Copyright
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
Mostrar mensagens com a etiqueta Suma de Letras. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Suma de Letras. Mostrar todas as mensagens
quarta-feira, 24 de julho de 2019
segunda-feira, 5 de novembro de 2018
0
Título: A Cor Púrpura
Autor: Alice Walker,
Chancela: SUMA DE LETRAS
Data de publicação: 09/2018
Língua: Portugués
ISBN: 9789896656805
EAN: 9789896656805
[DIVULGAÇÃO]: Livro: A cor púrpura
Ficha técnica
Autor: Alice Walker,
Chancela: SUMA DE LETRAS
Data de publicação: 09/2018
Língua: Portugués
ISBN: 9789896656805
EAN: 9789896656805
Um clássico da literatura. Um importante manifesto.
Um clássico da literatura americana, aclamado pela crítica e amado por sucessivas gerações de leitores. Tão relevante hoje quanto no ano da sua publicação, é uma extraordinária peça de ficção que combate o ódio, a desigualdade e a violência, ao mesmo tempo que celebra o amor pela vida.
«Uma exuberante celebração do que significa ser mulher.» Chimamanda Ngozi Adichie
Sinopse
Celie, de 14 anos, escreve cartas a Deus para tentar compreender o que lhe está a acontecer. Órfã de mãe, abusada pelo homem a quem chama "pai", separada da irmã, Netie, privada dos dois filhos e oferecida em casamento a um homem que a maltrata, considera-se «uma negra, pobre e feia". Até que conhece Sugar, a amante do marido. Com a ajuda de Sugar, «a mulher mais linda» que ela viu na vida, Celie descobre não só o paradeiro da irmã desaparecida mas também o próprio corpo, o prazer, o amor e, acima de tudo, a sua voz.
Romance epistolar composto pelas cartas que Celie endereça a Deus com uma honestidade brutal e pelos relatos de viagem que Nettie lhe envia de uma missão em África, A Cor Púrpura aborda temas como a violência brutal a que estavam sujeitas as mulheres negras no início do século XX, a relação dos negros com o seu passado de escravatura, e a busca do espiritual num mundo cruel e sem sentido.
Galardoado com o prémio Pulitzer e com o National Book Award para o melhor livro de ficção, A Cor Púrpura foi adaptado ao cinema em 1985 por Steven Spielberg e nomeado para 11 Óscares.
Os elogios da crítica:
«Alice Walker é uma escritora maravilhosamente talentosa.»
The New York Times Book Review
«A cor púrpura coloca Walker á altura de Faulkner.»
The Nation
«Um romance sempre em vigor.»
Newsweek
«Óptimo. Um livro para colocar entre os clássicos da literatura de todos os tempos.»
San Francisco Chronicle
«Um livro que genuinamente nos faz pensar.»
Guardian
«Uma fábula para o mundo moderno.»
Washington Post
«Um livro impressionante e brilhantemente concebido. . . uma saga cheia de alegria e dor, humor e amargura, e uma série de personagens que vivem, respiram e iluminam o mundo das mulheres negras.»
Publishers Weekly
«A cor púrpura é uma celebração exuberante de tudo o que significa ser mulher, ser uma mulher negra e gostar das melhores celebrações, é honesta. A honestidade de Alice Walker neste livro é combativa, implacável e redentora. É dessa honestidade que surge a amargura e, no entanto, a amargura nunca macula a humanidade da visão de Walker. Adoro que A cor púrpura não tente amenizar seus golpes, mas também seja corajoso o suficiente para manter uma fé maravilhosamente afirmativa na possibilidade, no perdão, na bondade e na esperança.»
Chimamanda Ngozi Adichie
«Uma das escritoras americanas mais talentosas.»
Isabel Allende
«Às vezes engraçado, principalmente comovente e ainda enfeitiçado com um encanto de conto de fadas, A cor púrpura aborda bravamente questões sociais e deve ser leitura obrigatória para todos, especialmente para aqueles que ainda optam por fechar os olhos aos abusos e violências cometidos por conta do sexismo e racismo.»
Open Road Review Magazine
Etiquetas:
Alice Walker,
Livros,
Suma de Letras
terça-feira, 2 de outubro de 2018
0
Título: O Castigo dos Ignorantes
Autor: Michael Hjorth e Hans Rosenfeldt
ISBN: 9789896655556
[DIVULGAÇÃO]: O Castigo dos Ignorantes
Autor: Michael Hjorth e Hans Rosenfeldt
ISBN: 9789896655556
Edição ou reimpressão: 09-2018
Editor: Suma de Letras
Idioma: Português
Dimensões: 149 x 228 x 33 mm
Páginas: 512
SINOPSE
O REGRESSO DE SEBASTIAN BERGMAN
A estrela de um reality show é encontrada morta numa escola, com um disparo na cabeça. Amarrado a uma cadeira de sala de aula, posicionado de frente para um canto, com orelhas-de-burro. Um exame longo, de várias páginas, pregado na parte de trás da cadeira. A julgar pelo número de respostas erradas, a vítima falhou no teste mais importante da sua vida.
