quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

5

Anime: A viagem de Chihiro




Nome original: Sen to Chihiro no Kamikakushi
País de Origem: Japão
Ano: 2001 (estreia em Portugal: 2003)
Género: Aventura, Fantasia,
Director: Hayao Miyazaki






Não é todos os dias que um Anime ganha um Óscar para melhor filme de animação. Contudo, foi isso mesmo que aconteceu em 2003 com "A viagem de Chihiro".

A história apresenta-nos uma miúda de apenas 10 anos chamada Chihiro. Chihiro não está nada contente pois tem que mudar-se, juntamente com a sua família, para uma nova cidade deixando para trás todos os seus amigos. Durante a sua viagem de mudanças, o pai de Chihiro decide apanhar um atalho que acaba por conduzi-los a um estranho e completamente desconhecido caminho. Ao saír do carro, a família encontra um restaurante completamente deserto no meio de um campo aberto, cujas mesas estão repletas da mais apetitosa comida. Enquando os pais de Chihiro decidem sentar-se para comer do fantástico banquete, a jovem afasta-se por um instante para conhecer o local. No entanto, quando um misterioso rapaz, chamado Haku, aparece e lhe diz para saírem dali o mais rapidamente possível, Chihiro não hesita e decide avisar os seus pais. Contudo, quando os encontra verifica, aterrorizada, que estes se transformaram em porcos. 
É então que a noite chega e, com ela, um mundo fantástico aparece perante Chihiro, um mundo repleto de espíritos! A jovem não tem outra hipótese a não ser, aconselhada por Haku, aventurar-se por esse mundo completamente desconhecido. Aí, Chihiro vai encontrar deuses, monstros, um bebé gigante e uma terrível bruxa. Será que conseguirá salvar-se a si e aos seus pais e voltar para o seu mundo ou será apanhada pela malvada bruxa e ficará sua escrava para todo o sempre?



Após vermos este filme não conseguimos evitar um sentimento agri-doce. De facto, o filme está muito bem conseguido, com uma história interessante e personagens bem construídas. Contudo, sabendo tratar-se de um filme vencedor de um Óscar, não conseguimos evitar um certo desapontamento pois já vimos animes muito melhores. Se merecia o Óscar? Não temos dúvidas disso, mas o problema talvez se deva às expectativas demasiado elevadas que tínhamos à partida.
Contudo, não deixamos de aconselhar este filme que nos permite entrar num mundo onde tudo é possível e onde o inesperado é uma constante. Com personagens interessantes, uma trama envolvente, uma boa banda sonora e cenas realmente incríveis, "A viagem de Chihiro" é um anime de grande qualidade!

Fiquem com o trailer:



Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

5 comentários:

  1. Nao conhecia o filme animado.

    Eu gostava bastante era de um desenhados animados japoneses, o Iroshi acho que era assim o nome. Era um menino japones que tinha uma rã. Nao lembras pois nao Roberta?

    ResponderEliminar
  2. Lamento, mas apenas posso concordar com a opinião das reviewers no que toca ao facto de ser um belíssimo filme.
    O filme em nada desaponta, mau maria!!
    É um filme espectacular, dos melhores dos studio ghibli e que cimentou a minha admiração pelo myiazaki, o senhor é incapaz de fazer filmes maus.
    Além disso, este filme deixa sempre uma marca, há qualquer coisa que não consigo explicar que acontece enquanto se vê o filme, o visualizador fica com uma sensação de calor, uma alegria interna, que não se consegue descrever, mas que no final do filme, mesmo que não tenhamos bem percebido o que aconteceu (como é o caso deste filme) sentimos que foi dos melhores filmes que já vimos.

    É sem dúvida dos meus preferidos de sempre!

    ResponderEliminar
  3. Remolha, das 3 uma:

    - Não estamos a falar do mesmo filme (o que nos parece pouco provável);
    - Ainda não tiveste a sorte de ver animes realmente fantásticos;
    - Gostos realmente não se discutem (talvez este seja o caso...)

    Tal como tu, gostámos do filme, mas este falhou em deixar qualquer marca em nós. Foi "apenas mais um".
    E relativamente ao final, por acaso não ficámos com quaisquer dúvidas...

    Bem, obrigada pela tua opinião e fica atento pois brevemente vamos postar sobre um anime que, esse sim, deixou "uma marca" em nós!!

    ResponderEliminar
  4. Bom... acabei de ver este filme e devo dizer que foi dos melhores que vi em toda a minha vida. FENOMENAL!! É um filme completamente diferente inteligente, caloroso... a personagem principal é fantástica. AMEI AMEI AMEI!!! Dos melhores animes de todos os tempos!!!

    Roberta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelos vistos não gostei tanto do anime como tu, mas sem dúvida que é uma boa história. Só acho é que há outras que mereciam ter tido igual destaque e que, infelizmente, passaram quase despercebidas.

      Eliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%