os dois amigos decidem entrar no livro para irem à sua procura, e encontram uma série de personagens de contos de fadas, mas nem todas são amigáveis…

Será que vão conseguir regressar os três a tempo da festa surpresa?
Depois de Franklin e a Livraria Voadora e Franklin e Luna Vão à Lua, as autoras apresentam uma história sobre as maravilhas (e os perigos!) de nos perdermos dentro de um bom livro.

Através de ilustrações requintadas, as autoras trazem a magia dos contos de fadas clássicos para o século XXI e encantam crianças e adultos!


Opinião (Roberta Frontini) 

Sou grande fã da autora Jen Campbell. Já não sei se descobri o canal youtube dela primeiro que os livros, mas sei que adoro ambos. 
Deixo-vos o link do canal dela. Apesar de nós termos gostos muito diferentes, sempre adorei ver os seus vídeos: https://www.youtube.com/user/jenvcampbell/featured

Entretanto li dois livros dela, o "Weird Things Customers Say in Bookshops" e o "More Weird Things Customers Say in Bookshops" e ADOREI. São dois livros absolutamente FANTÁSTICOS! 

Quando soube que ela ía lançar uma série de livros infantis fiquei muito curiosa. No entanto apesar de gostar imenso dela e da minha curiosidade crescente, fui relegando a compra dos livros... até que... percebi que os livros também tinham sido lançados em Portugal, e essa foi a "desculpa" perfeita para os começar a ler. Dos 3 que já sairam da "colecção" Franklin e Luna, este foi o que me chamou mais à atenção, isto porque eu sei que a autora adora contos de fadas. Por isso mesmo estava cheia de curiosidade para compreender como é que ela ía abordar os contos de fadas neste livro. 

E no fim, a leitura valeu muito a pena: adorei este livro. Primeiro adorei as ilustrações. Adorei as histórias que evoca... e adorei as referências literárias. As ilustrações são tão ricas que uma pessoa "perde-se" completamente a admirá-las... a encontrar todos os seus pormenores... enfim... é um livro muito rico em termos de ilustração. 

Um dos factos curiosos deste livro é que talvez o leitor encontrará algumas personagens icónicas mas que, na verdade, talvez não sejam aquilo que se espera... e esse pormenor foi delicioso. É dificil falar-vos de um livro de 40 páginas que, no fundo, é uma história infantil, mas espero ter-vos aguçado a curiosidade por ele, pois é um livro que vale mesmo a pena. 

Este é um livro infantil que fará as delicias dos meus velhos que conseguirão ler muito nas entrelinhas... 

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

0

Deixava de dormir por... : Novidades do mês de Dezembro


Enquanto andam todos a pensar no Natal e em quais enfeites espalhar pela casa, no FLAMES andamos a pensar onde colocar mais prateleiras para colocar os livros que queremos adquirir. É que, para não variar, o último mês esteve repleto de novidades literárias que nos tiraram o sono à noite!






"O melhor romance da autora reconhecida mundialmente pelo público e a crítica. Numa majestosa casa de campo inglesa um miúdo desaparece sem deixar rasto. Setenta anos depois Sadie Sparrow, de visita a casa de seu avô, encontra uma mansão abandonada. Espreita através de uma janela e sente que alguma coisa terrível aconteceu nessa casa."

Comprar AQUI










"As estrelas não mentem… Os homens sim. A comédia romântica do ano. Com 30 anos, solteira (não por escolha) e com um emprego que oferece poucas perspectivas, Alice encontra um jovem actor convencido que conhece o secreto para o sucesso: a astrologia. Ainda que céptica, decide tentar e começa a sair com homens de signos do zodíaco compatíveis com o seu. Pouco a pouco, Alice descobre que talvez o verdadeiro amor não esteja sempre escrito nas estrelas… Um romance divertido, sexy e cheio de esperança."

Comprar AQUI











"Elevado nos bosques da Transilvânia, no castelo Piscul Draculi, vivem cinco irmãs e o pai. É uma vida idílica para Jena, a segunda filha, que adora explorar a floresta misteriosa com o melhor amigo, um sapo fora do normal. Mas o mais precioso de tudo é o Portal escondido do castelo, conhecido apenas pelas irmãs. Mas a paz acaba quando o pai adoece com gravidade e é forçado a partir para o Sul para se restabelecer e, então, chega Cezar."

Comprar AQUI






"A Trilogia da Neblina oferece ao leitor uma inigualável combinação de aventura, mistério e emoção, pela mão do magistral narrador de A Sombra do Vento, Carlos Ruiz Zafón. Numa edição exclusiva em capa dura, com sobrecapa, este livro reúne os três primeiros livros de Zafón – O Príncipe da Neblina, O Palácio da Meia-Noite e As Luzes de Setembro – que formam um ciclo de romances, misteriosos e fantasiosos. Plenos de intriga e suspense, as três histórias confirmam um típico romancista onde se misturam elementos que vão desde a literatura fantástica e gótica à narrativa visual, tudo combinado com a grande força narrativa e estilo inconfundível do autor, que convida os leitores a entrar num excitante mundo de leitura e a desfrutar da magia das palavras. * * * Numa misteriosa casa na costa atlântica, longe de Londres e ameaçado pela guerra, Max vai descobrir que os desafios do presente, têm amiúde a sua razão de ser em pactos selados há muito tempo, onde habitam seres como O Príncipe da Neblina. Em Calcutá de 1932, um comboio em chamas atravessa a cidade e o círculo de amigos de Ben e Sheere enfrentará o mais terrível e mortífero enigma da cidade dos palácios, uma aventura em O Palácio da Meia-Noite, que mudará as suas vidas. Entre Paris e um estranho farol da Normandia desenrola-se As Luzes de Setembro, onde Irene e Ismael se adentram no mistério de um fabricante de brinquedos que vive entre seres mecânicos e sombras do passado, entre os dois irão crescer laços que os vão unir para sempre."
Comprar AQUI


"A execução de Inês de Castro por ordem de D. Afonso IV, pai de D. Pedro, foi um dos momentos mais marcantes da História de Portugal. A descoberta de quatro luas de Júpiter por Galileu e o estabelecimento da primeira ligação telefónica transatlântica, que reduziu a distância de Nova Iorque para Londres, são eventos determinantes na História Universal. O que têm em comum estes acontecimentos tão diferentes, separados por séculos? A data em que ocorreram: 7 de janeiro. Este Dia na História, de João Bonifácio, é um livro para gente curiosa. O jornalista e escritor faz uma viagem histórica pelos 365 dias do ano em que se revisitam alguns dos eventos mais significativos ocorridos em Portugal e no mundo. Se tem curiosidade em saber que episódios históricos ocorreram nas datas especiais da sua vida, este é um livro a não perder. Resultado de uma investigação cuidada de João Bonifácio, e escrito numa linguagem acessível, este livro mostra factos admiráveis ocorridos no mesmo dia e que juntam protagonistas tão diferentes como, por exemplo, Sophia de Mello Breyner, Charlie Chaplin, D. Afonso Henriques e Cristiano Ronaldo."
Comprar AQUI



 

"Muitos foram os livros que se escreveram até hoje sobre o Holocausto. O Diário de Anne Frank será, provavelmente, aquele mais próximo dos leitores portugueses. Agora é possível conhecer mais um impressionante e comovente testemunho, o de Nanette Blitz Konig, uma das últimas amigas de Anne Frank e que esta menciona no seu famoso diário. Colegas no Liceu Judaico de Amesterdão, o acaso fez com que se voltassem a encontrar no campo de concentração de Bergen-Belsen. Anne Frank não sobreviveu. Nanette, sim. Sobrevivi ao Holocausto: O Relato Comovente de Uma das Últimas Amigas de Anne Frank, já nas livrarias, é o testemunho que deixa ao Mundo para que não esqueçamos este período da História e, deste modo, evitemos repetir o sofrimento causado pela intolerância."

