Mostrar mensagens com a etiqueta Presença. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Presença. Mostrar todas as mensagens

sábado, 29 de agosto de 2020

0

OPINIÃO: Memórias de um Gato Viajante de Hiro Arikawa [SEM SPOILERS]

 

sábado, 21 de julho de 2018

0

Vídeo: BookHaul Junho 2018


Fiquem com o vídeo onde vos mostro os livros que chegaram cá a casa em Junho :)



Link para o Youtube: https://youtu.be/eyiHFSYB1KE

segunda-feira, 14 de maio de 2018

4

Livro: Harry Potter e a criança amaldiçoada (colaboração com Soberana da Noite)



Desde que este livro que saiu que eu estava mortinha para o ler, mas aquele misto entre "quero voltar ao mundo do Harry Potter" e "tenho medo que estraguem a história" fez-me protelar esta leitura. Felizmente a Mafalda Alves (Soberana da Noite) foi-me desafiando e lá me aventurei pelas muralhas de Hogwarts novamente. A juntar a isto surgiu a oportunidade de usar esta leitura para o clube do livro "Conversas Livrásticas" (cujo tema do mês de Março era ler um livro escrito por mais do que um autor) e para a #ML122dias.. este livro tinha, mesmo, de ser lido. 

Entretanto a Mafalda acedeu a colaborar neste post, e deu-me um texto para partilhar com vocês, o que me deixou muito feliz. Quero aproveitar para agradecer-lhe por ter aceite o desafio e, ao mesmo tempo, por me ter desafiado para esta aventura.

"Olá, o meu nome é Mafalda, mais conhecida por estas banda por Soberana da Noite, e hoje vim aqui num instantinho falar-vos sobre o livro Harry Potter e a Criança Amaldiçoada. Uma leitura que fiz em conjunto com a maravilhosa Roberta 💓
Então comecemos pelas coisas mais positivas: a experiência.
Adoro leituras conjuntas. Adoro ter aquela meta diária e de ver que consigo atingi-la. Gosto de verem as páginas a avançarem. (Coisa que, quando tento fazer sozinha, raramente resulta). E adoro ter alguém com quem partilhar como está a ser a minha leitura. Quando uma pessoa gosta de falar, poder trocar experiência e opiniões sobre as nossas actuais leituras é óptimo! Acho que até nos ajuda a deitarmos mais sentido aos pormenores do livro. E a outra pessoa até nos pode chamar a atenção para coisas que, se tivéssemos a ler sozinhos, nem nos aperceberíamos.
Reflectir é bom. Reflectir em conjunto é ainda melhor!
Eu e a Roberta, tendo em conta os nossos ritmos de leitura, escolhemos uma meta super pequena e fácil de cumprir. O que foi óptimo! Pude ler outros livros em simultâneo e, se havia algum dia que não conseguia ler, facilmente recuperava no dia seguinte.
Foi fantástico! E só tenho pena de não lermos muito o mesmo género. Porque adoraria repetir 💓

Quanto à leitura em si, bem, Harry Potter é Harry Potter e só funciona escrito pela nossa maravilhosa JK Rowling.

A história até é boa. Mas houve coisas que foram resolvidos de forma muito estranha e pouco credível.
Já para não falar a falta enooooorme que o narrador faz!!! É ele que nos faz voar para aquele mundo tão fantástico. Que nos faz afeiçoar as personagens incríveis que a JKR criou.
Ou seja, a peça de teatro, para mim, não resultou lá muito bem... Precisava de ser reescrita. Como uma verdadeira continuação da série. Com narrador e tudo direitinho, como só a JKR sabe fazer.
Mas foi bom conhecer os destinos das personagens tão nossas conhecidas 😀"

Obrigada Mafalda pelas tuas palavras e pela colaboração. Tal como ela, eu adorei a experiência. Ir podendo falar naquilo que sentia com alguém que se encontrava na mesma situação que eu foi fabuloso. 

Não me alongo mais porque a Mafalda disse tudo. Ambas tivemos a mesma opinião do livro e sobre a experiência, e por isso não me vou repetir. Resta-me dizer que, caso volte a aparecer um livro da saga, provavelmente não terei a coragem para o ler... Tudo deve ter um fim e por muito que me tenha custado o fim da saga, acho que teria sido melhor que assim continuasse, em vez de terem tentado fazer uma coisa diferente, com uma história pouco credível. 

Talvez a peça de teatro seja interessante, mas a leitura do livro só correu bem porque tive a companhia da Mafalda, senão teria sido muito penosa. 

Mais alguém se aventurou na leitura desta obra? 

Roberta 

sábado, 11 de novembro de 2017

0

TAG Doenças Literárias


As doenças da Roberta e da Mariana... :P



 

quarta-feira, 4 de maio de 2016

0

Deixava de dormir por... : Novidades literárias do mês de Abril


Já diz o velho ditado "em Abril livros mil" :)
Por isso mesmo, o mês em que comemoramos a nossa Liberdade foi também um mês repleto de livros novos fantásticos que nos deixariam noites e noites acordadas:




"Há sempre uma pessoa para cada livro e um livro para cada pessoa."A Livraria dos finais felizes é uma história comovente sobre o poder Se a vida fosse um romance, o da Sara certamente não seria um livro de aventuras. Em vinte e oito anos nunca saiu da Suécia e nenhum encontro do destino desarrumou a sua existência. Tímida e insegura, só se sente à vontade na companhia de um bom livro e os seus melhores amigos são as personagens criadas pela imaginação dos escritores, que a fazem viver sonhos, viagens e paixões. Mas tudo muda no dia em que recebe uma carta de uma pequena cidade perdida no meio do Iowa e com um nome estranho: Broken Wheel. A remetente é uma tal Amy, uma americana de 65 anos que lhe envia um livro. E assim começa entre as duas uma correspondência afectuosa e sincera. Depois de uma intensa troca de cartas e livros, Sara consegue juntar o dinheiro para atravessar o oceano e encontrar a sua queria amiga. No entanto, Amy não está à sua espera, o seu final, infelizmente, veio mais cedo do que o esperado. E enquanto os excêntricos habitantes, de quem Amy tanto lhe tinha falado, tomam conta da assustadora turista (a primeira na história de Broken Wheel), Sara decide retribuir a bondade iniciando-os no prazer da leitura. Porque rapidamente percebe que Broken Wheel precisa de um pouco de aventura, uma dose de auto-ajuda e, talvez , um pouco de romance. Em suma, esta é uma cidade que precisa de uma livraria. E Sara, que sempre preferiu os livros às pessoas, naquela aldeia de poucas gentes, mas de grande coração, encontrará amizade, amor e emoções para viver: e finalmente será a verdadeira protagonista da sua vida."




