Mostrar mensagens com a etiqueta J. K. Rowling. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta J. K. Rowling. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 14 de maio de 2018

4

Livro: Harry Potter e a criança amaldiçoada (colaboração com Soberana da Noite)



Desde que este livro que saiu que eu estava mortinha para o ler, mas aquele misto entre "quero voltar ao mundo do Harry Potter" e "tenho medo que estraguem a história" fez-me protelar esta leitura. Felizmente a Mafalda Alves (Soberana da Noite) foi-me desafiando e lá me aventurei pelas muralhas de Hogwarts novamente. A juntar a isto surgiu a oportunidade de usar esta leitura para o clube do livro "Conversas Livrásticas" (cujo tema do mês de Março era ler um livro escrito por mais do que um autor) e para a #ML122dias.. este livro tinha, mesmo, de ser lido. 

Entretanto a Mafalda acedeu a colaborar neste post, e deu-me um texto para partilhar com vocês, o que me deixou muito feliz. Quero aproveitar para agradecer-lhe por ter aceite o desafio e, ao mesmo tempo, por me ter desafiado para esta aventura.

"Olá, o meu nome é Mafalda, mais conhecida por estas banda por Soberana da Noite, e hoje vim aqui num instantinho falar-vos sobre o livro Harry Potter e a Criança Amaldiçoada. Uma leitura que fiz em conjunto com a maravilhosa Roberta 💓
Então comecemos pelas coisas mais positivas: a experiência.
Adoro leituras conjuntas. Adoro ter aquela meta diária e de ver que consigo atingi-la. Gosto de verem as páginas a avançarem. (Coisa que, quando tento fazer sozinha, raramente resulta). E adoro ter alguém com quem partilhar como está a ser a minha leitura. Quando uma pessoa gosta de falar, poder trocar experiência e opiniões sobre as nossas actuais leituras é óptimo! Acho que até nos ajuda a deitarmos mais sentido aos pormenores do livro. E a outra pessoa até nos pode chamar a atenção para coisas que, se tivéssemos a ler sozinhos, nem nos aperceberíamos.
Reflectir é bom. Reflectir em conjunto é ainda melhor!
Eu e a Roberta, tendo em conta os nossos ritmos de leitura, escolhemos uma meta super pequena e fácil de cumprir. O que foi óptimo! Pude ler outros livros em simultâneo e, se havia algum dia que não conseguia ler, facilmente recuperava no dia seguinte.
Foi fantástico! E só tenho pena de não lermos muito o mesmo género. Porque adoraria repetir 💓

Quanto à leitura em si, bem, Harry Potter é Harry Potter e só funciona escrito pela nossa maravilhosa JK Rowling.

A história até é boa. Mas houve coisas que foram resolvidos de forma muito estranha e pouco credível.
Já para não falar a falta enooooorme que o narrador faz!!! É ele que nos faz voar para aquele mundo tão fantástico. Que nos faz afeiçoar as personagens incríveis que a JKR criou.
Ou seja, a peça de teatro, para mim, não resultou lá muito bem... Precisava de ser reescrita. Como uma verdadeira continuação da série. Com narrador e tudo direitinho, como só a JKR sabe fazer.
Mas foi bom conhecer os destinos das personagens tão nossas conhecidas 😀"

Obrigada Mafalda pelas tuas palavras e pela colaboração. Tal como ela, eu adorei a experiência. Ir podendo falar naquilo que sentia com alguém que se encontrava na mesma situação que eu foi fabuloso. 

Não me alongo mais porque a Mafalda disse tudo. Ambas tivemos a mesma opinião do livro e sobre a experiência, e por isso não me vou repetir. Resta-me dizer que, caso volte a aparecer um livro da saga, provavelmente não terei a coragem para o ler... Tudo deve ter um fim e por muito que me tenha custado o fim da saga, acho que teria sido melhor que assim continuasse, em vez de terem tentado fazer uma coisa diferente, com uma história pouco credível. 

Talvez a peça de teatro seja interessante, mas a leitura do livro só correu bem porque tive a companhia da Mafalda, senão teria sido muito penosa. 

Mais alguém se aventurou na leitura desta obra? 

Roberta 

segunda-feira, 6 de junho de 2016

0

Video: BookHaul Maio 2016




Outras informações: 

- Opinião Livro: O clube dos Ténis Vermelhos (Ana Punset) - http://flamesmr.blogspot.pt/2015/11/livro-o-clube-dos-tenis-vermelhor-ana.html

- Opinião Livro: Aquipélago (Joel Neto) - http://flamesmr.blogspot.pt/2016/02/livro-arquipelago-joel-neto.html


- O Bibliognosta - Tavares e Pereira - Alfarrabistas

- Discurso J. K Rowling - Harvard - https://www.youtube.com/watch?v=wHGqp8lz36c

segunda-feira, 8 de junho de 2015

0

Livro + Série: Morte Súbita (J. K. Rowling) - SEM SPOILERS



Eu fui daquelas pessoas que cresceu com Harry Potter. Li todos os livros mais do que uma vez e li-os sempre que saíram. Posso dizer que Harry Potter mudou a minha vida enquanto pessoa e me moldou enquanto leitora. Assim sendo, quando soube que a autora se tinha aventurado num livro de adultos, soube de imediato que o quereria ler. Mas a leitura foi sendo adiada fruto das várias más opiniões que fui lento quer no goodreads quer em várias redes sociais.
Este não é um dos livros da minha vida. É sem dúvida um livro diferente que pode desiludir os fãs de Harry Potter, mas é uma obra muito bem construída com aspectos negativos e positivos bastante vincados. 
O que me fez querer ler o livro? A adaptação da BBC. Assim que foi anunciada peguei-me ao livro e foi por isso que decidi trazer-vos hoje a opinião deste livro, bem como a minha opinião sobre a pior adaptação que já vi feita pela BCC. 

