segunda-feira, 6 de abril de 2015

0

Livro: O varandim seguido e Ocaso em Carvangel (Mário de Carvalho)





Ficha Técnica

Título: O Varandim seguido de Ocaso em Carvangel
Autor: Mário de Carvalho
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 224
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-04412-9

Prémios:
Prémio PEN Clube Português de Novelística - 2004
Grandes Prémios de Romance, Conto e Teatro APE - 1994, 1991, 1999
Prémio Literário Fernando Namora - 1996, 2009
Grande Prémio de Literatura ITF/DST - 2004
Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco - 1991
Prémio D. Diniz - 1986
Prémio Cidade de Lisboa - 1982
Prémio Vergílio Ferreira - 2009
Prémio Pégaso de Literatura - 1997
Premio Internazionale Città Di Cassino - 2008
Prémio Giuseppe Acerbi - 2007



Sinopse

Um canhão assombrando uma cidade. Um patíbulo armado de noite. Um istmo que conduz a uma cratera. Uma diligência cercada por cães selvagens. Nuvens de grifos imundos sobre o mar. A batalha sangrenta dos pescadores. Uma galeria de anarquistas, mais nobres que plebeus. A casa de Madame Ricciarda. A casa de Madame Musette. Dois jesuítas. Um padre que toca violoncelo. Um navio que não chega mais. Uma opereta com ecos de tragédia. Sol, luz, névoa e lua. Oito mulheres, amores duplos, triplos e quádruplos. De como a vida engana a morte. Ou o inverso. Porque há em gente pacata uma apetência de morte tão grande? Porque é que nunca se regressa daquela viagem? Porque é que aquele navio não chega? Porque é que aquele canhão jamais dispara?



Opinião

O que me atraiu neste livro? A capa e o nome do seu autor. Mário de Carvalho é um escritor muito querido pela minha mãe e, apesar de termos gostos muito diferentes, volta e meia aparece um livro sobre o qual acabamos por concordar. Depois de ter ouvido falar tanto na sua genialidade, aventurei-me a ler esta obra. Comprei-a durante a Feira do Livro de Lisboa de 2014, tendo depois pedido o devido autógrafo ao autor. Aproveito para destacar a sua simpatia. Nos poucos minutos que estive com ele, fiquei rendida. 
Pode não parecer, mas o livro está dividido em duas partes, ou seja, apresenta-nos duas histórias totalmente distintas: 

1) O varandim 
e
2) Ocaso em Carvangel

e a verdade é que eu tive opiniões muito distintas sobre estas duas histórias. 

Vamos então começar do princípio! Tive alguma dificuldade em entrar na escrita do autor. Mais uma vez me deparei com uma obra de uma complexidade enorme. No entanto esta primeira parte do livro "O varandim" tornou-se numa das histórias mais engraçadas e inteligentes que li nos últimos tempos. Enquanto o lia não conseguia parar de pensar na imensidade de obras russas que tanto me deliciam e com as quais penso que esta obra se "assemelha". 
Para além da história estar absolutamente deliciosa e tecer algumas das mais acutilantes críticas que li nos últimos anos, a escrita está absolutamente soberba. Mário de Carvalho enaltece aqui de forma deslumbrante a Língua Portuguesa ao mesmo tempo que critica algumas das formas de pensar mais primitivas de alguns seres humanos. A sua escrita é inigualável. Precisamos de mais autores assim. 

Infelizmente a segunda parte do livro já não me atraiu tanto, e sem dúvida que isso influenciou a minha pontuação final do livro. Apesar de eu conseguir entender a sua genialidade, faltou qualquer coisa com a qual eu me conseguisse identificar, e não vou esconder que a escrita um pouco mais complexa me dificultou um pouco a leitura. Mas esse é claramente um problema meu. 

Apesar de tudo, nesta obra todos estão de parabéns. O autor pelo soberbo trabalho, mas também a editora pela maravilhosa capa e trabalho de edição. 

Uma obra que aconselho a todos, especialmente quem gostaria de começar a escrever. Terão aqui muito a aprender sobre a língua de Camões.

Roberta Frontini



Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%