"Hannah Wells encontrou finalmente aquela pessoa. Segura e confiante em todas as outras facetas da vida, enfrenta uma série de receios e inseguranças no que toca a sexo e sedução. Se quiser prender a atenção da sua nova conquista terá que sair da zona de conforto... Mesmo que tal signifique ter que aturar o arrogante e infantil capitão da equipa de hóquei... E vai ser tão bom. Ser jogador de hóquei profissional foi tudo o que Garrett Graham sempre quis, mas as notas de final de formatura ameaçam deitar tudo por terra este sonho, pelo qual tanto tem lutado. Se ajudar uma morena, muito gira e cheia de sarcasmo, a fazer ciúmes a outro lhe garantir a posição na equipa, que seja! Mas um inesperado beijo leva-os às cenas de sexo mais incríveis das suas vidas, e não vai levar muito tempo até que Garrett perceba que fingir não será o caminho... Terá, sim, que convencer Hannah de que o homem que ela procura se parece em tudo com Garrett. Elle Kennedy é autora best seller do New York Times, USA Today e Wall Street Journal. Escreve romances de suspense e eróticos contemporâneos. Heroínas fortes e sensuais, e heróis sexy e musculados são marca dos seus livros, temperados com muito «calor» e alguns perigos, pelo que já conquistou um vastíssimo público leitor."





"Um novo romance erótico de Jennifer Haymore e que com grande romantismo nos prende desde a primeira página. O agente secreto Sam Hawkins consagrou a vida a proteger o Rei e o país. Assim, quando recebe ordens para assassinar um traidor implacável, não questiona a missão. Mas Sam não sabia que o seu acto tinha uma testemunha: a bela e misteriosa mulher do traidor.Agora, só lhe resta levá-la como prisioneira... Uma pessoa em quem não confia e a quem não consegue resisitr.Élise, Lady Dunthorpe, fará tudo para escapar ao poderoso carcereiro, incluindo seduzi-lo. Ignorava os crimes miseráveis do marida, mas guarda segredos que ameaçam tudo o que lhe é mais querido.Com os penetrantes olhos escuros e as ternas carícias, Sam inflama os desejos mais profundos de Élise, mas como pode ela confiar num homem que não lhe concede a liberdade? Apanhado entre a Coroa que jurou servir e a mulher que começou a amar, Sam arriscará o coração - e a vida - para mantê-la em segurança."


 



"Uma excelente "fotografia" da rápida ascensão da organização terrorista mais poderosa do nosso tempo, que pretende controlar Portugal e Espanha até 2020, da sua brutal ideologia e dos seus métodos de extermínio. Da autoria de Andrew Hosken - brilhante jornalista de investigação da BBC, reconhecido internacionalmente." 









"Um livro inédito em Portugal para todas as mulheres sobre a relação filha-mãe, a mais importante e influente relação da nossa vida.Dedicada, dependente, sem tempo ou desiludida? O livro que revela que tipo de filha realmente é. "O Bom, o Mau e o Inconfessável nas Relações Filha-Mãe" é a divertida, tocante e por vezes desoladora história de nove mulheres que criam o Clube das Filhas, no qual se juntam para falar das mães – e da alegria e desespero que essas relações lhes trazem. Durante meses elas definem e cumprem várias tarefas na esperança de melhorar as ligações com as mulheres mais importantes das suas vidas.Os seus desabafos e confissões, absolutamente honestos, brutalmente crus, estão neste livro – essencial para todas as filhas; essencial para todas as mulheres."









"Dançando Sobre Vidro" ilustra na perfeição o poder do amor. É uma história de grande intensidade e que nos oferece um olhar intimo sobre uma relação bela, repentinamente afectada pela doença. Sendo o retrato cru de um casamento que é simultaneamente comum e incomum, ilustra também, na perfeição, o poder do amor e leva-nos numa viagem inesquecível."












"Quando Ruth Ann (Roo) McCabe, ao volante do seu carro, responde a uma mensagem de texto, no telefone, a sua vida, tal como era até então, termina. O carro capota e Roo acaba numa cama de hospital, paralisada. Silenciosa. Todos pensam que está em coma, mas Roo tem síndrome de encarceramento –consegue ver, ouvir e compreender tudo à sua volta, mas ninguém sabe. Mathilda (Tilly) é a irmã de Roo e a sua melhor amiga. Foi ela quem enviou a mensagem de texto a Roo e, inadvertidamente, causou o acidente. Tilly tem agora de lidar com a sua culpa avassaladora e com os seus sentimentos crescentes pelo namorado de Roo, Newton –a única pessoa que parece perceber aquilo que Tilly está a passar. Mas Tilly pode ser a única pessoa capaz de resolver o mistério da situação da sua irmã –aquela que consegue ver a verdade através do silêncio de Roo."









"É quase apostólico o que se desprende dos teus ombros alvoroçados. Uma virilidade sensível, singular, acontece em mim quando insensatamente te despes. No último verão fui portador das tuas noites e a perfeição atravessou a madrugada. Estou sempre vivo quando pernoito ao lado da tua respiração nómada, um lume infindável e molhado cura regularmente as doenças. De entre todas as águas, é sobretudo o suor que deve ser preservado."










