Mostrar mensagens com a etiqueta Inês Botelho. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Inês Botelho. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 15 de julho de 2013

2

16ª Entrevista: Inês Botelho (Escritora)


Inês Botelho


Nascida a 3 de Agosto de 1986, Inês Botelho começou a estudar música entre os 5 e os 6 anos de idade. Mas a autora não gosta só de tocar piano ou da escrita. De facto, é apaixonada pela representação. Foi nas férias de verão de 2002, entre o 10º e o 11º que Inês escreveu A Filha dos Mundos, o primeiro livro da trilogia O Ceptro de Aerzis. Para além destes 3 livros, é ainda autora de Prelúdio e O passado que seremos. Colabora também com a Revista Bang!. Vamos então conhecê-la melhor…

Para mais informações:
Site da autora: http://www.inesbotelho.com/ 
Facebook da autora: https://www.facebook.com/pages/In%C3%AAs-Botelho/190027857681462?v=wall

Qual é a sua nacionalidade: Portuguesa
O seu Filme favorito: Já respondi antes a este mini-questionário introdutório, porém parece-me sempre estranho e artificial eleger uma única obra como favorita. Nenhum trabalho é perfeito ou capaz de se sobrepor a todos os outros e, além disso, acho a pluralidade bem mais interessante. Por isso, deixem-me aproveitar para, com mais tempo e calma, acrescentar alguns elementos às minhas escolhas. Portanto, alguns filmes favoritos: Magnolia (Paul Thomas Andersen), Howl (Rob Epstein e Jeffrey Friedman), The Dreamers (Bernardo Bertolucci), Trois couleurs: Bleu (Krzysztof Kieslowski), Le scaphandre et le papillon (Julian Schnabel)
O seu Livro favorito: Novas Cartas Portuguesas (Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa), As Cidades Invisíveis (Italo Calvino), The Sound and the Fury (William Faulkner), The Bloody Chamber (Angela Carter)
O seu Anime favorito: Ana dos cabelos ruivos, A Princesa Mononoke, O Castelo Andante
O seu Manga favorito: não tenho
O seu Espectáculo de Música Favorito: Quintas de leitura (Evento); Correntes D'Escritas (Evento); o extinto programa Câmara Clara; os actuais Agora e Ler +, Ler Melhor
A sua Série favorita: das exibidas recentemente, Fringe, American Horror Story, Game of Thrones

Tem feito inúmeros encontros em escolas... como tem sentido o impacto dos seus livros nos mais novos?
Suponho que eles conseguem responder a esta questão melhor do que eu, pois é-me difícil avaliar essa parte. Em todo o caso, parece-me que a trilogia tem muitos leitores nas camadas mais jovens e que, de forma geral, é bem recebida. O que isso desencadeia e a que outros livros os conduz, desconheço. Mas ficarei contente se contribuir para um amor à literatura. Do mesmo modo, espero que os encontros em escolas ajudem a gerar interesse pela literatura e a desmistificá-la enquanto actividade enfadonha.

Como licenciada em biologia, acha que esta área a irá influenciar em alguns dos seus próximos livros? 
Claro. Aliás, de uma ou outra forma, a biologia influencia todos os meus livros. É inevitável. Tenho-a na linguagem e no raciocínio. Há termos, ângulos de descrição, aspectos realçados que derivam da minha formação em biologia. E não me interessa negá-la ou reprimi-la. Gosto de a ter por lá, entre as frases e o enredo. Além disso, os conhecimentos de geologia, botânica, zoologia, etologia e ecologia são muito úteis para a criação de outros mundos e novas espécies. A biologia é uma das minha paixões iniciais, mais ou menos a par da literatura. Afastei-a um pouco do dia-a-dia ao optar por continuar os estudos na área da literatura, mas anda a apetecer-me trazer a biologia para o epicentro de um livro, transformá-la numa parte fulcral de um enredo. Talvez o faça com certa brevidade.

A maioria das adolescentes entre o 10º e o 11º ano, não imagina um verão sentada a escrever um livro... um livro que se tornaria no primeiro de uma trilogia. Como sentiu o processo de escrita nessa altura? 
Sôfrego e intuitivo. Agora controlo muito todo o processo; conheço os meandros do jogo e sei utilizá-los para criar o que pretendo. Mas o primeiro livro foi quase uma avalancha. Uma avalancha até um pouco irreflectida.

