sábado, 21 de dezembro de 2019

0

Livro: A estrela de Belém - Contos de Natal [Agatha Christie]


Hoje um vídeo com uma sugestão bem natalícia... quem conhecia este livro?


sábado, 14 de dezembro de 2019

0

Youtube: Livro: Sarita Rebelde quer ser Astronauta


quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

domingo, 8 de dezembro de 2019

0

Livro: Portuguesas com M grande




Portuguesas com M Grande
de Lúcia Vicente
ISBN: 9789896656850
Edição ou reimpressão: 10-2018
Editor: Nuvem de Tinta
Idioma: Português
Dimensões: 197 x 246 x 16 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 128

Mulheres que tiveram a coragem de sonhar e mudar a sua vida. E a das outras.
SINOPSE

As raparigas rebeldes portuguesas - das mais famosas às ilustres desconhecidas - que abriram caminho a todas nós com a sua coragem e determinação.

O que têm em comum a padeira Brites de Almeida, a sufragista Beatriz Ângelo, a atriz Beatriz Costa e a pintora Paula Rego?
Além de serem todas mulheres, lutadoras, corajosas, independentes e livres… são Portuguesas com M Grande!

A luta pelo direito à igualdade de oportunidades tem conhecido muitas protagonistas e batalhas difíceis de travar, mas, para estas mulheres, nada é mais forte que o desejo de liberdade!

OPINIÃO
(Roberta Frontini) 

Como sabem sou perdida por este género de livros. De facto ele tem tudo para eu me apaixonar por ele: capa dura, lindas ilustrações, e um bilhete para um mundo a viajar. 

Nesta verdadeira enciclopédias de portuguesas fortes, encontramos um conjunto de mulheres que tiveram coragem e que fizeram muito por elas, mas por nós também! E muitas delas de certo que nem são conhecidas. Eu pelo menos não conhecia algumas. Todas estas mulheres tiveram um papel importante e, sem saberem talvez, mudaram o mundo. 

Temos mais de 40 mulheres, de várias profissões, outras que já faleceram e umas que ainda caminham entre nós, tornando este livro ainda mais interessante. 

Cátia Vidinhas, com as suas ilustrações tão pormenorizadas, conseguiu complementar as palavras de Lúcia Vicente, num estilo muito próprio e personalizado. 

Dou sempre por mim com estes livros ao colo e uma mão no telemóvel ou no pc a pesquisar. Gosto de, depois, tentar saber mais, ver fotos reais, ver documentários, ler a história completa no wikipédia... enfim... 

Para mim, a cereja no topo do bolo, é uma das últimas páginas, dedicada a todas as mulheres anónimas que têm um papel importante nas vidas de todos nós. 

O livro tem ainda 2 glossários. Um onde apresenta outras personagens que, de alguma forma, se cruzaram com as outras 42, e um segundo glossário com palavras importantes (por exemplo, o que é a ditadura? e um ditador?...) e por aí fora. 

Um livro fabuloso, para miúdos e graúdos e que faria tão bem à sua estante e à sua vida! 

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

domingo, 24 de novembro de 2019

0

Opinião: Marie Curie (MENINAS PEQUENAS GRANDES SONHOS)




Ficha técnica

Título: Marie Curie (MENINAS PEQUENAS GRANDES SONHOS)
Autor: Maria Isabel Sánchez Vegara
Chancela: NUVEM DE LETRAS
Data de publicação: 07/2019
Língua: Português
Formato, páginas: Capa dura, 32
Dimensões: 134 X 240 mm
ISBN: 9789896658069
EAN: 9789896658069
Idade recomendada: A partir de 4 anos

Sinopse

A sua simplicidade e fé na ciência levaram-na a descobrir o rádio e o polónio, desenvolvendo assim a teoria da radioatividade.

Nesta coleção, meninos e meninas vão descobrir como pequenos sonhos se transformam em grandes histórias de vida que mudaram o mundo em que vivemos.

