A Princesa e o Sapo
Hoje trago um post diferente que se insere num projecto criado pela Jaqueline do Blogue "Histórias Fantásticas" que se chama " #DisneyInUs ". A Mariana já publicou o post dela (aqui) e hoje chegou a minha vez.
Confesso que já tinha visto o filme há alguns anos (precisamente com a Mariana), mas não foi dos filmes que mais me cativou. Não sei se teve a ver com a minha idade, se pela história não me dizer muito, pela música e ambiente envolvente, enfim...
Este projecto trouxe-me no entanto a extraordinária oportunidade de ler o conto base para a obra da Diney.
O Conto
Este conto foi-me disponibilizado pela Jaqueline e encontrava-se no livro "Grimms' Fairy Tales". Fiquei logo curiosa para ver a extensão do mesmo, e fiquei bastante surpreendida quando reparei que o mesmo era muito curto. O inglês é muito acessível e a história era-me desconhecida.
A única coisa que sabia da história era a premissa que todos conhecem do sapo que, ao ser beijado, se transforma em príncipe. Mas o porquê eu não sabia.
A história começou bem, mas a personagem principal (a princesa) irritou-me bastante. Não é a típica princesa a que estamos habituada, e também não me parece que a mensagem por detrás desta história tenha sido bem conseguida, precisamente pela forma como a história se desenrola. De facto, o final é um final feliz, e a princesa com a sua arrogância nada fez para merecer (a meu ver) o final feliz que teve. Foi este o principal ponto negativo da história. E foi por isso também que não gostei muito dele. Por muito que o papel do rei e a sua mensagem tenham sido importantes, não foram transmitidos de forma satisfatória.
A própria premissa do "beijar e transformar em príncipe" não ocorreu e esse ponto também foi para mim a maior desilusão.
Enfim, para mim, não foi um bom começo...
O Filme
Como disse em cima, não gostei muito deste filme. Lembro-me de, a certa altura, ter ficado extremamente entediada e sonolenta, porque o filme simplesmente não me conseguiu cativar.
Sem dúvida que foi muito bom a Disney ter colocado uma princesa de cor negra, mas o resto da história é mesmo entediante e as outras personagens (por exemplo, a outra princesa) são bastante irritantes com traços não muito apelativos.
As próprias músicas são chatas e de um estilo que não aprecio de todo (fico na dúvida se as crianças gostarão).
Em suma, não é de todo um filme que odiei, mas também não me conseguiu captar e duvido que o vá re-ver no futuro.
Roberta Frontini
0 Opiniões:
Enviar um comentário
Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)