Comprar AQUI




"Brincar ao lenço. Jogar Cluedo. Fazer o cubo de Rubik. Beber Laranjina C. Comer Bombocas. Enfiar perneiras. Calçar botas de cowboy. Ler «Os Sete» e «As Gémeas no Colégio de Santa Clara». Ver Sandokan na TV e Flashdance no cinema. Ouvir Cindy Lauper e os Spandau Ballet. Conduzir uma Casal Boss. Dançar no Griffon's ou no Rock Rendez-Vous. Perder a virgindade no Inter-Rail. O final dos anos 70 e a década de 80 foram os anos mais importantes das nossas vidas porque, neles, fizemos tudo pela primeira vez. Lembras-te Disto? é uma viagem inesquecível pela infância e adolescência dos que nasceram nas décadas de 60 e 70, e a descoberta pelos mais novos da jovem agitação de um país recém-democrático. Relembre as curiosidades mais divertidas e as histórias mais marcantes do tempo em que usávamos penteados à Limahl ou sweat-shirts da Mafalda,e as calças de gangas eram passadas por lixívia. Ridículo? Desde quando é que a felicidade é ridícula?"

Comprar AQUI


 

"Amélia Novaes, uma jovem tímida, sem berço e de aparência banal, é inesperadamente cortejada por um dos solteiros mais desejados do Porto do final do século XIX — Henrique Bettancourt Vasconcelos, filho do terceiro visconde De Lara. Apesar do desagrado da família do aristocrata, o casamento não tardará a acontecer e, no seu novo estatuto, Amélia antevê uma vida de conforto e alegria. Mas a sua ilusão começa a ruir quando Henrique decide partir sozinho para uma longa viagem pela Europa, para dar asas aos seus negócios. É então que a mágoa toma o lugar do sonho no espírito de Amélia, a cujas transformações vamos assistindo neste romance intenso, surpreendente e profundamente revelador da natureza humana, que marca o regresso de Júlia Pinheiro à ficção depois do sucesso de Não Sei Nada Sobre o Amor."

Comprar AQUI

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

0

Livro: Peregrino

 
Titulo Original: I Am Pilgrim
Ano de Edição: 2015
Género: Policial
Autor: Terry Hayes
Editora: Topseller


Quando dei uma vista de olhos na biografia deste autor, Terry Hayes, e fiquei a saber do seu extenso e bem sucedido passado cinematográfico, foi com alguma desconfiança que peguei no seu livro. Afinal de contas, quantas não são as pessoas desse meio que tentam tornar-se escritores e falham redondamente? "Bem, tens 655 páginas para provar que estou errada Terry Hayes!" - foi o que eu pensei. Mal imaginava que bastaria uma meia dúzia de capítulos para eu engolir as minhas palavras...


Sinopse:
"Uma corrida vertiginosa contra o tempo e um inimigo implacável. Uma jovem mulher brutalmente assassinada num hotel barato de Manhattan. Um pai decapitado em praça pública sob o sol escaldante da Arábia Saudita. Os olhos de um homem roubados do seu corpo ainda vivo. Restos humanos ardendo em fogo lento na montanha de uma cordilheira no Afeganistão. Uma conspiração para levar a cabo um crime terrível contra a Humanidade. E um único homem para descobrir o ponto preciso onde estas histórias se cruzam: Peregrino."


Opinião:
"Pouco habituada a ler policiais, cedo mergulhei nesta história muito por culpa da sua escrita. O autor tem um sentido de humor genial e dá um toque de ironia à obra que a torna diferente de tudo aquilo que li até hoje.
Tratando-se de um livro grande, numa fase inicial dei por mim a pensar que alguns dos factos narrados pelo protagonista não eram relevantes para a história. Contudo, acreditem em mim quando vos digo que TUDO tem um propósito e Terry Hayes não desperdiça palavras com temas sem interesse. Mais cedo ou mais tarde tudo faz um sentido e percebemos os caminhos seguidos pelo autor ao longo do livro. Esse é um dos pontos fortes desta obra!

Narrada sob o ponto de vista de um agente secreto, o Peregrino, a história viaja por vários países, começa no presente para de seguida recuar no tempo e nos dar uma perspectiva dos caminhos percorridos pelos personagens para imediatamente voltar ao presente. Esta foi a solução encontrada por Terry Hayes para  nos mostrar o lado mais íntimo e pessoal do Peregrino, bem como do seu inimigo que ameaça o bem-estar de toda a população à face da Terra: o Sarraceno, um muçulmano extremista que não olha a meios para atingir os seus fins e que, fruto de uma inteligência ímpar, criou a arma perfeita para arrasar com o seu maior inimigo. De facto, o plano do inimigo é tão bom e o seu rasto tão difícil de seguir que dei por mim a pensar: "será que nesta história o bem conseguirá vencer?!".

Tal como referi, o livro leva-nos a vários países sendo o seu palco principal a Turquia. Para mim, esta foi a cereja no topo do bolo! Tendo tido a oportunidade de eu mesma viver nesse país há uns anos atrás, foi com prazer e saudade que revisitei uma nação pela qual nutro um carinho tão grande. Este foi o palco ideal para uma história intensa, repleta de mistério e detalhes inteligentes com uma fase final simplesmente electrizante. Os últimos capítulos foram tão emocionantes que dei por mim a ler até altas horas para descobrir como tudo iria terminar. É verdade que uma boa noite de sono é importante, mas quem é que consegue descansar quando tem uma história incrivelmente construída à espera?

Por isso mesmo, foi com algum prejuízo para o meu bem-estar que desfrutei das quase 700 páginas de "Peregrino", pois não é todos os dias que um policial me cativa, ainda para mais um policial cuja acção se desenrola na Turquia.

No entanto, como no melhor pano cai a nódoa, não podia deixar passar um detalhe que não me agradou: o excessivo patriotismo de Terry Hayes é por demais evidente ao longo do seu livro e alguns comentários que tece, apesar de serem dirigidos aos muçulmanos extremistas, poderão incomodar um pouco as pessoas dessa religião. Foi uma jogada arriscada do autor. Vamos a ver se não recebe algumas mensagens menos simpáticas por parte de alguns leitores...

Tirando esse detalhe, esta foi uma obra que me encheu as medidas e fez acreditar que uma obra de estreia enorme e de um género que não costumo ler com frequência pode ser brilhante. Amantes de policiais, aproveitem pois não é todos os dias que uma obra assim aparece em Portugal!"


Por Mariana Oliveira  

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

0

Deixava de dormir por...: Novidades literárias do mês de Setembro

E o Verão acabou. Enquanto uns regressavam ao trabalho e outros aos estudos, o mundo editorial português não cruzou os braços e lançou para o mercado várias obras que serão, certamente, de ler e chorar por mais!


"Depois de cumprir um ano de trabalhos forçados nas minas de sal de Endovier, a contas com os seus crimes, a assassina Celaena Sardothien é levada até à presença do prícipe herdeiro. Ele oferece-lhe a possibilidade de conquistar a sua liberdade, com uma condição: Celaena tem de aceitar representá-lo, como seu campeão, numa competição cujo vencedor terá o estatuto de novo assassino da Coroa. Os oponentes que terá de defrontar são ladrões, assassinos e guerreiros vindos de todos os cantos do império. Cada um deles é patrocinado por um membro do Conselho do Rei. Celaena exulta com os desafios e com as sessões de treino ao lado do capitão da Guarda, Chaol Westfall. No entanto, a vida da Corte não a poderia entediar mais. Mas tudo fica mais interesante e ganha nova emoção quando o príncipe começa a demonstrar um inesperado interesse por ela... mas é o austero capitão Westfall quem melhor a consegue compreender. Durante a competição, um dos concorrentes é encontrado morto... e logo outros se lhe seguem. Ao embrenhar-se numa investigação solitária, Celaena alcança descobertas surpreendentes. Conseguirá ela descobrir quem é o assassino antes de se tornar na próxima vítima? Em O Trono de Vidro, a luta de Celaena pela liberdade torna-se numa luta pela sobrevivência e numa jornada inesperada para expor um mal antes de que este destrua o seu mundo."



