Antes de vos da as 3 perspectivas, gostaría de vos fazer conhecer esta história deliciosa.
Tudo se inicia com a chegada de Mr. Bingley a Netherfield (onde se desenrola, maioritariamente, a história). Mr. Bingley é um jovem cavalheiro que, juntamente com a irmã Caroline e o amigo Mr. Darcy, aluga uma casa perto da família Bennet.
Para além de jovem e bonito é um óptimo partido pelo que, todas as jovens, se preparam para lhe captar a atenção.
Também a Sra Bennet está interessada que uma das suas filhas capte a sua atenção.
A família Bennet é o núcleo duro de toda a narrativa. É constituida por Mr. e Mrs Bennet e por:
Jane (a mais velha e bonita)
Elizabeth (a mais sensata e inteligente)
Lydia (a mais irreverente)
Mary (bondosa mas sem graça)
e Kitty (que faz tudo o que a irmã Lydia faz. Influênciável)
Mr. Bingley é muito bem recebido pela comunidade uma vez que é um rapaz afável e simpático (e RICO!). O mesmo não se pode dizer do seu melhor amigo, Mr. Darcy dado que, apesar de ainda ser mais rico e abastado que o amigo, não capta a atenção de ninguém pelo seu comportamento arrogante e de desprezo para com as pessoas de Netherfield.
Mas muitas outras personagens vão aparecer na história:
- Mr. Wickham, um lindo oficial que chama à atenção particularmente de Elizabeth
- Mr. Collins, um primo dos Bennet. Clérigo de profissão, apadrinhado por Lady Catherine de Bourh (tia de Mr. Darcy) e que pretende casar com uma das primas.
- Charlotte a melhor amiga de Elizabeth
- Georgiana (irmã de Mr. Darcy)...
- e muitas mais...
Livro
Autor: Jane Austen País: Reino Unido Género: Romance Altura em que decorre o romance: Início do século XIX Onde decorre: Inglaterra Lançamento: 28 de Janeiro de 1813 Lançamento em Portugal: 1943
O livro foi o responsável pelo posterior aparecimento da Série e do filme. Escrito por Jane Austen é, talvez, dos melhores livros que já li na vida. e aconselho-o a todos. Apesar de ter sido publicado em 1813, teria sido terminado em 1797 (antes de a autora completar 21 anos) e, apesar de ter um nome tão conhecido, uma curiosidade do livro é que, o título original, teria sido First Impressions, tendo, depois, sido alterado para o nome do último capítulo "Pride and Prejudice".
É extremamente interessante ver como, naquela altura, era a educação, cultura, moral, casamento, sociedade, etc.
Actualmente o livro tem cerca de 20 milhões de cópias no mundo!
Curiosidades:
* Em 2003 a BBC conduziu uma votação para o "UK's Best-Loved Book", em que Pride and Prejudice ficou em 2º lugar, depois de The Lord of the Rings.
* Em 2008, entre mais de 15.000 leitores australianos, Pride and Prejudice ficou em 1º numa lista dos 101 melhores livros já escritos.
(mini)Série (pela BBC)
Infelizmente vi a série da BBC antes de ler o livro.
Apesar de tudo, a série está tão bem construída que a vontade de ler o livro logo a seguir foi inevitável. Esta é, para além do mais, das MELHORES adaptações para séries que alguma vez vi! Se preferirem não ler o livro, podem pelo menos ver esta série (Sim, eu disse isto!)
O livro é sempre melhor claro, mas a série está fielmente retratada.
Ano: 1995 Protagonistas:
Mr. Darcy - Colin Firth
Elizabeth - Jennifer Ehle
De destacar a brilhante interpretação de Colin Firth e de Jennifer Ehle...é impossível não os imaginar a eles como "os verdadeiros". A personagem que faz do primo Mr. Collins também está brilhante. Enfim, uma adaptação majestosa!.
Podem ver a série no youtube.
Filme
Do filme já não posso dizer o mesmo.
Odiei-o todo o tempo.
As personagens não se assemelham em nada ao livro e existem demasiadas coisas alteradas.
Não consegui sentir que aquela era a minha Elizabeth, e o Mr Darcy? Não.. definitivamente não estava nada bem!
Não gostei!
Não se esqueçam de comentar e de participar no nosso passatempo!
Aqui, vais poder encontrar a nossa opinião sobre FILMES, LIVROS, ANIMES, MANGAS, ESPECTÁCULOS, EVENTOS, ENTRETENIMENTO & SÉRIES... Bem como imensos PASSATEMPOS e ENTREVISTAS exclusivas! Entra nesta aventura connosco! Para sugerires algo que aches interessante ou simplesmente para dizer "Olá", podes enviar-nos um e-mail para: flamesmr@gmail.com
Todas as postagens no blog são da inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. O blog pretende ser um veículo de partilha de opiniões pessoais. Todos os textos são originais, se os citar ou utilizar, agradecemos que nos informe e que coloque a devida citação.
Se escreveste um livro e estás a pensar publicá-lo mas pretendes que alguém lhe dê "uma vista de olhos" primeiro contacta-nos: flamesmr@gmail.com ! Clica na imagem e fica a conhecer os livros com os quais já "trabalhámos".