segunda-feira, 4 de julho de 2016

0

Evento: Workshop com Fernanda Botelho


Tenho seguido algum do trabalho da Fernanda nas redes sociais pois este é um tema que me interessa imenso. 
Há uns tempos ofereci à minha mãe a agenda de 2016 porque ela não se calava que a queria (mas depois não teve coragem de escrever nela de tão bonita que é).


Há cerca de 2 meses a Fernanda deu um workshop magnífico no Agromuseu Dona Julinha na Ortigosa - Leiria, e eu ganhei uma incrível vontade de me voltar ainda mais para as coisas que a terra dá, e de as consumir. Desde esse dia que tenho implementado algumas coisas  auxiliada pelo livro que comprei: 


Para além do mais, a Fernanda está sempre disponível para nos esclarecer todas as dúvidas que tenhamos. Fiquem com algumas fotografias desse dia e boas leituras :)






Os livros: 


Sinopse:
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a natureza/defesa do ambiente na Educação Pré-Escolar, 1º e 2º anos de escolaridade.
Depois da publicação de Salada de Flores, um livro muito primaveril com hortas biológicas de morangos, borragem, campos coloridos e plantas medicinais, chega agora à quinta ecológica da Sara uma nova história, Sementes à Solta, onde se reencontram amigos, pais e avós. Entre conversas e colheitas, o Rodrigo, a Maria, a Carolina e também a Sara enchem os cestos com presentes outonais e celebram o ritmo das estações, a dança do tempo e a troca das sementes, num convívio alegre repleto de pratos deliciosos e saudáveis. Esta é mais uma história de colheitas, partilhas e receitas, com uma viagem ao mundo das plantas para aprender mais alguns conceitos úteis e ecológicos.


SINOPSE:

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a natureza/defesa do ambiente na Educação Pré-Escolar, 1º e 2º anos de escolaridade.
Uma horta ecológica onde não há lugar para adubos químicos, uma piscina em que a limpeza da água não depende do cloro, e uma casa de argila e de palha, com um jardim no telhado, são o cenário ideal para a aventura da Sara, da Maria, da Carolina e do Rodrigo, quatro amigos de palmo e meio que partem à descoberta da natureza. Por entre a delicadeza e o rigor científico das aguarelas de Sara Simões, os nossos protagonistas ficam a saber que as plantas - sejam elas legumes, flores, árvores ou frutos - têm nomes, apelidos e até famílias, tratando-se umas às outras em caso de doença. Os homens, conta-nos o texto de Fernanda Botelho, podem também usufruir das propriedades medicinais das plantas e preparar inclusive receitas deliciosas com elas. Salada de Flores inclui, afinal, um pequeno guia elucidativo feito à medida de pais e de professores, embora as suas páginas se dirijam sobretudo aos mais novos, revelando-lhes de forma sempre divertida um pouco do poder encantatório da natureza.


SINOPSE
Público-alvo Crianças a partir dos cinco anos, pais, avós, professores e educadores.|Versão em língua inglesa do livro infantil português Salada de Flores. Uma horta ecológica onde não há lugar para adubos químicos, uma piscina em que a limpeza da água não depende do cloro, e uma casa de argila e de palha, com um jardim no telhado, são o cenário ideal para a aventura da Sarah, da Marlena, da Kate e do Flynn, quatro amigos de palmo e meio que partem à descoberta da natureza. Por entre a delicadeza e o rigor científico das aguarelas de Sara Simões, os nossos protagonistas ficam a saber que as plantas - sejam elas legumes, flores, árvores ou frutos - têm nomes, apelidos e até famílias, tratando-se umas às outras em caso de doença. Os homens, conta-nos o texto de Fernanda Botelho, podem também usufruir das propriedades medicinais das plantas e preparar inclusive receitas deliciosas com elas. Nettles and Roses inclui, afinal, um pequeno guia elucidativo feito à medida de pais e de professores, embora as suas páginas se dirijam sobretudo aos mais novos, revelando-lhes de forma sempre divertida um pouco do poder encantatório da natureza.

An organic orchard where chemical fertilizers are banned, a chlorine-free swimming pool, and a house made of clay and straw with a garden on its roof - this is the ideal scenery for Sarah, Marlena, Kate and Flynn's adventure, four young friends eager to explore the beauties of Nature. Thanks to the subtlety and scientific accuracy of Sara Simões's watercolours, our main characters discover that plants - be they vegetables, flowers, trees or fruit - have names, surnames and families. They can even help one another in case of disease. Mankind, Fernanda Botelho's text tells us, can also benefit from plants' medicinal properties and use them to prepare delicious recipes. After all, Nettles and Roses includes an insightful guide, designed for parents and teachers, while the rest of its pages is addressed to younger readers, showing them - always in a fun-filled way - a small part of Nature's charms.


SINOPSE

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com o corpo humano/saúde na Educação Pré-Escolar, 1º e 2º anos de escolaridade.
Público-alvo: crianças a partir dos cinco anos, pais, avós, professores e educadores.


SINOPSE

Este livro não é apenas um guia prático e transpõe também as fronteiras que limitam os manuais técnicos. É verdade que identifica os constituintes químicos, bem como as propriedades e aplicações medicinais de 55 plantas, mas vai mais além, porque as quer retratar a partir de todas as perspetivas e em todos os contextos. Assim, a par de conselhos de cultivo e curiosidades botânicas, são-nos revelados os usos possíveis das várias espécies ao nível da culinária, da cosmética ou da tinturaria.
Ao mesmo tempo, descobrimos o seu impacto cultural: as marcas que imprimiram na história dos homens, os mitos e as lendas de que são protagonistas. As imagens a cores, por sua vez, despertam-nos o olhar para as subtilezas presentes numa folha de milefólio em contraluz ou para os pormenores de um botão de esteva prestes a desabrochar. E, página a página, de uma forma quase íntima, aproximamo-nos de 55 plantas aqui unidas por um atributo comum: o facto de crescerem espontaneamente em Portugal.


SINOPSE

As Plantas e a Saúde - Guia Prático de Remédios Caseiros contém uma série de conselhos úteis para tratar vários tipos de problemas, nomeadamente, dores de dentes, hemorragias, nevralgias, náuseas, indigestões, quebras de tensão, aftas, dores de garganta, entre outros.

AS AGENDAS!

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%