"Lydia e Kirstie tinham 6 anos e eram gémeas idênticas. Quando Lydia morre acidentalmente na queda de uma varanda, os pais mudam-se para uma pequena ilha escocesa, na esperança de reconstruírem, com a filha que lhes resta, as suas vidas dilaceradas. Mas um ano depois, a gémea sobrevivente acusa os pais de terem cometido um erro e afirma que quem caiu da varanda foi Kirstie e não ela. Na noite em que uma tempestade assola a ilha e deixa mãe e filha isoladas, elas dão por si a serem torturadas pelo passado e por visões inexplicáveis, que quase as levam à loucura. O que terá acontecido realmente naquele fatídico dia em que uma das gémeas morreu?"








"Formosa e culta, Aldegundes de Bragança era a quinta filha do rei D. Miguel, banido de Portugal no seguimento das Guerras Liberais que o opuseram ao seu irmão D. Pedro. Casada aos 18 anos com o príncipe italiano Enrico de Bourbon-Parma, cedo descobriu o homem azedo que o seu semblante belo e distinto escondia. Os trinta anos de matrimónio foram tecidos de momentos ora de paixão, ora de discórdia, tendo como palco o seu palácio veneziano, o castelo dos Braganças na Áustria ou os iates que os levavam frequentemente a terras distantes. A maior batalha da sua vida, porém, foi a que travou em busca do sonho de ser mãe. Visitou Portugal clandestina, impedidos como estavam os herdeiros de D. Miguel de entrar na sua pátria. Pátria essa à frente de cujos destinos sonhou um dia poder ver o seu amado sobrinho D. Duarte Nuno de Bragança, pai do atual pretendente à Coroa portuguesa. Esta é a história da Princesa de Parma, uma mulher decidida e iluminada, que reclamou para si o título de duquesa de Guimarães e que fez do seu drama pessoal a força para vencer, encontrando na luta pela restauração da monarquia em Portugal a sua derradeira paixão."



"A alimentação vegetariana é rica e diversificada, um universo de cores, sabores e texturas que nos permitem ir do mais simples ao mais sofisticado dos pratos e explorar os limites da imaginação. Joana Alves, autora do blogue Le Passe Vite, apresenta-nos Natural, um livro com mais de 100 receitas vegetarianas, vegan e raw, que nos explica que é essencial o regresso a uma cozinha mais saudável, sem alimentos processados e refinados. Aqui tudo é feito com ingredientes verdadeiros, desde os leites vegetais, germinados ou alimentos fermentados, que a autora ensina a fazer em casa, até opções para pequenos-almoços mais saudáveis, como a Granola de Maçã, as Panquecas de Sarraceno e as populares Overnight Oats, passando por deliciosos pratos principais como o Caril de Grão-de-bico e Abóbora ou os Hambúrgueres de Feijão Preto, óptimos para impressionar os amigos. Nas sobremesas surpreenda-se com o "Cheesecake" de Caju e Mirtilos e a irresistível Mousse de Chocolate e Abacate e, no capítulo das bebidas, aprenda a fazer sumos verdes e batidos energéticos."



"Bala Perdida, é a história, ainda sem desfecho, de Hugo Hernano, o militar da GNR que, em Agosto de 2008, disparou acidentalmente sobre um rapaz de 13 anos levado pelo pai, um foragido da cadeia, para um roubo. A 11 de Agosto de 2008, a vida do agente da GNR Hugo Ernano mudou para sempre. A sua consciência e sentido de dever diziam-lhe que tinha de parar a carrinha que acelerava à frente do carro-patrulha onde seguia. A alguns metros de distância, no Largo da Igreja, em Santo Antão do Tojal, havia crianças a brincar e o condutor da carrinha parecia não olhar a meios para fugir da polícia depois de ter cometido um assalto. Hugo Ernano optou por disparar para os pneus da carrinha para a imobilizar, mas uma bala perdida ditou o seu destino ao atingir um jovem. A partir desse momento tudo mudou: foi afastado do serviço, ameaçado de morte, julgado por homicídio qualificado e condenado em primeira instância a uma pena efectiva de 9 anos de prisão bem como ao pagamento de uma indemnização de 80 mil euros aos pais da criança. Mas como compreender a condenação de um polícia cuja actuação teve como objectivo defender os cidadãos? Como se explica que se pague uma indemnização a um pai que levou o próprio filho para um assalto? Será que nos podemos sentir seguros, quando um polícia é condenado por ter cumprido o seu dever e evitado uma desgraça maior? Até que ponto um polícia pode usar a sua arma de fogo em serviço? Estas são algumas das questões que nos colocamos ao ler este relato impressionante do guarda Hugo Ernano, que, na primeira pessoa, nos apresenta a sua visão dos factos sobre um caso que não deixa ninguém indiferente."



"O Reino do Fogo é uma recriação das lendas que, ao longo dos séculos, têm inspirado a arte, a música e a literatura mundiais. Em segredo, prepara-se a batalha que alterará o destino dos Mundos. Deuses e deusas, gigantes, anões e demónios, unem-se numa narrativa poderosa pela mão de Joanne Harris, conhecedora profunda da mitologia nórdica. UMA VIAGEM AO CORAÇÃO DAS LENDAS NÓRDICAS. Na Cidadela do Céu, longe dos hostis povos do Gelo e das Rochas, os deuses conspiram, sussurram na penumbra, dedicam-se a jogos de poder, cedem às suas paixões. Loki é um deus nórdico sem par. Desde que o deus Odin, o Pai de Todos, o convenceu a abandonar o reino do Caos para se lhe juntar, Loki é alvo da desconfiança de todos. Perspicaz e melífluo como nenhum outro, desfruta dos favores das deusas mais ousadas e cede à luxúria sem quaisquer escrúpulos. É usado para pôr em prática as mais complexas maquinações mas, por ter nascido como demónio, é mantido à margem das esferas de influência. Contra tudo e todos, Loki está determinado a vingar. Mas ao mesmo tempo que ele planeia a derradeira humilhação dos seus adversários, forças mais poderosas conspiram contra os deuses."



"No inverno de 1554, Maria Tudor é a rainha de Inglaterra e os seus inimigos estão aprisionados na Torre de Londres. O seu iminente noivado com Filipe de Espanha, com o objetivo de assegurar o catolicismo no reino, coloca os súbditos protestantes em perigo. Então, os rumores de uma conspiração para levar ao trono a sua irmã, a princesa Isabel, adensam-se. O tempo de refúgio do espião Brendan Prescott chega ao fim quando inquietantes notícias o fazem partir numa arriscada missão e ajudar Isabel em cativeiro. Prescott regressa assim ao palácio, onde quase perdeu a vida, sob a identidade de Daniel Beecham, e enceta um jogo mortal de gato e rato com um perigoso e enigmático adversário. Numa corrida contra o tempo para recuperar um maço de cartas cujo conteúdo pode conduzir Isabel ao trono ou condená-la à morte, Prescott descobre que, num submundo de traições e intrigas, os amigos e os inimigos facilmente se confundem e o poder é de tal maneira supremo que pode levar uma irmã a voltar-se contra outra."