"O que significa, afinal, sentirmo-nos verdadeiramente vivos? Aos 24 anos, o mundo de Matt Haig desabou. Ele não via luz ao fundo do túnel nem forma de conseguir continuar a viver.Este é o relato do próprio sobre a forma como ultrapassou uma crise profunda, triunfou sobre uma doença que quase o matou, e reaprendeu a viver.De uma forma emocionante e divertida, Matt Haig leva-nos através das suas conquistas e descobertas sobre a vida e como a viver melhor, amar melhor e sentir-se verdadeiramente vivo.Razões para viver é mais do que um livro de memórias, é um livro sobre como tirar o máximo partido da vida enquanto cá estamos. «Escrevi este livro porque os velhos clichés permanecem verdadeiros. O tempo cura. O fundo do vale não nos dá a melhor perspetiva. Há mesmo luz ao fundo do túnel, mesmo que não sejamos capazes de a ver. As palavras podem mesmo libertar-nos."





 
"De repente, não mais, é a mais recente novidade da chancela digital da Porto Editora. Esta obra da jovem autora Marta Neves é a história de uma amizade que não conhece limites, arrastando para o precipício todos que nela querem entrar. Marta, Diogo e Alexandre são três amigos que cresceram juntos. Tomé é um detetive de homicídios que vive e respira o seu trabalho. Quando o cadáver de Alexandre aparece numa praia fluvial do rio Douro, os caminhos destes três amigos de infância tornam a cruzar-se de forma trágica. Anacronicamente, cada personagem vai contando ao leitor a história de como tudo se passou, mostrando como a realidade muda conforme os olhos de quem a vê. Neste processo, todas as personagens são simultaneamente vítimas e culpadas de algum crime."






"Diogo é um adolescente como todos os outros: cheio de perguntas e pleno de convicções. E, como tantos outros bem conhecidos da literatura, deixa escritos os seus desabafos num diário, o seu Desencanto em Dó menor. Esta obra de Rui Miguel Almeida (a segunda obra do autor a ser publicada pela Coolbooks) está agora disponível em coolbooks.pt e na livraria virtual wook.pt. Através das páginas do diário o leitor vai conhecendo as angústias, sonhos e tumultos interiores típicos dessa fase da vida. Analisando o mundo que o rodeia, Diogo sente que os dias bons na sua vida parecem ter terminado de forma demasiado rápida, sem que ele o conseguisse evitar. Apanhado de surpresa, resta-lhe entrar de cabeça no mundo adulto, que antevê sombrio, monótono e castrador. Um retrato da adolescência discorrendo sobre a amizade, o amor, as escolhas que têm de ser feitas e que condicionarão um futuro a temer."





"Durante a última década do poder filipino em Portugal, Manuel Bocarro, um médico cristão-novo, é chamado à corte de Madrid para tentar salvar a vida de D. Baltasar de Zuñiga, conselheiro de Filipe IV e figura grada da nobreza de Castela. Segue consigo o neto que ele muito ama, o jovem João, a quem o avô pretende assim oferecer alguma experiência do mundo. Em Madrid, porém, João não só encontra Miguel de Vasconcelos, que em rapaz retirara das águas do Tejo, como também trava conhecimento com D. Antão Vaz de Almada, que o alicia para a conjura da Restauração portuguesa. João regressa, pois, a Portugal e envolve-se numa série de intrigas que farão dele um dos heróis desconhecidos da revolução de 1 de Dezembro de 1640. A morte da mulher que sempre amara com uma paixão absoluta, a compreensão do papel desempenhado nessa morte pelo rival Miguel de Vasconcelos, o encontro com o misteriosíssimo D. Miguel de Ratisbona, um aventureiro que percorre toda a Europa em defesa de objectivos nem sempre muito claros, farão com que João Bocarro se dedique a uma vingança que acabará por transformá-lo num instrumento sem piedade da Providência e da História."



"Como saber quem gosta mesmo de nós? Como distinguir as pessoas que nos querem bem daquelas que apenas fingem gostar da nossa companhia, e que tanto podem ser os nossos companheiros, como familiares ou amigos? Como é que podemos perceber quem está genuinamente interessado no nosso bem-estar e felicidade? Quais os sinais a que devemos estar atentos para tirar essas dúvidas que tanto nos inquietam, mas que tendemos a varrer para debaixo do tapete? Como saber se uma relação de amor, de amizade, familiar ou de trabalho, nos faz bem ou se, pelo contrário, apenas nos desgasta e causa frustração? O que sentimos quando vivemos uma relação plena, gratificante, com verdadeiro sentido? Quais os efeitos dessa cumplicidade no nosso dia a dia? Então, porque nos deixamos cair tantas vezes em relações empobrecidas? Qual a influência que elas têm na nossa vida? Porque é que, por vezes, aceitamos migalhas quando podemos – e merecemos – ter muito mais? Mudar o outro valerá a pena? Não será uma utopia? "Pessoas Que Nos Fazem Felizes" traz-nos uma perspectiva totalmente nova sobre as relações e sobre o papel dos outros no nosso equilíbrio, aprofundando a natureza das escolhas que fazemos na nossa esfera mais íntima e pessoal."




"No dia 1 de Dezembro de 1640, por entre as armas dos fidalgos e a exaltação popular, a Duquesa de Mântua assoma corajosamente à varanda do Palácio Real, em Lisboa, tentando travar o golpe de Estado que estava em vias de pôr fim a seis décadas de domínio castelhano. Margarida de Mântua chegara a Lisboa em 1634, com a incumbência de governar o reino em nome de Filipe IV de Espanha. Nesse período conturbado, marcado por revoltas populares contra o aumento dos impostos e pelos constantes ataques ao império colonial português por parte dos inimigos da Monarquia Hispânica, Filipe IV e os seus conselheiros haviam decidido enviar para Lisboa alguém cuja lealdade não pudesse ser posta em causa: uma princesa de sangue real, prima do monarca e bisneta de duas infantas portuguesas, que crescera na corte de Saboia, embalada pelo mito do avô espanhol, o poderoso Filipe II, que reinara sobre o maior império que jamais existira. Em "A Duquesa de Mântua", Joana Bouza Serrano, historiadora e autora de "As Avis", dá-nos a conhecer a vida atribulada desta altiva e determinada princesa que foi vice-rainha de Portugal."




