segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

0

134ª Entrevista do FLAMES + O teu FLAMES num ano: João Ventura



Em 2016/2017 criámos no FLAMES a rúbrica: O teu FLAMES num ano 2016

Este ano vamos recomeçar uma nova O teu FLAMES num ano 2019

Espero que gostem!

João Ventura


Bio do autor
João Ventura foi desde muito cedo um leitor omnívoro, percorrendo no Verão a Biblioteca Municipal de Elvas, de onde é natural, à razão de um livro por dia (incluindo tijolos com 500 páginas).
O primeiro choque com o formato conto aconteceu-lhe com “Fuga” de John Steinbeck. Ainda hoje se lembra do sentimento de descoberta!


O primeiro livro de ficção científica que leu foi “O Cérebro de Donovan” (Curt Siodmak, nº 13 da Colecção Argonauta). Um conto de FC que o marcou foi “Flores para Algernon” (Daniel Keyes), incluído no mítico nº 100 da mesma colecção.

Chegou ao fantástico pela “Auto-estrada do Sul”, de Júlio Cortázar e visitando “As ruínas circulares” de Jorge Luís Borges. Encontrou Ítalo Calvino na adolescência, no “Atalho dos ninhos de aranha”, perdeu-o depois e reencontrou-o muito mais tarde em “As cidades invisíveis” e noutros livros. Continua devoto desta Fantástica Trindade.

Atribui a responsabilidade pelo contágio do vírus da escrita à Dra. Odete Taborda, sua professora de português no secundário, cujos TPCs incluíam sempre uma composição (mínimo 8 linhas) sobre um assunto qualquer de que ela se lembrava ao tocar da campainha. Cinco por semana durante um ano lectivo! Cada cura tem sido (felizmente) sempre seguida de uma recaída.

Não acredita em horóscopos.

João Ventura gosta de escrever microcontos, mas às vezes saem-lhe estórias um pouco maiores… O que tem escrito está na Web, em algumas antologias e na colectânea “Tudo Isto Existe” (Editorial Divergência, 2018).

Como entrou para o mundo da escrita?
Enviando contos para concursos. Depois conheci o pessoal ligado à Ficção Científica e Fantástico, foi a fase dos fanzines, das revistas de vida efémera, das antologias…

Quem foram os escritores que o influenciaram?
Costumo citar muitas vezes a “Fantástica Trindade”: Jorge Luís Borges, Ítalo Calvino, Julio Cortázar. E o humor é um pouco na linha de Mário Henrique-Leiria.

Como surgiu a ideia para escrever o seu livro?
O livro (“Tudo isto existe”) é uma colectânea de contos, logo não houve uma “ideia” para o escrever. Cada um dos contos sim, nasce a partir de uma ideia, uma imagem, um fragmento de conversa…

Quais foram as maiores dificuldades em transmitir as suas ideias para o papel? E o que foi mais fácil?
Surgindo uma semente, que como disse acima pode ser uma palavra ou frase, uma fotografia, qualquer coisa, é deixar a semente germinar. O desenvolvimento de uma estória tem algo de orgânico, vai surgindo aos bocados, não é difícil, às vezes pode ser lento. A primeira versão, na maior parte dos casos, é escrita à mão, em papel. Em “modo escrita”, com o “modo revisão” desligado. Se não, não se consegue avançar, porque a cada palavra que se escreve surgem dúvidas sobre se será a mais adequada. Depois transcrevo para o computador. Se for um texto pequeno uso o Word, se for algo maior ou mais complexo uso o Scrivener. Ao transcrever já vou revendo. Depois imprimo, a dois espaços, e faço a revisão no papel. Risco, insiro texto, troco blocos de texto de posição… Quando a página começa a ficar demasiado riscada, passo as correcções para o computador. Nova impressão e nova leitura… O processo repete-se até ficar satisfeito com o resultado.

Qual/quais conselhos daria a um autor iniciante?
1. Ler
2. Ler muito
3. Ler de tudo
4. Escrever (começar com contos).
5. Corrigir
6. Reescrever
7. Já disse ler muito?
8. Participar em oficinas de escrita
9. Enviar contos para concursos e antologias que abram submissões

O teu FLAMES num ano 2019

Filmes
A Herdade – Tiago Guedes
Dor e glória - Almodovar
Parasitas - Bong Joon-ho
Um Dia de Chuva em Nova Iorque – Woody Allen

Livros
Catch-22 (Joseph Heller)
A Estalagem Volante (G. K. Chesterton)
La Belle Sauvage (The Book of Dust, vol 1, Philip Pulman)
A Steampunk Christmas Carol (Stephen Hunt/Charles Dickens)
Moving Mars (Greg Bear)
Babel-17 (Samuel R. Delany)
Fifty-One Tales (Lord Dunsany)
Unpublished Stories (Frank Herbert)

Animes
Mangas

Eventos
Festival de Teatro de Almada (Julho, Almada)
Festival Vapor (Setembro, Entroncamento)
Fórum Fantástico (Outubro, Lisboa)

Séries
A Guerra dos Tronos
Chernobyl
Watchmen
Mundos Paralelos
The Witcher (a ver)

Post elaborado em colaboração com: 


Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%