Opinião 

De todos os livros desta colecção, este é o que tem as ilustrações mais bonitas. São um sonho! Fiquei horas especada a olhar para cada uma... tanto pormenor e feita de modo a que cada uma represente algo... não é uma mera ilustração, é muito mais do que isso. Só vendo para se conseguir entender. 

Marie Curie dispensa apresentações, mas este livro conta/exalta a sua história, de forma majestosa. Adorei as ilustrações (caso não tenham reparado até agora), adorei a palete de cores usadas, e adorei as rimas. Cada vez mais gosto de livros infantis (sim, este não é totalmente infantil) onde se usem rimas! 

Esta é a história da Marie Currie, a história da ciência, e uma história de amor. Esta é a história da mulher mais inspiradora no mundo científico, e como mulher de ciência, tenho muito orgulho nela. É uma linda e real história para ler a crianças, ou desfrutar enquanto adultos.

domingo, 17 de novembro de 2019

0

BookHaul Outubro 2019




domingo, 10 de novembro de 2019

0

Opinião: Stephen Hawking (MENINAS PEQUENAS GRANDES SONHOS)





Ficha técnica

Título: Stephen Hawking (MENINAS PEQUENAS GRANDES SONHOS)
Autor: Maria Isabel Sánchez Vegara
Chancela: NUVEM DE LETRAS
Data de publicação: 06/2019
Língua: Português
Formato, páginas: Capa dura, 32
Dimensões: 134 X 240 mm
ISBN: 9789896658052
EAN: 9789896658052
Idade recomendada: A partir de 4 anos

Sinopse

Stephen Hawking foi um astrofísico brilhante que revolucionou o mundo da ciência moderna. Embora cedo lhe tenha sido diagnosticada uma doença neurodegenerativa que o levaria a perder o controlo do corpo, Stephen nunca desanimou e concentrou-se no estudo da origem do Universo, tornando-se um exemplo de força, coragem e sabedoria.

Opinião

Todos sabem que é Stephen Hawking... e desde a sua recente morte que muito ficámos a conhecer melhor a sua vida. Mesmo assim, neste pequeno livro, de uma colecção que me fascina (como sabem) ficamos a saber ainda mais. E ainda por cima, adorei não só as ilustrações (que casam muito bem com aquelas dos outros livros) como gostei ainda mais do facto de o texto estar em rima. E mais uma vez dou por mim a pesquisar quem vez a tradução do livro, e surge-me o nome Rita Custório. Tenho andado a admirar o seu trabalho. Não é fácil escrever livro que rimem e penso que seja pior ainda traduzi-los. Portanto quero deixar aqui o meu apreço pelo seu trabalho. 

Neste livro vamos ficar a saber algumas peculiaridades da casa de Stephen Hawking. Vamos ficar a saber que a família lia às refeições (já o fiz, os meus avós não gostavam lá muito...) e de como, apesar das adversidades da vida, o astrofísico conseguiu erguer a cabeça e manter ocupada a mente em benefício da ciência (e, diria) de todos nós. 

Deixo-vos uma máxima de Stephen Hawking que me seguirá toda a vida: 

“Remember to look up at the stars and not down at your feet. Try to make sense of what you see and wonder about what makes the universe exist. Be curious. And however difficult life may seem, there is always something you can do and succeed at. 
It matters that you don't just give up.”

terça-feira, 5 de novembro de 2019

0

287º Passatempo do FLAMES (em parceria com a Alfarroba)




Todos os Homens Podem Voar
de Francisco Caeiro
ISBN: 9789898745637

Edição ou reimpressão: 06-2016
Editor: Alfarroba
Idioma: Português
Dimensões: 138 x 207 x 8 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 128

SINOPSE

«E entretanto, no pensamento, por sobre as histórias da minha história em Lisboa, correm velhas canções que voam comigo há anos, e sinto em mim um inevitável e rasgado sorriso quando por entre as músicas e as palavras de tantos sábios poetas, escuto o meu pai que me diz na sua muito convicta verdade, aquela mesma que eu hoje confirmo aqui: António, todos os Homens podem voar.»

