segunda-feira, 21 de abril de 2014

4

Livro & Filme: O rapaz do pijama às riscas


O LIVRO

Autor: John Boyne
Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 176
Editor: Edições Asa
ColeçãoRomance Jovem

Porquê começar por falar no livro? Porque, regra geral, prefiro ler o livro e só depois ver o filme. No entanto, contrariamente à Mariana (administradora deste blogue também), que quando vê um filme já não gosta de ir ler o livro, eu não me importo muito. Aliás, por vezes gosto primeiro de ver o filme e, se valer a pena, gosto de ir ler o livro. No entanto isto só acontece quando, à partida, estou à espera de não ir gostar muito do tema (ou história). 
Aconteceu-me com o filme "One day" por exemplo (ver post filme) ou (ver post livro); e agora estou deserta por ler o "Great Gatsby" depois de ter visto o filme e a brilhante interpretação de Leonardo Di Caprio (ver post do filme aqui). Apesar de tudo, não foi o que aconteceu com "O Rapaz do Pijama às riscas". Vi o filme antes simplesmente porque não tinha conhecimento que foi inspirado num livro. Só depois o fui ler. 
Penso que vale a pena fazer as duas coisas. O livro é muito bonito e está escrito numa linguagem muito acessível (até porque é um livro infanto-juvenil). Mas antes, vou-vos contar a história para depois vos fazer um paralelo. 

História

Bruno é alemão e o pai é um oficial Nazi em ascensão de carreira. Assim, toda a família tem de deixar Berlim para ir morar para perto de um campo de concentração. 
O jovem Bruno, entediado, começa a vaguear perto de sua casa e encontra um local muito estranho onde todas as pessoas usam (segundo ele) pijamas. Aí trava conhecimento com Shmuel, uma criança judia que, segundo Bruno, tem muita sorte em estar num local onde tem muitos amigos (enquanto Bruno vive uma vida solitária) e onde pode andar sempre sujo e vestido de pijama. 
É sem dúvida alguma uma história muito comovente.  

O FILME
(2008)


RealizadorMark Herman
Ano: 2008
Duração: 94 minutos
Cast:
Asa Butterfield ... Bruno
Zac Mattoon O'Brien  ... Leon
Domonkos Németh  ... Martin
Henry Kingsmill  ... Karl
Vera Farmiga ... Mother
Cara Horgan  ... Maria

Em primeiro lugar, a banda sonora deste filme é mágica. O compositor é o mesmo de "Uma mente brilhante"  e "Titanic" (aliás, nota-se logo assim que elas começam). 
Uma coisa que amei no livro é o facto de termos acesso aos pensamentos e à inocência de Bruno. No filme também vemos isso, mas no livro é muito mais marcado.
O filme está muito fiel ao livro tirando 2 cenas. Numa, Bruno teve atitude muito pior no filme do que no livro. Parece-me que no livro, no entanto, está muito mais real.
No filme também inventaram uma cena que não aparece no livro, mas que foi muito bem conseguida. Gostava que tivesse estado no livro também.

Em suma, vejam o filme e leiam o livro (na ordem que quiserem). O livro é pequeníssimo mas fará, certamente, as delícias de quem lhe der uma oportunidade.

Vejam o trailer aqui: http://www.youtube.com/watch?v=cDuapYNd6OE 

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

4 comentários:

  1. O livro está a caminho e estou tão curiosa com ele *-* Depois vou ver o filme eheheh estava na dúvida se via ou não, mas convenceram-me :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que fazes muito bem Catarina! Espero que depois entendas as diferenças de que falo no post (não pude ser muito específica senão dizia spoilers)

      Eliminar
    2. Depois venho cá falar contigo ;)

      Eliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%