"Já deu por si a dizer «quaisqueres que sejam os filmes, de certeza que vou gostar» ou «hades me explicar porque te fostes embora»? Que hoje está um dia solarengo ou que sentiu um mau-estar repentino? Se não disse, já ouviu alguém dizer, pois neste livro vai descobrir que estes são alguns dos 500 erros mais comuns da Língua Portuguesa, quer no registo oral, quer no escrito. A linguista Sandra Duarte Tavares, colaboradora dos programas de rádio Pontapés na Gramática e Jogo da Língua, de um modo sucinto e objetivo e recorrendo a uma linguagem acessível, para quem não domina a terminologia linguística, explica-nos qual a forma correta de utilizar determinada palavra ou expressão, para que, a partir de agora, possa fazer um bom uso da sua língua. Uma obra fundamental para jornalistas, editores de texto, estudantes e professores, mas também para todas as pessoas que são constantemente assaltadas pelas dúvidas linguísticas mais elementares. Para acabar de vez com os «pontapés» na gramática!"




"Uma intriga avassaladora, cativante e subtil que nos fala do preço do triunfo e de como em certas ocasiões as pessoas mais próximas podem ser as mais nocivas. Escrito num registo cinematográfico, é um romance cheio de mistério, que nos leva a acreditar que o destino está traçado, e que prende, até ao fim, a atenção do leitor. O Céu Voltou aborda assuntos como o medo da mudança e a dependência de outras pessoas no frágil equilíbrio de algumas vidas. Traz ao de cima a superficialidade que existe nas nossas vidas. A protagonista, uma modelo, é o protótipo, pois move-se num mundo absolutamente frívolo. Patrícia é uma jovem modelo de passarela cuja vida parece marcada pelo êxito. Num voo de trabalho conhece Viviana, sua companheira de lugar, que a adverte para que tome cuidado porque alguém das suas relações deseja a sua morte. Incrédula e nada supersticiosa, quando Patrícia regressa à felicidade do lar decide esquecer-se desta recomendação sem fundamento. Até que uma série de acidentes fortuitos, que vão afectar o seu trabalho e também a sua vida particular, a levam a procurar Viviana a fim de encontrar uma explicação para estes episódios insólitos. Uma história real, mas com toques esotéricos e de suspense."



"Neste livro a luta dos semideuses continua e o Campo de Júpiter prepara-se para a guerra. Annabeth transporta consigo a Marca de Atena, uma pesada herança. A juntar a esta preocupação começa a achar que Percy se está a aproximar demasiado dos romanos. Uma guerra iminente. Uma deusa vingativa. Só um semideus o conseguirá impedir: PERCY JACKSON. Annabeth está aterrorizada; quando pensava juntar-se de novo a Percy após seis meses de separação, graças a Hera, eis que o Campo Júpiter se prepara para a guerra. Enquanto voa com os amigos Jasão, Piper e Leo no Argo II, a jovem não culpa os semideuses romanos por pensarem que o navio é uma arma grega. Com o dragão fumegante como figura de proa, a fantástica criação de Leo não parece nada amigável. Annabeth tem esperança de que a visão do pretor Jasão no tombadilho convença os romanos de que os visitantes do Campo dos Bastardos vêm em paz. Mas trata-se apenas de uma das suas preocupações. Annabeth transporta consigo um presente da mãe com uma exigência enervante: Segue a Marca de Atena. Vinga-me. A jovem já se sente pressionada pela profecia que envia sete semideuses numa demanda para encontrar – e fechar – as Portas da Morte. Que mais quer Atena dela? O maior medo de Annabeth, porém, é que Percy possa ter mudado, que se tenha aproximado demasiado dos romanos! O rapaz ainda precisará dos velhos amigos? Como filha da deusa da guerra e da sabedoria a jovem sabe que nasceu para comandar, mas não quer continuar a viver sem ele. Uma série best-seller do The New York Times: mais de 95 semanas no top!"

terça-feira, 1 de setembro de 2015

0

Deixava de dormir por... : Novidades literárias do mês de Agosto

E o tão desejado mês de Agosto já chegou e já se foi embora num ápice. Foram dias de férias para muitos portugueses, ideais para relaxar... excepto no FLAMES! Nós tivemos atentas, como sempre, às novidades fresquinhas que chegaram às livrarias nos últimos 31 dias e não descansámos um segundo até termos anotado todas as nossas favoritas.
 Aqui estão as eleitas:


"Sissi foi a imperatriz mais marcante no imaginário popular, imortalizada no cinema por Romy Schneider. Este romance, inspirado em acontecimentos reais, recorda uma das mais bonitas histórias de amor de todos os tempos. Em 1853, os Habsburgos são a família governante mais poderosa da Europa. O seu império estende-se da Áustria à Rússia, da Alemanha à Itália, e no trono está o imperador Francisco José ? jovem, rico e ainda solteiro. Com apenas 15 anos, a Duquesa da Baviera, Isabel, mais conhecida como Sissi, acompanha a sua irmã, que está prometida em casamento ao jovem imperador. Mas Sissi apaixona-se pelo noivo da irmã e rapidamente se embrenha num difícil dilema: o seu amor é correspondido! Francisco José renega a prometida noiva e decide casar com Sissi. No trono da corte imperial mais traiçoeira da Europa, a jovem imperatriz acidental irá perturbar lealdades políticas e familiares no seu empenho por ganhar, e manter, o amor do seu imperador, do seu povo e do mundo."





"O World Press Cartoon, salão de referência do humor gráfico de imprensa, dá anualmente origem à edição de uma obra de design sofisticado, na qual se distinguem e divulgam os melhores desenhos humorísticos publicados na imprensa mundial nas áreas de Caricatura, Cartoon Editorial e Desenho de Humor. Mantendo a qualidade a que, ano após ano, nos habituou, o livro World Press Cartoon 2015 espelha a 11.ª edição do prestigiado salão, apresentando uma recolha dos melhores trabalhos nos quais são retratados com humor e acutilância os assuntos que, a nível mundial, foram notícia em 2014."







"São histórias curtas, não raro curtíssimas, outras nem por isso. Quase todas enigmáticas, desafiadoras, aqui e além improváveis. Mas todas têm consistência, e nenhuma é absurda. O mundo onde elas valem passa-nos sempre por perto. Há assassinatos por um jackpot, novelas mexicanas na caixa do supermercado, auto-estradas novinhas a separar amantes. Há um ouvinte cândido de miúdas com cio, paquidermes na sala de estar, triângulos amorosos prevendo o dia de amanhã. Em suma: a exacta realidade, tal como você a conhece."








"Alexia é uma mulher realizada, com uma relação estável, filhos e uma vida profissional de sucesso. Envolta num sereno processo de crescimento interior, conhece Paulo, um jovem Enfermeiro e seguindo o coração, altera toda a sua postura e abordagem em relação à realidade que a envolve. Destemida, decide acolher de braços abertos tudo o que o Universo lhe reservou. Enveredando simultaneamente, numa experiência de voluntariado e numa paixão arrebatadora, que serve de fio condutor ao romance e de base à introdução de cada personagem, dá-nos a conhecer um mundo mágico e surpreendente, guiando-nos num crescendo de emoções até ao final. Baseado em histórias reais, “Serás sempre uma Dádiva” revela um olhar controverso e sensível, sobre estigmas da sociedade atual, como a droga, a velhice, o aborto, o suicídio, mas também sobre a coragem, a determinação e o despertar para a espiritualidade."

quinta-feira, 4 de junho de 2015

0

Livro: A Rapariga no Comboio


Livro disponível em Portugal a partir de 8 de Junho



 Título Original: The Girl on the Train
Ano de Edição: 2015
Género: Mistério, Drama
Autora: Paula Hawkins
Editora: Topseller


Ouvi falar deste livro pela primeira vez através de alguns vídeos no Youtube. O burburinho à volta dele despertou a minha curiosidade e foi com alegria que soube que teria a oportunidade de deitar mãos a esta obra para, como vim a descobrir, devorá-la!