TERMINADO 
PARABÉNS 
Rosa Maria Magna Pereira

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

0

Vídeo: Um vídeo de agradecimento


domingo, 27 de outubro de 2019

0

Livro: Só tinha saudades de contar uma história




Só Tinha Saudades de Contar uma História
de Joel Neto
ISBN: 9789895425631

Edição ou reimpressão: 01-2019
Editor: Cultura Editora
Idioma: Português
Dimensões: 140 x 209 x 6 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 64

SINOPSE

Num bairro indistinto de uma grande cidade, um polícia faz-se contador de histórias. Todos os dias, pela manhã, um grupo de rapazotes se reúne à volta daquele homem grande e negro, a ouvir os relatos maravilhosos de outros povos e geografias. Mas a rotina acaba por ser perturbada pelo crescimento da fama do polícia e a chegada de novos ouvintes.

Opinião 
(Roberta Frontini) 

Joel Neto é aquele autor especial... aquele autor (da lista de autores preferidos) que uma pessoa decide que quer ter tudo, e ler tudo. Portanto, quando saiu este conto/livro eu tive logo de o ler. E li-o numa manhã! Soube tão bem! Eu quero todos os livros do Joel Neto, e acho que vocês todos deviam querer os livros dele nas vossas estantes. 

Esta é uma história invulgar, onde temos várias personagens principais, e um final interessante. 

Hoje para escrever este post decidi relê-lo, porque o seu reduzido tamanho e a escrita frenética assim o permitem. E foi tão agradável. Está a chover lá fora e sabe mesmo bem! 

Se Joel Neto podia ter escrito mais nesta história? Podia. Podia ter desenvolvido de tal forma que se tornaria num romance? Talvez sim. Mas eu continuo a achar que só assim já é suficiente. Já tem a força e o poder de me deixar deliciada... Aliás, é impressionante como Joel Neto consegue, em 61 páginas, num pequeno conto, encerrar tantas pequenas histórias. Não há volta a dar: há pessoas que nascem com a genialidade dentro, e o Joel é uma dessas pessoas. 

No final fica a pairar a ideia que as pessoas podem ter, dentro delas, diferentes facetas... ou talvez diferentes objectivos! Porque é diferente ser-se alguém que gosta de contar uma história ou que a vende? Talvez então não sejam diferentes facetas mas uma só? Enfim... num pequeno conto acho que há aqui bastante material bom de discussão... é daqueles livros que várias pessoas podem ler e depois, calmamente, trocar opiniões. 

Só tinha saudades de ler Joel Neto... 


sábado, 19 de outubro de 2019

0

Vídeo: BookHaul Setembro 2019



domingo, 13 de outubro de 2019

0

Livro: Famílias destrambulhadas






Título: Famílias Destrambelhadas
Autor: Claudio Hochman
ISBN: 9789722418737

Edição ou reimpressão: 06-2018
Editor: Livros Horizonte
Idioma: Português
Dimensões: 230 x 230 x 9 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 32


SINOPSE

Existem por aí umas famílias realmente peculiares…
A algumas falta-lhes um bocado de sal e a outras sobra-lhes pimenta.

Se acham que a vossa família é um pouco destrambelhada, venham conhecer as doze retratadas neste livro.

OPINIÃO 
(Roberta Frontini) 


Quantos tipos de famílias há? Antes havia manuais que nos ensinavam isto na faculdade... entretanto surgiram novas formas de família, e novos manuais... mas nenhum retrata famílias destrambulhadas. Claudio Hockman vem colmatar essa falha e apresenta-nos uma série de famílias totalmente diferentes. Enquadradas com os desenhos inconfundíveis de João Vaz de Carvalho, o autor apresenta um livro que é longe de ser um mero livro infantil. Aliás, na contracapa diz mesmo que o livro é recomendado para pessoas dos 8 aos 108 anos. O autor não mente e apresenta um livro carregado de humor, critica social (por exemplo, à falta de incentivos à cultura, à questão dos incêndios) e retrata, através de contos "infantis" uma série de temas controversos que avassalam a actualidade. Desde as questões ligadas ao desemprego, pobreza, riqueza extrema, xenofobia ou mesmo racismo, preconceito ou machismo. 

