domingo, 19 de janeiro de 2020

0

133ª Entrevista do FLAMES + O teu FLAMES num ano: Carlos Silva


Em 2016/2017 criámos no FLAMES a rúbrica: O teu FLAMES num ano 2016

Este ano vamos recomeçar uma nova O teu FLAMES num ano 2019

Espero que gostem!

Carlos Silva


Bio do autor

Carlos Eduardo Silva gosta de contar histórias. Já publicou contos em Portugal e no Brasil e participou/organizou mais de muitos projectos ligados à ficção especulativa, sendo um dos que mais se orgulha a Imaginauta, do qual é co-fundador.

Como entrou para o mundo da escrita?
Escrevo histórias desde que sei escrever e nunca mais parei desde aí. A primeira vez que escrevi para um público de "desconhecidos" foi nos Jogos Florais na minha escola, no 9° ano. Fiquei-me por uma menção honrosa.

Mais tarde comecei a participar com contos em revistas e jornais, aprendendo imenso com as críticas em cada nega de publicação que levei. O meu primeiro conto numa editora foi na antologia Lisboa no Ano 2000, da Saída de Emergência.

O meu primeiro romance publicado (outros estão na gaveta ou não finalizados) é o Anjos, pela editorial Divergência. Pelo meio, tive a felicidade de experimentar outros meios como o guião para um spot publicitário do MotelX e a Banda-desenhada com a biografia "Rafael Bordalo Pinheiro - Uma vida em desenhos"

Entretanto, animado pela necessidade de mais editoras de ficção especulativa fundei a Editora Imaginauta e agora, não só continuo a escrever, como promovo a literatura e publico obras de outros.

Quem foram os escritores que o influenciaram?
Não querendo fugir à pergunta, todos os escritores que li me influenciaram. Sim, até os maus escritores, ao ensinar-me o que não fazer. Há livros que guardo no coração. Por exemplo, quando era adolescente a leitura do Um Homem com um Garfo numa Terra de Sopas foi surpreende. O Lunário, de Al Berto, o Mr. Norrel & Johnathan Strange da Susanna Clarke, o City of Saints and Madmen e a trilogia da Área X do Jeff Vandermeer...e outros tantos e tantos que sei que me estou a esquecer. Olha, por exemplo o Neil Gaiman! Ou o Grant Morrison, como me pude esquecer dele! Bem, é melhor passar à pergunta seguinte.

Como surgiu a ideia para escrever o seu livro?
A minha cabeça está sempre cheia de ideias. Um turbilhão constante que traga as experiências do dia a dia, os livros que leio, as conversas que tenho e as mescla numa massa amorfa fértil de sede de sentido. E quando chega a altura, começam a aparecer fragmentos de ideias. Normalmente, escrevo numa lista que guardo no telemóvel, mas é uma preocupação fútil, porque quando invento uma história, ela normalmente só se vai embora quando a escrevo.

Quais foram as maiores dificuldades em transmitir as suas ideias para o papel? E o que foi mais fácil?
O mais difícil é fazê-lo bem. Porque escrever é comprometermo-nos. Deixa de ser a ideia perfeita e passa a ser a realidade, que tem sempre arestas por limar. É superar o crítico interior e manter a motivação, dia após dia. Por vezes, o melhor mesmo é desistir, deixar de lado e ir escrever outra coisa e voltar mais tarde. 

Ter pessoas que gostaram do que escrevi, ler um bom livro, ir a um evento interessante, estar com outros escritores, tudo isto torna a escrita mais fácil, tanto pelo lado da motivação, como pelo lado de formar ideias novas, que empurram as "velhas" para fora.

Qual/quais conselhos daria a um autor iniciante?
Lê. Lê muito. Depois disso, lê mais. 
O outro conselho seria: aceita as críticas. Todas as negas são convites a melhorar. Um escritor está sempre demasiado próximo da sua obra para ter uma opinião isenta sobre a mesma.
Por fim, coisas acabadas são sempre melhores do que ideias por escrever.

O teu FLAMES num ano 2019


Filmes: Mother
Livros: The City and the City
Animes: Yakitate!! Japan (por vezes uma pessoa só quer é mesmo rir um bocado)
Mangas: este ano não li nenhum Manga
Eventos: Festival Contacto 2019
Séries: Expanse

Onde encontrar o trabalho do autor? Aqui: 





Post feito em colaboração com: 



Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%