quinta-feira, 1 de março de 2012

6

Anime: O túmulo dos pirilampos



Título Original: Hotaru no Haka
Ano: 1988
Género: Drama
Realizador: Isao Takahata
Argumentista: Akiyuki Nosaka


É engraçado como, por vezes, nos cruzamos com produções das quais nunca tínhamos ouvido falar e estas se tornam, a partir desse dia, nas nossas preferidas de sempre. Foi isso que aconteceu com "O túmulo dos pirilampos".

A história deste anime retrata um Japão em plena Segunda Guerra Mundial. Enquanto as aldeias japonesas sofrem ataques quase diários e a sua população faz de tudo para escapar às bombas, dois irmãos que perderam a sua mãe na guerra e cujo pai se encontra fora a lutar pelo exército, a pequena Seita e o adolescente Setsuko, tentam fazer de tudo para sobreviver. Contudo, o egoísmo das pessoas e as constantes privações vão tornar a sua luta diária num verdadeiro desafio.
Conseguirão eles sobreviver mesmo estando completamente sozinhos, sem casa num país onde a comida escasseia e nunca se sabe quando será o próximo ataque do inimigo?



Antes de ver este anime decidimos pesquisar um pouco sobre a opinião de outras pessoas que o viram. Em todos os comentários a ideia transmitida era a mesma: a história deste anime é simplesmente fantástica. No final, não podíamos estar mais de acordo!! É incrível como um anime tão antigo, data de 1988, é tão pouco conhecido...pois é simplesmente fenomenal!
Não se deixem enganar por se tratar de uma animação, pois "O túmulo dos pirilampos" consegue ser mais profundo do que muitos dos grandes filmes que todos conhecem e de que todos falam. Ainda não conseguimos perceber como não ganhou o Óscar para melhor filme de animação pois, na verdade, é uma das melhores animações que já vimos.
A história é simples, com cenas também elas simples mas, ao mesmo tempo, cruéis e comovedoras.
No final, não pudemos deixar de pensar nas pessoas que, ao longo de séculos, têm sofrido com as guerras que o Homem teima em manter. 
Este é um bom Anime para toda a gente, pequenos e graúdos, pois serve para nos fazer pensar no quão cruéis podemos ser e quais os erros do passado que devemos, a todo o custo, evitar.

Para quem ficou curioso e quiser ver o anime, aqui fica o link no youtube (que foi onde vimos o filme) com legendas em português.
Não hesitem pois não se vão arrepender!

http://www.youtube.com/watch?v=DNcKYcYXKcE



Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

6 comentários:

  1. É fácil perceber porque não ganhou o Óscar para melhor animação. Nessa altura não havia Óscar para melhor animação :) Mas concordo com o que escreveu.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo comentário, esquecemo-nos por completo desse PEQUENO pormenor!

    ResponderEliminar
  3. pronto, encontrar a obra-prima do Isao dá nisto. Ficamos irredutíveis adeptos do melhor filme de que eu me posso lembrar. Disso e do pão d'Ul:). Aqui vai o diálogo, 9 anos depois: http://ignorancia.blogspot.pt/2006/06/o-tmulo-dos-pirilampos-e-os-abismos-da.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este filme figura na lista dos nossos preferidos!
      Vamos já ler a sua opinião Pedro.

      Eliminar
  4. Acabei de ver e gostei bastante. Infelizmente não fiquei muito comovida porque já sabia o que "ía encontrar" :(

    Roberta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu deixei-me levar por completo e acabei com os olhos inchados e montes de lenços de papel à minha volta. Tomara que muitos filmes de Hollywood tivessem esta qualidade!

      Eliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%