Um autor a descobrir e um livro a ler! Sem dúvida!

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

domingo, 29 de setembro de 2019

2

Opinião: Lá onde o vento chora





Ficha Técnica

Título: Lá, onde o vento chora
Autor: Delia Owens
ISBN: 978-972-0-03220-1

Edição ou reimpressão: 07-2019
Editor: Porto Editora
Idioma: Português
Dimensões: 152 x 235 x 27 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 392

SINOPSE

Kya tem apenas seis anos de idade quando vê a mãe sair de casa, com uma maleta azul e sapatos de pele de crocodilo, e percorrer o caminho de areia para nunca mais voltar. E à medida que todas as outras pessoas importantes na sua vida a vão igualmente abandonando, Kya aprende a ser autossuficiente: sensível e inteligente, sobrevive completamente sozinha no pantanal a que chama a sua casa, faz amizade com as gaivotas e observa a natureza que a rodeia com a atenção que lhe permite aprender muitas lições de vida. 
O isolamento em que vive durante tantos anos influencia o seu comportamento: solitária e fugidia, Kya é alvo dos mais cruéis comentários por parte dos moradores da pacata cidade de Barkley Cove. 
E quando o popular e charmoso Chase Andrews aparece morto, todos os dedos apontam na direção de Kya, a miúda do pantanal. E o impensável acontece.

Neste romance de estreia, Delia Owens relembra-nos que somos formatados para sempre pelas crianças que um dia fomos, e que para sempre estaremos sujeitos aos maravilhosos, mas também violentos, segredos que a natureza encerra.


OPINIÃO 
(Roberta Frontini)

Quando este livro chegou cá a casa a minha primeira reacção foi de espanto. A capa era lindíssima, mas eu não o conhecia. Depois achei que não tinha muito a ver comigo, porque eu não costumo ler livros deste género. E depois ainda, a minha mãe roubou-mo, impossibilitando-me de lhe dar uma vista de olhos mais aprofundada. Entregou-mo 3 dias depois com um recado (que soava mais a ameaça): Lê-o! 

Ora, eu e a minha mãe temos alguns gostos um pouco diferentes, no entanto o facto de ela o ter devorado fez-me agarrar nele com afinco. A princípio estava-me a custar entrar na história, mas depois achei-o tão interessante... e as últimas páginas eram tão empolgantes que dei por mim a contar os minutos e as horas que tinha no trabalho, para me poder deitar no sofá a devorá-lo. As últimas páginas li-as mesmo num sopro. 

Mas não falemos já no final, e voltemos um pouco ao início... No início temos uma "mistura" entre os primeiros anos de vida de Kya, uma menina obrigada a sobreviver e a tomar atitudes de adulta aos 6 anos, e um misterioso homicídio ocorrido muitos anos depois... E nós vamos deambulando nestes dois tempos até que as pontas soltas se comecem a entrelaçar. 

Não querendo eu contar muito da história, posso dizer-vos que vamos seguindo a vida e o crescimento de Kya, desde que começou a ser abandonada à sua sorte, até à sua velhice. É um livro onde acompanhamos o crescimento de uma personagem, e nesse sentido o livro está muito bem conseguido. É um livro sobre luta, sobrevivência, sobre o amor à vida tal como ela é na sua essência.. sobre amor, abandono e redenção... Sobre a vida e a morte. 

A ligação entre a natureza e o Ser Humano é uma questão premente ao longo de todo o texto o que torna a Natureza quase uma personagem da própria obra. Aprendi imenso sobre alguns animais, sobre a vida no pântano e sobre a vida e as relações de algumas espécies. 

O final do livro, posso dizer que o consegui adivinhar, mas mesmo assim foi uma cereja em cima do bolo!

Agora mal posso esperar para ver o filme!

sábado, 21 de setembro de 2019

0




domingo, 15 de setembro de 2019

0

Opinião: Ella Fitzgerald (MENINAS PEQUENAS GRANDES SONHOS)



Sou apaixonada por esta colecção. Já vos falei em dois destes volumes aqui - http://flamesmr.blogspot.com/2018/10/opiniao-livro-meninas-pequenas-grandes.html


Hoje apresento-vos mais um livro desta colecção... posso dizer-vos que estes pequenos tesouros estão cada vez mais mimosos! 