Sinopse:
"O êxito de vendas mais rápido de sempre. O livro que vai mudar para sempre o modo como vemos a vida dos outros. Todos os dias, Rachel apanha o comboio... No caminho para o trabalho, ela observa sempre as mesmas casas durante a sua viagem. Numa das casas ela observa sempre o mesmo casal, ao qual ela atribui nomes e vidas imaginárias. Aos olhos de Rachel, o casal tem uma vida perfeita, quase igual à que ela perdeu recentemente. Até que um dia... Rachel assiste a algo errado com o casal... É uma imagem rápida, mas suficiente para a deixar perturbada. Não querendo guardar segredo do que viu, Rachel fala com a polícia. A partir daqui, ela torna-se parte integrante de uma sucessão vertiginosa de acontecimentos, afetando as vidas de todos os envolvidos. De leitura compulsiva, este é o thriller do momento, absorvente, perturbador e arrepiante."


Opinião:
As expectativas iniciais eram bastante elevadas, o que por vezes pode resultar em desapontamento. Contudo, este livro conseguiu fazer algo que já não me acontecia há muito tempo: manteve-me acordada até madrugada, incapaz de ir dormir sem saber como terminaria a história.

Basicamente, toda a história se foca num crime que aconteceu e na procura da identidade do criminoso. É engraçado pois inicialmente fiquei com uma personagem na mira como a provável responsável pelo sucedido e acabei mesmo por acertar! No entanto, ao invés de isso servir para me desmotivar, teve o efeito contrário pois, ao longo da minha leitura, fui sendo confrontada com provas que apontavam para outros cenários e isso obrigou-me a pensar, a comparar dados qual verdadeira detective!

Mais do que a história em si, para mim "A Rapariga no Comboio" ganha pela capacidade da autora de, com uma simples frase, virar completamente a linha de pensamento do leitor. Não foram poucas as vezes em que terminei um capítulo com um verdadeiro arrepio na espinha. É incrível como meia dúzia de palavras me deixavam tão surpresa. 
Outro aspecto que destaco na obra é a perspectiva da personagem principal. Narrada sob 3 pontos de vista, grande parte da história é contada pela voz de Rachel, uma alcoólica. Este foi um detalhe completamente novo para mim pois nunca tinha tido a oportunidade de viver algo pelos olhos de alguém que luta contra a tentação de se perder por completo nos prazeres do álcool. E, como podem imaginar, investigar um crime quando se passa metade do tempo sob o efeito de várias bebidas não pode ser de grande ajuda, daí a trama ganhar contornos mais misteriosos e complexos já que Rachel tem perdas de memória e tem de fazer um esforço extra para reunir as várias pistas.

Relativamente às personagens, estas são, na sua maioria, pessoas com um passado difícil e sofredor que, por isso mesmo, dão um tom mais sombrio à história e criam um ambiente sufocante e de uma urgência latente. Senti-me inquieta por várias vezes, como se estivesse a penetrar num universo completamente diferente do habitual, quase como se estivesse a assistir a um filme de cinema independente que marca pela sua originalidade.

Não poderia terminar sem fazer menção da escrita de Paula Hawkins: muito fluída e clara sem se demorar com detalhes desnecessários. Basicamente, a autora vai directa ao assunto proporcionando-nos, assim, uma leitura rápida e compulsiva. Tão compulsiva ao ponto de, tal como disse inicialmente, eu ter aguentado um dia cheia de sono por não ter conseguido pousar o livro antes de terminá-lo na noite anterior.
Uma obra que recomendo a qualquer fã de livros de mistério com um drama intenso à mistura!

Por Mariana Oliveira

domingo, 31 de maio de 2015

0

Deixava de dormir por...: Novidades do mês de Maio


Pois bem. O calor chegou, as alergias da Primavera estão a atacar em força e os gelados já fazem parte da sobremesa  de qualquer refeição. Contudo, há algo que não muda, independentemente da estação do ano. De que falamos? Da nossa paixão pelos livros, claro está!
O mês de Maio não fugiu à regra e deixou-nos de água na boca...


Apesar de só estar disponível em Junho, tivemos o prazer de ler esta obra ainda este mês por isso, para nós, foi das melhores novidades de Maio! 

"O êxito de vendas mais rápido de sempre. O livro que vai mudar para sempre o modo como vemos a vida dos outros. Todos os dias, Rachel apanha o comboio... No caminho para o trabalho, ela observa sempre as mesmas casas durante a sua viagem. Numa das casas ela observa sempre o mesmo casal, ao qual ela atribui nomes e vidas imaginárias. Aos olhos de Rachel, o casal tem uma vida perfeita, quase igual à que ela perdeu recentemente. Até que um dia... Rachel assiste a algo errado com o casal... É uma imagem rápida, mas suficiente para a deixar perturbada. Não querendo guardar segredo do que viu, Rachel fala com a polícia. A partir daqui, ela torna-se parte integrante de uma sucessão vertiginosa de acontecimentos, afetando as vidas de todos os envolvidos. De leitura compulsiva, este é o thriller do momento, absorvente, perturbador e arrepiante."


"Corre o ano de 1947, e o nonagenário Sherlock Holmes vive em Inglaterra, numa casa de campo perto da costa. Holmes vive com a sua caseira e o filho desta, o jovem Roger, a quem o desconhecimento da diferença entre abelhas e vespas se revelará fatal. A rotina decorre entre a solidão pacífica do seu escritório e as abelhas — as «criaturas metódicas» que habitam o seu colmeal —, enquanto tenta lutar diariamente contra os efeitos da idade sobre a sua prodigiosa mente e o receio da perda irreversível das memórias de casos passados. Eis que surge então um manuscrito inacabado, sobre um caso de há 50 anos que o detetive nunca solucionou e que agora se sente determinado a concluir: Londres, uma mulher bonita com um comportamento instável, um marido irado, um misterioso jardim e uma morte súbita. Holmes embrenha-se na difícil tarefa de reavivar a memória e assim terminar o manuscrito. Em Sr. Sherlock Holmes, Mitch Cullin revela-nos a experiência de uma mente brilhante ao longo de décadas, que desvendará o mais importante dos mistérios: o da natureza humana."


Descoberto em 2012, A Eterna Demanda é o romance póstumo de uma das mais aclamadas escritoras norte-americanas. Neste trabalho é-nos revelado um dos lados mais pessoais da autora, numa comovente exploração da identidade que forjamos para nós próprios e para os outros. A Eterna demanda é, talvez, o seu trabalho mais pessoal e apaixonado, e cativará, sem dúvida, os milhões de leitores que sempre estimaram as suas obras ao longo de gerações. 
"Randolph, um jovem norte-americano, parte em viagem pela Europa e pela Ásia numa procura incessante de experiências e sabedoria. Em Paris conhece Stephanie. Filha de pai chinês e mãe norte-americana, também ela percorre o mundo à procura do seu lugar entre duas culturas aparentemente opostas. Ao longo do tempo, numa série de encontros e desencontros, ambos descobrem que se pode conciliar experiência e sabedoria, heranças ocidentais e orientais, mas há um preço a pagar."


