quinta-feira, 6 de abril de 2017

0

Anime: Attack on Titan



Título Original: Shingeki no Kyojin
Ano estreia: 2013
Género: Acção, Drama, Pós-apocalíptico
Nº Episódios: 25


* Mariana Oliveira *


A minha lista de animes que quero ver aumenta a cada dia que passa e proporcionalmente o meu tempo para o fazer diminui. Por isso mesmo, sempre que me decido a começar um novo anime gosto de me aconselhar junto de várias pessoas. E qual foi a dica que mais ouvi nos últimos dois anos? “Attack on Titan”, claro está!


Sinopse:
“Depois de se depararem com a repentina aparição de Titãs (seres humanóides com vários metros de altura devoradores de pessoas) os Seres Humanos decidem construir três enormes muralhas concêntricas à volta das suas cidades na tentativa de se protegerem. Criam, ainda, um exército especializado que se divide em três grupos: Divisão de Reconhecimento, Divisão de Guarnição e Polícia Militar. Após um devastador ataque perpetuado pelo Titã Colossal (um titã anormalmente grande) que causa sérios danos na muralha mais externa, provocando dezenas de mortes, o jovem Eren, decide vingar a morte da sua mãe. Para isso, terá de conseguir entrar para a Divisão de Reconhecimento, responsável por explorar os terrenos fora das muralhas, estudar os titãs e combatê-los a fim de reconquistar território para os Seres Humanos.  Contudo, mal imagina Eren o que ele e os seus amigos terão de enfrentar para levar a cabo os seus intentos...”


Opinião:
Os fãs de “Game of Thrones” certamente saberão o que quero dizer quando refiro uma única palavra: matança. É que é precisamente isso que acontece neste anime…
Desengane-se quem pensa que pode escolher o seu personagem favorito em “Attack on Titan” e ver episódio atrás de episódio descontraído no sofá de casa. É que nesta história somos confrontados com mortes atrás de mortes, cada uma mais sangrenta e violenta do que a anterior. Assim, ao invés de nos entretermos com uma simples história repleta de acção, estamos a cada episódio com o coração nas mãos durante 20 longos minutos com receio de que aquele personagem de que até gostamos mais seja subitamente decepado pelos dentes de um titã.

E foi precisamente este um dos motivos que me levou a gostar muito deste anime! A sua imprevisibilidade e o facto de nos deixar com as emoções à flor da pele fizeram-me querer ver esta história com sofreguidão, vendo vários episódios seguidos de cada vez.
É verdade que o meu interesse demorou a surgir, tendo sido necessária uma mão cheia de episódios para eu entrar no verdadeiro espírito do anime. Contudo, depois de estar realmente interessada na demanda de Eren e companhia vibrei com cada luta, fiquei chocada com cada morte e surpreendida com a expressividade de cada personagem. 
Esta foi precisamente uma das outras razões que fizeram com que este tivesse sido um dos melhores animes que vi nos últimos anos: a forma como cada personagem consegue transmitir o seu desespero, a sua determinação e a sua tristeza. Muito mais do que um anime de acção com uma trama bem estruturada, “Attack on Titan” é um anime de emoções humanas. O tipo de animação utilizado consegue transparecer na perfeição aquilo que cada personagem sente e isso acaba por se reflectir em nós próprios que não conseguimos ficar indiferentes ao seu sofrimento.

Como se tudo isto não bastasse, este anime conta ainda com algumas reviravoltas interessantes que nos deixam perplexos e rendidos a esta história. Uma conspiração muito mais complexa do que à partida seria de prever acaba por tornar o enredo deste anime empolgante e mais inteligente. 

Começou agora a segunda temporada e aquilo que posso dizer é o seguinte: se ainda não embarcaram nesta incrível jornada, não esperem mais tempo pois estão a perder um dos animes de maior sucesso dos últimos anos, cuja fama não é de todo exagerada! 

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%