Autor: Afonso Cruz, Ana Cristina Silva, Andreia Monteiro, António Manuel Venda, Cláudia Clemente, Cristina Carvalho, Elsa Margarida Rodrigues, Fausta Cardoso Pereira, Fernando José Rodrigues, Inês Botelho, Inês Fonseca Santos, João Eduardo Ferreira, João Paulo Silva, Luís Mourão, Paulo Assim, Paulo Kellerman, Paulo Moreiras, Raquel Ochoa, Sara Monteiro e Sílvia Alves
Editor: Arquivo
Data de lançamento: março 2016
ISBN 9789729927287EAN 978-9729927287
No passado dia 05 de Março de 2016 desloquei-ma à Livraria Arquivo (de que vos tenho vindo a falar algumas vezes aqui no blogue) para um evento muito especial: a apresentação do livro "Contos Imperfeitos".
O livro chamou-me à atenção quando vi uma foto dele no facebook da Livraria Arquivo. Adorei logo a capa, mas o culpado pela compra foi, mais uma vez, a presença de um conto do Afonso Cruz.
O livro custa 13 euros e já se encontra à venda na fnac (para além da Livraria Arquivo claro). Para comprar o meu utilizai o vale de 25% de desconto que vinha na Box da My Own Portugal - vejam aqui e aqui.
A apresentação oficial do livro já tinha acontecido no Mosteiro da Batalha. E porquê lá? Porque para a realização deste livro os autores foram convidados a passar 2 dias lá para se inspirarem para a escrita dos contos. Visitaram o castelo de dia e de noite, e pelo que contaram, a experiência parece ter sido deveras interessante.
Para este projecto foi fundamental o apoio do director do Mosteiro, Joaquim Ruivo e da Livraria Arquivo enquanto própria editora do livro, representada por João Nasário.
O livro já está a ser traduzido para italiano (estou bastante curiosa para depois ver o resultado final).
Em baixo seguem as fotos de alguns dos autores presentes.
João Nasário, Paulo Kellerman, Joaquim Ruivo
Paulo Kellerman referiu que a escrita é, em geral, um processo muito solitário e que este projecto permitiu que uma actividade que é assim por natureza, acabou por se transformar numa partilha de ideias com os outros.
Fernando José Rodrigues
Aceitou logo participar no projecto porque percebeu que seria bastante enriquecedor. A visita ao mosteiro de noite foi das coisas de que mais gostou e deu-lhe novas ideias.
João Paulo Silva
Luís Mourão
Foi o autor mais divertido da noite e, segundo os colegas, o mais entusiasmado no mosteiro. Luís Mourão referiu que o projecto é muito interessante e que Portugal está repleto de outros locais como o Mosteiro da Batalha pelo que seria de esperar que houvesse outros projectos deste género. No entanto essa não é a realidade e, apesar de esta ser uma coisa simples de se fazer, a verdade é que não se faz. O autor referiu ainda não não sentiu pressão nem imposições da parte dos outros e que o que este projecto lhe trouxe foi, para além do livro, o estreitamente de amizades e a descoberta de outras. O livro é muito diversificado tendo em conta a grande quantidade (e qualidade) dos autores, o que tornou o "Contos Imperfeitos" num objecto interessante.
Fausta Cardoso Pereira
Gostou muito de participar no projecto por ser um projecto "fora da caixa". Referiu que esta era uma experiência diferente e podê-la levar aos leitores foi fantástico.
Andreia Monteiro
Tem um natural entusiasmo pelo mosteiro. Referiu que escrever sobre o mosteiro não foi fácil porque não se conseguiu despegar da emoção que sente pelo local.
Elsa Margarida Rodrigues
Para a autora esta foi uma tarefa extremamente difícil "Foi uma honra, um orgulho, mas um desafio". Elsa referiu que não se sentia muito ligada ao Mosteiro, mas que com este livro passou a fazer parte da história do mosteiro, e o mosteiro passou a fazer parte da sua própria história.
Paulo Moreiras
Para além de autor, foi também o revisor de todo o livro.
0 Opiniões:
Enviar um comentário
Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)