"A História costuma recordar os imperadores, senadores, poetas e historiadores que construíram Roma, mas relega para segundo plano as mulheres que, frequentemente na sombra, também desempenharam um papel decisivo. Reia Sílvia, depois de ter sido violada, deu à luz os gémeos Rómulo e Remo, fundadores de Roma. Agripina, mãe do imperador Nero, ficou para a História como assassina impiedosa e, paradoxalmente, como uma mãe com um amor incondicional pelo filho. Já Valéria Messalina, terceira mulher do imperador Cláudio, consta que fugia da residência imperial para se prostituir, tal era a sua avidez por sexo. Helena de Constantinopla teve um papel crucial no Cristianismo, tanto mais que, reza a lenda, foi ela que descobriu a cruz onde Cristo foi crucificado. Estas são algumas das mulheres que Carla Hilário Quevedo apresenta num livro que nos traz 14 curtas histórias biográficas de mulheres célebres e influentes na construção de Roma e do seu império. Destacando diferentes características, explicações e interpretações para histórias clássicas que tendemos a considerar demasiado longínquas para a nossa compreensão moderna, a autora mostra-nos estas mulheres a partir de uma nova perspectiva. Mas as histórias revelam mais: o que os romanos esperavam das suas mulheres ou qual era afinal o seu papel num mundo em que apenas os homens podiam falar em público. Um livro essencial para perceber as mulheres de Roma e a forma como temas como o adultério, a maternidade ou o casamento eram vistos na sociedade romana."


"Por que é que os institutos de estatística tentam medir as gorjetas que damos aos taxistas e as drogas que consumimos? Como é que uma noitada em Paris nos anos 80 determina a austeridade que nos é imposta? Por que não basta estar sem trabalho para ser considerado desempregado? Como é possível que aquilo que é dito pelo presidente do Banco Central Europeu influencie a prestação da nossa casa? Como é que as agências de rating se tornaram tão poderosas ao ponto de fazerem cair governos? Sem darmos por isso, a nossa vida é governada por números que nos são impostos e cuja origem desconhecemos. Ouvimos diariamente falar de “rating”, “PIB”, “saldo externo” ou “default”, mas uma grande fatia da população não entende a mecânica que está por trás desses conceitos, o que limita a sua capacidade de perceber e criticar opiniões e decisões do governo, dos partidos da oposição e das instituições internacionais. Nesta viagem pelo mundo dos números que ditam a nossa vida, numa linguagem acessível e recorrendo a exemplos do dia-a-dia e da História recente de Portugal, o jornalista Nuno Aguiar explica-nos as origens e implicações dos indicadores que vemos todos os dias serem repetidos nos telejornais e que invadiram o nosso discurso público. Só compreendendo a sua história, a forma como são calculados, aquilo que nos dizem e o que não nos revelam, seremos capazes de os questionar."






 "Liberte-se do stress com este livro para colorir especial para adultos. Um livro que promove o relaxamento, a concentração e a criatividade. "Mandalas e Outros Desenhos da Selva para Colorir" reúne belíssimas imagens que acabarão por se transformar em verdadeiras obras de arte."






"Juan e Maria Bento, as personagens centrais que constroem os seus próprios destinos, ficarão para a memória leitora como um par improvável e apaixonados já vistos – entre o anarquismo convicto de Juan e a militância inflexível de Maria Bento, que as ligações ao KGB disciplinam, há uma ponte incerta que oscila, baloiça e finalmente se verga ao peso da paixão."






"Lupita é uma mulher fora de série. Forte. Ardente. Inesquecível. Numa sociedade obcecada com as aparências, o dinheiro e o poder, ela é uma heroína improvável. Uma lutadora que protege os mais fracos e injustiçados. Na sua busca por amor, ela dá por si no lugar errado à hora errada. Bastarão apenas uns segundos para mudar a sua vida. Ao testemunhar um assassinato, Lupita passa a ser uma mulher marcada. Mas a revolta que nasce dentro de si é mais forte do que o medo que sente. A vítima, Arturo, era o único homem em que acreditava incondicionalmente. A sua morte leva-a a tomar uma decisão extrema: lutar até ao limite das suas forças e fazer justiça… por Arturo, por si própria e por todos aqueles que não têm voz. A escritora mexicana Laura Esquivel, autora do clássico contemporâneo Como Água para Chocolate, está de volta com uma parábola mágica sobre afetos, coragem e redenção. A sua linguagem plena de misticismo e espiritualidade dá vida a uma mulher excecional, uma heroína atípica que ficará gravada para sempre na memória dos leitores."

sexta-feira, 1 de maio de 2015

0

Deixava de dormir por...: novidades literárias do mês de Abril


Em Portugal diz-se "em Abril águas mil" mas no FLAMES gostamos mais da versão "em Abril livros mil". Porquê? Porque este mês, para não variar, saíram para o nosso mercado mais uma série de livros interessantes que nos tiram o sono!




""O Outro lado da Guerra" de Dora Alexandre é um livro que nos mostra que ainda há muito por contar sobre o conflito português no Ultramar. A autora apresenta-nos uma nova perspectiva, entrevistando mais de 50 militares de carreira, milicianos e também artistas como Rui Mendes, Vítor Norte, Manuela Maria ou Io Apolloni, trazendo-nos histórias insólitas, divertidas ou caricatas, as condições logísticas e o “desenrascanço”, as namoradas e as prostitutas, os acidentes e a vida boémia, as saudades de casa e o convívio com povos e costumes tão diferentes dos portugueses."




""História não Oficial de Portugal" de Luís Almeida Martins. Esta História de Portugal é diferente de todas as outras. Conta os factos de forma informal e divertida, desmistificando ideias feitas e traz muitos episódios que estão por contar: - Viriato não era propriamente português e os Lusitanos não foram os nossos únicos antepassados. - O «eterno» D. Afonso Henriques muito provavelmente não era filho do conde D. Henrique e, de certeza, não batia na mãe. - Os portugueses que em 1385 consolidaram a independência, derrotando os castelhanos em Aljubarrota, não passavam de um grupelho de punks (considerados uns aventureiros pelos bem-pensantes) e o próprio D. João I chegou a ponderar se havia de se mudar para o lado do inimigo. - Não fomos nós que, no início do século XIX, derrotámos os franceses de Napoleão, mas sim os nossos aliados ingleses, que eram mais aliados deles próprios do que nossos. - O 15 de janeiro de 1920 ficará para sempre na História, pois num só dia foram constituídos 3 governos, que caíram consecutivamente, e um deles durou apenas 5 minutos."




""Por quem Choram as Pedras" de Medina da Silva foi lançado no dia 25 de Abril, uma data simbólica, para a história da liberdade em Portugal, que encaixa na perfeição no tema do primeiro título do autor pela Alphabetum, que marca também, apesar dos livros já publicados, a estreia do autor figueirense numa apresentação pública da sua obra literária."




 
 
""A Alquimista das Cores" de Aimee Bendar. Um acontecimento traumático ocorre quando uma rapariga de cabelos dourados aparece num pomar de maçãs; uma mulher põe em prática uma fantasia com o marido e descobre que não consegue regressar à sua antiga vida sexual; uma mulher muito feia casa com um ogre e debate-se com a decisão de o deixar ou não, depois de ele devorar os filhos por acidente; e duas irmãs viajam até ao coração da Malásia, onde uma delas aprende a arte de cerzir tigres cujas listas se rasgam."





""Coração de Mãe Nunca se Engana" de Maria Inês Almeida. A autora deste livro, encontra no seu filho, José, o parceiro ideal para escrever a mais bela das histórias. A história da vida que todos os dias liga uma mãe a um filho. Em textos simples e cheios de sabedoria, percorrem juntos um caminho que os leva a descobrir o mundo, a vida, a amizade e o amor. São momentos sinceros, divertidos, profundos, verdadeiros que não vão deixar o leitor indiferente."