Esta morte será o primeiro de uma série de assassinatos contra várias personalidades dos media e o Departamento de Investigação Criminal é chamado. Lutam para encontrar provas e finalmente Sebastian Bergman descobre pistas em chats e cartas anónimas publicadas em jornais. O autor das cartas opõe-se à falta de educação entre os modelos da nova geração e fala muito sobre os assassinatos. Sebastian desafia-o e fica claro que o seu oponente sem rosto tem informações sobre os assassinatos a que ninguém além da polícia —e do assassino —tem acesso.
Neste novo caso Sebastian Bergman e sua equipa enfrentam um serial killer complexo e tortuoso, que ameaça a própria existência da equipa.
Etiquetas:
Hans Rosenfeldt,
Livros,
Michael Hjorth,
Suma,
Suma de Letras
sábado, 29 de setembro de 2018
2
Título: Uma História Negra
Autor: Antonella Lattanzi
ISBN: 9789896655495
[DIVULGAÇÃO]: Uma História Negra
Autor: Antonella Lattanzi
ISBN: 9789896655495
Edição ou reimpressão: 09-2018
Editor: Suma de Letras
Idioma: Português
Dimensões: 148 x 228 x 20 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 296
SINOPSE
Carla e Vito casaram-se muito novos. Foram o grande amor um do outro, mas o amor de Vito era obsessivo e violento. Assim que os filhos mais velhos saem de casa, Carla consegue divorciar-se e muda-se com Mara, a filha mais nova, para um bairro nos subúrbios. No terceiro aniversário de Mara, cedendo à insistência da filha, Carla convida Vito para o jantar. Depois de muito tempo a família está reunida e a noite corre surpreendentemente bem. Na sequência, Vito desaparece...
Etiquetas:
Antonella Lattanzi,
Livros,
Suma,
Suma de Letras
domingo, 26 de agosto de 2018
0
Título: Monteperdido - A vila das meninas desaparecidas
Autor: Agustín Martínez
ISBN: 9789896655532
[DIVULGAÇÃO] - Livro: Monteperdido
Título: Monteperdido - A vila das meninas desaparecidas
Autor: Agustín Martínez
ISBN: 9789896655532
Edição ou reimpressão: 07-2018
Editor: Suma de Letras
Dimensões: 150 x 228 x 35 mm
Páginas: 464
SINOPSE
Um thriller psicológico absorvente e de ritmo cinematográfico.
Ana e Lucía, duas amigas de onze anos de uma pequena aldeia dos Pirenéus, abandonam a escola e vão para suas casas. Mas nunca chegam ao seu destino.
Cinco anos mais tarde entre os despojos de um acidente de carro, num desfiladeiro próximo a Monteperdido, aparecem o corpo de um homem e uma adolescente gravemente ferida e desorientada.
É Ana, uma das meninas que desapareceu há muito tempo.
Enquanto toda a aldeia tenta assimilar o rumo dos acontecimentos, o caso é reaberto.
Etiquetas:
Agustín Martínez,
Livro,
Livros,
Suma,
Suma de Letras
sábado, 21 de julho de 2018
0
Fiquem com o vídeo onde vos mostro os livros que chegaram cá a casa em Junho :)
Link para o Youtube: https://youtu.be/eyiHFSYB1KE
Vídeo: BookHaul Junho 2018
Fiquem com o vídeo onde vos mostro os livros que chegaram cá a casa em Junho :)
Link para o Youtube: https://youtu.be/eyiHFSYB1KE
Etiquetas:
Alfaguara,
Canal Youtube,
Jacarandá,
Livros Horizonte,
Presença,
Roberta,
Suma,
Suma de Letras,
Vídeos,
Youtube
domingo, 1 de julho de 2018
0
Título: O desaparecimento de Stephanie Mailer
Autor: Joël Dicker
Chancela: ALFAGUARA
Data de publicação: 07/2018
Título: O céu é nosso
Autor: Luke Allnutt
Chancela: SUMA DE LETRAS
Data de publicação: 07/2018
[DIVULGAÇÃO]: Livros: O desaparecimento de Stephanie Mailer & O céu é nosso
Autor: Joël Dicker
Chancela: ALFAGUARA
Data de publicação: 07/2018
SINOPSE
Na noite de 30 de Julho de 1994, a pacata vila de Orphea, na costa leste dos Estados Unidos, assiste ao grande espectáculo de abertura do festival de teatro. Mas o presidente da Câmara está atrasado para a cerimónia# Ao mesmo tempo, Samuel Paladin percorre as ruas desertas da vila à procura da mulher, que saiu para correr e não voltou. Só pára quando encontra o seu corpo em frente à casa do presidente da Câmara. Dentro da casa, toda a família do presidente está morta.