"A vida e obra de alguns dos mais fascinantes e inspiradores médicos da História Na medicina sempre existiram pessoas que se dedicaram ao próximo de forma abnegada, sem outro desejo que não o de melhorar a sua arte, dando apoio nas horas mais terríveis de qualquer ser humano, como a falta de saúde e o sofrimento físico, psicológico e social.Entre este incontável número de pessoas extraordinárias, sobressaíram algumas que adicionaram à arte médica outras faces do prisma complexo que é o ser humano. E que foram, para além disso, mestres na pintura, escultura, poesia, música, literatura, política, filosofia, história ou na defesa intransigente e corajosa dos direitos humanos. São verdadeiros príncipes, que representam exemplos a analisar, admirar e seguir.Neste livro, Mário Cordeiro conta o percurso de vida de alguns destes Príncipes da Medicina desde a Antiguidade até aos nossos dias. Conheça um pouco mais da vida deste conjunto de pessoas extraordinárias cujo legado permanece até aos dias de hoje."




"Vindo do bairro pobre do Mafalala, em Moçambique, Eusébio aterrou em Lisboa numa noite fria de Dezembro de 1960. O seu sonho era jogar no Benfica, mas a disputa entre os encarnados e o Sporting quase o impediram de jogar em Portugal. Quando finalmente o fez, a sua velocidade, técnica e remate imparável mudaram o futebol português para sempre.Mas a história de Eusébio não é apenas uma soma de vitórias e glória, também é uma história de sacrifício e dor. Para além dos mais de 800 golos, Botas de Ouro, Bolas de Prata, campeonatos e título de melhor do mundo, há a história de um menino assustado que apenas queria jogar futebol. E de derrotas dolorosas, um joelho destroçado que nem seis cirurgias salvaram e a ingratidão quando menos a merecia.Sónia Louro, com a mesma mestria com que nos contou a vida de Aristides de Sousa Mendes ou Fernando Pessoa, relata-nos agora a vida do homem que, durante os anos cinzentos do Estado Novo, conseguiu, com o seu talento, fazer dos portugueses um povo orgulhoso."




"Quatro Gerações à Mesa" não é um livro de receitas como os outros. Mais do que apresentar uma dieta ou pratos da moda, é um manifesto de amor ao ato de cozinhar e ao prazer único de juntar a família à volta da mesa. E todos estão convidados!Com muita dedicação e carinho, Joana Andrade Nunes reuniu receitas únicas e deliciosas de quatro gerações: - os segredos que fizeram da sua avó uma cozinheira de excelência - as delícias que só a sua mãe sabe fazer - os seus próprios petiscos que conquistam todos os amigos - os pratos mais deliciosos a pensar nos bebés. Sem esquecer intolerâncias alimentares como o glúten ou a lactose, Joana Andrade Nunes convida-nos para uma viagem pelas receitas que mudaram a sua vida e fazem do ato de cozinhar um dos momentos mais especiais para todas as famílias."






"Numa sociedade imaginada, o materialismo controla todos os aspectos das vidas dos seus habitantes. Todas as pessoas têm números em vez de nomes, todos os alimentos são medidos com total exactidão e até os afetos são contabilizados ao grama. E, nesta sociedade, as famílias têm artistas em vez de animais de estimação. A protagonista desta história escolheu ter um poeta e um poeta não sai caro nem suja muito – como acontece com os pintores ou os escultores – mas pode transformar muita coisa. A vida desta menina nunca mais será igual… Uma história sobre a importância da Poesia, da Criatividade e da Cultura nas nossas vidas, celebrando a beleza das ideias e das acções desinteressadas."







"Neste novo livro de Daniel Sampaio encontramos algumas respostas para temas dos nossos dias. Algumas questões tratadas para as quais encontrará propostas de solução: - Como proceder perante a utilização excessiva dos computadores pelos mais novos. - O que se entende por alienação parental, guarda partilhada e responsabilidades parentais em divórcios litigiosos. - O que são pais tóxicos e como podem os filhos reagir. - O padrasto pode fazer de pai ou não? O livro diz que sim. - Por que razão está tão difícil a relação entre o professor e o aluno nas nossas escolas? Que poderemos melhorar? - Vale a pena ensinar "Os Lusíadas" como se faz agora? - Que atitude tomar perante os jovens que bebem em excesso? - Que fazer com as recordações do Natal da nossa infância? - Vale a pena acreditar na mentira do ranking das escolas? O autor diz que não. Se gosta de ler também aqui encontrará críticas a livros de ficção. Se prefere cinema leia também apreciações a filmes recentes. São textos curtos que não o deixarão indiferente."






"Os insaciáveis apreciadores de boa comida, um pouco por todo o lado, seguem a tendência de preparar refeições simples e substanciais com ingredientes deliciosos, preparados sobre tostas de pão de massa lêveda, espelta e centeio.Desde as tostas para o pequeno-almoço, como a de Chocolate para Barrar e Queijo Creme, passando pelas tostas para o almoço, que incluem delícias como a de Abacate e Tahini com Grão-de-Bico Torrado, as tostas para snacks e canapés, como o Minicroque Monsieur e Madame, até às tostas para o jantar, como a de Hummus Morno e Borrego condimentado, cada receita vem acompanhada por uma fotografia e instruções fáceis de seguir.Um livro perfeito tanto para viciados em tostas como para aprendizes e cozinheiros experientes.Tudo é bom. Sobre tosta. São as tostas gourmet."