 

""Pablo Esbobar - O Meu Pai" de Juan Pablo Escobar. A vida do narcotraficante mais famoso vista pelo seu filho. Um livro que inclui não só detalhes desconhecidos mas também revelações desconcertantes sobre essa página negra da História da Colombia. Este não é um livro em que um filho procura o perdão para o pai, mas um testemunho ímpar da face oculta de um dos criminosos mais poderosos e sanguinários do século XX."





""À Morte Ninguém Escapa" de M. K. Arlidge". O corpo de um homem é encontrado numa casa vazia. O seu coração foi arrancado e entregue à família. A detetive Helen Grace sabe que esta não será a última vítima de um assassino em série. Os media chamam-lhe Jack, o Estripador, mas ao contrário: este mata homens de família que vivem vidas duplas e enganam as suas mulheres. Helen consegue pressentir a fúria por detrás de cada assassínio. Mas o que ela nunca conseguirá prever é quão volátil na realidade este assassino é. Nem o que a aguarda no final desta caça ao homem."




""Amor por Encomenda" de Catherine McKenzie".  Anne Blythe tem razões para sorrir: acaba de receber uma aliciante proposta para publicar o seu primeiro livro. Mas no que toca a relações amorosas, a situação é muito pouco animadora. Após mais um relacionamento falhado, Anne encontra na rua um cartão de uma empresa que ela julga ser de promoção de encontros românticos. Interpretando-o como um sinal, acaba por guardá-lo. Farta de ver as pessoas à sua volta felizes no amor, Anne decide, num impulso, experimentar a empresa que a poderá ajudar a encontrar, finalmente, o homem da sua vida. Mas esta empresa não é bem o que parecia. Trata-se afinal de um sofisticado — e caro — serviço que proporciona aos seus clientes um casamento arranjado, com tudo incluído. Anne começa por rejeitar a ideia, mas quanto mais pensa no assunto mais entusiasmada fica. Se os casamentos arranjados resultam para milhões de mulheres em todo o mundo, porque não haveria de resultar com ela? Além disso, o serviço afirma que só fracassou em 5 por cento dos casos. Meses depois, Anne encontra-se num resort mexicano pronta para casar com Jack, o seu «par perfeito». E tudo parece correr bem. Mas será possível encomendar o amor verdadeiro? ​​

terça-feira, 7 de abril de 2015

0

Deixava de dormir por... : Novidades do mês de Março.


Enquanto muitos suspiraram por amêndoas, a nossa atenção esteve focada nas novidades literárias que chegaram às prateleiras portuguesas durante o mês de Março. Falamos mais concretamente destas pequenas maravilhas:


"Mohamedou Ould Slahi está detido na prisão norte-americana de Guantánamo desde 2002, suspeito de ser um dos mentores do 11 de Setembro. Após 13 anos de cativeiro, ainda não foi acusado formalmente de qualquer crime. Um juiz federal ordenou a sua libertação em março de 2010, mas o governo dos EUA lutou contra essa decisão, impedindo que fosse cumprida. Não existe qualquer razão para que Slahi esteja detido. O governo norte-americano não possui quaisquer provas que justifiquem a sua permanência em Guantánamo, muito menos os atos de tortura repetidos, violentos e sinistros de que foi alvo. Diário de Guantánamo, escrito por Mohamedou durante os primeiros anos na prisão e agora editado pela Vogais, chancela do Grupo 202l20 Editora  é um registo extraordinário e um documento sem precedentes da história do século XXI: uma obra que descreve, com um detalhe e uma proximidade inéditos até hoje, os processos de captura, interrogatório, brutalização e tortura perpetrados pelas autoridades dos EUA ao abrigo da chamada «War on Terror»."





"Sabia como se nascia e vivia em Portugal na Idade Média? Que preocupações havia na educação dos filhos? O que se festejava e como? Como se vivia e se morria? Como se sentia a religião nesta época? Como era a saúde e a doença e como se tratavam os vários males?, A historiadora Ana Rodrigues Oliveira, responde a estas questões nesta obra para ficarmos a conhecer e a perceber o quotidiano em Portugal entre os séculos XI e XV. Partindo de exemplos concretos a autora mostra uma visão abrangente do Dia-a-Dia em Portugal na Idade Média, desde a saúde, à política, passando pela religião, o casamento, a vida doméstica ou a prostituição."









"A alemoa apareceu morta na Lagoa Salgada... Se fosse algum forasteiro, apesar da gravidade do caso ninguém se afligiria por de mais. Policial alentejano, que retrata com amor e muito humor a realidade de uma típica aldeia do Sul do país, com os seus habitantes característicos, as suas idiossincrasias, manias e modos de estar."











"Holder é um adolescente em busca da sua melhor amiga, Hope, a quem voltou costas um dia, há treze anos. O mesmo dia em que ela foi raptada e levada para sempre. Quando uma tragédia envolve a irmã gémea de Holder, Less, a necessidade de encontrar Hope torna-se mais forte do que nunca. Holder sente-se diariamente perseguido por fortes sentimentos de culpa, e os remorsos que sente por não ter conseguido ajudar nem a sua irmã, nem Hope, são devastadores. Quando um dia, inesperadamente, se cruza com uma rapariga que se parece com Hope, Holder vai fazer tudo para se aproximar dela a fim de reencontrar a paz de que tanto necessita. Mas porque insiste Hope em dizer que se chama Sky e que não o conhece? E, por outro lado, porque sente Holder que esta rapariga, que o rejeita e se tenta afastar, precisa tanto dele quanto ele precisa dela? Uma Nova Esperança (Hope) narra pela voz de Holder um reencontro que trará memórias há muito esquecidas e que revelará verdades que poderão doer demasiado. Para alcançarem a paz e a felicidade, Holder e Hope terão de encarar a mais dolorosa e íntima das memórias. Conseguirão ambos traçar um caminho juntos após desenterrarem um passado tão difícil? E será o amor de Hope a chave para uma nova esperança na vida de Holder?"



"Terceiro livro da série Crónicas Lunares, best-seller do New York Times. Em Cinder, o primeiro livro, recontava-se a história da Cinderela. No segundo, Scarlet, ficámos a conhecer a história futurista do clássico Capuchinho Vermelho. Este terceiro livro é baseado na história de Rapunzel. Em Cress temos três histórias paralelas: a continuação das aventuras de Cinder e Scarlet que se cruzam com Cress, uma jovem presa num satélite desde a infância. Cinder e o capitão Thorne estão escondidos com Scarlet e Wolf. Juntos, conspiram para derrubar a rainha Levana e impedir o seu exército de invadir a Terra. A sua melhor esperança é Cress, uma jovem presa num satélite desde a infância e que apenas tem os netscreens como companhia. Todo este tempo passado a olhar para os ecrãs fez dela uma excelente hacker. Mas infelizmente, é obrigada a trabalhar para a rainha Levana, e recebeu ordens para localizar Cinder e o seu bonito cúmplice. Quando o ousado resgate de Cress corre mal, o grupo desmembra–se. Cress obtém por fim a liberdade, mas com um preço mais elevado do que jamais pensou. Entretanto, a rainha Levana não vai deixar nada impedir o seu casamento com o imperador Kai. Cress, Scarlet, e Cinder podem não ter sido designadas para salvar o mundo, mas são a única esperança do mundo."


 
"Ano de 1089. Uma nação em formação ergue-se na bruma do tempo, movida pelo forte e leal braço do povo, pelo arrojo de senhores feudais e pela fé nos ditames da Igreja e dos seus ministros. Num velho mosteiro, são muitas e sinceras as preces, mas também as manobras pela conquista do poder nesse novo território. O DESTINO DE UM POVO UM ROMANCE INTENSO E INESQUECÍVEL Magistralmente concebido, 1089 relata, de forma precisa, viva e cativante, os dias da fundação de Portugal tendo como palco central as terras de um mosteiro beneditino. E não deixa de fora relatos concisos da ambição dos homens e, em particular, dos da Igreja, com os seus segredos e jogos de luz e sombra. Cativante e surpreendente!" 







