segunda-feira, 8 de abril de 2013

10

Livro: A Paixão pelas Orquídeas


Autor: José M. M. Santos
Título: A Paixão pelas Orquídeas
Páginas: 207
Editora: Dinalivro
Página da Dinalivro no facebook: https://www.facebook.com/DinalivroEdicoes?fref=pb

Imagine que tem uma grande paixão (não deve ser difícil de imaginar... todos nós temos uma) e decide criar um manual sobre ela!! Foi isto que o autor José M. M. Santos decidiu fazer. Poucos de vocês sabem, mas somos fãs da Mãe Natureza e de.... orquídeas! Recentemente a Dinalivro fez o lançamento deste livro e... para o acompanhar, uma mega-exposição na Biblioteca Almeida Garret (Porto), uma exposição belíssima. Infelizmente, não pudemos estar presentes, mas um amigo foi à exposição, relatou-nos o evento e... ofereceu-nos o livro (autografado)!! :)

Trata-se de um manual fenomenal para todos os amantes de flores (em geral) e orquídeas em particular. Claro que não necessita de ser um orquidófilo para o querer ter na sua estante.
O livro é muito importante pois nós, que gostamos de plantas, muitas vezes procuramos na internet ou em livros, mais dicas de cultivo das mesmas. O problema é que os conselhos não são específicos para o nosso clima e território e este livro ultrapassa essas dificuldades. Mais do que um livro de leitura, é um manual de consulta com imagens de uma beleza estonteante, e com conselhos importantes.

Encontra-se dividido de várias formas para facilitar as consultas que podem precisar de fazer.

Primeiro, faz uma pequena introdução histórica (parte que ADORÁMOS ler), depois passa a descrever de forma detalhada o que é uma orquídea (uma parte um pouco mais técnica).  De seguida, consoante o tipo de orquídea, ensina-nos a escolher a melhor forma e local de crescimento, bem como as diferentes formas de cultivo. Aconselha-nos relativamente à rega, substrato, humidade e temperatura e aos melhores vasos e "cachepots" bem como à fertilização. Seguidamente faz uma descrição mais aprofundada dos tipos de orquídeas. Desta forma, podem ver quais são as orquídeas que têm em casa e que tipo de "tratamento" lhes deverão dar. Todo o livro é acompanhado de imagens ilustrativas que nos ajudam. E por falar em tratamento, um capítulo é todo dedicado às doenças que as vossas plantas poderão vir a ter e que afectam o tempo que vos farão companhia em vossa casa!
Por fim, pode aprender a germinar plantas e tem umas fichas de cultivo.
Enfim... nós ficámos fãs do livro e aconselhamos vivamente a sua compra para quem já tenha orquídeas e queira saber como tomar conta delas, ou para quem está a pensar comprar uma ou iniciar-se no mundo destas maravilhas!

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

10 comentários:

  1. Eu também o folheei ne adorei!!! É agora que as minhas orquídeas vão florir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela critica tão favoravel. Fico contente por terem gostado e espero que as vossas orquídeas vos ofereçam muitas flores com esta minha ajuda!
      Um abraço
      José M. M. Santos

      Eliminar
    2. Caro autor, não precisa de agradecer. Nós é que agradecemos que tenha vindo até ao nosso blogue ver a nossa apreciação ao seu livro de que tanto gostamos. Um forte abraço e obrigada :)

      Eliminar
  2. Estou ansiosa por encontrar o livro!

    ResponderEliminar
  3. Só vi uma crítica tão boa como esta e foi o próprio autor que a fez no dia da apresentação do livro, a exposição também foi o máximo :-)

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que gostou de ambas Alípio. Certamente o autor fez a apresentação do seu livro, e não uma crítica, mas nós estendemos o que quis dizer. Obrigada pelo seu comentário

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço desculpa pelo erro, queria dizer que só uma opinião como esta é digna de se equiparar com a apresentação feita pelo autor, obrigado pela correcção :-)

      Eliminar
    2. Não tem mal nenhum :) Obrigada pelas palavras Alípio :)

      Eliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%