A investigação é entregue a Jesse Rosenberg e Derek Scott, dois jovens polícias do estado de Nova Iorque. Ambiciosos e tenazes, conseguem cercar o assassino e são condecorados por isso. Vinte anos mais tarde, na cerimónia de despedida de Rosenberg da Polícia, a jornalista Stephanie Mailer confronta-o com uma revelação inesperada: o assassino não é quem eles pensavam, e a jornalista reclama ter informações-chave para encontrar o verdadeiro culpado.
Dias depois, Stephanie desaparece.
Assim começa este thriller colossal, de ritmo vertiginoso, entrelaçando tramas, personagens, surpresas e volte-faces, sacudindo o leitor e impelindo-o, sem possibilidade de parar, até ao inesperado e inesquecível desenlace.
O que aconteceu a Stephanie Mailer?
E o que aconteceu realmente no Verão de 1994?
Mal posso esperar para ler este livro. Joël Dicker escreveu um dos meus livros favoritos da vida. Já obriguei imensa gente a lê-lo, e nunca ninguém se arrependeu :p
Podem ver a minha opinião aqui - http://flamesmr.blogspot.com/2016/09/livros-verdade-sobre-o-caso-harry.html
Título: O céu é nosso
Autor: Luke Allnutt
Chancela: SUMA DE LETRAS
Data de publicação: 07/2018
SINOPSE
Rob Coates não acredita na sua sorte. Tem Anna, a sua incrível mulher e, o mais precioso de tudo, Jack, o filho, que faz de todos os dias uma aventura extraordinária. Rob sente que ganhou a lotaria da vida. Até o dia em que tudo muda, quando Anna se apercebe de que há algo errado com Jack.
É então que o mundo de Rob começa a desmoronar-se. De repente, encontra-se sozinho, procura consolo em fotografar os arranha-céus e os penhascos que ele e Jack costumavam visitar. E quando parece que toda a esperança está perdida, Rob embarca na mais inesquecível das jornadas para encontrar o caminho de volta à vida e ao perdão.
O Céu É Nosso é um romance terno e comovente sobre o amor. A estreia literária de Luke Allnutt é um estímulo e um convite à reflexão, que nos mostra, através do despertar do protagonista, que, quando tudo está perdido, o que resta é o amor.
Etiquetas:
Alfaguara,
Joël Dicker,
Livro,
Livros,
Luke Allnutt,
Suma de Letras
quinta-feira, 7 de junho de 2018
0
Chegaram cá a casa estes novos meninos, e eu venho mostrá-los!
Título: O que Fica Somos Nós
Autor: Jill Santopolo
ISBN: 9789896655488
Título: As três vidas
Autor: João Tordo
Chancela: COMPANHIA DAS LETRAS
Data de publicação: 05/2018
ISBN: 9789896656126
EAN: 9789896656126
https://www.gostodeler.pt/libros/as-trs-vidas/MPT-001159
[DIVULGAÇÃO]: Livros novos na estante
Chegaram cá a casa estes novos meninos, e eu venho mostrá-los!
O primeiro que me despertou logo o interesse foi este Laços, não só pela sinopse mas pelo autor que é italiano, tal como eu.
Título: Laços
Autor: Domenino Starnone
Chancela: ALFAGUARA
Data de publicação: 06/2018
ISBN: 9789896655938
EAN: 9789896655938
Data de publicação: 06/2018
ISBN: 9789896655938
EAN: 9789896655938
Um romance sobre as forças subterrâneas do amor. De um dos mais destacados autores italianos, vencedor dos prémios Strega, Bridge, Castiglioncello e Comisso.
Conto torná-lo numa das minhas próximas leituras. Não consigo resistir nem a esta capa, nem à descrição dele, e muito menos à editora que me habituou a obras de excelência.
Em seguida vinha este livro, acompanhado por este caderno mega fofinho!!!!
Título: O que Fica Somos Nós
Autor: Jill Santopolo
ISBN: 9789896655488
Edição ou reimpressão: 06-2018
Editor: Suma de Letras
SINOPSE
Numa luminosa manhã de fim de Verão, Lucy e Gabe encontram-se na universidade, em Nova Iorque, e apaixonam-se. Parece o começo de uma história como muitas outras, mas estamos a 11 de setembro de 2001 e, enquanto a cidade está envolta em poeira e detritos, eles beijam-se e trocam promessas. Assumem que têm de encontrar um significado para as suas vidas, tirar proveito dela, deixar uma marca. Jovens e apaixonados, pareciam ter o mundo a seus pés. Não esperavam que os seus próprios sonhos os separassem. Mas Gabe aceita trabalhar como fotógrafo de imprensa no Médio Oriente e Lucy decide continuar a sua carreira em Nova Iorque.
