quarta-feira, 6 de junho de 2018

0

[OPINIÃO] Livro: A Casa da Beleza (Melba Escobar)



Título: A Casa da Beleza
Autora: Melba Escobar
ISBN: 9789896655501
Edição ou reimpressão: 05-2018
Editor: Suma de Letras
Idioma: Português
Páginas: 248

SINOPSE

Karen, esteticista de profissão, muda-se de Cartagena para Bogotá em busca de uma vida melhor. Ao chegar, não só consegue trabalho como depiladora n'A Casa da beleza como ainda se transforma na chave para resolver o mistério da morte de uma das suas clientes - uma jovem, vestida com o uniforme da escola, que aparece morta no dia a seguir a ter visitado Karen no salão.
Com quem se ia encontrar a cliente de Karen?
Entre conversas íntimas e confissões, Karen acabará por ser a confidente de uma psicanalista, da mulher de um congressista, de uma famosa apresentadora de televisão e de uma mãe desolada que busca justiça num país onde a verdade só pertence àqueles que podem pagar por ela.
A Casa da Beleza é uma radiografia descarada de um país em que os ideais sucumbem facilmente perante a corrupção, a injustiça e a cultura do dinheiro fácil. No melhor estilo da novela negra, esta é um,a história que mostra o pior da América Latina de hoje. Tendo por cenário um afamado salão de beleza de Bogotá, o tema de fundo são as relações de poder, desenhadas a partir das vozes de três mulheres que vão tecendo uma trama de histórias para desmascarar uma sociedade construída sobre mentiras.


Opinião 
(Roberta)

Quando recebo um livro novo em casa que não estou à espera é sempre um momento excitante. E quando o livro tem uma capa apelativa, diferente, com um bom jogo de cores, ainda mais. 

Uma coisa que me chamou à atenção foi o facto de o livro se passar no Colômbia.  Este é um país que conheço pouco. Tirando os livros do Gabriel Garcia Marquez, poucos foram os livros que li que se passam em países sul americanos, especialmente policiais (um dos meus géneros preferidos). 

Assim, cheia de vontade, comecei a ler e posso dizer-vos que esta foi uma das melhores leituras que fiz este ano. Logo desde a primeira página a autora conseguiu manter-me atenta e com vontade de ler. A escrita de Escobar é fluída e a forma de narrar capta a atenção do leitor. 

As personagens também foram muito bem construídas, e uma das coisas mais interessantes foi o facto de a autora fazer um excelente balanço entre os temas abordados e a "leveza" que uma "casa da beleza" poderia antever. 

Uma coisa que me agradou imenso foi a forma como a autora conseguiu falar de questões como o consumo de cocaína, violações e sexo, sem precisar de ser explicita ou excessivamente chocante. Melba Escobar não fez como muitos autores que usam o sexo e as drogas para vender os seus livros. Assim, mesmo falando de questões como a violência contra as mulheres, as violações, os problemas de drogas e álcool, fê-lo de forma sublime, sem precisar de chocar, e por forma a mostrar a realidade de um país. 

Escobar apresenta-nos assim uma parte da vida de alguns colombianos, mostrando um país com um enorme fosso de desigualdades sociais. A análise societal que ela faz é pungente, interessante e, pelo que fui lendo, bastante fiel à realidade. 

Na minha opinião a história em si é mais um pretexto para tudo o resto. A autora não parece estar muito interessada em nos dar um thriller misterioso, mas mais em nos mostrar a Colômbia dos dias de hoje. 

O papel da mulher neste país vai sendo abordado e esta foi a razão que mo fez apresentar no clube de leitura passado (o tema prende-se com a questão do papel da mulher). As questões de género têm então aqui um papel central, sendo que foi interessante compreender algumas questões de desigualdades de género abordadas neste país. Como estão a compreender, e apesar de eu ter gostado da história, o ponto forte deste livro, para mim, prende-se com tudo o que aprendi com ele, sobre uma cultura que mal conheço e que, posso agora afirmar, que conheço melhor. 

Fico francamente curiosa para saber quais serão os próximos passos desta escritora. 

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%