 
"Famoso pelos seus desejos selvagem e sensuais, Lazarus Huntington, Lorde Caire, anda à procura de um assassino cruel em St. Giles, o bairro da lata mais famoso de Londres. A viúva Temperance Dews conhece St. Giles como a palma da mão - passou a maior parte da vida a cuidar dos seus habitantes no lar de órfãos que a sua família estabeleceu. Agora essa casa está em risco. Caire faz uma oferta simples: em troca da ajuda de Temperance para navegar os becos perigosos de St. Giles, ele irá apresentá-la à alta sociedade de Londres para que ela possa encontrar um benfeitor para o lar. Mas Temperance pode não ser tão inocente como parece, e o que começa por ser um calculismo frio em breve se transforma numa paixão que nenhum deles pode controlar – e que pode muito bem destruir ambos."







"Depois dos Monty Python, Michael Palin dedicou-se aos documentários e começou uma nova carreira como escritor de viagens. As suas jornadas levaram-no a todo o mundo e delas resultaram vários livros, onde revelou aspectos e informações que não foram incluídos nos programas. Neste livro, Palin conduz-nos em mais uma incrível jornada, desta feita pelos Himalaias, começando pelo Paquistão e terminando no Bangladesh, passando pela Índia, Nepal, Tibete, China e Butão, dando-nos a conhecer, os aspectos geográficos, políticos e culturais incrivelmente diversos ao longo da maior cadeia de montanhas da terra. «Palin é um fantástico companheiro de viagem… com um humor certeiro.» Daily Telegrap."









"Os incansáveis MacPherson estão de volta com mais aventuras e desventuras do dia-a-dia de uma família de 3 + 2. No meio do caos de uma família em crescimento, Wanda e Daryl bem tentam, mas só Zoe, Hammie e Wren se fazem ouvir. Ria e sorria das situações que nos são tantas vezes tão familiares. A tira humorística baseada no quotidiano de uma família como tantas outras, conta já com vinte e seis anos e continua actual e hilariante."








 


"O Título ainda não é um livro. É uma colecção de escritos à procura da sua leitura possível e, consequentemente, à espera deste leitor pronto a realizá-la. Talvez nunca virá a ser um livro, pois, talvez, na sua forma presente, esteja a reconhecer, e a chamar por, o futuro errado. De qualquer modo, se pela concentração da nova verdade, ou por uma demonstração do erro contínuo de certo pensamento humano, está na intenção desta obra fazer parte do trabalho de trabalhar o próximo. Ainda que seja, para já, um princípio partido."

quarta-feira, 2 de março de 2016

0

Deixava de dormir por... : Novidades do mês de Fevereiro

Ano bissexto significa uma coisa: mais um dia para ler! Opções são coisa que não falta pois as novidades de Fevereiro mostraram que em Portugal continua-se a apostar na qualidade.
São estes os livros que nos deixariam acordadas toda a noite...



"Desde o seu regresso da Irlanda, Diane virou a página da sua tumultuosa história com Edward, determinada a reconstruir sua vida em Paris. Com a ajuda do seu amigo Felix, lança-se de cabeça na compra e abertura do seu café literário. E é aí, em As pessoas felizes lêem e bebem café, o seu refúgio, que conhece Olivier. É simpático, atencioso e principalmente compreende e aceite a sua recusa em ser mãe novamente. Diane sabe que nunca vai se recuperar da perda da sua filha. No entanto, um evento inesperado muda tudo: as certezas de Diane, as suas escolhas, pelas quais tanto lutou, vão entrar em colapso, uma após a outra. Será que Diane tem a coragem necessária para aceitar um outro caminho"








"Bem-vindos ao Clube Custer Hill – uma sociedade secreta cujos membros incluem alguns dos homens mais poderosos da América. À primeira vista, trata-se de um sítio para relaxar com velhos amigos. Porém, num fim de semana, o clube reúne-se para falar sobre a tragédia do 11 de Setembro e dar os últimos retoques num plano de retaliação mortal, conhecido apenas pelo seu nome: Fogo Mortal. Nesse protocolo secreto, concebido durante a administração de Reagen, o Governo americano concebeu um plano para a aniquilação nuclear de todo o mundo islâmico, através de mísseis nucleares americanos, em resposta a um ataque terrorista à América. No mesmo fim de semana, um membro da Brigada Antiterrorista Federal é encontrado morto. Pouco depois, cabe ao detetive John Corey e à sua mulher, agente do FBI, desvendar uma astuta conspiração diabólica, que começa no Clube Custer Hill e termina num aterrador confronto nuclear..."




"Três mulheres são encontradas mortas com a pele gravada por sulcos de desenhos arcaicos e de
significado intrincado. Isto abre a contagem de uma longa lista de vítimas do mais recente assassino em série que vagueia pelas ruas da cidade. Quando, no clima de ansiedade desencadeado pelos misteriosos assassinatos, Katherine conhece David, a química entre os dois é imediata. David não é apenas bonito, é também culto, educado e atencioso. Mas Sael, o seu melhor amigo, é enigmático e contrastante: frio, hostil, e com uma intensidade perturbante. Sem se aperceber, Katherine vê-se envolvida num jogo de sedução em que as aparências não podem ser levadas em conta. Com o número de mortes a crescer, a cidade é tomada por uma psicose, e as raízes de uma história muito antiga estreitam-se em torno de Katherine e dos dois homens que lhe confundem o coração. Katherine Emerson nasceu para cumprir uma profecia secular, mas ela ainda não o sabe. No entanto, há um homem que o sabe: um assassino que persegue as mulheres da cidade de Nova Iorque. Um monstro que os media apelidaram de Homem Foice devido à arma que utiliza para transformar os corpos das suas vítimas em telas para a sua arte perversa. Ele rouba mais do que a vida das suas vítimas, e cada morte aproxima-o mais da mulher que tem de possuir custe o que custar. O Amor é Vermelho é um thriller escrito de forma brilhante. O leitor vai dar por si a levá-lo para todo o lado até chegar à última página"





"Mais Maldito Karma é uma fábula divertida e engenhosa, que nos ensina a lição mais importante da vida: não vale a pena viver se não o fazemos em pleno. Baseado em algumas premissas bastante bizarras e absurdas, David Safier constrói um romance com duas camadas: uma exterior, divertida e superficial; outra interior, que nos faz pensar quais são as nossas prioridades na vida e se valem a pena. Esta sequela de Maldito Karma, traz novas personagens hilariantes, como Daisy Becker, uma actriz falhada e maluca, que bebe, fuma e rouba os companheiros de casa; e o actor Steve Barton, supersexy, mas bastante estúpido."








