Autor: Hélio Jorge Cordeiro
Data de publicação: Novembro de 2014
Número de páginas: 154
ISBN: 978-989-51-2049-9
Colecção: Viagens na Ficção
Género: Romance
Sinopse
Em “A Noiva do Porto”, o escritor Hélio Jorge Cordeiro cria uma narrativa repleta de símbolos psicológicos, na qual o personagem principal busca sua própria identidade.
O sonho de se tornar uma noiva, por um dia, o leva a empreender uma jornada repleta de intrigas, preconceitos, interesses e morte.
Opinião (por Roberta Frontini)
O livro começa logo a prender desde o início, quando o autor (brasileiro) se encontra com uma pessoa que não vê (invisual) que mora no Porto. Encontram-se num comboio numa viagem entre Milão e Roma. O senhor diz-lhe que lhe vai contar uma história e pede ao autor para a escrever.
Logo aí fiquei curiosa. Primeiro, um livro que se passa no Porto? A minha cidade portuguesa preferida? E será que isto se passou mesmo assim?
No entanto, o livro em geral não me seduziu...
Antes de mais, fez-me lembrar muito um outro livro editado também pela Chiado Editora (vejam a opinião aqui). Não quero, de todo, dizer que o livro é mau, simplesmente não foi o meu género.
Acho que o autor começou muito bem, e me conseguiu logo prender, mas depois faltou-me mais qualquer coisa.. a começar pela escrita. De facto, o autor é muito objectivo e escreve como se estivesse a escrever um guião de série TV. Aliás, dei muitas vezes por mim a achar que este livro daria facilmente para ser transformado numa série televisiva ou mesmo numa novela.
Há, para mim, alguma pressa em alguns acontecimentos, como no caso do romance que é muito rápido a ocorrer.
O ponto mais positivo do livro foi passar-se no Porto e o facto de o autor nos ir mostrando e falando de ruas e locais que conheço bem.
Enfim, é um livro que eu recomendo apenas a quem goste de romances ou tramas que lembrem um pouco algumas novelas (comparação que tem sido feita em outros sites/blogues).
0 Opiniões:
Enviar um comentário
Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)