quinta-feira, 28 de junho de 2012

0

Filme: REC




Ano: 2007
Género: Terror e Suspense
Realizadores: Jaume Balagueró e Paco Plaza
País de Origem: Espanha


Ainda está para chegar o dia em que um filme espanhol não nos agrade. Não que tenhamos visto dezenas deles, mas a verdade é que o cinema do país de nuestros hermanos é, na nossa opinião, extremamente bom. Por isso mesmo, foi fácil para nós dar uma oportunidade a mais um filme espanhol, desta feita um filme de terror de que já tínhamos ouvido falar várias vezes, o filme REC.


A história apresenta-nos uma jovem jornalista, Ángela Vidal, que tem como tarefa fazer mais uma rúbrica para o programa televisivo "Enquanto você dorme". Desta vez, Ángela tem que acompanhar uma corporação de bombeiros numa noite de serviço para mostrar aos espectadores em que é que consiste esta profissão.
Tudo começa sem precalços, com pequenas entrevistas aos vários bombeiros que estão no quartel, até que há uma chamada de emergência e, para felicidade da jornalista sempre preocupada com as audiências do seu programa, os bombeiros têm que se deslocar a um prédio onde uma senhora idosa, aparentemente, não se encontra muito bem. Ángela e o seu operador de câmara, Pablo, acompanham-os não fazendo ideia de que lhes aguarda a pior noite das suas vidas.
 Quando chegam ao local, tanto a jornalista como os bombeiros se apercebem de que algo de estranho se passa pois a polícia também se encontra lá. Contudo, é quando percebem que foram isolados do exterior, tendo sido completamente impedidos de saír do edifício pelas autoridades, que os ânimos se começam a exaltar. Mas de nada adianta aos habitantes do edifício e à equipa de reportagem "perder a cabeça", pois o essencial agora é prepararem-se para algo de aterrador que os ameaça e que está fechado dentro do edifício juntamente com eles...

Adorámos este filme! Há muito tempo que um filme de suspense e terror não nos prendia ao ecrâ de uma forma tão intensa.
O primeiro ponto a destacar em "REC" é a forma como este foi feito: durante todo o filme, a única imagem a que temos acesso é à da câmara de Pablo, o operador que acompanha Ángela. Este importante pormenor dá-nos a interessante sensação de que não estamos a ver um filme mas sim algo que realmente aconteceu.
O segundo ponto que nos surpreendeu foi a qualidade dos actores. Todos eles conseguiram, a par da imagem da câmara de Pablo, dar-nos a sensação de que não estávamos a ver personagens, mas sim pessoas reais que foram surpreendidas por este infeliz incidente. As suas expressões, as suas vozes e movimentos pareciam, arrepiantemente, reais. E que mais se pode querer de um filme de terror que nos faça sentir isto?
A história também foi muito bem conseguida, sem caír no erro que muitos filmes de terror caem nos dias de hoje: um acontecimento completamente impossível e muito elaborado. Em "REC", ficamos com a sensação de que isto pode, realmente, acontecer e não conseguimos deixar de pensar no filme mesmo após este terminar.
Um filme que recomendamos a todos os amantes de filmes de terror! 

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%