quinta-feira, 25 de agosto de 2011

5

Livro: Querida Mathilda



Título Original: Cara Mathilda
Ano: 1998
Género: Romance
Autora: Susanna Tamaro


Depois de lermos a obra mais conhecida desta escritora, "Vai aonde te leva o coração", e tendo ficado muito bem impressionadas, decidimos conhecer mais livros de Tamaro. A nossa segunda leitura foi o livro "Querida Mathilda" e... maldito o dia em que decidimos fazê-lo (pelo menos naquela altura da nossa vida) pois ficámos muito desiludidas! Consequentemente, surgiu uma certa "desconfiança" relativamente à restante bibliografia desta escritora.

Neste livro acompanhamos a vida de uma mulher que, sentada à janela do seu quarto, observa tudo o que se passa no mundo exterior e vai partilhando todas as suas apreensões, medos, conclusões, ideias e observações que daí advêm.

Pela descrição dá para entender que acção, reviravoltas e mistérios é algo que não existe neste livro. Da mesma forma que aqui não há espaço para personagens interessantes, intrigantes e surpreendentes...
Talvez o erro tenha sido nosso ao decidirmos ler esta obra quando ainda éramos muito novas (durante a nossa adolescência). Por isso mesmo, é possível que a principal mensagem de Susanna Tamaro nos tenha escapado e que a beleza desta obra (muito conhecida internacionalmente) não estivesse ao alcance da nossa compreensão naquela altura.
Talvez um dia venhamos a ler novamente este livro e, quem sabe, gostemos. Talvez....
Certo é que nunca mais lemos nenhum livro desta autora que, sendo tão aclamada pela crítica, certamente terá muitas obras impressionantes. A questão é saber em qual "apostar"...





Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

5 comentários:

  1. a autora susanna tamaro é daquelas que me arranha a mioleira! não sei porquê mas é daquelas autoras que não gosto mesmo nada.
    um bj para vocemesses

    ResponderEliminar
  2. Pois, neste livro também não gostámos nada dela....

    beijo para ti também!

    ResponderEliminar
  3. Olá.
    Li "Vai aonde te leva o coração" e "A alma do mundo" da autora. O primeiro foi de leitura razoável, não achei um livro excepcional como muitos leitores que o leram
    Este segundo "A alma do mundo" é que foi extremamente agradavel, com uma mensagem forte e com personagens bem construidos.

    Roberta a ti eu ja conheço, agora quem é a Mariana? Vocês lêm os mesmos livros, vêm os mesmos filmes? Não percebo!

    Desculpem esta minha dúvida.

    ResponderEliminar
  4. Já agora, não sei se é do meu navegador da internet ou não, mas ao querer comentar algum post do blogue, a caixa do comentário demora(bastante) a aparecer.

    Não é normal.

    ResponderEliminar
  5. Olá Miguel!

    Esse problema talvez seja do teu navegador pois nos vários locais onde consultamos o FLAMES nunca temos problemas com a caixa dos comentários. Experimenta noutro sítio e depois diz-nos como correu, ok?

    Agora em relação à nossa parceria: eu e a Roberta somos duas amigas que se conheceram enquanto estudavam em Coimbra e decidiram criar um blogue. Em relação aos posts, cada uma de nós partilha algo uma vez por semana (normalmente, uma à segunda-feira e a outra à quinta-feira). Algumas vezes, tratam-se de livros, filmes, séries, etc. que ambas vimos e então fazemos um post em conjunto, mas na maioria dos casos cada uma cria o seu post e publica-o no seu dia respectivo.
    Se prestares atenção, vais conseguir perceber que, tal como qualquer pessoa, variamos um pouco nos nossos gostos, o que acaba por tornar o FLAMES mais interessante, a nosso ver...

    Percebeste?

    Continua a visitar-nos!

    ResponderEliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%