"Decidida a ultrapassar um passado difícil, Erica Hathaway aprende muito cedo a fazer tudo sozinha. Dias após a licenciatura a jovem vê-se perante um painel de investidores que poderão, ou não, influenciar o seu início incipiente. A única coisa para que não está preparada é o aparecimento de um investidor lindo e arrogante, que parece determinado a fazer-lhe a vida negra. Bilionário e supostamente um hacker, Blake Landon, que fez fortuna com um software e que está habituado a conseguir aquilo que quer, atraído pelo dinamismo e pela beleza tímida de Erica, só pensa em possuí-la assim que a vê na sala de reuniões. Decidido a conquistá-la, o bilionário quebra-lhe as defesas e luta por ela, a ponto de quase perder o controlo de que tanto se orgulha. Mas, quando descobre um segredo no passado de Erica, Blake ameaça a confiança da jovem e também a vida que ela criou a tanto custo."




"Esta é a minha história. Nasci no dia 20 de abril de 1971, às 17 horas e dez minutos, e devia ter morrido no dia 10 de abril de 2009, às doze e trinta. Mas não morri. E preciso de vos contar porquê.» Começa assim o livro que nos conta a experiência de morte de alguém que esteve lá e voltou para contar, depois de um derrame cerebral. O azar trouxe-lhe uma médica negligente, com risco de vida multiplicado, e dor desnecessária. A sorte trouxe-lhe o regresso à vida. Mas, o que podemos fazer da vida quando um dia nos morremos e no outro voltamos? Tornar-nos mais sábios - e felizes - é talvez a única resposta possível. E sabedoria é coisa que vem com abundância à aproximação da morte. Misto de ensaio e reportagem, escrito em ritmo de romance, este é um livro insurgente. Sem medo de fronteiras estilísticas, todas as formas lhe assentam, porque todas obedecem ao registo intimista, sem com isso esquecer os que melhor pensaram e descreveram a experiência de morte ao longo dos séculos. Tolstói, Sartre, Montaigne, Dostoiévski, Séneca, Foucault, Santo Agostinho, Miguel Real ou José Cardoso Pires são alguns dos que contribuíram para a reflexão que aqui se publica. Com isso, passaram também a fazer parte de uma história real que nos obriga a refletir sobre o sistema de saúde, sobre a morte, mas mais ainda sobre a vida. Afinal, somos todos vivos provisórios. Mas a morte assim, tão juntinha a nós, também pode tornar-se a melhor amiga da vida."



"Presentes de norte a sul do território português, os castelos e as cinturas de muralhas que serviram um dia para proteger vilas e cidades são, ainda hoje, testemunhos vivos de um dos períodos mais fascinantes e ricos da História de Portugal. Apesar de detentoras de uma inegável carga simbólica, nomeadamente enquanto formas de ostentação do estatuto social, da riqueza e da autoridade dos seus senhores, as fortalezas medievais foram erguidas sempre com um propósito claramente militar. Em resultado da missão que desempenhavam, eram constantemente alvo dos exércitos inimigos, pelo que um estudo a elas dedicado não pode deixar de contemplar uma análise da guerra de cerco e da sua importância nessa época. Guerreiros de Pedra é um documento fundamental sobre as fortificações medievais portuguesas, dando-nos a conhecer as suas características arquitectónicas, os personagens que promoveram a sua edificação, os homens que as comandavam e vigiavam, o modo como eram atacadas e defendidas, bem como alguns dos episódios militares e acontecimentos mais marcantes da sua história." .



"Quando é que houve a primeira crise económica em Portugal?
Quando é que se deu a maior vaga de emigração portuguesa?
A monarquia portuguesa alguma vez chegou à bancarrota?
Portugal tinha direito aos territórios do Mapa Cor-de-Rosa?
A dinastia filipina foi uma ocupação de Portugal por Espanha?
Os Távora conspiraram mesmo contra D. José?
Sá Carneiro foi assassinado?
Quem chamou a troika? Conhece bem a história portuguesa?
Este livro serve para testar os seus conhecimentos da histórida do país, um dos países da Europa que há mais tempo fixaram as suas fronteiras. Por ser tão fascinante, como de facto é, a história portuguesa merece ser amplamente conhecida e aprofundada, sobretudo por aqueles que são os seus herdeiros – os Portugueses. Descubra factos e curiosidades sobre o percurso luisitano e deslinde as dúvidas que arrastava consigo mas nunca tinha conseguido esclarecer. De Viriato aos nossos dias, são 150 Perguntas e Respostas Essenciais sobre a História de Portugal."






"Uma obra fundamental para conhecer uma das mais cruéis e sangrentas guerras da História europeia Madrid, Julho de 1936, Calvo Sotelo acaba de ser assassinado. Cinco dias depois desencadeia-se uma revolta militar que irá culminar na Guerra Civil Espanhola. Esta prolongou-se por 33 meses… 986 dias de inferno, durante os quais mais de 600.000 pessoas encontraram a morte numa guerra cruel que deixou um país despedaçado e de luto. A Guerra Civil de Espanha é um relato fidedigno de um período negro na História não só de Espanha, mas de toda a Europa."









