domingo, 8 de dezembro de 2019

0

Livro: Portuguesas com M grande




Portuguesas com M Grande
de Lúcia Vicente
ISBN: 9789896656850
Edição ou reimpressão: 10-2018
Editor: Nuvem de Tinta
Idioma: Português
Dimensões: 197 x 246 x 16 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 128

Mulheres que tiveram a coragem de sonhar e mudar a sua vida. E a das outras.
SINOPSE

As raparigas rebeldes portuguesas - das mais famosas às ilustres desconhecidas - que abriram caminho a todas nós com a sua coragem e determinação.

O que têm em comum a padeira Brites de Almeida, a sufragista Beatriz Ângelo, a atriz Beatriz Costa e a pintora Paula Rego?
Além de serem todas mulheres, lutadoras, corajosas, independentes e livres… são Portuguesas com M Grande!

A luta pelo direito à igualdade de oportunidades tem conhecido muitas protagonistas e batalhas difíceis de travar, mas, para estas mulheres, nada é mais forte que o desejo de liberdade!

OPINIÃO
(Roberta Frontini) 

Como sabem sou perdida por este género de livros. De facto ele tem tudo para eu me apaixonar por ele: capa dura, lindas ilustrações, e um bilhete para um mundo a viajar. 

Nesta verdadeira enciclopédias de portuguesas fortes, encontramos um conjunto de mulheres que tiveram coragem e que fizeram muito por elas, mas por nós também! E muitas delas de certo que nem são conhecidas. Eu pelo menos não conhecia algumas. Todas estas mulheres tiveram um papel importante e, sem saberem talvez, mudaram o mundo. 

Temos mais de 40 mulheres, de várias profissões, outras que já faleceram e umas que ainda caminham entre nós, tornando este livro ainda mais interessante. 

Cátia Vidinhas, com as suas ilustrações tão pormenorizadas, conseguiu complementar as palavras de Lúcia Vicente, num estilo muito próprio e personalizado. 

Dou sempre por mim com estes livros ao colo e uma mão no telemóvel ou no pc a pesquisar. Gosto de, depois, tentar saber mais, ver fotos reais, ver documentários, ler a história completa no wikipédia... enfim... 

Para mim, a cereja no topo do bolo, é uma das últimas páginas, dedicada a todas as mulheres anónimas que têm um papel importante nas vidas de todos nós. 

O livro tem ainda 2 glossários. Um onde apresenta outras personagens que, de alguma forma, se cruzaram com as outras 42, e um segundo glossário com palavras importantes (por exemplo, o que é a ditadura? e um ditador?...) e por aí fora. 

Um livro fabuloso, para miúdos e graúdos e que faria tão bem à sua estante e à sua vida! 


Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%