Quando começou a escrever "A filha dos Mundos", já tinha os outros dois livros em mente?
O meu processo de escrita compreende três partes: investigação, escrita e revisão. Durante a primeira fase recolho toda a informação de que preciso para criar os alicerces da história, estudo certos aspectos para evitar bases falaciosas e preparo a narrativa, ou seja, moldo as personagens, conheço-lhes intimamente a pele e o pensamento, e determino os pontos fulcrais do enredo. Assim, quando começo a escrever já tenho uma série de linhas orientadoras. Portanto, no dia em que escrevi a primeira palavra de A Filha dos Mundos, sabia que existiriam mais dois livros e quais seriam os seus principais acontecimentos.

A sétima arte é uma das suas paixões... Preferiria escrever um guião para um filme, ou tornar-se numa personagem principal?
Escrever um guião. Há uns anos, provavelmente escolheria a segunda hipótese. Mas hoje acho que as minhas capacidades de representação não ultrapassam a mediania. Duvido que conseguisse sequer imitar a destreza com que certos actores e actrizes incorporam uma personagem. Às vezes basta-lhes um olhar. Ou um gesto minúsculo, ou uma qualquer ligeira inflexão vocal. Essa capacidade de serem a personagem e de a comunicarem inteira espanta-me e maravilha-me. A representação não é uma arte que me saia com naturalidade. Não lhe compreendo os mecanismos como entendo os da escrita. Por isso, preferiria sem dúvida dedicar-me a um guião.

A autora norte-americana Elizabeth Hoyt (http://flamesmr.blogspot.pt/2013/06/entrevista-elizabeth-hoyt.html) deixou-lhe a seguinte pergunta:

"What is a book by another author that you wish you had written?"

Com mais ou menos trambolhões, quero sempre a minha carreira, não a de outros, ainda que admire os seus percursos. Tendo de escolher, talvez o The Bloody Chamber da Angela Carter. Fascina-me a forma como ela trabalha os contos populares e contos de fadas, como consegue criar novos contos de fadas enquanto captura o maravilhoso dos contos base e os revira, expondo-lhes uma panóplia de significações e influências. Contudo, duvido que conseguisse produzir um texto em inglês tão interessante. Talvez devesse escolher um livro português. Talvez A Neve de Ana Teresa Pereira, uma dessas pequenas pérolas que nos encantam. Em todo o caso, prefiro-os escritos por elas. De certa forma, foram-me importantes enquanto escritora. Principalmente, adorei lê-los.

Sem saber qual é a próxima pessoa a ser entrevistada, por favor, deixe-nos uma pergunta para lhe fazer:
Se construísse um conto ou um livro a partir de um quadro, que obra escolheria?

OBRIGADA

terça-feira, 25 de junho de 2013

2

Evento: Não há feira, mas há escritores + 14ª entrevistas

 
No passado dia 22 de Junho de 2013, fomos ao Porto propositadamente para assistir ao evento "Não há feira, mas há escritores" (ou será que lhe poderíamos chamar 83ª Feira do Livro no Porto?).

Acabou por ser uma tarde muito bem passada! Os autores foram excepcionais, quer nos seus discursos, quer no contacto com os leitores. Uma tarde que nunca esqueceremos. Para quem não foi, ficam aqui umas mini-mini-mini entrevistas a alguns dos autores que marcaram a sua presença no evento. Esperemos poder entrevistá-los "a sério" um dia... Não se esqueçam que, no próximo sábado, há mais!

 ADÉLIA CARVALHO

Qual é a sua nacionalidade: Portuguesa

O seu Filme favorito: Fishing e África Minha
O seu Livro favorito: Gabriela Cravo e Canela
 O seu Anime favorito: não tenho
O seu Manga favorito: não tenho
O seu Evento/Espectáculo de música/Programa de Entretenimento favorito: Feiticeiro de Oz
A sua Série de televisão favorita: Os Sopranos

 AFONSO CRUZ
Qual é a sua nacionalidade: Portuguesa

O seu Filme favorito: Sétimo Selo
O seu Livro favorito: Flatland
 O seu Anime favorito: Akira
O seu Manga favorito: não tenho
O seu Evento/Espectáculo de música/Programa de Entretenimento favorito: Feira do Livro
A sua Série de televisão favorita: Treme