"Nos ombros de um homem recai o destino de uma nação. Nascido entre a nobreza de Inglaterra, Uhtred é o herdeiro das terras de Bebbanburg na Northumbria. Aos 10 anos foi para a guerra pela primeira vez e viu o seu pai morrer em combate. Raptado pelos vikings, tornou-se primeiro um escravo e, depois, um filho para Ragnar, o Destemido. O destino tornou-o um guerreiro viking, mas o destino também trouxe traição. E essa traição levou-o até Alfredo, Rei de Wessex, o último reino a resistir à invasão dos vikings. A quem será Uhtred fiel? Em O último Reino, Cornwell transporta-nos para um passado violento e apaixonante, onde testemunhamos o nascer de Inglaterra e de toda uma nova era."






"O trabalho da autora questiona preconceitos e provoca reflexões profundas. Existem mulheres negras, brancas, morenas, latinas, asiáticas, indianas, indígenas. Existem engenheiras, donas de casa, prostitutas, ministras, artistas, executivas, atrizes. Há mulheres cegas, surdas, mudas. Mulheres bipolares, deprimidas, ansiosas. Existem heterossexuais, lésbicas, bissexuais, arromânticas, pansexuais, assexuais. Mulheres cristãs, ateias, budistas, muçulmanas. Há mulheres que não são ativistas, que nunca ouviram falar em feminismo, que nunca discutiram racismo. Mulheres que lutam de formas diferentes, a partir de ideias que não conhecemos. Existem mulheres que têm vergonha de partilhar as suas escolhas por medo de serem julgadas. E existem mulheres que discordam de tudo o que eu disse até aqui. Cada Mulher tem a sua própria história, e acredito que todas merecem ser ouvidas e representadas. A minha abordagem será abrangente, convidando todos os que partilhem comigo essa ideia de liberdade a celebrar a diversidade do ser humano."



"Alimentação consciente e natural dos quatro cantos do mundo Uma coleção de receitas perfeitas para aqueles que adoram comida saudável, nutritiva e deliciosa, inspirada em sabores dos quatro cantos do mundo. Daniela Ricardo é uma especialista em cozinha natural, com base na filosofia macrobiótica, e adora descobrir os melhores sabores das culturas mais distantes. Para preparar este livro, viajou pelos mercados e recantos de países tão fascinantes como Tailândia, Nepal, Marrocos, Vietname, Brasil, Camboja, Perú e Índia. Venha inspirar-se com receitas ancestrais como o cuscuz marroquino, o ceviche pré-inca, as saladas khmer, o Gajjar Halwa indiano ou os momos com toque de gengibre típicos dos albergues de montanha do Nepal. Misturando notas e fotos pessoais das viagens com dicas e curiosidades, Daniela Ricardo apresenta-nos receitas com ingredientes fáceis de encontrar e instruções simples que nos conduzem a uma alimentação saudável e a uma vida mais feliz e vibrante."




"Comer. Nutrir. Brilhar é o livro do momento e a sua autora Amelia Freer uma das mais reconhecidas e requisitadas terapeutas nutricionais que tem mudado o estilo de vida de inúmeras personalidades, como Boy George e Sam Smith. O livro chega agora a Portugal pela Jacarandá Editora. São 10 passos simples para perder peso, parecer mais jovem e sentir-se melhor, apresentando ainda 25 receitas originais e deliciosas para uma alimentação saudável. Bestseller internacional, o livro esteve no #1 da Amazon durante vários meses e em todos os tops no Reino Unido durante 2015, permanecendo ainda este ano. Foi também o terceiro livro de Saúde e Bem-Estar que mais vendeu no ano passado no Reino Unido."






"O longo caminho de regresso, de António Bizarro, é a mais recente novidade da chancela digital da Porto Editora e está agora disponível em coolbooks.pt e também na livraria virtual wook.pt. São onze contos passados numa cidade em que cabem milhões de histórias. Construída às margens do rio Árion, Saint Paul é uma urbe negra que surge da fusão entre São Paulo, Barreiro e Lisboa. Em O longo caminho de regresso, neste cenário cinzento e industrial, o leitor encontra contos inspirados por eventos reais – por exemplo, Johanna e os Demónios, baseado numa situação ocorrida em Portugal, no ano de 1933, numa aldeia que ficou conhecida pelo epónimo sinistro de Mataqueima – ou a presença de personagens recorrentes, como Tony Dornbusch, um escritor em busca de respostas e a projeção autobiográfica quase caricatural do autor. Dominada pela sombra do Instituto MacLaren, que parece insinuar uma nefasta influência nos incidentes misteriosos que acontecem por toda a obra, Saint Paul será palco de homícidios, exorcismos e confrontos pelo futuro da Humanidade."



"Em O último encore, romance de estreia de Paulo Costa, fala-se sobre a passagem para a vida adulta, acompanhada de uma banda sonora que vai deixar o leitor agarrado. Uma viagem ao mundo da música e das bandas de garagem, disponível agora em coolbooks.pt e também na livraria virtual wook.pt. Ao mudar-se de Nova Iorque com o pai, o adolescente Cliff nada mais espera do que tédio quando chega a uma pequena cidade de Portugal. Como poderá prosseguir os seus sonhos de formar uma banda de sucesso num país tão pequeno? Porém, o jovem protagonista não desiste e decide espantar a revolta e o tédio que sente criando uma banda de rock. E na cidade que julgava o fim do mundo vai encontrar não só a música, ao descobrir colegas de escola que partilham os mesmos gostos, mas também a amizade, o amor e uma história familiar que todos pensaram estar enterrada."





