Envie esta página a um amigo!

segunda-feira, 11 de março de 2013

0

Livro: Obra Poética Integral de Cesário Verde (1855 - 86): Texto Definitivo


Autor:  Ricardo Daunt

Páginas: 258
Formato: 150x240 mm


Cesário Verde dispensa apresentações. Foi o percursor da poesia moderna e escritor de poesia impressionista. Em 1886 morre (demasiado cedo!) e é o amigo Silva Pinto que organiza e publica, em 1887, o único livro do autor, livro esse que acaba de ser "re"-editado pela DinaLivro. Mas este não é apenas um livro re-editado. É bem mais do que isso. Para além dos poemas, o autor Ricardo Daunt faz-nos viajar até 1800 para percorrermos com ele a história da obra literária do autor.
Quando éramos adolescentes não apreciávamos poesia até contactarmos com este autor. É por isso que este livro nos é tão especial. Como já estudamos há uns aninhos não sabemos se o autor ainda é estudado da mesma maneira que nós o estudámos. Caso assim seja, a nosso ver, este livro é fundamental para o aluno que melhor queira conhecer e entender a obra poética do autor.

Para além da viagem ao passado, o livro apresenta-nos, ainda, uma cronologia, que se inicia com o casamento do seu bisavó paterno (Giovanni Verdi - Natural Génova). Esta cronologia é ainda acompanhada de dados conjecturais que nos fazem perceber como se vivia na época e como o autor seria influenciado. Aprendemos imenso sobre Cesário Verde neste livro. Para além da obra literária apresentada por ordem cronológica, tem ainda um conjunto de cartas trocadas pelo autor e alguns ilustres amigos. Um livro que vale mesmo a pena ler.
 

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

Gadget

Este conteúdo ainda não se encontra disponível em ligações encriptadas.

1%

1%