Treze anos depois, Lucy está numa encruzilhada. Sente a necessidade de revisitar as épocas fundamentais do seu relacionamento com Gabe, marcado por escolhas que os conduziram por diferentes caminhos, ao longo de diferentes vidas. Escolhas que, no entanto, nunca romperam o vínculo profundo que os une. Então, é chegado o momento, naquele dia... Lucy mantém um último segredo, e é hora de o revelar a Gabe. Todas as suas escolhas os conduziram até ali. Agora, uma última escolha decidirá o seu futuro.
Um romance comovente sobre o poder imperecível do primeiro amor com um final inesquecível.
E finalmente, chegou a re-edição do livro "As três vidas" de João Tordo!!!!! Vai ser a minha estreia com o autor.
Título: As três vidas
Autor: João Tordo
Chancela: COMPANHIA DAS LETRAS
Data de publicação: 05/2018
ISBN: 9789896656126
EAN: 9789896656126
SINOPSE
António Augusto Millhouse Pascal vive longe do mundo, num velho casarão alentejano, com os três netos pouco dados a regras e um jardineiro taciturno. O isolamento é quebrado pelas visitas de clientes abastados que procuram a ajuda do velho patriarca, em tempos um importante espião e contra-espião, testemunha activa das grandes guerras do século XX.
O nosso narrador - um lisboeta de origens modestas - entra na história quando Millhouse Pascal o contrata como arquivista dos segredos que envolvem os seus clientes. Não poderia adivinhar o rapaz, ao aceitar o trabalho, que este acabaria por consumir a sua própria vida.
A partir do momento em que se apaixona por Camila, neta do patrão com sonhos de ser funambulista, desaparecida após uma viagem a Nova Iorque, o destino do narrador enreda-se irreversivelmente nos mistérios da família, partindo a sua existência em três.
Etiquetas:
Alfaguara,
Companhia das letras,
Deixava de dormir por...,
Novidades,
Suma,
Suma de Letras
quarta-feira, 6 de junho de 2018
0
Título: A Casa da Beleza
Autora: Melba Escobar
ISBN: 9789896655501
Opinião
[OPINIÃO] Livro: A Casa da Beleza (Melba Escobar)
Autora: Melba Escobar
ISBN: 9789896655501
Edição ou reimpressão: 05-2018
Editor: Suma de Letras
Idioma: Português
Páginas: 248
SINOPSE
Karen, esteticista de profissão, muda-se de Cartagena para Bogotá em busca de uma vida melhor. Ao chegar, não só consegue trabalho como depiladora n'A Casa da beleza como ainda se transforma na chave para resolver o mistério da morte de uma das suas clientes - uma jovem, vestida com o uniforme da escola, que aparece morta no dia a seguir a ter visitado Karen no salão.
Com quem se ia encontrar a cliente de Karen?
Entre conversas íntimas e confissões, Karen acabará por ser a confidente de uma psicanalista, da mulher de um congressista, de uma famosa apresentadora de televisão e de uma mãe desolada que busca justiça num país onde a verdade só pertence àqueles que podem pagar por ela.
A Casa da Beleza é uma radiografia descarada de um país em que os ideais sucumbem facilmente perante a corrupção, a injustiça e a cultura do dinheiro fácil. No melhor estilo da novela negra, esta é um,a história que mostra o pior da América Latina de hoje. Tendo por cenário um afamado salão de beleza de Bogotá, o tema de fundo são as relações de poder, desenhadas a partir das vozes de três mulheres que vão tecendo uma trama de histórias para desmascarar uma sociedade construída sobre mentiras.
Opinião
(Roberta)
Quando recebo um livro novo em casa que não estou à espera é sempre um momento excitante. E quando o livro tem uma capa apelativa, diferente, com um bom jogo de cores, ainda mais.
Uma coisa que me chamou à atenção foi o facto de o livro se passar no Colômbia. Este é um país que conheço pouco. Tirando os livros do Gabriel Garcia Marquez, poucos foram os livros que li que se passam em países sul americanos, especialmente policiais (um dos meus géneros preferidos).
Assim, cheia de vontade, comecei a ler e posso dizer-vos que esta foi uma das melhores leituras que fiz este ano. Logo desde a primeira página a autora conseguiu manter-me atenta e com vontade de ler. A escrita de Escobar é fluída e a forma de narrar capta a atenção do leitor.
As personagens também foram muito bem construídas, e uma das coisas mais interessantes foi o facto de a autora fazer um excelente balanço entre os temas abordados e a "leveza" que uma "casa da beleza" poderia antever.
