quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

1

Livro: Os descendentes

Título: Os descendentes
Autor: Kaui Hart Hemmings
Editora: Editorial Presença

Este livro deu origem ao filme, com o mesmo nome, protagonizado por George Clonney. E, por isso, é muito fácil cair na asneira de ir ver o filme sem ler o livro (todos caímos nesta tentação, especialmente com as exigências que a vida nos impõe).

E seria isso que teríamos feito: visto e filme e pronto! se não tivéssemos tido a oportunidade de ler um dos melhores livros do ano (ou não tivesse ele sido nomeado para a categoria de Melhor Livro do Ano pelo San Franciso Chronicle).

Ainda não vimos o filme, mas o prazer que tivemos durante a sua leitura faz-nos agradecer por não termos decidido apenas tê-lo visto, e vamos o mais cedo possível colmatar também essa lacuna e postar aqui a nossa opinião (e diferenças com o livro).

A história é super diferente do que estamos habituados a ler, e as personagens são completamente peculiares. Neste livro acompanhamos Matt, um advogado rico que vive no Hawai com a sua mulher, uma senhora completamente dedicada aos desportos radicais (claro, no Hawai tem de ser!) :)
Mas é ao praticar um destes desportos que tem um acidente e entra em coma. E é nesta altura que Matt terá de ser chamado a desempenhar um dos seus papeis há algum tempo esquecido: o papel de pai. Scottie é a filha mais nova de 10 anos, e é das personagens mais inacreditáveis. De facto, trata-se de uma menina rebelde e diferente, sempre à procura de uma aventura interessante para poder contar à mãe. Alex já é mais velha, e passou recentemente por uma experiência com as drogas, tendo posteriormente aceite ir para um colégio interno. Matt tem de lidar com elas, enquanto se prepara para tomar uma grande decisão relativamente à venda de umas terras que lhes foram deixadas pelos antepassados, e que farão com que fique ainda mais rico. Mas é durante todo este processo que descobre algo que o vai levar (a ele, às filhas e a Sid - um amigo de Alex com um sentido de humor estranhissimo) a uma viagem para ir encontrar alguém que nunca conheceu, e com o qual terá de fazer um "ajuste de contas".

Com este livro, o autor conseguiu sempre manter-nos na expectativa, utilizando um sentido de humor delicioso e fora do comum, e contando-nos uma história interessantissima. Estamos com muita vontade de poder agora comparar com o filme. Fá-lo também. Dá oportunidade a este livro, e depois compara com o filme. Não te irás arrepender...


Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

1 comentário:

  1. Hmm, parece-me interessante!
    Não fazia ideia que o livro era deste ano.

    Já estava embalado para ver o filme (sendo tão boas as críticas), mas pela descrição do livro se calhar vou mesmo começar por aí.
    Sempre me agradou personagens invulgares, especialmente se mesmo dentro da bizarrice nos pareçam incrivelmente reais e é o que me parece...

    Vou então comprar!

    ResponderEliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%