Written by Guilherme Alface, João Direitinho Executive Producer: Bernardo Costa
Video Director: Ricardo Reis Cinematographer: Ricardo Reis Assistant Director: Pedro Gaspar Styling: Lilia Costa Video Editor: Michel Alves Granding: Ricardo Reis
Music video by ÁTOA performing A Cada Passo. (C) 2016 Universal Music Portugal, S.A
Os ÁTOA têm dado passos de gigante. Começamos a segui-los no Tradiio, e rapidamente chamaram a atenção do público que os segue fervorosamente. Os ÁTOA foram a nossa 99º entrevista (podem ver aqui).
"#viverÁTOA" é o espetáculo que estreiam em 2016, nome inspirado na canção "Viver à Toa", que faz parte do álbum de estreia "Idade dos Inquietos".A tournée já conta com mais de 30 datas confirmadas para 2016, e esta pareceu-nos a desculpa ideial para falarmos com eles.
Nesta tourné vão presentear os vossos fãs com canções que marcam a vida da vossa banda. Como foi feita a selecção das músicas?
Foi bastante simples, reunimo-nos todos numa sala e começamos a pensar quais poderiam ser as músicas que o público gostasse mais.
Estar em tourné vai permitir-vos actuar em locais muito distintos para públicos bastante diferentes. O que distinguirá as vossas actuações de cidade para cidade?
Cada concerto é único, e nós temos sempre o cuidado de os tentar adaptar não só ao público alvo, mas também ao local onde tocamos. É normal que dependendo do público as coisas mudem, e uns concertos sejam mais divertidos ou outros mais calmos.
Há algum sítio que vocês vão revisitar nesta tourné e que vos deixa mais empolgados?
Bom… sim… mas há deles que ainda não podemos revelar (risos). Temos algumas surpresas prontas... Mas pronto, há locais que estamos muito empolgados por voltar a ver claro, é o caso de Évora. Mas estamos empolgados com todos.
Vocês têm mais de 30 datas confirmadas. Estar em tourné durante tanto tempo implicará viagens constantes e uma distância da família e amigos, temporárias. Como planeiam lidar com as saudades?
Desta vez as saudades vão apertar bem mais, mas devo dizer que já estamos todos um pouco habituados. Falando no meu caso específico, eu sou de Lisboa, tenho lá a minha família, e tenho de me deslocar muitas vezes a Évora. Por isso já estou mais habituado. Mas é claro que as saudades vão apertar mais desta vez.
O que pretendem fazer nos vossos tempos livres, entre espetáculos? Vão querer descansar para recarregar "baterias" ou querem visitar os vários lugares por onde vão passar?
Isso vai depender muito do nosso estado de espírito e do cansaço que poderemos ter na altura. No entanto, temos sempre o hábito de descansar no hotel um bocadinho antes do concerto.
Que novidades podem esperar para esta tourné os fãs que já tiveram a oportunidade de vos ver actuar ao vivo noutras ocasiões?
Vamos ter surpresas (risos) mas desta vez vamos estar mais profissionais porque temos outras pessoas connosco. Por exemplo, antes não tínhamos um produtor de luz e desta vez vamos ter. Mas temos surpresas preparadas (risos). Há musicas que vamos tocar e que antes não tínhamos tocados por exemplo…
Vocês costumam aproveitar os bocadinhos entre as tournés para criar outras coisas? Eventualmente outras músicas?
Às vezes acontece… mas não é uma coisa muito habitual. Mas sim, por vezes pode surgir algo com o qual iremos trabalhar no futuro.
Vocês têm pelo menos uma data fora do país… como é que vêm esta vossa aventura lá fora?
Vai ser uma experiência nova e estamos bastante empolgados… Posso-te dizer que o Mário até está bastante contente porque nunca andou de avião (risos). Vai ser a nossa primeira internacionalização e estamos muito contentes com isso.
Ok, as próximas perguntas são uma surpresa para uma fã vossa na verdade...
Ok...
Nós tivemos a oportunidade de estar com vocês na Universal, no Magusto dos Inquietos (vejam aqui)… E na altura levamos 2 fãs connosco. Uma dela foi a Mariana, e eu perguntei-lhe o que é que ela gostaria de vos perguntar se tivesse essa oportunidade. Mas ela não fazia ideia que vos íamos entrevistar. Então a primeira pergunta é:
Em que é que vocês se inspiram para criar as vossas músicas.
Só vou poder falar por mim, porque não estou na cabeça do João nem da do Guilherme (risos). Eu na verdade estou mais ligado à parte instrumental das músicas… e não me inspiro em mais nada a não ser na própria música. Às vezes sinto que é quase a música que começo a criar que me impele a continuar a criá-la. Não sei se dá para perceber, mas é a própria música que me inspira. É complicado de explicar.
Qual foi a música mais difícil de fazer e a mais fácil.