Uma coisa que me agradou imenso foi a forma como a autora conseguiu falar de questões como o consumo de cocaína, violações e sexo, sem precisar de ser explicita ou excessivamente chocante. Melba Escobar não fez como muitos autores que usam o sexo e as drogas para vender os seus livros. Assim, mesmo falando de questões como a violência contra as mulheres, as violações, os problemas de drogas e álcool, fê-lo de forma sublime, sem precisar de chocar, e por forma a mostrar a realidade de um país.
Escobar apresenta-nos assim uma parte da vida de alguns colombianos, mostrando um país com um enorme fosso de desigualdades sociais. A análise societal que ela faz é pungente, interessante e, pelo que fui lendo, bastante fiel à realidade.
Na minha opinião a história em si é mais um pretexto para tudo o resto. A autora não parece estar muito interessada em nos dar um thriller misterioso, mas mais em nos mostrar a Colômbia dos dias de hoje.
O papel da mulher neste país vai sendo abordado e esta foi a razão que mo fez apresentar no clube de leitura passado (o tema prende-se com a questão do papel da mulher). As questões de género têm então aqui um papel central, sendo que foi interessante compreender algumas questões de desigualdades de género abordadas neste país. Como estão a compreender, e apesar de eu ter gostado da história, o ponto forte deste livro, para mim, prende-se com tudo o que aprendi com ele, sobre uma cultura que mal conheço e que, posso agora afirmar, que conheço melhor.
Fico francamente curiosa para saber quais serão os próximos passos desta escritora.
Uma coisa que me chamou à atenção foi o facto de o livro se passar no Colômbia. Este é um país que conheço pouco. Tirando os livros do Gabriel Garcia Marquez, poucos foram os livros que li que se passam em países sul americanos, especialmente policiais (um dos meus géneros preferidos).
Assim, cheia de vontade, comecei a ler e posso dizer-vos que esta foi uma das melhores leituras que fiz este ano. Logo desde a primeira página a autora conseguiu manter-me atenta e com vontade de ler. A escrita de Escobar é fluída e a forma de narrar capta a atenção do leitor.
As personagens também foram muito bem construídas, e uma das coisas mais interessantes foi o facto de a autora fazer um excelente balanço entre os temas abordados e a "leveza" que uma "casa da beleza" poderia antever.
Uma coisa que me agradou imenso foi a forma como a autora conseguiu falar de questões como o consumo de cocaína, violações e sexo, sem precisar de ser explicita ou excessivamente chocante. Melba Escobar não fez como muitos autores que usam o sexo e as drogas para vender os seus livros. Assim, mesmo falando de questões como a violência contra as mulheres, as violações, os problemas de drogas e álcool, fê-lo de forma sublime, sem precisar de chocar, e por forma a mostrar a realidade de um país.
Escobar apresenta-nos assim uma parte da vida de alguns colombianos, mostrando um país com um enorme fosso de desigualdades sociais. A análise societal que ela faz é pungente, interessante e, pelo que fui lendo, bastante fiel à realidade.
Na minha opinião a história em si é mais um pretexto para tudo o resto. A autora não parece estar muito interessada em nos dar um thriller misterioso, mas mais em nos mostrar a Colômbia dos dias de hoje.
O papel da mulher neste país vai sendo abordado e esta foi a razão que mo fez apresentar no clube de leitura passado (o tema prende-se com a questão do papel da mulher). As questões de género têm então aqui um papel central, sendo que foi interessante compreender algumas questões de desigualdades de género abordadas neste país. Como estão a compreender, e apesar de eu ter gostado da história, o ponto forte deste livro, para mim, prende-se com tudo o que aprendi com ele, sobre uma cultura que mal conheço e que, posso agora afirmar, que conheço melhor.
Fico francamente curiosa para saber quais serão os próximos passos desta escritora.
Etiquetas:
Livro,
Livros,
Melba Escobar,
Penguin Random House,
Suma,
Suma de Letras
terça-feira, 5 de junho de 2018
0
Título: A Mulher Entre Nós
Autores: Greer Hendricks e Sarah Pekkanen
ISBN: 9789896655471
[DIVULGAÇÃO]: Livro: A Mulher Entre Nós (Greer Hendricks e Sarah Pekkanen)
Autores: Greer Hendricks e Sarah Pekkanen
ISBN: 9789896655471
Edição ou reimpressão: 05-2018
Editor: Suma de Letras
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 227 x 30 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 456
SINOPSE
Aos 37 anos, a recém-divorciada Vanessa está no fundo do poço. Deprimida, a morar no apartamento da tia, sem filhos, sem dinheiro e sem amigos verdadeiros. Richard, o seu carismático e rico marido, era tudo para ela. Mas, ao descobrir que ele está prestes a voltar a casar, algo dentro de Vanessa se desfaz. A partir de agora, na sua vida, só existirá uma única obsessão: impedir esse casamento. Custe o que custar.
