Ano: 2015
Género: Drama, Romance
Produção: BBC
Quando a BBC decide fazer uma mini-série não descanso enquanto não ficar informada de todos os detalhes. É que não é por acaso que a estação de televisão é conhecida por levar a bom porto produções absolutamente incríveis.
Assim que percebi que a história retratada teria por inspiração um dos maiores clássicos da literatura de todos os tempos, "Guerra e Paz" de Tolstoi, não descansei enquanto não a vi. É que confesso que sempre temi aventurar-me nesta leitura e, desta forma, achei que ver a série seria uma boa forma de ficar a conhecer os contornos dessa história lendária.
Opinião:
"Confesso que os primeiros dois episódios não me fascinaram. Nesta fase inicial, como não estava familiarizada com nenhuma das personagens, senti-me um pouco à deriva à espera que a "história propriamente dita" começasse. Contudo, assim que percebi a linha de pensamento dos produtores e mergulhei por completo na trama fiquei completamente rendida!
No que diz respeito à produção propriamente dita, os custos astronómicos que a série acarretou para o canal são explicados logo no início quando vemos os cenários estonteantes, o guarda-roupa impecável e os locais de filmagens espectaculares. Nada foi deixado ao acaso e dei por mim a admirar com fascínio as casas, os salões de baile, os cenários de guerra... perfeito, perfeito, perfeito!!
Relativamente à história, não sei se foi por se tratar de uma mini-série que pretende retratar o que acontece numa obra extensa ou se o livro está mesmo escrito dessa forma, confesso que achei que tudo acontecia um pouco depressa demais. Saltos no tempo consideráveis (ex: o nascimento de um bebé que no episódio seguinte já aparecia com 2 ou 3 anos) acabaram por dificultar o meu apego às personagens.
Contudo, tenho de admitir que acontecem tantas coisas ao longo desta história com tantas personagens que, tendo em conta o reduzido número de episódios da série, a BBC acabou por fazer um trabalho notável ao conseguir criar um fio condutor nesta trama.
Nos últimos episódios, como seria de prever, eu já estava mais do que rendida a esta série e sofri com cada reviravolta, cada morte e cada confronto. Estes episódios foram emocionalmente muito intensos e a realização esteve verdadeiramente sublime com cenas de tirar o fôlego onde os silêncios, os coros ou um simples olhar me arrepiaram por completo.
Foi incrível ver o sofrimento das personagens e o quanto elas tiveram de aprender ao longo desses anos de guerra e sofrimento sem, contudo, perderem a capacidade de amar e de apreciar a vida.
Terminada a série, confesso que fiquei algo dividida pois não consegui evitar questionar-me se não deveria ter lido o livro primeiro pois é algo que prefiro fazer sempre. Contudo, a série foi tão boa que acho que, nos próximos anos, não sentirei a necessidade de ficar a conhecer a obra mais a fundo.
Esta é uma produção que aconselho a todos os apaixonados por romances históricos.
BBC, estiveste mais uma vez perfeita!!"
Por Mariana Oliveira
Concordo com tudo o que disseste! De facto, o que mais gostei foi da produção e da interpretação dos actores :)
ResponderEliminar