A HISTÓRIA

Uma Morte Súbita é o primeiro livro para adultos de J. K. Rowling, a mundialmente famosa «mãe de Harry Potter». Acolhido com enorme expectativa, este surpreendente romance sobre uma pequena comunidade inglesa aparentemente tranquila, Pangford, começa quando Barry Fairbrother, o conselheiro paroquial, morre aos quarenta e poucos anos. A pequena cidade fica em estado de choque e aquele lugar vazio torna-se o catalisador da guerra mais complexa que alguma vez ali se viveu. No final, quem sairá vencedor desta luta travada com tanto ardor, duplicidade e revelações inesperadas?
Um livro a não perder.

O LIVRO

Título: Uma Morte Súbita
Autora: J. K. Rowling
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 496
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722349321

Aspectos positivos do livro: 

- A autora pega numa aldeia (inventada) e nas suas personagens para tecer uma critica à sociedade e aos valores que regem, hoje em dia, os seres humanos, e nesse aspecto esta obra é não só original como bastante inteligente. 

- Ao apresentar-nos diversas personagens, J. K. Rowling não destaca uma personagens principal. Em vez disso, todos são importantes e todos serão vistos, mais cedo ou mais tarde, com especial enfoque. Este aspecto mais positivo tem um lado também um pouco perverso que irei discutir mais à frente... 

- A autora faz um excelente trabalho ao analisar a crueza do quotidiano das pessoas. 

Aspectos negativos: 

- J. K. Rowling quis que este fosse um livro para adultos, e por isso apresenta-nos de forma algo forçada alguns temas como o sexo e a toxicodependência. Não é que eu ache mal este aspecto, mas penso que se nota que a autora foi um pouco forçada ao fazê-lo e deixou de lado o tom mais natural que utilizou aquando da escrita de Harry Potter. A linguagem por vezes é bastante crua e desnecessariamente forte. 

- O livro apresenta-nos tantas personagens que é fácil perder-mo-nos. Este é, a meu ver, um dos pontos fortes do livro (como disse em cima) mas também um ponto fraco. Ao apresentar tantas personagens, algumas com características similares, é fácil dispersar-mo-nos.

A MINI-SÉRIE







Formato: Mini-Série
Nº de episódios: 3
Duração: 180 minutos
Emissora: BBC

Quem segue o blogue já deve ter reparado que eu sou uma grande fã das mini-séries da BBC. Infelizmente este trabalho foi o pior que já vi feito por eles. Eu sou a favor de que os filmes e séries são "adaptações" e não meras cópias... mas neste caso a BBC parece que pegou na ideia da J.K. Rowling para criar uma série, e não para adaptar o seu livro. 

Assim a BBC achou-se no direito de retirar personagens essenciais, alterar cenas e diálogos, modificar tramas, finais, enfim... fiquei mesmo bastante desiludida. As descrições das personagens foram bastante alteradas assim como o propósito do aparecimento de algumas. 

Foi, realmente, uma grande desilusão. Gosto de ler um filme e depois quando vou ver a adaptação penso: como será que a personagem X vai aparecer aqui? Como será caraterizada a personagem Y? Aqui não valeu a pena pensar nisso, pois tudo estava diferente. 

A questão controversa que motivou todo o livro na série foi alterada.. e logo isso faz com que as dinâmicas entre as personagens se alterem. 
As próprias ligações entre as personagens são alteradas. Há personagens ligadas por vínculos de sangue na série que simplesmente não existem no livro, e filhos que existiam no livro que, simplesmente, desaparecem. Para não falar em algumas personagens importantes que também não existem na série. 
Uma das personagens apresenta uma psicopatologia no livro, e uma totalmente diversa na série. 
O final da série também é bastante diferente.. uma pena.

Opinião em Video:

domingo, 10 de outubro de 2010

4

Livro: Os Contos de Beedle o Bardo

Título Original: The Tales of Beedle the Bard
Autor: J. K. Rowling
Género: Fantasia e Ficção
Editora: Presença
Páginas: 128

Acabámos por comprar este livro uma vez que parte do dinheiro é revertido a favor da Children's High Level Group, uma instituição co-fundada pela autora e cujo intuito é auxíliar crianças. Não fazíamos ideia de como o livro acabou por ser tão interessante. Os contos são muito engraçados e não se ligam directamente a Harry Potter (ou seja, não é preciso terem lido os livros de Harry Potter para entenderem este), mas sem dúvida que os fãs de Harry e dos seus amigos encontraram aqui mais um livro mágico.

Escrito em 2007 e lançado mundialmente em 2008, reúne cinco contos escritos da mesma forma entusiasmante e encantadora:

1 - O Feiticeiro e o Caldeirão Saltitante
2 - A Fonte do Justo Merecimento
3 - O Feiticeiro do Coração Medonho
4 - A Coelha Babita e a Árvore Tagarela
e
5 - O Conto dos três irmãos

As ilustrações também são da autora de Harry Potter que escreveu ainda 7 edições à mão inéditas para leilão e a AMAZOON tem uma dessas relíquias na sua posse!

1%

1%