Nellie é como qualquer outra jovem bela e sonhadora que chega a Manhattan para começar a sua tão sonhada vida adulta. Mas a personalidade tranquila que ostenta é apenas uma fachada. Na sua cabeça perdura o segredo que a faz fugir da sua cidade natal e que a impede de caminhar sozinha para casa.
Ao conhecer Richard - bem-sucedido, protector, o homem dos seus sonhos -, Nellie começa finalmente a sentir-se segura. Ele promete protegê-la de tudo para o resto da sua vida. Mas, de repente, começa a receber chamadas misteriosas. Algumas fotografias são mudadas de lugar no seu quarto. Alguém a persegue, alguém quer o seu mal. Mas quem?
CRÍTICAS DE IMPRENSA
«Surpreendente. Inesquecível. Chocante.»
Publishers Weekly
«Prepare-se, não vai conseguir parar de ler.»
Glamour
«Um thriller muito inteligente.»
New York Times Book Review
«Uma ex-mulher irritada persegue uma jovem e inocente noiva que é uma cópia do seu antigo eu... ou assim parece. Uma vez que o leitor descobre que não pode ser só isso, a diversão é tentar descobrir a história antes de chegar ao fim. Nós não conseguimos! Fácil de ler, bem construído.»
Kirkus Review
«Os leitores vão adorar o ritmo vertiginoso, as voltas e reviravoltas enquanto tentam decidir de quem suspeitar até que o suspense os leva a uma conclusão totalmente inesperada.»
Booklist
«A Mulher entre Nós tem uma premissa deliciosamente inteligente e é psicologicamente engenhoso.»
USA Today
«Esta incrível história galopa a uma velocidade vertiginosa, com um final surpreendente, de tirar o fôlego.»
Book Vault
«Como uma casa de espelhos, A Mulher entre Nós manteve-me a adivinhar, mergulhando nas complexidades do casamento, da amizade e da absessão.»
The Book Table
Etiquetas:
Greer Hendricks,
Livro,
Livros,
Roberta,
Sarah Pekkanen,
Suma,
Suma de Letras
quinta-feira, 30 de novembro de 2017
4
Livro: Menina boa, Menina má
Título Original: Good Me, Bad
Me
Ano
de Edição: 2017
Género:
Thriller
Autora:
Ali Land
Editora:
Suma de Letras
*
Por Mariana Oliveira *
Quem
não gosta de um bom thriller de vez em quando? Então quando envolve uma
adolescente filha de uma psicopata ainda melhor! Bastou-me ler a sinopse deste
livro para perceber que tinha de lê-lo rapidamente pois algo me dizia que seria
uma leitura de arrepiar… e não estava enganada!
Sinopse:
“Quando
Annie, de 15 anos, entrega a sua mãe, uma assassina em série, à polícia espera
um novo recomeço de vida – mas será que podemos realmente escapar ao nosso
passado?
Com
uma família de acolhimento e um novo nome – Milly – espera um novo começo. Mas
com o julgamento da mãe à porta os segredos de Milly não vão deixá-la dormir…
Quando
a tensão se torna insuportável Milly terá de decidir: será uma Menina Boa ou
uma Menina Má? Porque a sua mãe é uma assassina em série, e ela é sangue do seu
sangue.”
Opinião:
Terminei
a leitura deste livro há poucas horas por isso ainda me encontro meia abalada
com aquele final. Mas não nos precipitemos e comecemos pelo início.
Desde
o primeiro capítulo uma coisa ficou assente: esta história encerra em si um
enorme mistério e a forma intensa como a autora descreve aquilo que se passa
serviu para aumentar a já por si crescente tensão. Capítulo atrás de capítulo
vemo-nos cada vez mais embrenhados nesta trama que deixa à partida uma grande
questão no ar: conseguirá Annie, a jovem adolescente, ser uma Menina Boa
contrariando tudo aquilo que a sua cruel mãe lhe ensinou desde tenra idade?
A
par desta questão, damos por nós igualmente curiosos por saber como será o
julgamento da assassina, ou por outras palavras, como será o reencontro da
jovem com a mãe que se encontra presa por causa da denúncia da própria filha? O
medo e ansiedade crescentes da protagonista acabam por passar para nós,
leitores, e dei comigo a desejar ardentemente chegar à parte do julgamento para
que tudo fosse finalmente desvendado. E não demorei muito pois a forma
inteligente como a autora escreveu os capítulos, curtos e objectivos,
convidam-nos sempre a ler mais uma página daí que esta leitura tenha acabado
por ser uma das mais rápidas que tive este ano.