Penso que a mais difícil tenha sido a “Segue o teu caminho”, o que no entanto não teve um mau resultado... Mas na verdade ela foi escrita um pouco à pressão e é nesse sentido que sinto que tenha sido a mais difícil. A mais fácil foi o “Distância”. Eu estava na cave com o João e as coisas foram acontecendo. Ele começou a criar e eu disse-lhe para ele continuar… fomos juntando ideias, fazendo coisas, e assim surgiu a música. Foi mas fácil porque se criou de forma mais orgânica.
E qual é a tua música preferida!
Para mim é a "Distância", porque me identifico bastante com ela.
Quero aproveitar aos ATOA para agradecer por esta oportunidade, ao Rodrigo pela sua simpatia e disponibilidade para responder às minhas questões, à Mariana por ser uma fã tão devota e ter colaborado na entrevista sem sequer saber…
Continuem o bom trabalho rapazes!
Datas tournée "#viverÁTOA" 2016:
29 Janeiro - Amiais de Baixo - Festas Religiosas
14 Fevereiro - Alcobaça - Jardim do Amor
5 Março - Monchique - Feira dos Enchidos
18 Março - Costa da Caparica - Caparica Primavera Surf Fest
19 Março - A anunciar
22 Março - Espanha - Roquetas de Mar - WAY (viagem de finalistas)
1 Abril - Braga - Agro 2016
22 Abril - Oliveira de Azeméis - Semana Académica
23 Abril - A anunciar
20 Maio - Evento privado
24 Maio - Mira - Encontro Nacional de Enfermagem
11 Junho - A anunciar
19 Junho - A anunciar
14 Julho - A anunciar
16 Julho - Ponte da Barca - Barca Jovem
17 Julho - A anunciar
20 Julho - A anunciar
1 Agosto - A anunciar
5 Agosto - A anunciar
6 Agosto - A anunciar
11 Agosto - Esposende - Festival da Juventude
12 Agosto - A anunciar
13 Agosto - Ferrel
14 Agosto - Góis - Festas da Cidade
15 Agosto - Ourique - Festas da Cidade
20 Agosto - A anunciar
25 Agosto - A anunciar
26 Agosto - A anunciar
27 Agosto - São Pedro do Corval
28 Agosto - Nevogilde - Lousada
3 Setembro - Leiria - Festas da Barosa
O disco está absolutamente fantástico, e a maturidade musical das músicas fez-me, por momentos, pensar que os membros da banda eram mais velhos do que são.
Apesar de eu conhecer a banda desde que se encontravam no Tradiio, devo dizer que a sua evolução me surpreendeu bastante.
Não percam eos ATOA de vista!
"Idade dos Inquietos" já está disponível no MEO Music numa versão que inclui uma música exclusiva.
Já se pode ouvir o álbum de estreia da banda que é um dos maiores fenómenos recentes da música portuguesa, os ÁTOA.
"Idade dos Inquietos" chegará às lojas no próximo dia 20 de novembro, mas está, durante uma semana, em exclusivo no serviço de streaming MEO Music, e inclui uma surpresa, uma faixa extra, "Física do Sul", que só estará disponível nesta plataforma do MEO para escuta aqui.
"Idade dos Inquietos" conta com 11 canções originais (na versão MEO Music são 12), todas elas escritas e compostas por elementos dos ÁTOA. São 11 músicas que reflectem a maneira de ser dos quatro amigos e as suas vivências do dia-a-dia. As canções foram produzidas na sua maioria por João Bessa (responsável por algumas produções ou co-produções de artistas como Pedro Abrunhosa, Os Azeitonas, Miguel Araújo) e foram gravadas nos Groove Wood Studios, no Porto.
Formados por Guilherme Alface (voz, guitarra, piano), João Direitinho (guitarra, voz, piano), Rodrigo Liaça (bateria, percussão, voz, piano) e Mário Monginho (baixo, guitarra), a banda foi revelada com os singles de sucesso "Falar a Dois" e "Distância", canções que rapidamente conquistaram o público português.
Além de integrar a banda sonora da telenovela da SIC "Coração D'Ouro", o vídeo de "Falar a Dois" soma mais de 400 mil visualizações.
Já "Distância" conta com mais de 860 mil visualizações no canal do YouTube, o single chegou ao número 1 do TNT – Todos No Top – da Rádio Comercial, e foi durante semanas a música portuguesa mais procurada no Shazam.
Aqui, vais poder encontrar a nossa opinião sobre FILMES, LIVROS, ANIMES, MANGAS, ESPECTÁCULOS, EVENTOS, ENTRETENIMENTO & SÉRIES... Bem como imensos PASSATEMPOS e ENTREVISTAS exclusivas! Entra nesta aventura connosco! Para sugerires algo que aches interessante ou simplesmente para dizer "Olá", podes enviar-nos um e-mail para: flamesmr@gmail.com
Todas as postagens no blog são da inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. O blog pretende ser um veículo de partilha de opiniões pessoais. Todos os textos são originais, se os citar ou utilizar, agradecemos que nos informe e que coloque a devida citação.
Se escreveste um livro e estás a pensar publicá-lo mas pretendes que alguém lhe dê "uma vista de olhos" primeiro contacta-nos: flamesmr@gmail.com ! Clica na imagem e fica a conhecer os livros com os quais já "trabalhámos".