LUÍS MIGUEL ROCHA

Qual é a sua nacionalidade: Portuguesa

O seu Filme favorito: Cinema Paraíso
O seu Livro favorito:A sombra do Vento e Memorial do Convento
 O seu Anime favorito: não tenho
O seu Manga favorito: não tenho
O seu Evento/Espectáculo de música/Programa de Entretenimento favorito: Feira do Livro, Encontros com escritores em bibliotecas, Festivais de Cinema
A sua Série de televisão favorita: Game of Thrones e The Following

INÊS BOTELHO

Qual é a sua nacionalidade: Portuguesa

O seu Filme favorito: Magnólia (Paul Thomas Andersen)
O seu Livro favorito: Novas Cartas Portuguesas (Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa); The Sound and the Fury (William Faulkner); The bloody chamber (Angela Carter)
 O seu Anime favorito: Ana dos cabelos ruivos
O seu Manga favorito: não tenho
O seu Evento/Espectáculo de música/Programa de Entretenimento favorito: Quintas de leitura (Evento); Câmara clara; Ler +, Ler Melhor
A sua Série de televisão favorita: neste momento, American Horror Story; Game of Thrones

MANUEL JORGE MARMELO

Qual é a sua nacionalidade: Portuguesa

O seu Filme favorito: One From The Hear, de Francis Ford Coppola
O seu Livro favorito: D. Quixote de la Mancha, de Miguel Cervantes
 O seu Anime favorito: não tenho
O seu Manga favorito: não tenho
O seu Evento/Espectáculo de música/Programa de Entretenimento favorito: Shortcutz, Porto 
A sua Série de televisão favorita: Uma família muito moderna

MIGUEL MIRANDA

Qual é a sua nacionalidade: Portuguesa

O seu Filme favorito: 2001 Odisseia no Espaço
O seu Livro favorito: Ensaio sobre a cegueira
O seu Anime favorito: não tenho
O seu Manga favorito: não tenho
O seu Evento/Espectáculo de música/Programa de Entretenimento favorito:Jazz
A sua Série de televisão favorita: não tenho

PAULO FERREIRA

Qual é a sua nacionalidade: Portuguesa

O seu Filme favorito: "Beleza Americana"; "Poderosa Afrodite", "Em carne viva"
O seu Livro favorito: Em nome da terra (Vergílio Ferreira)
O seu Anime favorito: não tenho
O seu Manga favorito: não tenho
O seu Evento/Espectáculo de música/Programa de Entretenimento favorito: Corrente d'Escritas
A sua Série de televisão favorita: 24; Scrubs; Six feet under

PEDRO GUILHERME-MOREIRA

Qual é a sua nacionalidade: Portuguesa

O seu Filme favorito: O túmulo dos pirilampos (opinião do escritor aqui)
O seu Livro favorito: Bíblia (sem ser do ponto de vista religioso)
O seu Anime favorito: Conan
O seu Manga favorito: não tenho
O seu Evento/Espectáculo de música/Programa de Entretenimento favorito: 83ª Feira do Livro no Porto
A sua Série de televisão favorita: Seinfeld
RICHARD ZIMLER
Qual é a sua nacionalidade?: Americana e Portuguesa


O seu Filme favorito: Não tenho só um, mas sempre gostei muito do filme Cabaret (1972) de Bob Fosse com a Liza Minelli . Vi-o no mínimo umas 6 ou 7 vezes. As músicas são muito inteligentes, gosto muito, e a atmosfera do filme foi muito bem recriada e tem um significado muito especial por causa da vinda dos nazis  para Berlim. Outro filme que gosto bastante é Fanny e Alexander (1982), um filme de co-produção sueca com uma história muito bonita. Os actores foram maravilhosos.  

O seu Livro favorito: Não sei se é o meu favorito, mas foi um livro que me inspirou muito A Luz em Agosto do grande grande grande escritor William Faulkner. Fiquei tão fascinado com a história desse livro que fiz uma análise do mesmo. Foi um livro que me marcou muito. 

O seu Anime favorito: Nenhum

O seu Manga favorito: Nenhum 

O seu Evento/Espectáculo de música/Programa de Entretenimento favorito: O último concerto que assisti foi em Espinho da cantora Jacinta. Adorei. Acredito que ela tenha muito talento e não é tão conhecida como devia. Um outro espectáculo  que assisti e adorei foi  do Leonard Cohen em Nova York.  

A sua Série de televisão favorita: CSI Las Vegas. É uma série que está muito bem escrita  com actores muito bons. É um programa internacional de muita qualidade.

Obrigada a todos! 

 

1%

1%