Enquanto
o julgamento não chega, vamos acompanhando a tentativa de Annie se adaptar à
sua nova vida com uma nova identidade, Milly, e um passado menos sombrio
fabricado. Contudo, o bullying de que é vítima desde cedo fazem prever dias
difíceis para a adolescente que tenta resistir à sua vontade de castigar
aqueles que a fazem sofrer. É precisamente nesta altura que começamos a ver a
Menina Má a querer dar sinais de vida…
E
é assim, neste periclitante equilíbrio que Milly tenta deixar para trás das
costas as horríveis memórias que guarda da sua infância e primeiros anos de
adolescência. No entanto, penso que para os leitores se torna óbvio de que
tanta tensão acumulada terá de rebentar em algum momento e por isso mesmo foi
com um misto de horror e incredulidade que devorei os últimos capítulos desta
história que daria um excelente filme sem qualquer dúvida! O final é realmente
incrível e deixa-nos com uma sensação de espanto que permanece connosco bem
depois de fechado o livro.
Não
podia terminar sem referir um detalhe que para algumas pessoas poderá passar
despercebido mas que para mim me disse muito. Desde o início ao fim de vez em
quando há uma referência à obra “O Deus das Moscas”, pois trata-se da peça de
teatro que Milly e as colegas da escola irão representar. Adorei este detalhe,
não fosse esse livro um dos meus preferidos de todos os tempos!
Recomendo
esta leitura a quem não perde por nada um bom thriller. Acredito que estamos
perante um exemplo ímpar dentro deste género literário!
Etiquetas:
Ali Land,
Livros,
Mariana,
Suma de Letras
segunda-feira, 22 de maio de 2017
0
Título: Anna e o Homem Andorinha
Autor: Gavriel Savit
ISBN: 9789896651909
Livro: Anna e o Homem-Andorinha
Autor: Gavriel Savit
ISBN: 9789896651909
Edição ou reimpressão: 02-2017
Editor: Suma de Letras
Idioma: Português
Páginas: 224
Sinopse:
Uma história sobre a perda da inocência perante a tragédia. Cracóvia, 1939. Um milhão de soldados marcham e mil cães ladram. Este não é um lugar para crescer. Anna tem apenas sete anos no dia em que o alemães levaram o seu pai, professor de Linguística, durante a purga de intelectuais na Polónia. Está sozinha quando encontra o Homem-Andorinha, um astuto trapaceiro, alto e estranho, com mais de um ás na manga; um impostor que consegue até que os soldados com quem se cruza só vejam aquilo que ele quer que vejam. O Homem-Andorinha não é o pai de Anna - ela sabe-o bem -, mas também sabe que, como o seu pai, está em perigo e, também como o seu pai, tem o dom das línguas: fala russo, polaco, alemão iídiche e a linguagem dos pássaros. Quando o misterioso indivíduo consegue que uma bela andorinha lhe pouse na mão para que Anna deixe de chorar, a menina fica encantada. E decide segui-lo até onde ele for. Ao longo da viagem, Anna e o Homem-Andorinha escaparão a bombas e a soldados e também farão amigos. Mas, num mundo louco, tudo pode ser um perigo. Também o Homem-Andorinha.
Opinião
(Roberta Frontini)
Como podem ler pela sinopse, este livro passa-se durante a Segunda Guerra Mundial. Por isso mesmo, assim que o vi, a minha curiosidade por ele foi enorme.
É-me difícil falar sobre este livro, porque o li na altura errada. Fiquei com a sensação que este livro é mais voltado para um público mais jovem ou um público que está a dar os primeiros passos na leitura sobre o Holocausto. Mas talvez esteja a ser injusta. Em ultima análise, penso que poderá ser interessante para um público interessado pelas vidas que foram tocadas pela 2ª Guerra Mundial..
No entanto uma coisa é certa, ele conseguiu surpreender-me. Isto porque achei incrível que este seja o primeiro livro do autor. Gavriel Savit conseguiu criar um livro bastante original: pegou numa temática já demasiado dissecada, e conseguiu dar-lhe uma nova roupagem, com personagens incomuns e uma escrita diferente que toca, por vezes, o poético.
Este é um livro que traz mais um testemunho de duas personagens que tentam passar incólumes pela guerra... por isso mesmo não faltam descrições de situações desumanas, que infelizmente (de certo) se assemelham a muitas situações reais. Tudo isto a par com um toque de realismo mágico que pode fazer as delicias de quem aprecia este género. A visão é maioritariamente a de uma criança que não compreende tudo o que se passa e a de um homem que tudo faz para sobreviver ao horror da guerra. O leitor, por seu turno, também não compreende sempre os motivos que movem o homem-andorinha, personagem da qual nunca se chega a saber o nome.. O mistério anda, assim, de mão dada com as pessoas que vamos encontrando no decorrer da leitura.
