quinta-feira, 11 de abril de 2013

5

Filme: Antes do amanhecer



 
Título Original: Before Sunrise
Ano de Estreia: 1995
Género: Romance, Drama
Realizador: Richard Linklater
Argumentistas: Richard Linklater e Kim Krizan


Apesar de ser um filme de meados da década 90, "Antes do amanhecer" continua a ser, para muitos, um dos filmes mais originais dos últimos tempos. Por isso mesmo, mesmo com muitos anos de "atraso", decidimos ficar a conhecer tão badalada produção.
 
 
A história tem como pano de fundo a bela cidade de Viena. É nesta que dois jovens desconhecidos, o americano Jesse e a francesa Celine, passeiam depois de, fruto do acaso, se terem conhecido numa viagem de comboio. O tempo escasseia, pois na manhã do dia seguinte Jesse terá que apanhar o seu avião rumo a casa. Assim, os dois sabem que apenas têm as horas que os separam do amanhecer do dia seguinte para se conhecerem melhor.
 
 
Após vermos este filme não podíamos concordar mais com as opiniões que tínhamos ouvido acerca dele: trata-se de uma história bastante diferente da maioria das produções, principalmente as norte-americanas, que conhecemos. Basicamente, o filme consiste neste casal simplesmente a passear por Viena durante horas e a falar sobre os mais diversos assuntos: família, amor, religião, morte, vida, ...
Reconhecemos que não se trata de um filme para "massas", basta para isso ter em conta as pobres receitas que o mesmo teve. Contudo, aquilo que poderia ter sido uma história enfadonha e sem qualquer interesse como que nos viciou e "obrigou" a ver o filme até ao fim.
A nosso ver, "Antes do amanhecer" é uma das produções cujo maior mérito vai para os argumentistas que conseguiram criar uma história com um único diálogo entre dois jovens; um diálogo brilhantemente criado, em que os diferentes temas como que fluem e se interligam, completando-se e fazendo sentido como um todo.
Por tudo isto, aconselhamos "Antes do amanhecer" aos fãs de histórias românticas que também gostem de argumentos com um teor filosófico e profundo.  

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

5 comentários:

  1. Eu adoro este filme. É um dos meus filmes preferidos. No entanto, conheço quem acha o filme uma verdadeira seca, precisamente por não ter quase acção nenhuma, ser muito parado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez por isso mesmo o filme tenha tido uma procura tão pobre nas salas de cinema. Mas quem gostar de filmes diferentes, com um teor filosófico e profundo, tal como nós e, pelos vistos, a Isabel irá adorar este filme!

      Obrigada pelo comentário :)

      Eliminar
  2. Há coisas inacreditáveis. Por causa de uma viagem que fiz, esta noite/madrugada, de comboio, hoje lembrei-me deste filme. Qual não foi o meu espanto quando o vejo aqui :)
    É um filme parado? SIM
    É um filme maravilhoso? SIM

    Este filme vi-o quando saiu (tenho-o em VHS) e revi-o IMENSAS vezes pois achava que era extremamente romântico. Como era nova, ficava HORAS a ver e a rever os diálogos entre as personagens. Esperei ANOS pela sequela que chegou MUITO tempo depois e que quase me fez pegar numa faca e cortar os pulsos (porque esse SIM é uma seca).

    O protagonista era, para mim, o homem dos sonhos que qualquer pessoa espera encontrar um dia.. enfim. Obrigada pela opinião.. fiquei super nostálgica agora :)

    Roberta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na maioria dos casos, as sequelas deixam muito a desejar...
      Ainda não vimos o filme "Antes do anoitecer", mas depois de termos visto este, quer seja uma sequela boa ou má, sentimo-nos como que na "obrigação" de a ver para comparar.
      A ver vamos...

      Eliminar
  3. ok, este é defintivamente um filme para as "massas" é bom sim tem ritmo, todo cabe em seu lugar nao adorna com maior "bla bla" que foi erro no segundo filme que é bom tbm, e no terceiro que é muito chato, o amor pasa pra quem esta olhando/vendo no sofa, um filme que pode ser visto sozinho ou uma parelha casal? nao sei rs, permite acreditar no amor nao tem tempo nem fronteiras, ainda se vc gosta dos filmes de macho, este vai gostar porque todos procuram o mesmo encontrar "the one", nao é?

    ResponderEliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%