quinta-feira, 27 de maio de 2010

9

Livro: O Perfume, História de um assassino


Título: O Perfume, História de um assassino
Autor: Patrick Suskind
Ano de Publicação: 1985
Género: Drama

Hoje decidimos falar de um dos nossos livros preferidos. Em O Perfume - a História de um assassino, Patrick Suskind apresenta-nos uma incrível e peculiar história de um jovem francês, Jean Baptiste Grenouille, que nasceu neste mundo mas viveu toda a sua vida noutro bem diferente: o mundo dos odores.

A história decorre no séc. XVIII, numa França de desigualdades entre ricos e pobres e é neste segundo grupo que se encontra Grenouille. Contudo, tal não o impede de arranjar trabalho numa perfumaria a fabricar perfumes junto do seu mestre Baldini, ou não fosse Grenouille um jovem com um dom fantástico: consegue cheirar todos os odores que existem à sua volta com uma precisão incrível.
Contudo, o seu dom também tem um lado negativo e Grenouille apercebe-se disso quando compreende que para alimentar o seu desejo por novos e fantásticos odores tem que recorrer a métodos menos lícitos, que é como quem diz, tem que começar a matar umas quantas jovens.

Para saberem o que acontece a seguir só mesmo lendo e acreditem, vão dar o vosso tempo por muito bem gasto. Este livro é fantástico por vários motivos. Não só nos permite entrar na mente de um personagem fascinante e viajar através de um mundo para nós muitas vezes descurado - o mundo dos odores - como também consegue surpreender-nos ao longo de toda a história pela sua peculiaridade e originalidade. E acreditem, por mais imaginação que tenham nunca conseguirão prever o final....

Nota: este livro já deu origem a um filme (que um dia postaremos aqui) com o mesmo nome que, ao contrário de grande parte das adaptações, conseguiu ficar muito bom. Mas, como já dissemos muitas vezes, o livro é sempre muito superior.
Boas leituras!

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

9 comentários:

  1. é dos poucos livros que deram um filme quase tão bom!

    (tenho. os dois *.* e eu que nem sou cá de cheiros.)

    ResponderEliminar
  2. Não li o livro, mas vi o filme...gostei da história mas fiquei a bater mal com a história durante muito tempo.

    ResponderEliminar
  3. Concordo: a obra é excelente, por isso tem tantas edições, em português e noutros idiomas.
    Folgo em concordar convosco!
    Horácio

    ResponderEliminar
  4. Há alguma maneira de desligar a TV Flames?

    ResponderEliminar
  5. Red, tens toda a razão, o filme ficou surpreendentemente muito bom!

    Roberta, lê o livro que vais gostar, consegue ser muito mais intenso que o filme e acredita que vais ficar "a bater mal com a história" durante muito mais tempo...

    Horácio, ainda bem que concordas connosco. De facto, este livro é uma referência não só em Portugal como no resto do mundo.

    Ficamos tristes :( por alguém querer desligar a TVFlames, mas como queremos que se sintam bem quando nos visitam aqui fica o "segredo": basta clicar no símbolo que está no canto inferior esquerdo da TV.

    Bom fim de semana!!!

    ResponderEliminar
  6. O livro é simplesmente fabuloso...é incrivel como o autor faz o leitor sentir o que escreve. E é dos poucos livros que passaram ao cinema e que não decepcionou...está um trabalho soberbo!!
    E pronto...nada de mal a dizer sobre este xD
    Beijo*

    ResponderEliminar
  7. Tenho pena de nao ter lido :S
    mas como vi o ilmee... nao gosto de ler depois... não gosto de saber os finais!

    ResponderEliminar
  8. Olá Diana!

    Realmente é uma pena que não tenhas lido o livro pois se o filme foi bom o livro foi simplesmente EXCELENTE! Dos melhores que já lemos :)

    ResponderEliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%