"D. Maria II – Tudo por um Reino, o quarto romance histórico da autora bestseller, Isabel Stilwell. Este romance conta-nos a história de Maria da Glória, que com apenas 7 anos de idade se torna rainha de um reino que não conhecia. Uma mãe dedicada e política de pulso forte que durante dezanove anos comandou os destinos de Portugal. A sua infância foi vivida no Brasil, dias longos e quentes entre os morros verdes e as praias de areia branca, segura pelo amor da sua adorada mãe, Leopoldina da Áustria. A ensombrar esta felicidade apenas Domitília, a amante do imperador do Brasil e seu pai, D. Pedro IV de Portugal. Em 1828, parte rumo a Viena para ser educada na corte dos avós. Para trás deixa a mãe sepultada, os seus queridos irmãos e a marquesa de Aguiar, amiga e protetora. Traída pelo seu tio D. Miguel, que se declarara rei de Portugal, D. Maria acaba por desembarcar em Londres, onde conhece Vitória, a herdeira da coroa de Inglaterra. Ficarão para sempre ligadas por uma estreita relação de amizade que as suas cartas, quase diárias, nos revelam. Aos 14 anos, D. Maria II pisa pela primeira vez o solo do seu país, um reino destroçado pelas guerras entre liberais e absolutistas. Fracassada a união com o tio Miguel, agora exilado, casa com Augusto de Beauharnais, que morre um ano depois. Teimosa, não desiste da felicidade e encontra-a junto de D. Fernando de Saxe-Coburgo-Gotha, pai dos seus onze filhos. Determinada, não desiste do trono, contra tudo e contra todos."



""Diogo Piçarra em Pessoa" é um projecto criativo de descoberta, reinvenção e reconstrução da obra de Fernando Pessoa e seus heterónimos, da autoria do músico Diogo Piçarra. O projecto destina-se a alunos do 7.º ao 12.º anos de escolaridade e inclui a edição de um livro, a exibição de uma peça de teatro e a adaptação musical de poemas. No livro, com o mesmo nome do projecto, Piçarra reinventa-se em Pessoa e na sua heteronímia, apresentando uma reconstrução de 20 poemas pessoanos, tendo por base as suas próprias vivências e as vivências dos seus próprios heterónimos, concebidos para o efeito. O livro tem uma natureza interactiva, onde o leitor é desafiado a criar a sua própria versão dos poemas de Fernando Pessoa e a construir a biografia dos seus heterónimos. Cada poema apresentado no livro é também representado por ilustrações simples, que acompanharão o leitor na interpretação e análise da obra de Pessoa. A dramatização dos poemas constantes no livro resulta na montagem e exibição de uma peça de teatro, onde Pessoa e Piçarra (e respetivos heterónimos) se confrontam, em diálogos complexos, mas entusiasmantes, sobre as suas percepções da vida. O projecto também incluiu a adaptação musical de dois poemas do livro: um poema de Fernando Pessoa e a reconstrução do mesmo feita pelo Diogo Piçarra. Este projecto foi desenvolvido numa parceria entre Diogo Piçarra e a empresa Betweien, Spinoff da Universidade do Minho, especializada na área da educação, com vários anos de experiência na concepção e implementação de projectos inovadores em todo o país."

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

4

Livro: The Young World - O Mundo Novo



 
Título Original: The Young World
Ano: 2016
Género: Ficção Científica, Acção
Autor: Chris Weitz
Editora: Editorial Presença


O Ser Humano esquece-se, com demasiada facilidade, do quão frágil é o nosso mundo e a sociedade que construímos. Assim, sempre que leio livros com uma temática pós-apocalíptica, não posso deixar de fazer a mim própria a inquietante questão:  “E se?...”.
Por isso mesmo, ler “The Young World – O Novo Mundo” consistiu em mais uma oportunidade para imaginar como algo aparentemente tão insignificante pode transformar a realidade que temos como garantida. É que com as notícias que nos chegam sobre novas doenças e conflitos armados, cada vez mais este tipo de leitura consegue ser verdadeiramente inquietante.


Sinopse:
“Bem-vindos a Nova Iorque, uma cidade governada por adolescentes.
Uma misteriosa doença assola a humanidade e os adolescentes são os únicos que conseguem sobreviver. Jefferson é o líder de Washington Square, uma tribo civilizada no meio do caos. Mas a descoberta de uma pista para a cura da Doença impele Jeff, Donna e mais três amigos à procura de respostas. 
Juntos, enfrentam o perigo numa viagem pelo desconhecido onde são perseguidos por animais selvagens, tribos cruéis e inimigos inesperados. Com eles, testemunhamos um cenário apocalíptico em que a chegada à maioridade significa morte pela Doença.
Haverá esperança para este Novo Mundo?”


 Opinião:
“A primeira coisa que salta à vista quando começamos a ler o livro é o público-alvo a que se dirige: a linguagem utilizada é característica dos jovens dos dias de hoje bem como os gostos e desejos dos protagonistas acabam por espelhar aquilo que a juventude de hoje em dia sente e pensa.
Aquilo de que mais gostei na obra foi o facto de estar escrita sob o ponto de vista de duas personagens que estão, na grande maioria das vezes, a viver a mesma situação. Assim, podemos ver como é que cada um deles interpreta um mesmo dilema, uma mesma contrariedade. Donna, uma das protagonistas, acabou por ser mesmo a minha favorita fruto do seu sentido de humor que está bastante presente em cada parágrafo dos capítulos escritos sob a sua visão.
Também apreciei conhecer a sociedade pós-apocalíptica que o autor criou: as novas regras, a inversão de prioridades e a forma como centenas de adolescentes se organizam numa mesma cidade. É curioso e ao mesmo tempo triste perceber que neste novo mundo, questões como o racismo, violência e preconceitos se mantêm. Isto faz-nos pensar na verdadeira natureza do Homem e de como há defeitos que se podem manter em qualquer situação.
O tipo de escrita e o ritmo de acção elevado tornaram esta leitura bastante rápida e simples. São acontecimentos atrás de acontecimentos, novos inimigos que surgem e perigos eminentes ao virar de cada esquina.
Tratando-se de uma trilogia, é natural que muitas questões tenham ficado por responder e muitos mistérios por desvendar, daí que seja essencial ler-se os próximos dois volumes para se perceber qual o rumo que este novo mundo irá tomar.
Uma leitura que aconselho aos amantes deste tipo de literatura e aos leitores mais jovens no geral."


Por Mariana Oliveira 

1%

1%