Ficha técnica

Título: Ella Fitzgerald (MENINAS PEQUENAS GRANDES SONHOS)
Autor: Maria Isabel Sánchez Vegara
Chancela: NUVEM DE LETRAS
Data de publicação: 09/2019
Língua: Português
Formato, páginas: Capa dura, 32
Dimensões: 150 X 240 mm
ISBN: 9789896658076
EAN: 9789896658076
Idade recomendada: A partir de 4 anos



Sinopse

Ella Fitzgerald é uma das vozes mais influentes do jazz. Deixou a sua marca única e genial no swing, no blues, no gospel e no soul. Desenvolveu o scat - um tipo de improvisação vocal - e atreveu-se a experimentar todos os géneros de música.

Opinião 


Sou amante de música, mas tenho um grave problema: tenho dificuldade em ouvir jazz e blues... mexem comigo numa maneira incrível. Desde tristeza, melancolia ou mesmo irritação. É algo que não sei explicar. Uma das músicas que me deixa mais em baixo é precisamente da Ella Fitzgerald:


No entanto, não se enganem. Eu adoro ouvir esta música. Sabem aqueles dias em que estamos em baixo e não nos apetece fazer absolutamente nada? É deitar na cama, num puff, meter esta música a dar, ouvir o som da chuva lá fora, o crepitar da lareira ou ver o sol lá fora... E agora imaginem a experiência de ler este livro maravilhoso ao som desta música. Não me é possível descrever! Foi uma sensação maravilhosa. 

Neste pequeno livro (que eu continuo a dizer que não tem idade máxima de leitura) ficamos a conhecer a história desta menina, que sonhava em cantar num palco com um vestido vermelho. E conseguiu... quem não tem o sonho de concretizar o que mais nos faz feliz? 

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

0

2º Encontro de Booktubers... Informações e Novidades!



Fiquem a saber tudo sobre o nosso 2º encontro ABERTO A TODOS!!!! 

Não precisas ter canal, youtube, instagram para vires. Basta gostares de ler. Mas descobre tudo no vídeo.


domingo, 1 de setembro de 2019

0

Livro: Um sábado com os amigos (Andrea Camilleri)



Um Sábado com os Amigos
Andrea Camilleri 
ISBN: 9789722521499
Edição ou reimpressão: 05-2010
Editor: Bertrand Editora
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 228 x 9 mm 
Encadernação: Capa mole 
Páginas: 136

 Sinopse 

Um romance sério e amargo de Andrea Camilleri, um dos nomes mais consagrados da literatura italiana dos nossos dias. Seis antigos amigos de escola, bem sucedidos na vida, encontram-se num habitual jantar de sábado à noite. Uma refeição à qual se associa um sétimo amigo que introduz uma inesperada dimensão. Um jantar do qual ninguém sai ileso.

Opinião
(Roberta Frontini)


Há muito que eu queria ler algo de Andrea Camilleri por causa da série Montalbano. É uma série policial extremamente bem feita, que enaltece a minha linda Sicilia. Os crimes são sempre interessantes. Os episódios têm cerca de 2h mas o tempo parece voar. No entanto toda a gente dizia que a escrita de Montalbano era deliciosa e isso aguçou-me a curiosidade. Depois de ter lido este livro, não posso concordar. Pelo menos neste livro. A escrita não é nada de especial. Por vezes há tantos diálogos que comecei a pensar que se tratava de uma peça de teatro... Mas a história.. Essa vale a pena. Devo confessar que li o início umas 3 vezes. Pensava que não estava a perceber nada. Isto porque Camilleri apresenta imensas personagens e com tantas ligações entre elas que uma pessoa se perde. Mas o meu conselho é: não desistir. No final tudo fará sentido se lermos com atenção e calma... vale a pena.

sábado, 24 de agosto de 2019

0

Youtube: Tag Booktube Real Talk



Voltei das férias, e há vídeo novo no canal :)

1%

1%