segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

0

Livro: Afirma Pereira



Título: Afirma Pereira
Autores: Pierre-Henry Gomont e Antonio Tabucchi
ISBN: 9788416510672
Edição ou reimpressão: 06-2018
Editor: G. Floy Studio
Idioma: Português
Dimensões: 217 x 285 x 18 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 160

Sinopse

"Afirma Pereira é um romance existencial decididamente optimista."

Antonio Tabucchi Obra emblemática sobre a resistência contra o totalitarismo e a censura, Afirma Pereira conta a progressiva tomada de consciência de um homem contra a ditadura, aqui contada numa adaptação gráfica profunda, imbuída de uma notável expressividade e dinamismo no seu desenho. Um verdadeiro retrato duplo: o de um homem cheio de sensibilidade humanista, e o de uma Lisboa ao mesmo tempo plena de cor e de melancolia.


Opinião (Roberta Frontini)

Há uns tempos publiquei um vídeo onde falava na adapatação para Graphic Novel do livro Afirma Pereira. Podem ver o vídeo aqui - https://www.youtube.com/watch?v=bK-46fEx5HA (atenção que tem a participação especial do meu gato Arancino, que também quis dar o seu ar de graça!).

Hoje venho-vos falar do livro por escrito.

Eu sempre quis ler este livro (falo na obra original), essencilamente por dois motivos: 
1) porque o autor é italiano e é muito conceituado; 
2) porque no livro "The Novel Cure" diziam que este livro era bom para alguém que sofria de obesidade. 

Ora tendo eu tanto interesse nesta área, este livro só me podia chamar à atenção. O "problema" surgiu quando eu comecei a ver que tinha sido editada esta graphic novel. Não a conseguia tirar da cabeça. Achei a capa magnífica e logo fiquei intrigada. Quando a recebi cá em casa, foi inevitável. Não resiti e li-a logo. Não sei se a devorei em 1 ou 2 dias, mas sei que simplesmente não conseguia parar. 

António Tabucchi mudou-se, a dada altura, para Portugal, e vem dar-nos a conhecer um Portugal asfixiante... onde a censura e a polícia política fazem parte do dia a dia dos portugueses, especialmente se falarmos num jornalista, que é a nossa personagem principal. A história é interessante, e de certo que vai ser do agrado de qualquer pessoa que gosta de livros ambientados nesta época. No entanto o que mais gostei teve a ver com o dinamismo das imagens e com a forma como o ilustrador/adaptador fez a notável façanha de nos dar acesso aos diálogos internos da personagem principal. Essa parte está absolutamente soberba. Deu para relectir e para rir também. 

Quando recebi este livro cá em casa recebi algumas mensagens vossas, mas uma dizia-me que esta graphic novel tinha a capacidade de enaltecer a obra original. Eu acredito, e acho que mesmo, sem ainda ter lido a obra original, que consigo compreender o que me queriam dizer. 

Depois de ter lido esta adaptação fui pesquisar mais sobre ela, e fiquei a saber que foi não só finalista de alguns importantes prémios, como também ganhou alguns. Fiquei realmente contente. Podem ficar com mais informações sobre os prémios no site da editora - http://www.gfloy.pt/catalogo/romance-grafico/afirma-pereira

Esta é a história de um herói que tem todas as caracteristicas de não o ser... um jornalista que vagueia numa Lisboa asfixiante, que sofre de stress relacionado com o trabalho e que não abriu os olhos ao regima até se cruzar com uma personagem muito especial. 

Recomendo a toda a gente e sem dúvida que é daqueles livros que me ouvirão a falar vezes e vezes sem conta.



Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%