quinta-feira, 5 de abril de 2012

2

Livro: Tempos difíceis





Título Original: Hard times
Ano: 1854
Género: Romance



Charles Dickens é, muito provavelmente, um dos maiores nomes da literatura de sempre! Por isso mesmo, mal tivemos oportunidade, quisemos conhecer uma das suas obras.


Em “Tempos difíceis”, a história passa-se numa cinzenta e soturna cidade, Coketown, onde os pobres trabalham para conseguir sobreviver enquanto que as famílias mais ricas vivem à custa do esforço dos outros e passam dias folgados no maior conforto. Um dos chefes de uma das mais afamadas famílias é Mr. Thomas Gradgring, um homem para quem a única coisa que interessa são factos, factos e mais factos, e qualquer emoção é vista como tremendamente ameaçadora para qualquer pessoa que pretenda ser prática e lógica.
É essa mesma filosofia de vida que Mr. Gradgring faz questão de transmitir aos seus filhos, Louisa e Tom, para que estes, quando crescerem, possam ser adultos tão práticos e bem sucedidos como o seu pai.
Contudo, os anos passam e tempos difíceis avizinham-se, quando Louisa se vê presa num casamento desprovido de amor e Tom se torna um homem cheio de dívidas e viciado no jogo.
Será que, no meio da adversidade, Mr. Gradgring conseguirá perceber que as emoções são uma parte essencial da vida?


 Confessamos que ficámos algo desiludidas com este livro.
A escrita de Dickens é bastante boa (sem, contudo, ser fenomenal!) mas a história é, para o nosso gosto, demasiado simples. A juntar a isso está o factor previsibilidade. Foi demasiado fácil prever praticamente tudo o que ia acontecer ao longo do livro, o que acabou por tornar a sua leitura um pouco monótona e desinteressante.
Mas, tratando-se de tão famoso escritor, não ficaremos por aqui e vamos dar “mais uma oportunidade” a outra das suas obras. O difícil mesmo vai ser escolher no meio de uma tão vasta bibliografia…

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

2 comentários:

  1. Este é dos meua autores FAVORITOS de todos os tempos. Talvez esta não seja uma grande história, mas a escrita é fenomenal (então em INGLÊS!!!) não há melhor. Aconselho BLEACK HOUSE. É um livr que tem TUDO. Romance, drama, policial... é LINDO de morrer! Dos meus livros FAVORITOS!!! beijinhos

    Roberta Frontini

    ResponderEliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%