"O III Reich durou apenas doze anos, mas marcou profundamente a História alemã e mundial. Nas últimas décadas muito se tem descoberto sobre este regime que semeou o terror e a morte por toda a Europa. Mas muito estava ainda por desvendar. Guido Knopp, jornalista especializado em História alemã, revela-nos neste livro muitos dos segredos do III Reich desconhecidos até agora. As verdadeiras origens familiares de Hitler, sobre as quais tentou criar um verdadeiro mito; a proveniência do dinheiro que permitiu ao Führer financiar as suas campanhas e sustentar uma vida luxuosa; ou os mistérios sobre as suas mulheres, uma história que começa com a estranha morte da sua sobrinha e termina com o suicídio de Eva Braun. Mas também outras figuras do regime estavam envoltas em mistério: as lendas que envolvem a história de Erwin Rommel, as mentiras a partir das quais Albert Speer construiu a sua biografia de «bom nazi» ou a vida privada de Himmler, as suas fantasias, os crimes por si cometidos e a sua enigmática morte. Um livro indispensável para compreender melhor o fenómeno do nazismo e a tragédia da Segunda Guerra Mundial."

domingo, 1 de março de 2015

5

Deixava de dormir por...: novidades do mês de Fevereiro

Fevereiro é o mês do amor... amor por livros novos! Foi um mês com novidades tão interessantes que nem sabemos para onde nos virar primeiro! 


"Um mundo onde não se vive, antes se sobrevive. Este é o cenário de fundo do mais recente lançamento Coolbooks, a segunda coletânea de contos de Olinda P. Gil. Depois de Sudoeste, em Sobreviventes encontramos várias personagens que carregam no peito o espírito de insurreição e esperança, e se batem em diferentes cenários adversos - desde guerras a viagens no tempo, passando por governos extremistas que condicionam a liberdade humana. Mas mesmo na luta pela sobrevivência há espaço para atos altruístas. E é assim que em Sobreviventes assistimos ao sacrifício daqueles que pouco têm para alimentar o desejo secreto de um futuro melhor, não se conformando com o destino que lhes é forçado. Um mundo onde não se vive, antes se sobrevive. Este é o cenário de fundo do mais recente lançamento Coolbooks, a segunda coletânea de contos de Olinda P. Gil. Depois de Sudoeste, em Sobreviventes encontramos várias personagens que carregam no peito o espírito de insurreição e esperança, e se batem em diferentes cenários adversos - desde guerras a viagens no tempo, passando por governos extremistas que condicionam a liberdade humana. Mas mesmo na luta pela sobrevivência há espaço para atos altruístas. E é assim que em Sobreviventes assistimos ao sacrifício daqueles que pouco têm para alimentar o desejo secreto de um futuro melhor, não se conformando com o destino que lhes é forçado."


"Rachel apanha o mesmo comboio todas as manhãs. Todos os dias balança ao longo da linha, vislumbra uma extensão de casas suburbanas acolhedoras, e para no sinal que diariamente lhe permite observar o mesmo casal a tomar o pequeno-almoço no seu alpendre. Chega a ter a sensação de conhecê-los. “Jess e Jason”, é como lhes chama. A vida deles — aos seus olhos — é perfeita. Não muito diferente da vida que perdeu recentemente. É então que vê algo perturbador. Apenas durante um minuto até o comboio voltar a andar, mas o suficiente. Já nada está como antes. Incapaz de guardar para si, Rachel vai à polícia contar o que sabe, e torna-se parte indissociável do que acontece a seguir e das vidas de todos os envolvidos. Terá ela feito mais mal do que bem? De leitura compulsiva, A Rapariga no Comboio é uma estreia eletrizante e emocionalmente imersa num thriller Hitchcockiano."

"Felismino, vive uma vida feliz até encontrar a mulher, morta, na horta de casa. Amava-a muito e a sua perda aprisiona-o, passando a habitar num mundo de sonho e imaginação. O seu filho Edmundo é um simples operário. Mas tem um segredo que esconde às pessoas da sua aldeia: gosta de ler livros. E ama o seu pai, mesmo doente e ausente de tudo. Um dia, ao ir para o trabalho, Edmundo tem um terrível acidente. Preocupada com a sua ausência, a mulher sai com a filha, ainda pequena, à sua procura. Mas o dia estava frio e tempestuoso e a menina apanha uma pneumonia. Morre dias mais tarde.O mundo de Edmundo entra em colapso. Mas será no lugar mais inesperado de todos que vislumbra o sentido de todas as coisas e compreende o verdadeiro valor do amor, da vida e da amizade. Quando o Sol Brilha é um regresso ao Portugal da nossa infância, mostrando que nas lições simples da vida reside a esperança que nos move."

"Chamaram-lhe terramoto e furacão. Uns apelidaram-no de general-dinamite, outros de cowboy e de general Coca-Cola. Ele próprio se retratou como um «Tufão sobre Portugal», mas foi outro o epíteto que ficou para a posteridade e no coração do Povo: Humberto Delgado, o General Sem Medo. Esta é a primeira biografia do homem que desafiou Salazar ao proferir a célebre frase: «Obviamente demito-o!». Candidato à Presidência da República em 1958, Humberto Delgado galvanizou multidões de Norte a Sul, tendo sido vítima de uma das maiores fraudes eleitorais da História. A sua morte às mãos da PIDE, em 13 de Fevereiro de 1965, foi o principal assassínio político da ditadura e marcou indelevelmente a memória colectiva. Mito do Século XX, Humberto Delgado renasce neste livro, que narra passo a passo o romance de aventuras da sua vida, desde a infância no Ribatejo até à cilada de Badajoz. Escrita por Frederico Delgado Rosa, neto de Humberto Delgado, a presente biografia desvenda factos totalmente desconhecidos até hoje, relata pormenores intimistas vedados aos historiadores e faz surpreendentes revelações sobre o assassinato, lançando uma nova luz sobre o «Caso Delgado»."

"O livro ilustrado para a infância, do escritor Ondjaki, venceu o "Prémio Caxinde do Conto Infantil" e fala de uma aproximação à natureza e uma autoaprendizagem sobre as emoções. A pequena deusa que inventou a chuva, a partir de lágrimas doces e salgadas, é a protagonista do novo livro ilustrado para a infância "Ombela - A origem das chuvas", do escritor angolano Ondjaki, ilustrado por Rachel Caiano. O livro é editado pela Editorial Caminho e lançado em Portugal na próxima semana, depois de já ter tido edição no Brasil e em Angola, onde foi distinguido com o "Prémio Caxinde do Conto Infantil". Na história, Ondjaki atribui a uma menina, filha de deuses, o poder da criação da chuva, através da tristeza e das lágrimas salgadas, que enchem oceanos. É o pai dela que lhe ensina que "a tristeza faz parte da vida" e que também se pode chorar de felicidade, com lágrimas doces que enchem rios e lagos. "Ombela", que propõe aos pequenos leitores uma aproximação à natureza e uma autoaprendizagem sobre as emoções, significa "chuva" em umbundu, uma das línguas faladas em Angola."


"1539, a corte de Henrique VII teme cada vez mais as constantes mudanças de humor do rei envelhecido e doente. Apenas com um bebé, como herdeiro, o rei tem de encontrar outra esposa e o perigoso prémio da coroa de Inglaterra é ganho por Ana de Cléves. Apesar de se mudar para um país onde os costumes e a língua são estranhos, Ana tem as suas razões para aceitar o casamento com um homem com idade para ser seu pai."

1%

1%