Ano: 2015
Género: Drama, Romance
Produção: BBC
Quando a BBC decide fazer uma mini-série não descanso enquanto não ficar informada de todos os detalhes. É que não é por acaso que a estação de televisão é conhecida por levar a bom porto produções absolutamente incríveis.
Assim que percebi que a história retratada teria por inspiração um dos maiores clássicos da literatura de todos os tempos, "Guerra e Paz" de Tolstoi, não descansei enquanto não a vi. É que confesso que sempre temi aventurar-me nesta leitura e, desta forma, achei que ver a série seria uma boa forma de ficar a conhecer os contornos dessa história lendária.
Opinião:
"Confesso que os primeiros dois episódios não me fascinaram. Nesta fase inicial, como não estava familiarizada com nenhuma das personagens, senti-me um pouco à deriva à espera que a "história propriamente dita" começasse. Contudo, assim que percebi a linha de pensamento dos produtores e mergulhei por completo na trama fiquei completamente rendida!
No que diz respeito à produção propriamente dita, os custos astronómicos que a série acarretou para o canal são explicados logo no início quando vemos os cenários estonteantes, o guarda-roupa impecável e os locais de filmagens espectaculares. Nada foi deixado ao acaso e dei por mim a admirar com fascínio as casas, os salões de baile, os cenários de guerra... perfeito, perfeito, perfeito!!

Contudo, tenho de admitir que acontecem tantas coisas ao longo desta história com tantas personagens que, tendo em conta o reduzido número de episódios da série, a BBC acabou por fazer um trabalho notável ao conseguir criar um fio condutor nesta trama.
Nos últimos episódios, como seria de prever, eu já estava mais do que rendida a esta série e sofri com cada reviravolta, cada morte e cada confronto. Estes episódios foram emocionalmente muito intensos e a realização esteve verdadeiramente sublime com cenas de tirar o fôlego onde os silêncios, os coros ou um simples olhar me arrepiaram por completo.
Foi incrível ver o sofrimento das personagens e o quanto elas tiveram de aprender ao longo desses anos de guerra e sofrimento sem, contudo, perderem a capacidade de amar e de apreciar a vida.
Terminada a série, confesso que fiquei algo dividida pois não consegui evitar questionar-me se não deveria ter lido o livro primeiro pois é algo que prefiro fazer sempre. Contudo, a série foi tão boa que acho que, nos próximos anos, não sentirei a necessidade de ficar a conhecer a obra mais a fundo.
Esta é uma produção que aconselho a todos os apaixonados por romances históricos.
BBC, estiveste mais uma vez perfeita!!"
Por Mariana Oliveira
Concordo com tudo o que disseste! De facto, o que mais gostei foi da produção e da interpretação dos actores :)
ResponderEliminar