Etiquetas:
Gavriel Savit,
Livro,
Livros,
Roberta,
Suma de Letras
segunda-feira, 24 de abril de 2017
0
Livro: A Rapariga de Antes
Título
original: The girl before
Ano
de edição: 2017
Género:
Thriller, Drama
Autor:
J. P. Delaney
Editora:
Suma de Letras
* Por Mariana Oliveira *
Hoje
em dia é cada vez mais comum colocar um livro na categoria de thriller
psicológico. Contudo, nem sempre o mesmo corresponde à realidade e muitas vezes
a leitura dessas obras acaba por defraudar as minhas expectativas. Por isso
mesmo, foi incrível perceber que “A Rapariga de Antes” encaixa completamente no
verdadeiro género do thriller psicológico.
Sinopse:
«Por
favor, faça uma lista de todos os bens que considera essenciais na sua vida.» O
pedido parece estranho, até intrusivo. É a primeira pergunta de um questionário
de candidatura a uma casa perfeita, a casa dos sonhos de qualquer um, acessível
a muito poucos. Para as duas mulheres que respondem ao questionário, as
consequências são devastadoras.
Emma: A tentar recuperar do final traumático de
um relacionamento, procura um novo lugar para viver. Até que conhece a
casa que fica no n.º 1 de Folgate Street. É uma obra-prima da arquitectura:
desenho minimalista, pedra clara, muita luz e tectos altos. Mas existem regras.
O arquitecto que projectou a casa mantém o controlo total sobre os inquilinos:
não são permitidos livros, almofadas, fotografias ou objectos pessoais de
qualquer tipo. O espaço está destinado a transformar o seu ocupante, e é
precisamente o que faz…
Jane: Depois de uma tragédia pessoal, Jane precisa de
um novo começo. Quando encontra o n.º 1 de Folgate Street, é instantaneamente
atraída para o espaço. Exactamente o lugar que Jane procurava para começar do
zero e ser feliz. Depois de se mudar, Jane sabe da morte inesperada do
inquilino anterior, uma mulher semelhante a Jane em idade e aparência. Enquanto
tenta descobrir o que realmente aconteceu, Jane repete involuntariamente os
mesmos padrões, faz as mesmas escolhas e experimenta o mesmo terror que a
rapariga de antes. O que aconteceu à rapariga de antes?
Opinião:
O
autor, J. P. Delaney, recorreu a um dos melhores truques para utilizar neste
género literário: capítulos muito curtos, alternando entre os pontos de vista
de Emma e Jane, que nos impelem a querer ler sempre apenas mais um capítulo,
acabando por devorar o livro em pouco tempo. A ajudar a tudo isto, está a
história de suspense brilhantemente criada!
Numa
fase inicial cheguei a arrepiar-me ao ver a forma como ambas as mulheres são
manipuladas. A autêntica lavagem cerebral a que são sujeitas levou-me a
mergulhar de cabeça nesta história e tentar mudar o rumo dos acontecimentos.
Contudo, tive de contentar-me em ser uma espectadora silenciosa, desesperada por
não conseguir fazer nada para evitar aquilo que se me afigurava como um
desfecho terrível.
No
entanto, quando estava convencida que já tinha percebido todos os contornos
desta trama e conseguia prever o seu final eis que o autor dá uma volta de 180
graus e faz-me sentir como se um balde de água fria me tivesse sido despejado
em cima. A forma brilhante como consegue apresentar uma perspectiva
completamente nova a esta história e fazer-me ver os seus protagonistas de
uma forma inteiramente diferente deixou-me atordoada. De repente, comecei a desconfiar
de tudo e todos e a duvidar daquilo que tinha lido anteriormente. Parecia que
era eu quem estava a ser sujeita a um teste por parte do autor para averiguar a
minha capacidade de manter o sangue frio e lidar com esta súbita reviravolta…
que seria a primeira de muitas!
A
forma como o livro “A Rapariga de Antes” está escrito é, a meu ver, bastante
cinematográfica; há muito tempo que não sentia isto a ler um livro, parecia que
estava literalmente a ver um filme. A leitura é tão fluída que parecia que estava simplesmente a olhar para um ecrã e a ver uma história a desenrolar-se à minha frente.
Pela
originalidade da trama, pelas reviravoltas surpreendentes e pelo ritmo impresso
à história, este livro foi uma verdadeira lufada de ar fresco dentro do seu
género e fez-me querer voltar a ler mais obras que se enquadrem nesta
categoria. Um livro que recomendo sem hesitações aos fãs deste género literário!
Etiquetas:
J. P. Delaney,
Livros,
Mariana,
Suma de Letras
Subscrever:
Mensagens (Atom)
1%









