quinta-feira, 22 de abril de 2010

13

Filme: Parnassus - O homem que queria enganar o diabo


Título Original: The imaginarium of Doctor Parnassus
Título Portugal: Parnassus – O homem que queria enganar o diabo
Ano: 2009
Estreia Portugal: Março de 2010
Realizador: Terry Gilliam
Género: Fantasia, Aventura
Duração: 120 minutos
Elenco: Heath Ledger; Johnny Depp, Jude Law, Colin Farrel, Lily Cole, Christopher Plumer, Andrew Garfield, Tom Waits e Verne Troyer

Em mais uma incursão pelo mundo do cinema decidimos ver este filme (cujo trailer nos parecera interessante) que conta com a última participação de sempre de Heath Ledger.

A história apresenta-nos Dr. Parnassus, um homem que ganhou a imortalidade à custa de uma aposta com o diabo. Assim, durante séculos, Dr. Parnassus e Nick (um indivíduo que personaliza o próprio diabo) passam o tempo fazendo apostas entre si numa competição que parece não ter fim (o Dr. Parnassus é imortal, lembram-se?). Contudo, chega um dia em que Dr. Parnassus se apaixona por uma bela senhora e, na tentativa de a conquistar, pede ao diabo que lhe devolva a sua juventude. O desejo é-lhe concedido com uma única exigência – Dr. Parnassus tem que entregar seu primeiro filho ou filha a Nick quando este completar 16 anos de idade.
Dr. Parnassus acaba por ter uma filha, Valentina, que se encontra prestes a atingir a malograda data. Cada vez mais desesperado, Dr. Parnassus tentará tudo o que estiver ao seu alcance para conseguir enganar o diabo e, assim, salvar a sua filha do fatídico destino que a aguarda. Para isso, conta com a ajuda de um minúsculo homem (atenção: não se trata de um anão !! É algo…bem, diferente) chamado Percy, um jovem que por tanto querer ajudar acaba por atrapalhar, Anton, e Tony (Heath Ledger), um misterioso indivíduo sem memória com o qual se cruzaram quando este se encontrava numa situação, no mínimo, curiosa – enforcado debaixo de uma ponte.
                                                       ...Será que conseguirão enganar o diabo??

Sinceramente... não queiram saber a resposta a esta questão, pois tal implica que tenham que passar duas horas de sofrimento a assistir a um filme que não tem, como se costuma dizer, “ponta por onde se lhe pegue”.
De facto, Heath Ledger, Johnny Deep e Christopher Plumer bem tentam salvar o filme com performances fantásticas, mas há coisas que já estão mal feitas de raiz e este filme é uma delas.
Um argumento pobre em conjunto com cenas completamente descabidas fazem de Parnassus - O homem que queria enganar o diabo um filme que nos faz chorar. Não por ter um final espectacular e comovente acompanhado por uma grande banda sonora, mas sim porque nos faz pensar naquilo que poderíamos ter feito com o dinheiro gasto no bilhete.

Aqui fica o Trailer que conseguiu enganar-nos, só ficamos com uma dúvida: de quem são as opiniões proferidas no final??...



Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

13 comentários:

  1. Agora não perco o filme!

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que o filme não é assim tão mau.
    É verdade que falha na linha narrativa mas o imaginário é espantoso!

    Abraço
    Cinema as my World

    ResponderEliminar
  3. Oh mu Deus...eu estava a ler o post e a achar que a história era engraçada...mas sendo assim...

    de qualquer forma vou ver na mesma porque AMO o heath ledger...ele merece que eu o veja!

    ResponderEliminar
  4. Bem pessoal, parece que ficaram curiosos. Ok, vejam o filme e depois digam-nos a vossa opinião.
    Bom fim-de-semana!!

    ResponderEliminar
  5. Uau, vou ter de discordar com as reviewers mesmo antes de ver o filme!! Ainda não vi o filme portanto não tenho direito a uma opinião a sério, no entanto duvido que um filme do terry gilliam seja mau. Um senhor que tenha estado nos Monty Python é fisiologicamente incapaz de fazer maus filmes e a sua filmografia até agora tem-no demonstrado.
    É verdade que o filme foi amaldiçoado (RIP Ledger) e que eles devem ter tido de inventar qualquer coisa lá no meio para remediar, mas acredito que mesmo assim, o filme deve estar bastante bom...
    Mas enfim, não vi o filme, nada posso dizer. Quando vir, volto cá e opino decentemente.

    ResponderEliminar
  6. Remolha, é isso mesmo que queremos: polémica, discorda, brigas...bem... é claro que estamos a brincar!
    Vamos então ficar à espera que vejas o filme e nos digas o que achaste, pode ser que gostes. Se for esse o caso, serás a primeira pessoa que conhecemos a dizê-lo...

    ResponderEliminar
  7. 1º sobre o vosso ultimo post sobre o livro francês...não li na escola...devia? cof cof...ando com preguiça de ler até rodapés na televisão. Blogs contam como leitura assidua? eh eh

    Eu tenho que ver este filme, é daqueles que nem que seja pelo amontoado de grandes actores uma pessoa tem que ver (o filme pode ser uma grande trampa...mas com estes cachopos, ai que não vai faltar baba a correr pelas salas de cinema).

    Muito bem aconselhado meninas...
    Andam a postar pouca coisa (tão como eu...), muito trabalhinho?

    Beijooooooo*

    ResponderEliminar
  8. É cinema fantástico, ou seja, para quem gosta de cinema fantástico. Não é nenhuma obra-prima, Gilliam já fez melhor, muito melhor, mas mesmo assim é um bom filme. Só há dois senhores neste estilo que são acima da média, Gilliam e Burton.

    PS: Se dizeis que este é mau, então o que será a bodega do Avatar eheh

    ResponderEliminar
  9. Ora bem, nos intervalos da construção do trabalho de APRN eu, o remolh@ e a vera (a nossa amiga fantástica) pusemo-nos a ver o filme e....ADORÁMOS!
    Fartámo-nos de nos rir! Obviamente não é filme para se ir ver ao cinema, mas é muito giro, e Heath Ledger só voltou a reforçar que era um actor que conseguiria fazer de tudo..!!

    ResponderEliminar
  10. eu nao conheço o filme nem tinha ouvido falar dele (parece mesmo que ando um pouco- ou muito!- desligada do mundo), mas omo adorava o Heath Ledger, fiquei curiosa! e vendo as diversas opiniões, ainda mais curiosa fiquei!:)

    ResponderEliminar
  11. vera (vossa amiga fantástica)25 de junho de 2010 às 00:25

    Devo dizer (já que o meu nome já foi mencionado) que adorei o filme (será porque não paguei?) Adoro filmes fantásticos e este é fantasticamente fantástico. obviamente é um filme alternativo dado o realizador em questão (Terry Gilliam). Devo dizer que as interpretações de Christopher Plummer, Heath Ledger,Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrel faem esquecer qualquer falha que o filme possa ter.

    ResponderEliminar
  12. Ainda bem que gostaste. Sim, as interpretações deles são fantásticas e conseguem entreter-nos. Mas ainda continuamos a chorar o dinheiro que gastámos com o filme... :(

    ResponderEliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%